Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo

RETOMADA DO TURISMO

Em um período marcado por restrições e lockdowns, fica claro que viajar é mais do que um momento de lazer, mas algo essencial na vida de muitos. Com diversos destinos reabrindo para o turismo, a possibilidade de cruzar fronteiras se torna mais real, e o wanderlust (desejo de viajar) começa a dar lugar ao wandermust, a incansável necessidade de viajar.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Cada pedaço de nosso hotel carrega grandes histórias e marcas de pessoas únicas, que deram a ele um toque especial e humano. E nessa data tão especial, queremos você aqui conosco. Entre em contato e faça sua reserva clicando no baner. Hotel Renar: 40 anos entrelaçando histórias.
Segundo pesquisa do For Seasons, sem poder viajar, muitos começaram a listar os destinos dos sonhos que ainda não conhecem. Para 66% dos seguidores, a próxima viagem será focada em conhecer novos lugares. O desejo de simplesmente poder viajar é o que motiva 80% dos pesquisados, enquanto os outros 20% disseram que pretendem embarcar para celebrar uma ocasião especial. Com estresse e ansiedade afetando muitos durante a pandemia, os viajantes buscam roteiros para descansar. Questionados sobre o tipo de viagem que esperam, 69% escolheram viagens tranquilas versus aventuras.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Venha aproveitar o melhor de nossa Serra Catarinense. Faça já sua reserva e desfrute de inúmeras opções preparadas para você. Não perca tempo! Clique no baner ou via telefones 49 – 3289-0700 – whats 49 9 9131-0550 e faça sua reserva
Para 44%, um momento no spa é o ideal. Como as viagens internacionais ainda não são uma realidade para todos, 33% irão pegar a estrada para viagens mais curtas. Por outro lado, 67% querem embarcar em viagens mais longas, buscando conhecer os segredos de cada recanto. As experiências gastronômicas continuam sendo um grande motivador para viajar e 56% responderam que estão prontos para saborear um roteiro culinário. Não importa qual seja o motivo para viajar, novas experiências é que não faltam para cada um, no momento ideal.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Foto: Jefferson Severino
Todavia e, sem dúvidas, devido as altas e baixas dos governos municipais e estaduais, perdidos feito baratas-tontas, continuam a gerar crises e mais crises nos bares e restaurantes e turismo de eventos do nosso país que estão literalmente colapsando. Apesar de ser algo duro de admitir, não podemos ignorar o fato de que esses setores enfrentam dificuldades sérias e que precisam ser sanadas o quanto antes.  Segundo a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), chegamos a junho deste ano registrando 71% de bares e restaurantes endividados por conta da pandemia. Além disso, logo no começo de 2021, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indicou que, dentro do turismo, foram eliminados 397,1 mil postos formais de trabalho apenas em 2020. Deste valor, 221,1 mil correspondiam ao serviço de alimentação.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Turismo enfrenta crises ramificadas que trazem déficits acumulativos – Alexandre Sampaio – Foto Assessoria do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac
Esse tema sem uma decisão definitiva, atinge em cheio os empreendimentos do trade de turismo. É fácil assimilar: estes espaços buscam vender os seus produtos. Para isso, é necessário adquirir insumos para abastecer o mercado local. Com a dificuldade de encontrar valores mais baixos, principalmente em relação aos alimentos, muitos empresários ficam no prejuízo, pois não conseguem suprir os preços das compras. Além disso, ainda podemos acrescentar à situação a baixa circulação de clientes, o que também enfraquece ainda mais o retorno financeiro para esses ambientes, afirma Alexandre Sampaio, Presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Chegou a hora de ativar seu modo stand-by. Ativar o modo stand-by significa dar uma pausa no seu dia a dia e aproveitar os momentos que a vida proporciona. Reativar aquela sensação de liberdade e colecionar memórias para o corpo e a mente. Viva dias incríveis em novos destinos ou lugares que você já visitou e gostaria de voltar. Liberte seu lado curioso e viajante. Conheça as ofertas incríveis para se hospedar com a gente e programe já as suas férias. Localizado no coração de Gramado (RS), o hotel fica a poucos passos da principal avenida da cidade e dos mais procurados atrativos turísticos da Serra Gaúcha. Conforto, modernidade e praticidade fazem parte do conceito do Prodigy Gramado. Clique no baner e confira.
Segundo a reportagem publicada pela Agência Brasil, a inflação desacelerou para 0,53% em junho, depois de chegar a 0,83% em maio. Entretanto, este é o maior resultado para o mês desde 2018, quando os valores ficaram em 1,26%. Com isso, o indicador acumula alta de 3,77% no ano e 8,35% nos últimos doze meses. Quem costuma ir as compras percebe que esses percentuais são ridículos diante da realidade que é muito mais cruel e os percentuais são no mínimo o dobro. O trabalhador sabe muito bem que essa conta não fecha.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Existem hotéis de luxo, pousadas fenomenais, resorts, roteiros de charme e existe também o Castelo Saint Andrews, nos lembrando que “AS BOAS COISAS DA VIDA ESTÃO MAIS PRÓXIMAS DO QUE IMAGINAMOS”, na mais encantadora cidade turística do Brasil – Gramado – RS. Exclusividade, sofisticação e requinte reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”. Localizado na magnífica Serra Gaúcha, o complexo Saint Andrews, membro Relais & Châteux, conta com 19 suítes, reservadas àqueles que desejam desfrutar serviços diferenciados e totalmente personalizados. Clique na imagem e confira. – Foto: Divulgação
De acordo com o levantamento, as perdas do segmento caíram pelo segundo mês consecutivo e, felizmente, tendem a se reduzir de acordo com o avanço do processo de vacinação. Mesmo assim, ainda se registra o volume de receitas 34,7% abaixo. É um valor delicado e que destaca a necessidade da diminuição de restrições tão intensas nos nossos meios de hospedagem e alimentação. A economia possui altos e baixos. Nesse momento, ela busca a sua recuperação. Todavia, o seguimento de turismo, que corresponde somente em Santa Catarina, 13% do seu PIB, o segmento ainda se encontra num movimento de retração graças justamente ao desgoverno e acima de tudo com a proibição dos grandes eventos. Portanto, campanhas para a retomada precisam ser adotadas. O futuro do setor de alimentação fora do lar e de eventos não devem caminhar em direção ao desemprego e ao fechamento dos estabelecimentos.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Conhecer novos lugares, culturas, culinárias, pessoas – isso tudo é aproveitar a vida com o Turismo. E é com esse espírito que o Pratas convida você e sua família para passarem um ótimo tempo com eles. Clique no baner e faça sua reserva.

PROMOÇÃO INTEGRADA DO TURISMO

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
O Fórum de Turismo da Grande Florianópolis (Fortur), em parceria com os principais agentes do setor, lançou ontem, quinta-feira o Plano de Promoção Integrada do Turismo de Florianópolis e Região, em evento híbrido (presencial e online), no Terraço Panorâmico do Floripa Airport. Na ocasião, foi apresentado ao mercado um planejamento com cerca de 50 ações, em três frentes de trabalho: Marketing Digital com foco no público final e perfil do viajante, relacionamento com os principais distribuidores dos destinos turísticos e eventos do setor. Todas as ações buscam a retomada segura e organizada do turismo, um dos setores mais afetados pela pandemia da Covid-19. O evento também marcou a chegada a Santa Catarina da mais nova cia aérea do Brasil, a ITA Transportes Aéreos, com a presença dos principais executivos da empresa. O voo inaugural da ITA para Santa Catarina ocorre neste domingo (dia 1º), com a rota Guarulhos-Florianópolis.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
A equipe do BTM – Brazil Travel Market, finalizou mais um Roadshow que ocorreu em algumas cidades do Nordeste. Nesta edição as primeiras cidades foram Natal (RN), Recife (PE), e Maceió (AL), depois seguiram para João Pessoa (PB) e Caruaru (PE). Os agentes e operadores convidados assistiram à apresentação do BTM sobre as novidades que os aguardam em outubro. Além do evento itinerante, outra ação desenvolvida é a de visitar as agências e operadoras exclusivamente para convidá-las para o evento em Fortaleza. Serão visitadas várias cidades, de pelo menos 10 estados com convites personalizados. O Roadshow é uma prévia do BTM, que acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro em Fortaleza/CE. O BTM é um dos maiores eventos B2B do Brasil está em sua décima edição, e você é nosso convidado! Garanta sua vaga agora mesmo. Clique no baner e se inscreva.

FESTIVAL DAS CATARATAS

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Com o processo de vacinação acelerado em Foz do Iguaçu – que deve ser o primeiro destino turístico do País a vacinar 100% da população adulta – os organizadores do Festival das Cataratas estão otimistas para a tradicional Feira de Turismo e Negócios, que será realizada nos dias 1, 2 e 3 de dezembro.  O evento já tem 85% dos estandes comercializados e cogita ampliar o espaço da exposição para mais um pavilhão, mantendo os protocolos de biossegurança e distanciamento. No espaço, o público poderá conferir o que há de melhor em produtos e serviços nos diversos segmentos do turismo.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Mayara Angeli – Diretora do Festival das Cataratas
“Foz do Iguaçu vem apresentando vacinação acelerada e queda significativa na quantidade de casos, internações e mortes em consequência da covid-19. Isso nos enche de otimismo para celebrar no Festival esse novo momento do turismo”, destacou Mayara Angeli, diretora do Festival das Cataratas. Ainda há espaços disponíveis para o evento. Informações sobre valores e condições de pagamento podem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 99958-0025.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil – Universal Assistance S/A, líder em seguro aos viajantes na América Latina – Não viaje sem seguro.

TURISMO EM ALTA

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Festival das Cataratas 2020 – Foto: Jefferson Severino
Como estratégia de controle da circulação de novas variantes, como a delta (indiana), Foz do Iguaçu e outras cidades de fronteira receberam um lote extra de imunizantes. Com isso, 79% da população adulta da cidade já foi vacinada com a primeira dose. A faixa atual está em moradores com 26 anos ou mais. As doses extras devem acelerar a retomada do turismo, principal atividade econômica da cidade. O setor já demonstrava recuperação no fechamento do primeiro semestre, quando mais de 345 mil passageiros embarcaram ou desembarcaram pelo aeroporto de Foz. O fluxo foi 42,7% superior ao registrado no semestre anterior (entre julho e dezembro de 2020). No último sábado (24) e domingo (25), as Cataratas do Iguaçu registraram o terceiro melhor final de semana do ano. Em números, 8.869 pessoas visitaram o atrativo.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
O Hotel Sibara Flat e Convenções está localizado no centro de Balneário Camboriú, um dos principais destinos turísticos do litoral brasileiro, a apenas 100 metros do mar e próximo a um comércio vibrante, com lojas, bares e restaurantes variados. Por isso, é a opção perfeita para quem viaja a lazer ou a negócios. Seja qual for sua necessidade, o Hotel Sibara Flat e Convenções irá atendê-la com perfeição. A localização, o atendimento, os serviços e todos os detalhes, foram pensados e criados visando sua comodidade, conforto e satisfação. Clique no baner e confira.

VEM PRA FOZ

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Foto: Itaipu – Divulgação
De fato as férias escolares impulsionam a visitação e trouxeram um total de 20.808 pessoas à usina de Itaipu, neste mês, informa comunicado da imprensa da Itaipu Binacional. Segundo a nota, de 1º a 26 de julho, 19.651 turistas passaram pelos atrativos da hidrelétrica, como a Visita Panorâmica e os roteiros no Ecomuseu e no Refúgio Biológico Bela Vista. Movimento é reflexo da campanha Vem para Foz, da Itaipu e parceiros, e da vacinação em massa da covid-19 no município.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Foto: Itaipu Binacional/Divulgação
O cenário de 2021 é muito diferente do ano passado. Como grande parte dos atrativos de Foz, a usina só voltou a receber turistas em 22 de julho, tendo permanecido fechada para visitação devido a um decreto estadual. Na ocasião, foram 579 visitantes entre os dias 22 e 31 de julho. A recuperação também é sentida em outros atrativos de Foz, como no Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas, carro-chefe do turismo local. Em junho, foram 27.739 visitantes. O Parque permaneceu fechado de 1º de julho a 3 de agosto de 2020, também em função da pandemia.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Foto Kiko Sierich PTI
A campanha incentiva a volta dos turistas ao Destino Iguaçu, um dos mais bonitos de todo o mundo e que foi bastante impactado pela crise provocada pelo novo coronavírus. A iniciativa tem o turismo como principal atividade econômica da região de Foz do Iguaçu, cidade-sede da usina de Itaipu. O turismo é um dos pilares da missão da binacional. Pesquisas apontam que a preferência do brasileiro, no pós-pandemia, é por destinos turísticos próximos de casa e, por isso, os atrativos de Foz do Iguaçu já figuram entre os mais procurados. A cidade também tem três grandes eventos marcados até início de dezembro e que devem atrair 12 mil participantes. Para informações sobre os atrativos da Itaipu, acesse https://www.turismoitaipu.com.br. Moradores de Foz do Iguaçu a municípios lindeiros ao lago de Itaipu não pagam (confira o regulamento no site).
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Promova palestras exclusivas na Vila do Saber! Ninguém vai ficar de fora. O evento viabiliza a presença do público, tanto no pavilhão, quanto na plataforma digital. Tudo por meio das dinâmicas híbridas, para que você alcance e engaje a maior quantidade de pessoas! Ofereça produtos e destinos. Faça networking e negócios com agentes de viagens e os profissionais do trade turístico do Brasil e do mundo. Fomente o desenvolvimento de soluções e estratégias para a retomada do setor. Entre em contato com a equipe comercial e marque presença nesse espaço!

CONECTION EXPERIENCE

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Não tem como negar que a Cascata do Caracol é uma das mais belas atrações naturais de Canela e é visitada anualmente por milhares de turistas de todo o Brasil. mas já pensou em ver essa grande atração de um ângulo diferente?  O novo passeio Pé da Cascata (promovido pela Brocker) te permite conhecer mais de perto a cascata em um lindo passeio com muita conexão com a natureza. Uma trilha te leva até o local de queda da água, uma experiência sem igual na Serra Gaúcha. Vivencie isso agora em setembro, durante o evento Connection Experience. Serão dois dias repletos de conteúdos turísticos com especialistas nacionais e internacionais, além de muitas experiências em atrações de Canela. Os ingressos são limitados e o primeiro lote que está com um preço mega especial encerra neste sábado, dia 31/07. Garanta o teu aqui!
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Restaurante Meat Shop – Melhor endereço gastronômico de Jurerê Internacional – Faça sua reserva com antecedência. Delivery e Take Way.

FESTURIS CONECTION

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Marta rossi e Eduardo Zirzanello – Divulgação
A saber, a partir de agosto, as inscrições terão novo valor. No evento serão abordados os temas turismo de natureza, turismo rural e gastronomia serão o foco do evento que ocorre em Canela, em setembro. A 5ª edição do Connection Experience, terá troca de lote de ingressos neste sábado, dia 31 de julho. Ainda é possível realizar a inscrição on-line pelo valor de R$ 199,90. No Garfo e Bombacha serão apresentadas as perspectivas de futuro e as tendências para o turismo de natureza, o turismo rural e a gastronomia com palestrantes da Itália, Chile, Costa Rica e Argentina, além de cases brasileiros.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
O Connection Experience acontece de 9 a 10 de setembro – no mês em que se comemora a Revolução Farroupilha para os gaúchos. Essa será mais uma experiência vivida, já que as palestras ocorrerão no Garfo e Bombacha – espaço temático referência na gastronomia cultural e possui um acervo que conta parte da história do povo gaúcho. O evento é apresentado pela Prefeitura de Canela, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, conta com o patrocínio de Sicredi e Garfo e Bombacha, a transportadora terrestre oficial é a Brocker Turismo e a bebida oficial do evento é da Vitivinícola Jolimont e ACIC. Mais informações e toda a programação do Connection Experience você encontra no site www.festurisgramado.com/connection.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo – Com o objetivo de expandir o turismo e mapear alguns atrativos com grande potencial, o secretário de Desenvolvimento, Fausto Alcântara Junior e a diretora de Turismo, Natália Latrechia realizaram uma visita técnica ao Taquaruçu. A expectativa é que a comunidade possa se tornar um grande receptivo dos adeptos do turismo rural. Além de abrigar o Museu do Jagunço, o Taquaruçu foi um dos redutos da Guerra do Contestado e é um destino procurado pelos apaixonados por história. Outras propriedades complementares a esse roteiro serão visitadas em breve. Clique no baner e confira.

DESGOVERNO PERONISTA

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Paulo Guedes e Gilson Machado Neto – Foto: MTur Divulgação
O desgoverno argentino está prejudicando seu povo absurdamente. Não é à toa que está acontecendo um êxodo para o Brasil e demais países. Desta vez resolveu taxar em até 30% de seus cidadãos que visitam o Brasil. Em contra partida, os ministros do Turismo, Gilson Machado Neto, e da Economia, Paulo Guedes, estudam a adoção da reciprocidade. As medidas podem ser adotadas já nos próximos meses como uma das ações do governo federal para a retomada das atividades turísticas. Atualmente, a entrada de estrangeiros está proibida na Argentina.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Ministro da Economia Paulo Guedes – Divulgação
Para se ter uma ideia, em 2019, o intercâmbio anual de turistas entres as duas nações foi expressivo: 1,95 milhão de argentinos visitaram o Brasil e 1,4 milhão de brasileiros estiveram no país vizinho. Os gastos médios também são importantes: enquanto o cidadão da Argentina gasta, por dia, quase US$ 72 em turismo de negócio e US$ 42 em viagens de lazer, os turistas do Brasil gastam US$ 102 em férias e US$ 126 por dia em turismo de negócios na Argentina.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Ministro do Turismo Gilson machado Neto – Foto MTur Divulgação
O ministro Gilson Machado Neto explicou o planejamento do MTur para fomentar o turismo no pós-pandemia e detalhou alguns estudos em andamento para diminuir o “peso do Estado” no setor e, com isso, baratear as passagens aéreas e atrair mais visitantes para o Brasil. Para o ministro, a taxação do governo argentino é totalmente contrária aos preceitos do Mercosul. “A cobrança adotada pelo governo argentino não vai de encontro aos objetivos do Mercosul, que surgiu exatamente para facilitar esse tipo de relação. Essa taxa é muito prejudicial”, disse o ministro. “A adoção da reciprocidade na cobrança desse imposto vai abrir espaço para que turistas brasileiros viajem pelo Brasil e, também, conheçam outros países como o Chile, o Paraguai, o Uruguai e toda a América do Sul”, completou.
Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
Galeto Di Paolo – O melhor galeto primo canto do Brasil

Leia ainda: Hotel Renar em Fraiburgo SC, ha 40 anos entrelaçando histórias

Nova pesquisa revela o que os viajantes buscam na retomada do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Forte frente polar irá derrubar as temperaturas para abaixo de zero

Hotéis das Serras Catarinenses e Gaúchas oferecem serviços especiais no inverno

Brasil segue em alta na entrega de obras de infraestruturas turísticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *