KITE SURF - turismoonline.net.br
O charme do lugar cativa brasileiros e estrangeiros que valorizam o turismo sustentável

A BGKite School, localizada à beira-mar, no litoral piauiense é o point de velejo preferido e mais procurado da atualidade no país. Conta com instrutores e instrutoras bilíngues, além da mão de obra nativa credenciada pela Associação Brasileira de Kitesurf.

Para Eduardo Fernandes, presidente da ABK e praticante do esporte há mais de 20 anos, Barra Grande é um local incrível, mágico, onde a BGK desenvolve um projeto que sabe como manter o ambiente natural do lugar e, ao mesmo tempo, proporcionar conforto, opções de gastronomia e aconchego aos visitantes. “É, com certeza, o melhor ponto de encontro. O atendimento é incrível”, destaca. A infraestrutura instalada inclui compressor de ar; área com sombra para os kitsurfistas; aluguel de kites, caiaques, pranchas de stand up paddle e diversos acessórios para velejadores iniciantes e atletas experientes na prática dos esportes.

Marcelo Gervini, vice-presidente e diretor técnico da ABK, recomenda o destino e ressalta a importância ali dedicada à pratica do esporte com segurança. “Saber navegar e fazer a leitura e gerenciamento das situações devem ser as primeiras etapas para quem se aventura no esporte. A segurança otimiza a performance do velejador iniciante e atletas experientes”, afirma.

O bicampeão brasileiro de Big Air, Heliardi Cabrinha, sempre que presente, apresenta um show de saltos e manobras nas alturas. A presença dos ventos alísios favorece a todos os praticantes do esporte. De acordo com Fernandes, o kitesurf é a grande pérola dessa região, adequada para a prática de todos os tipos de downwinds (a favor do vento). “Barra Grande é um lugar mágico, com condições perfeitas para o kite o ano todo”, conclui o presidente da ABK.

Marcos Vinícius, presidente da Associação Piauiense de Kitesurf, comemora o fato da região ser um dos lugares mais procurados do mundo para a prática do esporte. “Em consequência disso, aumenta o poder de renda e a qualidade de vida da nossa comunidade em Barra Grande, antes sem grandes oportunidades. Aqui, o desenvolvimento do turismo, que não é de massa, mas capa de atrair pessoas que curtem e respeitam a riqueza natural do lugar – área de proteção ambiental (APA)”, define Vinícuis, que conclui: “Fomentar essa educação, que aproveita as belezas rústicas da terra, cria o charme que as pessoas procuram e encontram quando nos visitam”.

Carlos Mario Monteiro da Silva, mais conhecido como Bebê, nascido em Lagoa do Cauípe – Caucaia, no Ceará, atual tetracampeão mundial de kite na modalidade freestyle. Em recente entrevista (LKB) declarou que no Brasil são três os “picos que mais curte”. Além da Lagoa do Cauípe, Taíba, da Barra Grande (PI) e Jericoacoara (CE) – destinos localizado próximos, cerca de 180 km e acessíveis por estrada asfaltada em apenas 2h30m.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *