Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020

Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020. 

Em um ano de pandemia mundial, o resultado é considerado bastante positivo para o setor
Mesmo em um ano de pandemia e com alguns de seus atrativos ainda fechados, o turismo da margem brasileira da Itaipu Binacional recebeu 233.408 visitantes em 2020. O número é 64% inferior ao de 2019, mas demonstra otimismo e segurança especialmente para os profissionais do setor. 2020 foi um ano cheio de desafios e de superação.
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020 – Foto: Divulgação – Itaipu Binacional
O turismo é a principal atividade econômica de Foz do Iguaçu, responde por mais de 50% do PIB do município, e sofreu forte impacto com as medidas restritivas para o enfrentamento do novo coronavírus. A principal estratégia da retomada do segmento foi a campanha Vem Pra Foz, lançada em junho pela Itaipu e parceiros do trade turístico, uma iniciativa para salvar o setor da estagnação.
O foco foi a manutenção de empregos do setor, que direta e indiretamente emprega profissionais das mais variadas áreas, entre camareiras, taxistas, empresários, guias de turismo, garçons e outros. A estagnação do turismo, a partir de março, com o avanço da pandemia do covid-19, resultou em milhares de perdas de frentes de trabalho, mas a estratégia possibilitou o retorno de boa parte desses trabalhadores à atividade. Para isso, o destino adotou uma série de medidas sanitárias, como treinamento e capacitação de pessoal, ocupação restrita, uso obrigatório de máscaras, distanciamento social e distribuição de álcool e gel.
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020 – Foto: Jefferson Severino
“Mais uma vez Foz do Iguaçu saiu na frente e provou que o turismo seguro é a tendência para atrair visitantes do mundo inteiro, e turismo seguro é o que Foz do Iguaçu oferece”, destacou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna. E acrescenta: “foi um ano de superações e 2021 será ainda melhor”.

PASSEIOS OFERECIDOS

Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020 – Visitantes admiram maquete no Ecomuseu: Daniel de Granville/Itaipu Binacional
No momento, estão em funcionamento três passeios no Complexo Turístico Itaipu (CTI): a Itaipu Panorâmica, que recebeu o maior número de turistas em 2020, o Ecomuseu e o Refúgio Biológico Bela Vista. Em período normal, há também a Itaipu Especial, que permite que o visitante vá até o coração da usina. De acordo com o gerente do CTI, Yuri Benites, para 2021 os visitantes podem esperar muitas novidades.

UM NOVO CTI 

“Aproveitamos o período de menor movimentação para promover reformas e melhorias que vão proporcionar uma experiência ainda mais inesquecível aos turistas e visitantes que moram em Foz do Iguaçu e região”, disse Benites. Entre as adequações, estão a reforma do Mirante do Vertedouro, um dos principais pontos no circuito turístico da usina, e do Centro de Recepção de Visitantes.
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020
Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020 – Mirante Central – Árvore Filmes – SkyTakes
A revitalização atende a uma demanda da Assessoria de Turismo da Itaipu, que também está trabalhando em outras opções de passeio que complementarão o circuito turístico Itaipu. Um deles é o Itaipu Memória, que vai percorrer um trecho entre o novo Mercado Municipal em construção e passar pelas vias A, B e C para contar como foi o período da construção, contextualizando com a história de Foz do Iguaçu.
“É uma forma de homenagear os milhares de barrageiros que ergueram a usina e deixaram como legado para o Brasil e o Paraguai a maior hidrelétrica em produção de energia limpa e renovável do planeta”, ressaltou Silva e Luna. E finaliza: “e também de preservar a história da fronteira, para quem aqui vive e os nossos visitantes”.

Leia ainda: Nosso negócio gera empregos – Deixem o turismo em paz!

Itaipu Binacional recebeu mais de 230 mil visitantes em 2020
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fonte:  Assessoria de Imprensa

Leia mais:

Verão em Santa Catarina – Argentinos começam a desembarcar em Floripa

Tecnologia: Segurança e praticidade em ambientes de grande circulação

Verão em Santa Catarina – Argentinos começam a desembarcar em Floripa

Fortalecendo o mercado turístico interno no Estado de Santa Catarina

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *