A Associação Brasileira de Resorts divulgou o relatório “Resorts em Números”, que mostrou o desempenho do setor no 1º trimestre deste ano. De acordo com dados da pesquisa, houve queda na taxas de ocupação, mas tem previsão otimista com valorização do dólar. Só que essa alta não irá durar para sempre. Segundo Alberto Cestrone, Presidente da ABR, “Começamos 2019 com otimismo, visando a retomada da economia do país, porém, com a demora na aprovação das reformas fiscal e da aposentadoria, sentimos uma freada no consumo o que impactou o desempenho do setor hoteleiro”, explicou. De fato não está sendo fácil retomar o crescimento do país depois de tantos anos de desgoverno petralha que foi escandalosamente corrupto.

Ainda segundo o relatório, pela primeira vez houve um grande crescimento na ocupação nos resorts de campo. Este incremento é reflexo na diminuição da oferta de assentos aéreos, em especial pela ausência de voos da Avianca, o que abre possibilidades de mais hospedagens em resorts localizados próximos aos grande centros emissores. De fato houve cancelamento de voos, trechos e um aumento abusivo dos bilhetes aéreos pela mais pura ganância. mas neste caso ha muita luz no fim do túnel com a chegada das low costs e empresas aéreas internacionais operando nos trechos nacionais. Teremos de fato concorrência e a queda do cartel.

Segundo Alberto Cestrone, Presidente da ABR, “Começamos 2019 com otimismo, visando a retomada da economia do país, porém, com a demora na aprovação das reformas fiscal e da aposentadoria, sentimos uma freada no consumo o que impactou o desempenho do setor hoteleiro”, explicou. Foto: Antonio Galuci

A isenção dos vistos para visitantes de países que são fortes emissores, poderá incrementar a demanda de turistas oriundos dos EUA, Canadá, Japão e Austrália, abrindo oportunidades para que os resorts nacionais recuperem a participação de turistas estrangeiros. Mas cabe lembrar a ABR que isso depende muito da nossa conectividade aérea, infraestrutura aeroportuária e segurança. Ainda estamos muito longe desta realidade. O relatório ainda concluiu que o setor de viagens e eventos corporativos tende a seguir se recuperando de forma mais lenta que a prevista.

ENTRADA DE DÓLARES

Por conta dessa alta do dólar, o brasileiro tem prestigiado o turismo interno e dentro do seu próprio estado. Segundo dados do Banco Central, o saldo de entrada e saída de dólares do país ficou positivo em maio. As entradas superaram as saídas em US$ 346 milhões. Em maio, o fluxo financeiro – investimentos em títulos, remessas de lucros e dividendos ao exterior e investimentos estrangeiros diretos, entre outras operações – registrou saldo negativo de US$ 1,149 bilhão e o comercial (operações de câmbio relacionadas a exportações e importações) teve saldo positivo de US$ 1,495 bilhão. De janeiro a maio, o saldo ficou positivo em US$ 3,164 bilhões. O fluxo financeiro registrou saldo negativo de US$ 6,893 bilhões e o comercial ficou positivo em US$ 10,057 bilhões. Só não dá para entender o por que de quanto mais entra mais caro fica? É muito cartel operando no Brasil !

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MENOS IPTU PARA HOTELARIA

Rio do Rastro Eco Resort – Bom Jardim da Serra – SC

Se isso for, e precisa ser aprovado, o programa que dará 40% de desconto do IPTU para hotelaria. Sem entrar em detalhes, como é típico de todo político, o prefeito de Salvador, ACM Neto, disse, nesta quinta-feira (6), que lançará um programa para dar até 40% de desconto de IPTU para a rede hoteleira da capital baiana. ACM Neto participou de um almoço de negócios com empresários, organizado pelo site Alô Alô Bahia. O político, como sempre, não informou quando o programa será lançado, e nem informou quais os hotéis devem receber estes benefícios. Nos últimos anos, a rede hoteleira tem sofrido com a crise do país. Dois grandes hotéis – Othon e Pestana – fecharam. “Isso vem dentro do eixo de estímulo a novos negócios, que é o Salvador Negócios”, contou ACM Neto, durante o almoço.  Eu faço votos que algum político da bancada do turismo entre com esse projeto, tornando-o nacional (não sei se  é constitucional), pois a taxação que sofre a rede hoteleira é extremamente abusiva. As prefeituras são verdadeiras caça niqueis nessa área e não possuem o menor bom senso. Menos taxação e impostos para o desenvolvimento do turismo que gera empregos, negócios e rendas.

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CURSO SOBRE SEGURANÇA NO TURISMO

A segurança como fator de impacto no turismo dos destinos foi tema da palestra de encerramento de um curso promovido pelo 6º Batalhão da Polícia Militar (PM), em Lages, nesta sexta-feira, dia 07. A convite da PM, a presidente da Santur, Flavia Didomenico abordou a importância da sintonia entre as instituições para melhorar a percepção de segurança do turista. Ela apresentou dados e conceitos relacionados ao tema em nível mundial e ainda respondeu a diversas perguntas dos alunos. Ao todo, 32 PMs de 21 cidades do Estado participaram do Curso de Articulação Operacional em Ambientes Turísticos, que teve duração de 12 dias, em regime de imersão. A ideia de ambos os órgãos do Governo é ampliar o alcance da iniciativa, promovendo a capacitação em outras regiões de Santa Catarina: “A percepção de segurança é um fator primordial na decisão de compra de viagens. Por esse motivo, a qualificação do atendimento ao turista é essencial e os policiais exercem esse trabalho na ponta”, afirma Flavia.


De acordo com o comandante da 2ª região da PM, tenente-coronel Newton Ayres dos Anjos, o curso tem como base a visão de que o policial não atua somente como agente de segurança pública, mas também como referência de hospitalidade na região onde atua. A cerimônia de formatura dos alunos ocorreu na sede do 6º Batalhão e contou com a presença do prefeito de Lages, Antônio Ceron, além do executivo de turismo da cidade, Luiz Carlos Pinheiro, da secretária de turismo de São Joaquim, Adriana Schilisting, da secretária de turismo de Urubici, Simone Rodrigues, da assessora de turismo da Associação de Municípios da região Serrana, Ana Vieira, de familiares dos formandos e demais autoridades militares e civis da região.

EMBRATUR APRESENTA METAS PARA PROMOÇÃO TURÍSTICA DO BRASIL

Enquanto isso à Embratur apresentou durante a 54º Reunião Ordinária do Conselho Nacional do Turismo (CNT), as metas de sua gestão para a promoção turística do Brasil no exterior. Ao lado do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, Gilson Machado reforçou o compromisso de dobrar para 12 milhões o número de turistas estrangeiros que visitam o Brasil, nos próximos anos. Só não se sabe como com o valor destinado ao setor pelo ministério do turismo. Pode esquecer. nem com vela acesa.  Não passa da mais pura politicagem, infelizmente. O compromisso do Governo do presidente Jair Bolsonaro com o turismo, como instrumento de geração de emprego e renda, ao ressaltar a recente medida de isenção do visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália. O fim da exigência de visto para esses países já resultou em um aumento de 53% no número de viagens confirmadas para junho e de 97% para julho. Mas ainda é muito pouco.

ENCONTRO DE VALOR NO RIO GRANDE DO SUL

Na noite da última quarta-feira (6), a Antonio Meneghetti Faculdade recebeu Guilherme Paulus para o evento “Encontro de Valor”, no qual o fundador da CVC pôde conversar com os alunos universitários sobre empreendedorismo, trabalho, ousadia, valores, realizações, além de contar a história da maior operadora do Brasil e do Grupo GJP. Localizada a cerca de 270 quilômetros de Porto Alegre, a instituição de ensino fica na cidade de Restinga Seca e tem o costume de convidar figuras importantes do mercado nacional para palestras. Em outros anos, o evento contou com presenças como Chieko Aoki (Blue Tree Hotels), Sonia Hess (Dudalina), Luiza Trajano (Magazine Luiza), Flávio Rocha (Riachuelo), Clóvis Tramontina (Tramontina), Arri Coser (Fogo de Chão) e Pedro Lima (Café Três Corações). Inaugurada em 2008, a AMF tem como especialidade o curso de Administração, seu primeiro fornecido a alunos. Direito, Sistemas de Informação e Ontopsicologia também são opções de graduação na faculdade gaúcha.

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JANTAR A LUZ VELAS

O Dia dos Namorados comemorado no próximo dia 12, promete ser frio segundo a previsão do tempo. E nada melhor do que chamar o seu amor para um programa aconchegante. O Pratas Thermas Resort & Convention criou um menu especial para celebrar a data e reservou para o dia 15 (sábado), um cardápio especial elaborado pelo chef da casa. O jantar romântico a luz de velas, será acompanhado de espumante ou vinho, na sequencia tem luau programado para aquecer os corações dos casais.

Além de oferecer toda a estrutura com piscinas aquecidas, saunas, hidromassagens, sala de jogos o resort preparou um fim de semana ainda mais especial, com atividades para os casais apaixonados com decoração especial, atividades a dois, baile e oficinas românticas para celebrar a data ao lado de quem tanto você ama.

Um dos destinos gastronômicos mais charmosos da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, vai promover uma linda noite italiana para celebrar o Dia dos Namorados. Com inspiração em todo o romantismo que a data pede, aliado ao charme e sabores da Itália, o Tomato Cucina & Vino vai ganhar uma decoração especial à luz de velas e com músicas clássicas italianas, tudo para que os namorados possam ter momentos inesquecíveis. Faça sua reserva.

CIRCUITO DA TAINHA CHEGA A SUA TERCEIRA EDIÇÃO

Circuito da Tainha chega à terceira edição

Evento da ACIF abriu nesta quinta e segue até 31 de julho. O peixe mais consumido e aguardado desta época do ano no litoral catarinense está em destaque nos cardápios de hotéis e restaurantes do norte da Ilha e da Costa da Lagoa. O Circuito da Tainha começou na nesta quarta-feira (05) e segue até 31 de julho, promovido por dois núcleos da ACIF – Hotéis da Praia dos Ingleses e de Gastronomia da Costa da Lagoa, oferecendo descontos de 20% em pratos especiais. “A iniciativa atrai clientes e valoriza uma das tradições gastronômicas mais emblemáticas da região”, afirma Raquel Amboni, consultora de Núcleos da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis. Participam do Circuito os hotéis Porto Sol, Oceania, Slaviero e Costa Norte e todos os restaurantes da Costa da Lagoa, cada um com um prato diferenciado de tainha.

Circuito da Tainha 2019

Pescada e consumida há vários séculos pelas populações litorâneas do sul do Brasil, a tainha também se tornou uma referência cultural. Na Costa da Lagoa o prato é ainda mais valorizado, pois tem a ‘moldura’ de uma comunidade tradicional, incrustada entre os verdes morros e a Lagoa da Conceição.

Bolo da Madre em São José – SC.  Com a Semana Doce, todo dia tem um Bolo da Madre em promoção

1º PASSEIO CICLÍSTICO DO PODER JUDICIÁRIO

Dia 16 de junho, o Tribunal de Justiça vai promover o primeiro passeio ciclístico do Poder Judiciário Catarinense, com saida às 9h do prédio do TJ. Todos os grupos de ciclistas estão convidados, aliás, o Tribunal de Justiça conta com isso. A ação tem como objetivo incentivar a opção por transportes alternativos nos deslocamentos ao prédio do TJ e aos fóruns Rid Silva e Eduardo Luz, bem como outras ações para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. Aplausos a essa iniciativa. Na Europa vemos não só o poder judiciário, mas todos os poderes, começando pelo Primeiro Ministro indo trabalhar de bike e usando os demais transportes alternativos. Eu e inclusive o Ex-Ministro do Brasil, o catarinense Vinícius Lummerts, hoje Secretario de Turismo de SP, pudemos ver isso muito de perto.

Os ciclistas ficarão concentrados no estacionamento em frente à Torre I – e inclui passagens pelas avenidas Hercílio Luz, Mauro Ramos e Beira-Mar, com retorno pela Gustavo Richard e Silva Jardim. A volta completa terá pouco mais de oito quilômetros e contará com apoio dos órgãos de trânsito para a segurança dos participantes. O convite será estendido a servidores do Tribunal de Contas do Estado e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O TJ informa que, em caso de chuva, a volta ciclística fica automaticamente adiada para o domingo do dia 30 de junho.

Galeto Di Paolo. “Apenas” o melhor galeto do Brasil. Ali em Itapema, em frente a PRF.

DESTINO IGUASSU CRIA UNIVERSIDADE

Foz do Iguaçu investe em treinamento para o setor turístico e cria a Universidade Visit Iguassu

A plataforma de Ensino a Distância foi idealizada pelo instituto de promoção do Destino Iguassu e oferece cursos gratuitos. O formato tradicional de sala de aula, com intervalo entre as disciplinas, provas manuais e ter de se adaptar a um ritmo padrão de aprendizagem imposto pela instituição, já não se sustentam com tanta rigidez em uma era em que a informação pode estar à palma da mão. Frequentar uma escola profissional ou universidade exige, entre outras questões, tempo de deslocamento e mais custos, o que gera muitas vezes a desistência por parte do profissional que procura uma capacitação em meio à rotina exaustiva de trabalho. Só que essas dificuldades não anulam a necessidade da capacitação, e é aí que cursos EAD se apresentam como a melhor opção para um aprendizado mais efetivo dentro das possibilidades do aluno. Segundo o Censo da Educação Superior, divulgado no segundo semestre de 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância registrou o maior salto desde 2008.

Foz do Iguaçu investe em treinamento para o setor turístico e cria a Universidade Visit Iguassu

Foz do Iguaçu, por exemplo, é hoje a terceira cidade que mais recebe eventos internacionais do Brasil, segundo o ranking da ICCA (International Congress and Convention Association). Dados do Parque Nacional do Iguaçu, onde fica uma das Sete Maravilhas do Mundo e principal atrativo turístico da cidade, as Cataratas do Iguaçu, mostram que em 2018 foram mais de 1,8 milhão de turistas no local, mas estima-se que a cidade, ao todo, receba cerca de 3,5 milhões de visitantes/ano. Como receber todas essas visitas, garantir experiências únicas, preservar as belezas naturais da região e mesmo assim, exercer um turismo sustentável e com reconhecimento nacional e internacional? É um desafio que abrange diversas áreas e projetos, mas com conexões entre si que envolvem a qualidade da prestação do serviço turístico da cidade.

Foz do Iguaçu investe em treinamento para o setor turístico e cria a Universidade Visit Iguassu

Inicialmente são cinco cursos oferecidos: hospitalidade, linguagem corporal, atendimento ao cliente, comunicação assertiva e operações em eventos. Divididos em módulos, com videoaulas que duram em média 8 minutos, os cursos podem ser concluídos até mesmo pelos profissionais que conseguem se dedicar somente 15 minutos por dia, por exemplo. Após cada vídeo, a ferramenta gera pequenos testes para validar a absorção do conteúdo por parte do aluno. “Novos cursos serão incluídos na plataforma ao longo do ano, na ideia de realmente ser um polo de conhecimento e capacitação profissional no trade turístico do Destino Iguassu”, explica Nascimento. A plataforma, desenvolvida pela empresa paranaense Já Entendi, especializada em educação corporativa para a base da pirâmide, é exclusiva para empresas associadas ao Visit Iguassu. Os interessados podem entrar em contato com o Instituto pelo telefone (45) 3027-6677 ou pelo e-mail iguassu@iguassu.com.br.

ADIT SHARE EM FOZ DO IGUAÇU

7ª edição do maior seminário de Turismo Compartilhado do país, o ADIT Share

Terminou neste sábado, 08, em Foz do Iguaçu (PR), a 7ª edição do maior seminário de Turismo Compartilhado do país, o ADIT Share, promovido pela Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Brasil (ADIT Brasil). O evento, reuniu as maiores autoridades internacionais no assunto e contou com mais de 400 participantes. Ao longo dos três dias de programação foram apresentados mais de 30 painéis com especialistas de diferentes áreas como o presidente da American Resort Association (ARDA), Howard Nusbaume o presidente da Asociación Mexicana de Desarrolladores Turísticos (AMDETUR), Juan Inácio. Além dos painéis destacaram-se as apresentações de duas importantes pesquisas:

“O Mercado de Turismo Compartilhado: análise do mercado nacional de Timeshare e Multipropriedade 2019”, realizada pela FGV e ADIT Brasil e também a pesquisa “Cenário do Desenvolvimento de Multipropriedade no Brasil 2019” de Caio Calfat, novo presidente da entidade.

A indústria do Turismo Compartilhado está em franco crescimento no mundo e já se destaca no país como importante meio de expansão de negócios para as áreas de hotelaria e mercado imobiliário. Os Estados Unidos lideram o volume em vendas timeshare: são 1.570 resorts, 9,5 milhões de clientes e o expressivo volume de vendas de US$ 9,6 bilhões. O México é o 2º maior mercado, representando 25% do total de vendas do setor no mundo e o Brasil vem logo em seguida, registrando um valor total de venda de programas de férias em 2017, que bateu R$ 1,2 bi, enquanto o Valor Geral de Vendas (VGV) de multipropriedade lançado foi de R$ 11,1 bi. O evento ofereceu aos participantes oportunidades de network e trocas de experiências.

JPA TRAVEL MARKET ROAD SHOW

Sendo a quarta cidade contemplada, Salvador recebeu no Wish Hotel da Bahia, o Roadshow JPA, evento itinerante, idealizado e realizado pela organização do JPA Travel Market. Nessa edição do Roadshow, a organização superou sua última marca – de 100 inscritos em Recife – e contou com a participação do 132 profissionais do trade. O evento teve a participação de gerentes de vendas de alguns hotéis associados à ABIH-PB – Hardman Praia, Village Premium, Cabo Branco Atlântico, Pousada Tambaú, Aram Beach, Tambaú Hotel, Slaviero Essential e Verdegreen. O Roadshow JPA edição Salvador contou com o apoio da ABIH-PB, da PBTur, e as companhias aéreas Gol, Delta, KLM, Air France e Air Europa. Recebeu, ainda, o secretário de estado do Turismo da Bahia, Fausto Franco, e o diretor Brasil da AirEuropa, Gonzalo Romero, e a presidente da Abav-BA, Ângela Carvalho.

Tambaú Hotel – Ícone hoteleiro da capital paraibana

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