Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo

Rodada de reuniões​

Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional no pós-Covid-19. A princípio, dando sequência à rodada de reuniões com o trade turístico de diferentes reuniões de Santa Catarina, a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) realizou nesta quinta-feira, 30, videoconferência com representantes da região turística “Grande Oeste”. Dessa maneira, a conversa teve a participação de secretários de turismo de diferentes municípios, empresários, entidades e também da Instância de Governança Regional (IGR).
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional – Leandro “Mané” Ferrari – Foto: Divulgação
Enfim, o presidente da Santur, Leandro Mané Ferrari, destacou que a equipe da Agência está trabalhando em diferentes esferas para tentar minimizar os problemas decorrentes da pandemia de coronavírus. “Mas, o principal pedido que estamos fazendo é de união no setor. Assim, a gente tem que sair dessa juntos. Dessa forma, queremos fazer com que o gabinete esteja de portas abertas para ouví-los. Naturalmente, sabemos que será um ano muito difícil, então precisamos achar algumas soluções em conjunto”, ressaltou.

Contornar a crise

Ferrari reiterou que o foco da Santur é trabalhar com o trade para contornar a crise. Durante a reunião, o diretor de Marketing da Santur, Carlos Eduardo de Sá, apresentou as diretrizes do programa “SC para os Catarinenses”, que está sendo elaborado pela Santur para apoiar o setor a partir do estímulo do turismo local. “Estamos finalizando esse trabalho e é importante que tenhamos a participação de vocês”, enfatizou.

Selo

Conforme explicou, o programa prevê, entre outras ações, a criação de um selo que será concedido aos estabelecimentos ou produtos turísticos do estado, reconhecendo as boas práticas implementadas no turismo no combate à Covid-19, de acordo com as recomendações do governo do estado e constantes nos manuais produzidos pela SANTUR. “Estamos fazendo parceria com jornalistas, influenciadores e pessoas que vão ajudar a produzir o material promocional. Num momento de escassos recursos financeiros, precisamos ser ainda mais criativos. Esse é um primeiro passo para valorizar o turismo interno e para termos essa aproximação com as regiões”, disse.
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional – Elisiane Menegolla – Foto Divulgação
A presidente da IGR Grande Oeste, Elisiane Menegolla, que também preside o Conselho de Turismo do Oeste e é membro do Conselho Estadual de Turismo, endossou a fala do presidente da Santur sobre o peso da união especialmente para superar o momento de crise. “Estamos discutindo as demandas e as metodologias, é importante que a fala do turismo seja a mesma”, comentou.

Turismo Regional

Segundo ela, a pandemia suspendeu temporariamente um movimento positivo e de integração do turismo regional. Mesmo assim, frisou, os projetos estão em andamento para que possam ser executados assim que possível. Um exemplo citado foi a iniciativa “Vivenciando o Grande Oeste”, em fase de elaboração, cujo objetivo é dar maior visibilidade aos atrativos regionais e incentivar o turismo interno. Além disso, mencionou o papel da tecnologia que possibilitou reunir no ambiente virtual um grupo tão representativo do turismo regional, num período em que o distanciamento físico deve ser respeitado.
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional – Cledir Naime – Senac – Divulgação
A representante do Senac de Xanxerê, Cledir Naime, explanou sobre as soluções que estão sendo construídas para o turismo pós-pandemia e auxiliar o trade e entidades do setor a colocar no papel as ações que pretendem criar para sair da crise. “Uma boa notícia é que percebemos a convergência de pensamentos e um alinhamento presente nessa proposta para alavancar o turismo”, comentou.
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional
Santur debate com o trade do Grande Oeste soluções para alavancar o turismo regional – Silvana Marcon – Senac – Divulgação
Silvana Marcon, também do Senac, acrescentou que estão sendo lançados vários cursos e alguns repaginados, gratuitos, focados na qualificação dos serviços turísticos. “Estamos bastante preocupados com o desemprego gerado pela crise, especialmente no setor hoteleiro. O Senac está disponibilizando também serviço gratuito de consultoria para orientar os empresários sobre as decisões que precisam ser tomadas nesse momento”, informou.

Videoconferência

Também participaram da videoconferência representantes do Sesc, Sebrae e Convention de Chapecó  e Região, além de secretários municipais ou representantes dos municípios de Xanxerê, Vargeão, Coronel Freitas, Lajeado Grande, Arvoredo, Chapecó, Lindóia do Sul, Guatambu, Faxinal dos Guedes, Paial, Ouro Verde, Bom Jesus, São Domingos, Campo Erê, Abelardo Luz, Ipuaçu e Arabutã.
A próxima reunião será com o trade da região “Caminho dos Príncipes”, na segunda-feira, 4 de maio, com início às 14h.

 

Pratas Thermas Resort Convention
Estamos de volta ! O Resort está funcionando de acordo com as restrições impostas.
Visando o melhor atendimento e o cumprimento das especificações de cuidado e de saúde, o Pratas Thermas intensificará o atendimento e a limpeza. Estamos fazendo o nosso melhor para que as coisas se normalizem e possamos continuar lhe oferecendo as melhores experiências! Qualquer dúvida sobre o nosso funcionamento e sobre reservas, entre em contato.
Leia ainda: O Turismo faz parte de nossas vidas – por Felipe Gonzalez
turismoonline.net.br - O portal do turismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com
Leia mais:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *