Operações no Aeroporto Internacional de Florianópolis segue em crescimento
Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe aeronave de grande porte. Então, pela primeira vez na história, o aeroporto da capital catarinense recebeu a aeronave cargueira Boeing 747-400F
Enfim, depois de suas transformações, melhorias e grandes investimentos suíços, bem como, ser considerado o melhor aeroporto do Brasil, o Aeroporto Internacional de Florianópolis recebeu na tarde desta quinta-feira uma operação inédita: o voo de um boeing 747-400F, um dos aviões mais apreciados do universo da aviação. Dessa forma, o avião cargueiro, que pesa quase 400 toneladas, fez uma viagem intercontinental, entre a China e a capital catarinense, trazendo 700 metros cúbicos de mercadoria de natureza hospitalar. São materiais de EPI, de um importador privado.
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Portanto, é a primeira vez que o Aeroporto Internacional de Florianópolis recebe este modelo de aeronave. A saber, há 25 anos, um avião semelhante porém menor e menos pesado, um boeing 747-200, já havia feito uma escala na cidade. De fato, o pouso do jumbo 747-400F ocorreu às 15:02 desta quinta-feira e a decolagem aconteceu as 02:30hs desta sexta-feira (12). Além disso, a operação é da cia aérea Terra Avia, da República da Moldávia, país europeu vizinho da Ucrânia.
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Ricardo Gesse – Floripa Airport recebe aeronave de grande porte – Foto: Julia Vidigal Munhoz
“Definitivamente, este voo é a materialização de um aspecto do Aeroporto Internacional de Florianópolis, que a Floripa Airport sempre acreditou e trabalhou arduamente para demonstrar: diante disso, somos um aeroporto com condições excepcionais para a movimentação de cargas, com infraestrutura no mesmo nível dos cinco principais aeroportos do país para o setor” analisa Ricardo Gesse, Diretor Geral da Floripa Airport.
Com isso, Gesse observa também que Santa Catarina tem tudo para ser um polo logístico do Sul do Brasil:
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte. “Assim, sendo, somos um estado com condições ímpares para o transporte aéreo internacional de mercadorias, com um dos programas de incentivo fiscal mais atrativos do Brasil para o segmento”
Assim, em virtude de obras de pátio e pista feitas pela Floripa Airport são melhorias que credenciaram o aeroporto de Florianópolis para operações deste porte e garantiram a homologação em outubro de 2019, junto à Anac, do aeroporto para receber aeronaves wide body ou código “E”, como o jumbo. São elas:
●     A ampliação da pista principal de pouso e decolagem;
●     O alargamento da pista com a implementação de acostamentos;
●     O aumento da capacidade de pátio com a inauguração do novo terminal;
●     A construção de áreas de segurança nas cabeceiras, as chamadas RESA.
Do ponto de vista operacional, outras características são condicionantes favoráveis para operações com aeronaves código E:
●     a resistência do pavimento da pista, atestada recentemente por estudos técnicos feitos pela concessionária;
●     o baixo índice de fechamento do aeroporto por questões meteorológicas, um dos menores do eixo sul/sudeste;
●     o fato da pista de 2.400 metros estar ao nível do mar.
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Além disso, outra iniciativa da Floripa Airport para garantir a operação com a aeronave jumbo foi a parceria com a Dnata, empresa de atividade de rampa (Ground Handling), especializada no atendimento de aviões de categoria E, um serviço que o aeroporto da Capital ainda não tinha.
“A priori, o Floripa Airport Cargo é um novo player no cenário de logística aérea internacional, o que, do ponto de vista nacional, diversifica as opções do mercado e, ao olhar o universo local, traz muitos frutos ao estado catarinense. Assim, até agora, o que acontecia é que o importador internacional  trazia a carga aérea por São Paulo e depois dependia do transporte rodoviário para chegar a Santa Catarina. Portanto, agora, saímos desta dependência total de São Paulo, reduzindo custo e tempo de importação. Assim sendo, e um novo cenário que gera emprego na região e movimenta nossa economia” observa Gesse.
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Floripa Airport recebe aeronave de grande porte
Desde já, a eficiência operacional do Terminal Internacional de Cargas do aeroporto, como a segurança do terminal, a agilidade na liberação de mercadorias (71% liberadas em até 24 horas) e a infraestrutura de armazenamento, também contaram para a vinda do boeing 747-400F, um voo que entra para a história do Aeroporto Internacional de Florianópolis.

Leia ainda: Roteiros com experiências ao ar livre ganham espaço no turismo

turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!

Whats.Link: Jefferson Severino

Fotos: Jefferon Severino / Felipe Carneiro / Julia Vidigal Munhoz\ Floripa Airport /Arquivos pessoais

Fonte:Floripa Airport
Assessorias de Imprensa 

Leia mais: 

Finalmente o Parque Beto Carrero World reabre nesta quinta-feira 

Supera Turismo Brasil – Movimento busca retomada segura e mais rápida

Setor de turismo avalia positivamente o retorno das suas atividades

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *