Catedral de Comayagua - Turismo on line

Honduras – Sede do 14º Congresso Internacional de Turismo Religioso

Sede do 14º Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável será a cidade histórica de Comayagua

Turismo Religioso Honduras - Turismo on line

Importante centro do Turismo Religioso de Honduras, está preparado para um grande evento nos próximos dias 23 e 24 de agosto

Catedral de Comayagua - Turismo on line

Conhecida como a capital religiosa de Honduras, Comayagua está pronta e entusiasmada para sediar a aguardada reunião acadêmica e cultural que supera todas as expectativas de importantes cidades postulantes, incluindo: Pamplona, Espanha e Tarija, na Bolívia. Além de sua enorme vocação religiosa, a variedade de atrativos turísticos religiosos históricos que Honduras oferece – especialmente em Comayagua – foram fatores determinantes para a sua escolha como cidade-sede do importante congresso.

Ruben Moyano - Turismo on line

 

É importante destacar que este congresso Internacional nasceu no Centro Catequético de Campo Mourão (Região Centro Ocidental Paranaense – distante 453 km de Curitiba e 89 km de Maringá) no ano de 2006. O evento foi idealizado pelo Engenheiro Ruben O. Moyano, especialista em Turismo Religioso,  e levado à frente pela Fundação São José de Ciências Humanas e Religiosas). Já foram realizados eventos em vários lugares do Brasil (2 em Campo Mourão, duas vezes na PUC- Curitiba.  em Maringá e Apucarana), na Argentina ( Merlo, Bariloche, Córdoba, Buenos Aires), na  Bolívia (Santa Cruz da la Sierra). Agora, chegou a vez de Comayagua, em Honduras.

 

Iglesia de San Francisco - Turismo on line
Iglesia de San Francisco

 

A primeira ação prática do Congresso aconteceu em 2007 com a implementação da Rota da Fé (www.rotasdafe.com.br), que já atingiu a edição 54.  A seleção de Comayagua como a cidade anfitriã reflete uma crescente consciência global da impressionante história, arquitetura e diversidade religiosa de Honduras e, em particular, suas celebrações únicas e prolongadas da Semana Santa. Assim, o Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável em Honduras tratará da integração das manifestações religiosas, das diferentes formas de expressão da fé, bem como da importância da arquitetura, da história, da pintura e da música sacra, bem como das maneiras de se vestir,  das manifestação culturais e até de costumes gastronômicos que identificam o comportamento religioso dos hondurenhos e da cidade patrimonial de  Comayagua.

 

CONGRESO RELIGIOSO - Turismo on line

 

“Já trabalhamos bastante para um evento repleto de êxito. As comissões organizadas para os dias 23 e 24 de agosto prepararam todos os detalhes e se Deus quiser, Honduras e Comayagua ficarão marcadas por um maravilhoso congresso”, disse Carlos Miranda, prefeito Municipal de Comayagua. Ele espera que “a cidade venha a transcender as fronteiras nacionais através deste projeto”.  Miranda, acredita que o evento representará muito também para uma maior promoção turística do município.   O XIV Congresso Internacional de Turismo Religioso e Sustentável será realizado em La Caxa Real, um edifício que foi construído entre 1739 e 1741, em Comayagua.  Neste espaço todos os tributos foram armazenados para a coroa espanhola, além de ouro, prata e gesso foram processados.  Lá, os participantes encontrarão o cenário ideal entre atores públicos e privados para conhecer alternativas que permitam fortalecer os destinos que Honduras possui, além de aprender com experiências internacionais que já possuem um caminho avançado e que são compartilhadas generosamente.

O Turismo Religioso, assegura o Professor Santiago Cano (coordenador do Congresso em Honduras) “aproveitado de forma inteligente e sustentável, é um instrumento que valoriza a riqueza das comunidades, suas tradições, usos e costumes e a cultura viva de seu povo. Milhões de pessoas viajam todos os anos para aprender mais sobre religiões antigas, participar de missões religiosas, realizar peregrinações, admirar exemplos de arquitetura religiosa ou simplesmente desfrutar de momentos de paz espiritual”.  Todas as informações: www.congresoturismoreligioso.com .  Honduras é um país multiétnico e multicultural que hospeda uma riqueza natural e ancestral única. De Copán Ruínas, onde viveu o legado da cultura maia; passando por Gracias, terra de riqueza de Lenca; avançou para Comayagua, onde o turista vai querer parar na frente do relógio mais antigo da América; e chegar às praias do Caribe hondurenho, onde a herança africana é celebrada pelos garífunas há 221 anos. Honduras tem a oferta turística mais diversificada da América Central e o turismo religioso não é exceção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *