DECOLA BRASIL

Em agosto, as companhias aéreas que operam no Brasil atingiram 70% do número de voos realizados no cenário pré-pandêmico, em março de 2020, com média de 1.680 saídas diárias. Este é o quarto mês consecutivo de crescimento no número de voos domésticos e o segundo melhor desempenho desde o início da pandemia: em janeiro de 2021 o índice atingiu 75%. Os resultados foram apurados pela Associação Brasileira das Companhias Aéreas (ABEAR), com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o percentual reflete o início de uma forte recuperação, com o avanço da vacinação em todo o país.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Não viaje sem seguro, garantia de uma viagem tranquila.

TURISMO RESPONSÁVEL

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Eduardo Sanovicz – Foto: Divulgação
O Ministério do Turismo recomenda uma série de medidas para garantir viagens seguras, através do Selo “Turismo Responsável”, iniciativa que estabelece boas práticas de biossegurança para 15 atividades do setor. A medida define protocolos específicos para a prevenção da Covid-19 e visa auxiliar na retomada segura das atividades tanto para turistas quanto para trabalhadores. O presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, também destaca o papel da vacinação nos resultados da aviação brasileira. “Alcançamos o quarto mês consecutivo de crescimento, o que mostra que a vacinação contra a Covid-19 está influenciando o crescimento da demanda no setor de aviação. A imunização está progredindo, com boa parte dos maiores de 18 anos já imunizados com a primeira dose em vários locais ”, diz Sanovicz.
Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Boqueirão Hotel Fazenda e Resort de Campo – Ícone do Turismo rural em Santa Catarina – Lages – SC, a Princesa da Serra – Clique no baner e faça sua reserva.  Fotos: Jefferson Severino

PANORAMA DO TURISMO

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Falando nisso, pesquisa feita entre os associados da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) com resposta de 72% deles trouxe resultados bastante animadores para o trade. Os dados compilados pela UP Soluções demonstrou que as compras de passagens aéreas, pacotes ou hotelaria não apresentaram um planejamento, foram realizadas em prazos curtos, entre a semana e no máximo dois meses. Em julho constatou-se que 13% das vendas foram destinadas à grupos, enquanto 87% foram divididas entre passageiros individuais e famílias. Os destinos mais procurados são o Nordeste, destaque para Salvador e Fortaleza, com opção de hospedagem em resorts, e Gramado, possivelmente pelo belo espetáculo de neve que o inverno proporcionou. Bonito, Curitiba e Jalapão tiveram nesse período solicitação de informações.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Frederico Levy, Vice-Presidente da Braztoa – Foto: Emerson Souza – Panrotas
Os números referentes às viagens internacionais também começam a subir. Das operadoras associadas, 94% já apresentaram vendas internacionais, sendo 71% das vendas para embarque no mesmo mês ou no mês seguinte. Frederico Levy, vice-presidente da Braztoa, diz que “esses números são resultado da abertura de alguns destinos como Maldivas, que está no ranking atual de vendas internacionais, dividindo espaço com Cancun, Punta Cana e Dubai. Ainda temos a América do Sul praticamente fechada. Acredito que França, Itália e Canadá passem a despontar nas vendas em breve, já que reabriram suas fronteiras”. A pesquisa traz a certeza de que o setor está caminhando para o reaquecimento, principalmente com a vacinação atingindo uma grande população, que resultará na segurança de poder realizar viagens, que sempre foi e será um dos objetivos dos brasileiros.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – O Hotel Sibara Flat & Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara Flat e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Clique no baner e confira.

ABAV NACIONAL

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Da mesma forma, a associação Brasileira de Agencias de Viagens – ABAV nacional, informa que com a reabertura gradativa das fronteiras internacionais e o avanço no cronograma de vacinação dos brasileiros, já é possível identificar um aumento na movimentação das agências de viagens, tanto para remarcações quanto cotações e reservas com embarque ainda este ano, com especial concentração no terceiro trimestre. O crescimento vem sendo verificado desde março, com movimento em elevação de até 28% na procura por viagens com embarque entre os meses de setembro e dezembro. Nas buscas sobressaem os destinos com menos restrições ou que se mantiveram abertos para brasileiros, caso de Dubai, México e Maldivas, por exemplo, mas as agências projetam boa demanda também para países da Europa recém abertos, como a Suíça e a França, e há grande expectativa pela liberação das viagens aos Estados Unidos e Canadá, este último a partir de setembro, como já anunciado.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
As medidas restritivas ao ingresso de estrangeiros adotadas no contexto da pandemia de Covid-19 são prerrogativas soberanas de cada governo e mudam constantemente, conforme se atualizam as avaliações sobre as condições sanitárias. Por esse motivo é imprescindível que as agências de viagens se mantenham atualizadas, buscando sempre as informações junto a fontes oficiais do governo de cada destino ou no site do Ministério das Relações Exteriores. Para informações atualizadas sobre casos específicos, também deve ser consultada a página eletrônica da Iata – International Air Transport Association.

CENÁRIOS DO TURISMO

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Vem aí o Cenários do Turismo 2021. Um evento com conteúdo especializado para o trade turístico, com foco em mapear, discutir e capacitar o mercado para os possíveis cenários pós-Covid-19. Com grandes nomes do mercado, o projeto “Cenários do Turismo 2021” vai trazer conteúdo de qualidade e relevância que vai aquecer o mercado. Faça agora mesmo sua inscrição e participe!
https://cenariosdoturismo.com.br/.

ROTA CARGUEIRA MIAMI-FLORIANÓPOLIS

Floripa Airport inaugura rota internacional entre Miami e Florianópolis
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Rota internacional entre Miami e Florianópolis – Divulgação
A LATAM Cargo completa um ano do voo cargueiro direto Miami-Florianópolis, tendo movimentado 650 toneladas na rota nesse período, sobretudo em importações de eletrônicos e fármacos. O volume corresponde a R$ 750 milhões em cargas, de acordo com a Floripa Airport. a rota é fruto da parceria entre a LATAM Cargo e o aeroporto para atender a demanda por este tipo de transporte na região Sul e o seu principal benefício é a agilidade: antes, com conexões em São Paulo ou Curitiba, o trajeto das encomendas levava até 48 horas; mas, hoje, o voo direto reduziu o tempo total para 12 horas, ou seja, três vezes menor.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil
“Neste um ano, consolidamos a rota, quebramos o paradigma da impossibilidade de Santa Catarina ter um voo cargueiro e, consequentemente, do pouso de aeronaves de grande porte. O segmento de eletrônico é o principal mercado deste voo, mas acreditamos no potencial de ampliação para as áreas de fármaco e metal mecânico. Continuaremos empenhados no crescimento deste negócio”, observa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Aeronave da LATAM Cargo no aeroporto de Florianópolis. Foto: Divulgação
Atualmente, a rota cargueira Miami-Florianópolis é operada uma vez por semana, a bordo de um Boeing 767-300F. Com o bom resultado do investimento realizado ainda no auge da pandemia, a LATAM Cargo avalia uma possível expansão de oferta para atender a demanda deste tipo de operação na capital catarinense e região. A avaliação corrobora com o momento mais otimista da LATAM no Brasil com relação também ao transporte de passageiros. À medida em que avança o processo de vacinação contra a Covid-19, a companhia também tem apostado na reabertura de voos e, já em novembro, conseguirá retomar 87% da sua oferta de assentos (ASK) em voos domésticos no País. A operação também reforça a importância de Santa Catarina e demais estados do Sul brasileiro para a LATAM.
Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Hotel Renar – Ícone hoteleiro no Vale dos Imigrantes – Fraiburgo SC, Terra da Maçã – Clique no baner e faça sua reserva agora.

ROTA TURÍSTICA DOS VINHOS DE ALTITUDE

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Foto: Jefferson Severino
Foi sancionada a lei nº 18.180/2021 que institui a Rota Turística Vinhos de Altitude de Santa Catarina. A iniciativa irá valorizar ainda mais a Serra e o Meio-Oeste do Estado uma vez que a rota é fundamental para o desenvolvimento do enoturismo, independentemente da época do ano. A rota abrange os municípios de Água Doce, Anitápolis, Arroio Trinta, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Brunópolis, Caçador, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Capão Alto, Cerro Negro, Curitibanos, Fraiburgo, Frei Rogério, Ibiam, Iomerê, Lages, Macieira, Painel, Pinheiro Preto, Rancho Queimado, Rio das Antas, Salto Veloso, São Joaquim, São José do Cerrito, Tangará, Treze Tílias, Urubici, Urupema, Vargem Bonita e Videira.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Foto: Jefferson Severino
A lei ainda propõe a criação de um passaporte para promoção e divulgação das informações turísticas da rota, incluindo vinícolas da região e os principais vinhos de altitude produzidos. Hoje, a cadeia produtiva de vinhos finos de altitude está consolidada em Santa Catarina, a ponto de conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG). A certificação, concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), atesta que um produto só tem aquelas características porque é produzido de determinada forma ou tem notoriedade na produção. A qualidade dos vinhos catarinenses é reconhecida devido às características de solo, altitude, clima, variedades de uvas e por técnicas de cultivo.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos – Pratas Thermas Resort e Convention – São Carlos – Vale das Águas de Santa catarina  – Fotos: Jefferson Severino

FENATRUTA

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

Vem aí a 5ª edição da Fenatruta – Festival Nacional da Truta – que será lançada oficialmente na Serra catarinense no dia 1º de setembro. A novidade deste ano é que além de Urubici e Bom Retiro, o município de Bocaina do Sul também irão participar do evento. Estarão presentes nesta edição 14 estabelecimentos – restaurantes, bistrôs, cafés, empórios, churrascarias e pizzarias, além de pousadas e vinícolas – que irão oferecer pratos, petiscos e iguarias da gastronomia local baseados na truta, peixe de água doce – rico em ômega 3 – muito apreciado em diferentes regiões do Brasil.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Eliza de Liz – Foto: Divulgação
O evento é uma realização da Associação de Pousadas e Hotéis de Urubici e Bom Retiro (Pouserra) e vai até 3 de outubro. De acordo com a presidente da entidade, Elisa de Liz, a Fenatruta surgiu para prestigiar a qualidade da gastronomia local e regional e também para diminuir as taxas de sazonalidade na baixa estação. “Criamos o Festival em 2016 com a missão de promover a região e envolver os principais estabelecimentos de gastronomia, pousadas, vinícolas e operadores de turismo”, explica. Localizados na SerraSC, Urubici, Bom Retiro e Bocaina do Sul situam-se, respectivamente, a 172, 136 e 188 quilômetros da Capital.

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

Estarão participando o Armazém Vale Das Montanhas, Bodegão Da Serra, Casa Negra Trutaria, Casarão Da Serra, Château Du Valle, Eco Hospedagem Yahoo, La Fondue Müller, Manali Bistrô, Montês, Panificadora Vó Maris, Paradouro Morro do Campestre, Restaurante Véu de Noiva, Semola Culinária Italiana, Thera Wine Bar e Restaurante.
Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento
Está chegando a hora de ativar seu modo stand-by. Ativar o modo stand-by significa dar uma pausa no seu dia a dia e aproveitar os momentos que a vida proporciona. Reativar aquela sensação de liberdade e colecionar memórias para o corpo e a mente. Viva dias incríveis em novos destinos ou lugares que você já visitou e gostaria de voltar. Liberte seu lado curioso e viajante. Conheça as ofertas incríveis para se hospedar com a gente e programe já as suas férias. Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado. Clique no baner e confira.

FESTA DA COLÔNIA

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

A mais linda, organizada e limpa Festa da Colônia do Brasil que eu conheci. Portanto e finalmente vem aí a 30ª Festa da Colônia de Gramado, na Serra Gaúcha, entre os dias 23 de setembro a 12 de outubro de 2021, no complexo Expogramado. O tradicional evento celebra os hábitos do interior de Gramado pela cultura de imigrantes portugueses, alemães e italianos. A primeira vez que conheci era em volta do lago e no final da tarde tinha o desfile pela rua central de Gramado.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Rosa Helena Pereira Volk – Foto: Gramadotur Divulgação
Todavia, neste ano, em função dos protocolos sanitários vigentes, a Festa seguirá um formato diferente. As cozinhas alemã e italiana, a Feira de produtos coloniais com a presença das Agroindústrias gramadenses, os Biers Platz com o tradicional bolinho de batata e os fornos com o preparo de cucas, pães e o tradicional pãozinho com linguiça estarão presentes no evento, porém seguindo todos os protocolos de segurança. “Faremos uma festa linda, vamos matar a saudade. E será cheia de novidades. As rodadas de negócios vão aproximar os produtores ao trade turístico”, afirma Rosa Helena Pereira Volk, Presidente da Gramadotur e Secretária de Turismo de Gramado.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Cuca de Chocolate – Foto: Cleiton Thiele/SerraPress
Entre as atrações estão o Fornos de Barro, com o preparo diário de cucas e pães, reunindo as famílias do interior de Gramado; o Café Colonial, com uma tradicional casa do interior servindo o autêntico café da colônia, devidamente atendida pela Família Wolf da Linha Gambelo. já as Cozinhas da Oma e da Nonna oferecem a gastronomia típica alemã e italiana da Festa da Colônia. As cozinhas serão atendidas este ano por famílias da Linha Bonita, Linha Nova, São Roque e Linha Ávila.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
PROMOÇÃO PRIMAVERA “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE VOCÊ IMAGINA” CASTELO SAINT ANDREWS – NA MAIS ENCANTADORA CIDADE TURÍSTICA DO BRASIL – GRAMADO / RS – Exclusividade e sofisticação reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados.

CONECTION EXPERIENCE

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

Está chegando a hora de ficar por dentro das novas tendências mundiais do turismo. Por isso não perca a oportunidade de participar do Connection Experience, que ocorre nos dias 9 e 10 de setembro em Canela, na maravilhosa Serra Gaúcha. E para nos levar a uma total imersão de conteúdo foram selecionados palestrantes nacionais e internacionais que são cases de sucesso nas suas respectivas áreas. NATUREZA, DIVERSIDADE E TURISMO será o tema debatido nesse painel, vale a pena conferir.

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

Começa com Ana Báez, presidente e consultora sênior da Turismo & Conservación Consultores S.A. da Costa Rica e que vai abordar o conceito de natureza do seu país. Também a super Any Brocker (Diretora do Grupo Brocker), além de palestrar sobre seu negócio de sucesso irá nos receber com o Bustour (ônibus de dois andares estilo double decker inglês) e oferecer a super experiência Pé da Cascata, novidade em Canela. Atração com grande peso no turismo Nacional, o Grupo Cataratas estará representado pelo seu CEO, Pablo Morbis, que vai falar sobre o compromisso com a sustentabilidade e a conservação que estão no DNA de sua empresa. Esse é só um dos painéis, tem muito mais nessa experiência exclusiva. Para participar é fácil, CLICA AQUI  e garanta o teu ingresso presencial ou online.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Visita obrigatória para quem vai ou está em Gramado. A gastronomia tem o toque das mãos do premiado Chef Guimarães.

BETO CARRERO WORLD NA REPÚBLICA TCHECA

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Hot Wheels Epic Show do Beto Carrero World, Diego Cristian Mafra – Foto: BCW – Divulgação
Hora de aquecer os motores! O catarinense e piloto do Hot Wheels Epic Show do Beto Carrero World, Diego Cristian Mafra, irá participar do Czech Stunt Day, na República Tcheca neste sábado e domingo, 21 e 22 de agosto. O esporte, conhecido como Wheeling, é pura adrenalina sobre duas rodas e exige muito controle e equilíbrio! Diferente do MotoCross, onde o intuito são os saltos, nesse esporte, o piloto tem como objetivo manobras radicais, na maioria das vezes, sob apenas uma roda. Na Europa o esporte é conhecido como “Stunt” e é muito tradicional. Para participar da competição, Diego C. Mafra se preparou durante cinco meses, e estará ao lado de grandes nomes mundiais do esporte. O piloto também já trabalhou em shows na Itália e na China, e atualmente faz parte da melhor equipe Hot Wheels do mundo no Beto Carrero World.
Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento
Restaurante Meat Shop – Melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional – Faça sua reserva com antecedência. Delivery e Take Way.

FOZ TERÁ NATAL ÁGUAS E LUZES

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Presente de fim de ano: Foz terá Natal de Águas e Luzes – Foto: Divulgação
Um dos roteiros de natureza e da engenharia humana mais conhecidos do planeta, Foz do Iguaçu, na fronteira do Brasil com o Paraguai e a Argentina, vem ampliando seu portfólio de atrativos para dar mais opções e conforto para moradores e turistas. A mais nova aposta é se consolidar, com início já neste ano, também como destino natalino. Para isso, a Itaipu desenvolveu uma proposta inovadora, com uso de elementos e tecnologias sustentáveis e modernas para criar o Natal de Águas e Luzes, uma referência às Cataratas do Iguaçu, cartão-postal da cidade, e também à própria usina hidrelétrica, a maior em produtividade e recordista em geração de energia.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Presente de fim de ano: Foz terá Natal de Águas e Luzes – Foto: Divulgação
A temática é inspirada na fauna e na flora da região. A decoração prevê impacto numa área de aproximadamente 74 mil metros quadrados, distribuídos por um circuito de 37 quilômetros. O Natal de Águas e Luzes é modular, ou seja, pode ser adaptado ao aporte de recursos conforme a adesão do empresariado. O projeto, que tem como incentivadores a Itaipu e parceiros do Codefoz, foi apresentado na última sexta-feira, 13, numa reunião extraordinária do programa Acelera Foz.
Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
Presente de fim de ano: Foz terá Natal de Águas e Luzes – Foto: Divulgação
O roteiro do Natal de Águas e Luzes inclui a Praça das Águas, com projeção, árvore, cortina de água, chafariz e túnel, com cores branca e azul. Também prevê o vale das borboletas, o espaço das renas, o refúgio das capivaras, a avenidas das estrelas, o caminho nevado e árvores decoradas com elementos que lembram a fauna da região. E, ainda, a Avenida dos Presentes. O circuito prevê ainda uma Feira de Natal, com gastronomia e artesanato da tríplice fronteira; uma parada de Natal na Avenida Paraná; shows; oficinas para capacitar os artesãos a fazerem souvenires com a temática do Natal de Foz, o que movimentará uma boa cadeia de empregos, como para costureiras e artistas plásticos. Haverá ainda guias e roteiros diferenciados de ônibus para conhecer e tirar fotos dos pontos decorados.

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos

Leia ainda: Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Cresce atividades turísticas no Brasil demonstrando reaquecimento

Hotelaria de Balneário Camboriú demonstra retomada do turismo

Turismo de qualidade e luxo são maiores do que antes da pandemia

Hotéis em Santa Catarina proporcionam atividades e exercícios ao ar livre

Brasil registra o quarto mês consecutivo de crescimento nos voos
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *