Encato & Exprotel 2018 - Turismo on line

Vinicius Lummertz participa da 31ª Encatho em Florianópolis

Ministro do Turismo Vinícius Lummertz prestigia o 31º Encatho

Encato & Exprotel 2018 - Turismo on line

E o último dia do evento foi marcado pela presença do Ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, que visita o estado e participou de eventos para estimular atividade em SC. Na agenda de Vinicius Lummertz encontros com representantes do setor hoteleiro e de enoturismo no estado.

O ministro participou na manhã desta quinta-feira (26), em Florianópolis, da 31ª edição do Encontro Catarinense de Hoteleiros- Encatho & Exprotel, onde recebeu a homenagem “Troféu João Eduardo do Amaral Moritz” como personalidade destaque masculino no turismo no ano de 2017.  A homenagem é prestada desde 2013 à homens e mulheres que se destacaram no turismo. Na noite de abertura, a personalidade feminina que recebeu a homenagem foi Margot Rosembrock. A homenagem ocorre durante a abertura do III Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina.

III Seminário de Secretários Municipais de Turismo de Santa Catarina

Realizado pela Secretaria de Estado de Turismo Cultura e Esporte, o evento abordour os principais temas e desafios do turismo no estado, reunindo prefeitos e secretários municipais de turismo de todo Estado. O Seminário que contou com palestras, oficinas e cases de sucesso ocorreu em paralelo a programação do Encatho, com atividades durante o dia inteiro, tendo início às 9h, na Sala Joaquina, abrindo  as atividades do último dia do Encatho & Exprotel.

“Aspectos Humanos na Operação”

Priscylla Silveira - Turismo on line

Esse painel tratou sobre o papel das pessoas na atividade hoteleira, começando pelo processo de recrutamento e seleção, apresentando e compartilhando problemas e soluções para garantir a qualidade e assertividade nas contratações. Como primeiro tema “Contratação na hospitalidade: uma trama ou um drama?” foi o assunto com a psicóloga Priscylla Silveira, Vice-coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Pessoas da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis.

No entanto, tão importante quanto recrutar bem, é fornecer treinamento adequado e qualificação permanente. Para apresentar soluções neste assunto, Jorge de Prado, do SENAC –SC, falou sobre “Hotelaria Aprendente: como estimular o colaborador a auto-aprendizagem”. Com o mesmo foco de ampliar a área de conhecimento, Louise Azevedo Ferzeli, da Swisseducation Group-10, apresentou o universo macro da capacitação no exterior em sua palestra “Carreira Internacional em Hospitalidade e Artes Culinárias”.

Outro desafio da capacitação na hotelaria é saber identificar o que realmente precisa ser aperfeiçoado nos colaboradores, e como fazer isso sem parar as operações do hotel, visto que a hotelaria é uma atividade ininterrupta. As soluções para este dilema foram apresentadas por Juliana Parmiggiani, proprietária da Escola de Hospitalidade, na palestra “Treinando sua equipe sem parar o seu hotel”.

Encontrar formas de manter os colaboradores motivados é também um dos principais desafios para os gestores de RH. As pessoas trabalham com mais entusiasmo e melhor quando se sentem mais valorizadas. Quando constatam que a empresa se preocupa com a sua qualidade de vida e com o seu bem-estar. Para ajudar os gestores nesta tarefa,  Fernando Dysarz, Diretor do SESC-SC, apresentou soluções na área para os meios de hospedagens de todo o Estado abordando o tema “Benefícios para colaboradores”.

Edson Ziolkowski - Turismo on line

Por fim, o assunto “Segurança do Trabalho em meios de hospedagens” foi abordado por Felipe Schneider, analista técnico operacional, responsável pelo SESMT do Grupo ONDREPSB. O palestrante elucidou as práticas de segurança na operação, seguido de uma apresentação do proprietário dos hotéis Biz e Renar, Edson Ziolkowski, do case Hotel BIZ, da cidade de Fraiburgo, que no início do ano, teve parte de suas instalações atingida pelo fogo. Na oportunidade foi feita uma homenagem aos funcionários da rede.  A moderadora deste painel é Danisa Virmond – Gerente Geral Pousada Pedra da Ilha – Penha/SC.

Avanços na Tecnologia de Vendas

Não adianta sua empresa ter uma estrutura física de dar inveja aos concorrentes, ótimos fornecedores ou localização no melhor ponto da cidade, se ainda não acompanha os avanços na tecnologia de vendas. As inovações ocorrem na velocidade da luz e é preciso estar sempre atento aos novos canais de distribuição, as novas formas de relacionamento, as crescentes ferramentas de vendas.

O painel abriu com a palestra “Como identificar o público-alvo do seu meio de hospedagem”. O foco da consultora Lara Perdigão, da LPLF Consultoria, foi elucidar as diversas formas de identificar o público de um meio de hospedagem. Em seguida, Daniel Farias e Fabio Abramson Júnior, da Decolar.com, falaram sobre a “A influência da tecnologia no turismo”. Humberto Bifani da Expedia, explicou “Como fazer a distribuição em multicanais”. Rodrigo Teixeira, da AskSuite mostrou “Como a inteligência artificial está transformando o atendimento on-line na hotelaria” e, por fim, Diego Correa da HSytem, falou sobre a “Tecnologia aplicada a vendas diretas”. Como moderadora do painel, a advogada Andrea Willemin.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *