Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo

ABRACORP

Novembro de 2021 marcou um dos melhores meses para o setor de turismo, que atingiu 70% do que foi em 2019, criando certo otimismo para a Associação Brasileira das Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). De fato, em Dezembro também foi possível observar uma recuperação um pouco mais tímida, com queda de apenas 27%, o que é considerado aceitável. O serviço de locação, por exemplo, teve a menor queda ao longo do período. Esse resultado foi apresentado pela a Abracorp na última sexta-feira (28).
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Gervazio Tanabe – Foto: Divulgação Abracorp
“Os resultados positivos de novembro nos deixaram muito animados, por isso a expectativa de 2022 era de que, com a queda da pandemia – se transformando em epidemia talvez, conseguiríamos melhorar. Porém, a chegada da Ômicron já começou a ser sentida pelos nossos associados, que foram atingidos com os cancelamentos de viagem. Entramos em janeiro no mesmo estado, com um marasmo de viagens. Com a enxurrada de contaminação, esperamos que em março isso diminua e tenhamos uma evolução nas empresas”, explicou Gervasio Tanabe, presidente executivo da Abracorp.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Instalado em uma região de surpreendentes belezas naturais e repleto de araucárias centenárias, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo inova ao aliar os mais modernos conceitos da hotelaria à rusticidade de uma típica fazenda em pleno funcionamento. O Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo está instalado numa área de quase dez milhões de metros quadrados de campos localizada em Lages na Serra Catarinense.
Este jornalista coloca toda a culpa em cima da mídia nefasta que vive de notícias negativas que matam e desinformam mais do que qualquer coisa uma vez que, a própria ciência comprova que a Ômicron não é letal e nem devastadora como se apregoa, confira a entrevista aqui. Por conta desta negativismo, todos os produtos e serviços do turismo nacional apontaram uma queda de quase 70%, tanto em 2020 quanto em 2021, se comparados ao ano pré-pandêmico de 2019. O setor aéreo nacional apresentou uma queda de 58% no período, com um faturamento total de R$ 1,95 bilhão, ante ao faturamento de R$ 4,65 bilhões de 2019. A Azul acabou dominando o marketshare da Abracorp em 2021, com 40,2%, seguida pela Latam, com 31,7%, e Gol (27,9%).
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Alinhado ao turismo e ao lazer, o Hotel Renar, localizado no meio-oeste de Santa Catarina, oferece uma experiência única quando o assunto é hospedagem. Com uma arquitetura estilo alpino-germânica, o hotel está localizado no alto de um morro, com jardins deslumbrantes, oferecendo uma vista privilegiada de Fraiburgo, conhecida como Terra da Maçã. Seja para negócios ou lazer, você desfrutará de conforto supremo, serviço impecável e um ambiente deslumbrante. Clique no baner, confira os pacotes e faça a sua reserva.
Uma outra mudança que pode ser percebida no BI da Abracorp, no segmento da aviação, é nas principais rotas. “Nos anos anteriores, até 2019, podíamos observar que em todas as dez principais rotas domésticas, o aeroporto de Congonhas participava de alguma forma – sendo chegada ou partida. Em 2021, vemos que já temos outros trechos em destaque, como o aeroporto de Guarulhos, visto que as empresas começaram a transformá-lo em um forte hub domestico, e o aeroporto de Viracopos, por conta da Azul que realizou um share jamais obtido no mercado nacional antes e justifica a evidencia. Isso é um alerta de uma tendência de mudanças nas viagens”, explicou Tanabe.
Em novembro de 2021 turismo cresce quase 20% a mais que 2020
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Sabe aquele sentimento de exclusividade? Onde você se reconecta e une a paz de espírito com o descanso do corpo? Assim podemos definir o Castelo Saint Andrews, localizado à beira do Vale do Quilombo, em Gramado, na espetacular Serra Gaúcha. A estrutura presente no Castelo é incrível! Um dos seus diferenciais é a sua localização se integrando junto a exuberante natureza. A exclusividade está presente no Saint Andrews do começo ao fim da sua estadia, tudo pensando nos mínimos detalhes para tornar sua hospedagem uma experiência memorável. Tudo isso e muito mais reunidos em um empreendimento com arquitetura inspirada nos “castelos europeus”, pois o Castelo é membro do Relais & Châteaux. Conta com 19 suítes e a Mountain House, novo conceito de hospedagem premium, casa completa com três suítes, vista maravilhosa e os serviços de hotelaria. Fevereiro – Carnaval Veneziano – Uma maravilhosa Experiência Exclusiva! Inspirado no Carnaval de Veneza, “o mais antigo do mundo”. Show de gala, máscaras e fantasias nos jardins do Castelo. Março – Two More Nights – Reserve sete noites e pague somente cinco.  Clique na imagem, acesse e faça sua reserva!
Além disso, a hotelaria apresentou uma recuperação um pouco melhor – principalmente nos empreendimentos independentes, mas em um geral, houve uma queda de 40% em comparação com 2019. “Três palavras traduzem o que passamos nos últimos dois anos: o impacto, luta, e resiliência. A associação trabalhou bastante para diminuir os impactos negativos da pandemia. Promovemos diversos encontros com o nosso grupo G20, realizamos ações junto com o governo, no sentido de tentar bolar alguma sustentação pro setor. As entidades em geral brigaram pela sustentação de seus associados. Tivemos receptividade do Ministério do Turismo, do Ministério da Economia, do Congresso, que nos ajudou pra podermos encarrar o pior dos anos que foi 2020, onde tivemos uma total queda de receitas e faturamento e preparar as empresas para suportar 2021”, explicou o presidente da associação.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo = Carnaval do sossego no Pratas Thermas Resort e Convention – Divulgação – clique no baner e faça sua reserva. últimas unidades na melhor água termal do Brasil no Vale das Águas de Santa Catarina.
“Pós carnaval podemos trabalhar melhor a conscientização pra que o cliente sinta confiança em retomar as viagens e eventos. A grande questão agora é passar confiança ao viajante”. Em relação a pandemia, a expectativa é que as coisas melhorem apenas em março. “O impacto da nova variante foi muito grande de modo geral, e os eventos e viagens foram os primeiros a serem atingidos. Muitas empresas imediatamente suspenderam seus eventos com receios de contaminação. Agora que estamos tentando negociar para ver como está a situação, dando a informação ao cliente de que aquele empreendimento está preparado para receber o evento, as aéreas também, seguindo os protocolos sanitários. Mas não adianta dar murro em ponta de faca”, afirmou. Por fim, a associação acredita que a contribuição da tecnologia em viagens, com IA, mudanças nos eventos corporativos, controle pelo viajante na palma da mão também devem continuar em alta.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo  – Destino certo dos argentinos que aportam em Balneário Camboriú – O balneário mais badalado do Sul do Brasil. Clique no baner e confira os pacotes e faça sua reserva.

SEM RESTRIÇÕES DE VIAGENS

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Águas de Palmas Resort e Hotel – Um oásis em Palmas – Governador Celso Ramos – SC – Clique no baner e confira. Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas
Para confirmar todo esse pandemônio criado pela mídia nefasta que só vende desgraça, a Organização Mundial da Saúde acaba com restrições de viagens. Diante disso, a Organização Mundial do Turismo (OMT) apoiou e parabenizou a OMS – que também faz parte do sistema das Nações Unidas – por ter recomendado o fim das restrições. Citando as várias respostas globais ao surto da variante Ômicron, a OMS reiterou que as restrições de viagem acabam não sendo eficazes na prevenção da disseminação internacional do vírus. A OMS disse que tais medidas podem causar danos econômicos e sociais. Além disso, eles podem “desencorajar relatórios transparentes e rápidos de novas variantes preocupantes”, acrescentou a OMS. O Comitê observou ainda que as medidas aplicadas aos viajantes internacionais, como triagem, isolamento, quarentena e vacinação, devem ser baseadas em “avaliações de risco e evitar sobrecarregar os viajantes internacionais”.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Zurab Pololikashvilie e o Ministo do Turismo Gilson Machado Neto – Foto: Embratur Divulgação
“Quando se trata de impedir a propagação de novas variantes do vírus, as restrições gerais de viagem são simplesmente contraproducentes. destinos que dependem de turistas internacionais em termos de emprego, bem-estar econômico e mudanças sustentáveis”, disse o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili. O relatório das Nações Unidas sobre a situação e as perspectivas da economia mundial para 2022 – para o qual a OMT contribuiu com os dados oficiais relativos às viagens – indicou que, tanto nos países desenvolvidos como nos países em desenvolvimento, a recuperação dos efeitos da pandemia é “desigual e frágil”. Também destaca o “revés substancial no progresso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. “A OMT congratula-se com a nova orientação da OMS, que destaca a ineficácia das restrições generalizadas de viagem, e também apoiamos suas recomendações contra o uso do status de vacinação como a única condição para permitir que os turistas voltem, especialmente quando as taxas de vacinação permanecem tão desiguais”, finalizou Zurab.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Meat Shopp – Melhor endereço gastronômico e melhor parrilla de Jurerê Internacional – Jurerê Internacional

NO EXTERIOR

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
De fato o brasileiro está mais pobre por conta de toda essa tenebrosa pandemia e que já está com seus dias contados. Cabe informar que não foi só o turismo interno que teve queda, mas mesmo assim, os brasileiros que continuam podendo, gastaram US$ 5,25 bilhões no exterior em 2021, o menor valor desde 2005, resultado de uma queda de 2,7% na comparação com 2020, quando as despesas chegaram a 5,39 bilhões de dólares. Para se ter uma ideia, em 2019, antes da Covid-19, os gastos chegaram a US$ 17,5 bilhões, mas nada supera 2014, quando os brasileiros deixaram no exterior 25,56 bilhões de dólares.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Restaurante Schutz – Melhor endereço gastronômico de Palhoça – SC – Clique no baner e faça sua reserva.

CONCORDE 2029

Ao que tudo indica, vem aí a nova geração do Concorde, aeronave supersônica de passageiros, que voava a uma velocidade de cruzeiro de 2.158km/h, bem mais veloz que a atual velocidade de cruzeiro que não passa dos 1000km/h. A super elocidade se torna mais uma vez realidade com a chegada das aeronaves da Boom Supersonic. Este novo capítulo da aviação comercial começou mesmo em 2016, quando a Branson’s Virgin Galactic e a Boom Techology revelaram um protótipo de uma nova aeronave supersônica que transportaria passageiros entre Londres e Nova York em apenas 3h30min. Nomeado de “Baby Boom”, o jato tem tudo para oferecer as viagens transatlânticas com tarifas a partir de US$ 5 mil. Um ano depois, em 2017, a aeronave já contabilizava 76 encomendas. Os voos de teste só devem começar em 2026, com a primeira entrega para uma companhia aérea planejada para 2029.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Concorde 2029 -Divulgação
Atualmente, o supersônico civil Overture está voando para ser certificado pela Federal Aviation Administration (FAA, o órgão regulador de avião nos EUA). E, com isso, finalmente ocupar o lugar deixado pelo saudoso Concorde. Além disso, o avião comercial supersônico da americana Boom Supersonic está sendo preparado para sobrevoar o mundo com combustível 100% sustentável (SAF – Sustainable Aviation Fuel). E esse seu aspecto de sustentabilidade é a grande melhoria com relação ao velho Concorde, que tinha um histórico impecável até ocorrer seu único acidente, em 2000, mas foi cancelado por causa do alto custo de manutenção e da alta emissão de poluentes na atmosfera e poluição sonora. O novo supersônico transportará aproximadamente 70 passageiros a uma velocidade de Mach 1,7, ou cerca de 2.092 km/h. A empresa espera que o Overture seja o primeiro jato supersônico comercial a subir aos céus desde que o Concorde foi aposentado em 2003. 
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Brocker Turismo a melhor e a mais rápida opção entre você e o seu destino – Foto: Jefferson Severino

ENCATHO & EXPROTEL

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Já consolidada no cenário nacional, a Exprotel – Feira de Produtos e Serviços para Hotelaria e Turismo, é uma das principais vitrines para os fornecedores da hotelaria nacional apresentarem seus produtos e serviços para os empresários do setor na região Sul do país. Para a edição 2022, estão disponíveis para comercialização mais de 80 estandes, nas opções de área livre e montagem básica. De fato, o espaço é uma excelente oportunidade de bons negócios. A Exprotel é reduto de negócios, mas também de prospecção e relacionamento. Como a feira integra a programação do Encatho, é possível adquirir também novos conhecimentos no setor, trocar experiências com outros profissionais e empresários do setor, bem como, dialogar e buscar informações com entidades associativas do trade turístico. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou através do whatsapp (48) 98843-7659.
Ushuaia – Patagônia Fantástica Argentina – Reservas abertas para temporada de inverno. Fotos: Jefferson Severino

DE VOLTA À ARGENTINA

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – Agência Brasileiros em Ushuaia/El calafate – A melhor opção para quem quer viajar para a Patagônia Fantástica Argentin
Finalmente à Argentina liberou a entrada de brasileiros sem o inútil teste de PCR. As novas regras começaram a valer desde o último sábado sábado (29). Dessa forma, os brasileiros que estiverem com esquema de vacinação completo contra a covid-19 (que também não é garantia alguma, muito pelo contrário) não precisarão mais apresentar teste e também não precisarão passar por quarentena. De acordo com o Ministério da Saúde argentino, apesar de o teste não ser mais exigido, continuam em vigor as regras que obrigam que o esquema de imunização com duas doses tenha sido completado 14 dias antes da entrada no país e a compra de um seguro de saúde que cubra despesas médicas com internação. As regras também serão aplicadas para uruguaios, paraguaios e chilenos.
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo – As férias  costumam ser o momento em que várias famílias se reúnem e colocam o pés na estrada. Um momento como esse não pode ser estragado por nenhum tipo de imprevisto. Por isso, antes de viajarem todos juntinhos, não esqueça de falar com seu agente de viagens e pedir detalhes sobre o Plato Familiar GTA. Ligue e peça informações sobre os planos 11 – 3150-4511. Ou clique no baner.

PRI BIANCHINI – A BELLA DA SEMANA

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
Pri Bianchini – Foto: Bella da Semana – Divulgação
Pri Bianchini vem aí para dar continuidade as comemorações de 21 anos do Bella da Semana!  Neste mês o Bella da Semana está completando 21 anos, e nada melhor do que começar fevereiro com Pri Bianchini, um dos grandes destaques da revista em 2021. Se você ainda não conferiu o ensaio com a morena, não perca mais tempo! Aproveite para ver agora e saiba o que te espera – essa “Advogata Criminalista” vai prender a sua atenção… Clique aqui e assista ao vídeo promocional do ensaio. O ensaio com Pri Bianchini nua entra no ar nesta quarta-feira (02)Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 modelos nuas e centenas de vídeos para download! 
Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
A melhor galeteria do Brasil. Itapema SC, Gramado RS, Bento Gonçalves RS, Gramados RS, São Paulo…

Leia ainda: Governo britânico não exige mais testes de Covid-19 dos turistas

Setor de turismo atingiu 70% do que foi em 2019, criando otimismo
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa

Leia ainda:

Governo britânico não exige mais testes de Covid-19 dos turistas

Em novembro de 2021 turismo cresce quase 20% a mais que 2020

Ecoturismo está ganhando espaço e já movimenta cerca de U$ 260 bi

Crescimento do turismo interno impulsiona cadeia produtiva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *