Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo

COMISSÃO DE TURISMO

Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo. Na última terça-feira (16), Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), esteve presente na videoconferência realizada com o novo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, João Carlos Bacelar. Na ocasião, os representantes do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), também marcaram presença. A propósito, o encontro teve o intuito de apresentar ações para impulsionar o turismo nos estados, tomadas a partir de uma avaliação junto com empresas e instituições do setor, na construção de uma agenda única nacional. Além disso, a reunião buscou apresentar outras estratégias para mitigar os impactos advindos da crise provocada pela Covid-19.
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Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo – Alexandre Sampaio – Divulgação
“Afinal, queremos construir, de modo participativo com os stakeholders, 27 documentos de orientação ao poder executivo local, sobre as prioridades para o desenvolvimento do turismo sustentável e ações de curto prazo para fazer frente aos desafios, considerando um norteamento estratégico para médio e longo prazos. Certamente, nada mais consonante do que apresentar à Casa de Leis, em especial a comissão que legisla em favor do turismo brasileiro”, conta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA, diretor da CNC e responsável pelo Cetur. Além disso, Sampaio defende que é necessário trabalhar pelo Marco Regulatório dos Jogos (PL nº 442/91) como uma saída para fomentar o turismo, uma vez que o setor hoteleiro pode integrar os cassinos sem seus resorts.
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Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo
A saber, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Assim sendo, integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor.
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Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo – Boqueirão Hotel Fazenda – Lages – Colagem – Jefferson Severino
Como resultado, é uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC. Assim sendo, Está presente em todas as regiões, através de 67 sindicatos filiados. Representa em âmbito estadual e municipal cerca de 940 mil empresas, entre hotéis, pousadas, restaurantes, bares e similares.
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Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado.

MEDIDA PROVISÓRIA

Presidente Jair Bolsonaro – Divulgação MTur
A propósito, o presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória que prorroga os prazos relacionados a adiamento e cancelamento de serviços, de reservas e de eventos dos setores de Turismo e de cultura em razão do estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020, e da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da Covid-19. Com isso, os efeitos das medidas estabelecidas na lei alterada (nº 14.046, de 24 de agosto de 2020) – atualmente aplicáveis a eventos adiados ou cancelados até dezembro de 2020 – aplicam-se a adiamentos ou cancelamentos de serviços, de reservas e de eventos realizados até dezembro de 2021.
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Além disso, também estão sendo prorrogados até 31 de dezembro de 2022 os prazos para o consumidor utilizar seus créditos na compra de produto ou serviço da respectiva empresa, para remarcação de eventos e reservas e para que o prestador de serviço restitua os valores pagos pelo consumidor, caso não consiga remarcar o evento ou disponibilizar os créditos ao comprador. Da mesma forma, os créditos já adquiridos pelo consumidor antes da edição da medida provisória também poderão ser utilizados até o dia 31 de dezembro de 2022.  Concomitantemente, em relação a artistas, palestrantes e outros profissionais contratados até 31 de dezembro de 2021 que forem impactados por adiamentos ou por cancelamentos de eventos em decorrência da pandemia da covid-19, estão dispensados de reembolsar imediatamente os valores ao consumidor, desde que o evento seja remarcado para até 31 de dezembro de 2022.
Novo equipamento turístico na Serra Catarinense, com investimentos privados
Hotel Fazenda Águas Claras – Ranho Queimado – SC – Foto Divulgação
Sem dúvidas, a MP concretiza, diante do grave cenário enfrentado pelos setores de turismo e cultura, modificações convenientes e oportunas na Lei nº 14.046, de 2020, prezando pela saúde das empresas dos setores em questão e mantendo os mecanismos de defesa do consumidor constantes da lei alterada, tendo em vista que as prorrogações pretendidas continuam a beneficiar o consumidor.
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BALANÇO SANTUR

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Leandro “Mané” Ferrari – Presidente da Santur
A princípio, à SANTUR, Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina, divulgou as principais ações desenvolvidas neste primeiro ano de gestão sob a coordenação do presidente Leandro “Mané” Ferrari, que assumiu o cargo em março de 2020. Atualmente,, destaque para investimentos em infraestrutura turística em várias regiões do estado, avanços em pesquisa e inovação no turismo e medidas de apoio ao setor para o enfrentamento dos impactos da Covid-19. A saber, nesses últimos 12 meses, o valor investido está próximo de R$ 67 milhões, além das ações executadas pela equipe da Agência e que não envolveram repasse de recursos. Confira todos os detalhes aqui.
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CALENDÁRIO ABAV

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Conceição Junks – Presidente da ABAV-SC – Foto: Jefferson severino
A propósito, em conversa com a Presidente da ABAV/SC, Conceição Junks, a Abav Nacional, por meio do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), já tem definido os dez assuntos que nortearão uma programação composta de lives, treinamentos e painéis de discussões entre os meses de março e dezembro. Sendo assim, a estreia acontece no próximo dia 31 de março com uma consultoria especializada em gestão financeira e a participação de representantes da Abreu Turismo e Localiza.
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Em Santa Catarina também acontece worshop presencial – Apenas 20 vagas por turma.
Diante disso, e para facilitar a consulta aos interessados, a organização criou uma página em que atualizará periodicamente as informações sobre os eventos, com os respectivos links e formulários de inscrições. Segundo Conceição, as próximas datas e temas serão: 28/ABR – LGPD; 26/MAI – Desafios do home office; 30/JUN – Inovação; 28/JUL – Empreendedorismo; 25/AGO – Marketing e Promoção Comercial; 22/SET – A força das mídias sociais; 27/OUT – Gestão; 24/NOV – Transformação digital 15/DEZ – Marketing e Vendas.
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Galeto Di Paolo – O melhor Primo Canto do Brasil – Foto: Divulgação

RECUO NA OFERTA DE VOOS

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De fato, quando a gente pensa que vai melhorar, piora. Enfim, tenho certeza que lockdown não resolve nada, piora, uma vez que continuam havendo baladas, aglomerações e tudo aquilo que estamos vendo nos noticiários. Certamente irresponsabilidade além de ingerência geral. A priori, trabalhadores querendo e sendo presos por isso e baladeiros sendo soltos. Sem dúvidas uma completa inversão de valores. Naturalmente todos precisamos produzir e o Brasil não pode parar. Diante disso e, com o agravamento da pandemia as companhias aéreas nacionais registram uma média de 1.258 partidas diárias domésticas neste mês, ou praticamente a metade (52,4%) da quantidade de decolagens do início de março de 2020 – antes das medidas de isolamento social e fechamento das fronteiras. Definitivamente isso é o que mostra o levantamento da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
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Federação de Hospedagem apresenta ações para impulsionar o turismo – Foto: Jefferson Severino
Sem dúvidas, essa queda acontece após as empresas aéreas terem registrado, desde maio, uma retomada gradual da demanda por voos domésticos, alcançando o pico de 1.798 decolagens diárias em janeiro, ou 75% da oferta diária de partidas em relação ao início de março de 2020. Além disso, o agravamento da pandemia já havia impactado a quantidade de voos em fevereiro, quando a média diária recuou para 1.469, o que equivale a 61,2% da malha aérea pré-crise. Diante disso, as Companhias estão cobrando até por check in e marcação de assentos via WEB. Assim, ao invés de ajudarem, fazem de tudo para perder o viajante.
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As viagens em família são sempre uma grande aventura. E realizar as vontades de toda a família precisa ser um desafio democrático e que envolva muitas atividades divertidas e lugares especiais para conhecer e desbravar. Mas vamos falar de um público que exige muita energia e atividades que despertem seu lado artístico e atlético: as crianças! Sabemos que entretê-las e mantê-las focadas em uma atividade nem sempre é fácil, mas aqui no Hotel Renar contamos com uma super equipe de recreação especializada, que vai envolver e encantar os pequenos com muitas aventuras ao ar livre e em nossas instalações que auxiliem no desenvolvimento e gasto energético da garotada, da melhor forma possível, brincando!

SEGURANÇA PARA VIAJAR

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Sem dúvidas, além da escolha por estabelecimentos e empresas que cumpram protocolos de saúde e medidas preventivas, a preocupação com a segurança no viajar é fundamental. De maneira idêntica isso também inclui um cuidado ainda maior maior na escolha do seguro viagem. Diante disso, cobertura para a Covid-19 e a prevenção a imprevistos estão estimulando ainda mais um mercado que já apresentava taxas consideráveis de crescimento antes da pandemia. Segundo dados do relatório “Travel Insurance Global Market Trajectory&Analytics”, produzido pela Research and Markets, mostram que o mercado de seguro viagem deve crescer cerca de 57% no mundo nos próximos anos, saindo do patamar de US$ 21,5 bilhões em 2020, para US$ 33,7 bilhões até 2027, uma média de 6,7% de crescimento ao ano.
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Igualmente no Brasil, um levantamento realizado em novembro pela Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) mostrou que para mais de 60% das operadoras as vendas de seguro-viagem se mantiveram estáveis ou cresceram entre as demandas, mesmo em um cenário de redução no número de viagens realizadas por conta da pandemia. Como resultado, o aumento da compra de seguro para viagens nacionais, fenômeno que já era uma tendência nos últimos anos, mas que a pandemia contribuiu para acelerar.
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Federico Siri – Presidente Universal Assistance Brasil (antiga Travel Ace)
“De antemão, o consumidor passou a ver o seguro viagem como item essencial e está mais atento e exigente, analisando as coberturas e limites dos produtos, além disso, com a queda nas viagens internacionais o consumidor também passou a entender a importância do seguro viagem nacional. Do mesmo modo, sentimos que diferenciais e facilidades como a telemedicina, são pontos importantes levados em consideração no momento da contratação. Desde já, precisamos mencionar que a principal preocupação passou a ser a cobertura específica de Covid-19”, destaca Federico Siri, presidente Universal Assistance Brasil (antiga Travel Ace).

ESTRATÉGIA DE GESTÃO DE VENDAS

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A priori, Rafael Peccin vai comandar a aula “Branding: Imagem, marca e estratégias de venda”. Em primeiro lugar, ele é Diretor de Marketing do Casa Hotéis, uma coleção de hotéis upscale localizada na Serra Gaúcha, proprietária das marcas Casa da Montanha, Parador e Wood. Em segundo lugar, tem formação em Turismo, e  atua no mercado da Comunicação há 10 anos  sendo um dos responsáveis por transformar a rede hoteleira em uma referência em experiências no Brasil. Além disso, recentemente a coleção lançou um produto inovador no país, as acomodações no estilo casulo. A saber, branding é uma estratégia de gestão indispensável em qualquer empreendimento, produto ou lugar. Sendo assim, ele envolve um conjunto de ações que devem estar alinhadas aos objetivos, valores e posicionamento da marca. Naturalmente, além de estreitar a relação com o público-alvo, também fortalece a reputação das marcas. Portanto, acesse o site e compre o seu ingresso presencial ou online com valores especiais. As vagas são limitadas e a pré-venda encerra nesta segunda-feira.
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Brocker Turismo – A maior e melhor operadora/agência/receptivo da Serra Gaúcha

Leia ainda: Santa Catarina Turismo apresenta balanço de ações realizadas nos últimos 12 meses

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turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
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