Alma Brasileira - turismoonoine.net.br

PRÓ-MÚSICA ABRE A TEMPORADA 2019 EM MARÇO COM O “CICLO DE INTÉRPRETES CATARINENSES”

 

Alma Brasileira - turismoonline.net.br

 

O espetáculo “Alma Brasileira” que será apresentado dia 7 de março, às 20h30min no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, faz parte do “Ciclo de Intérpretes Catarinenses” prestigiando artistas catarinenses que atuam nas mais importantes salas de concertos do mundo. É programa imperdível.

Residentes em Munique, onde desenvolvem intensa atividade como concertistas e professores, Anderson Fiorelli, um dos mais carismáticos e premiados violoncelistas de sua geração e Waleska Sieczkowska, violinista integrante de renomadas orquestras da Europa, apresentam-se ao lado da pianista russa Sofya Gandilyan, prêmio do júri no Concurso Primavera de Praga. Este espetáculo tem o patrocínio da ORCALI Segurança e Serviços, Ministério da Cidadania e Ação Social, Secretaria da Cultura, apoio cultural da Oncologia Clínica Florianópolis e Secretaria de Estado da Administração. ALMA BRASILEIRA, cuja estreia deu-se em Munique em dezembro próximo passado, recebeu elogios da crítica especializada na Alemanha pela “fascinante desenvoltura e brilhantismo”.

 

 

O programa traz as mais expressivas e atraentes obras de compositores brasileiros como o Trio Brasileiro para Violino, Violoncelo e Piano de Oscar Lorenzo Fernândez, Chôros n.° 5 para piano, Chôro Bis para Violino e Violoncelo de Villa Lobos, Alternâncias para Piano Trio de Ronaldo Miranda, Cinco Miniaturas para Piano Trio de Edmundo Villani Côrtes, Ponteio e Dança para Violoncelo e Piano de Camargo Guarnieri. e para encerrar o belíssimo e virtuosístico Trio n.° 1 de Villa Lobos. Alma Brasileira tem a direção geral de Neyde Coelho, produção de Joice Dela Rocca e coordenação artística de Álvaro Guimarães V. da Silva.

Os Solistas de “Alma Brasileira”

 

SOFYA GANDILYAN - turismoonloine.net.br

 

Piano: SOFYA GANDILYAN – nascida na Rússia em 1984, é cravista, fortepianista e musicóloga. Desde 2018 é assistente de Christine Schornsheim na Escola Superio de Musica e Teatro de Munique. Em 2015 foi a segunda colocada no Concurso Musica Antiqua de Brugge (Bélgica) na categoria cravo e em 2012 recebeu o prêmio do júri no Concurso Primavera de Praga. Atuou ao lado de renomados músicos como A. Steck, L. Duftschmid, J. Van Elsackere V. Spurny. Desde 2014 apresenta-se em diversos lugares do mundo como cravista e organista do Show Breakdance Red Bull Flying Bach. Ela possui um vasto repertório que vai de Frescobaldi a Martinu e Nyman e se apresenta regularmente na Europa, EUA e China.Recebeu o título de Doutora do Conservatório Estatal Tschaikowsky de Moscou em 2012 com sua tese “J. J. Frohberger e sua Música para Teclado”. Sofya é mestre em Cravo e Baixo Contínuo pela Escola Superior de Artes de Trossingen (Classe de A. M. Spaans) e bacharel pela Escola Superior de Música e Teatro de Munique (Classe de Christine Schornsheim), ambos títulos obtidos com louvor. Recebeu bolsas de estudo do DAAD alemão, da Academia Barroca Austríaca e a Bolsa Shostakovich da Rússia.

 

WALESKA SIECZKOWSKA - turismoonline.net.br

 

Violino: WALESKA SIECZKOWSKA – Florianopolitana, reside atualmente na Alemanha, é professora de violino e música de câmara na escola de música de Mindelheim e se apresenta regularmente com renomados grupos como a Academia Montis Regalis (Itália) Hofkapelle München, Concerto München e Ensemble Turicum (Suíça). Apresentou-se em importantes salas europeias como a Schubert Saal de Viena, o Cuvilliés Theater em Munique e o Schlosstheater Schwetzingen além dos festivais Innsbrucker Festwochen der Alten Musik, Thüringer Bachwochen e Mozartwoche de Salzburg.Em 2011 formou o Villa Duo com o violoncelista Anderson Fiorelli e desde então apresenta-se regularmente em concertos e festivais no Brasil e na Europa. Integrou a Camerata Florianópolis, onde foi spalla e atuou como solista. É formada em violino pela UDESC tendo prosseguido seus estudos com Elisa Fukuda. Em2013 ingressou na classe de violino barroco de Stefano Montanari na Milano Civica Scuoladi Musica (Itália) e posteriormente estudou com a professora Mary Utiger na Hochschule für Musikund Theater München (Alemanha).Em 2017concluiu o mestrado em Violino Barroco na Universität Mozarteum Salzburg na classe de Midori Seiler.Frequentou master classes com renomados músicos como Hagai Shaham,Rodolfo Richter, Tim Vogler e Jaap ter Linden.

 

ANDERSON FIORELLI - turismoonoine.net.br

 

Violoncelo: ANDERSON FIORELLI – Nascido em Videira, SC, reside em Munique e leciona violoncelo barroco e música de câmara na Escola Superior de Música e Teatro de Stuttgart. É o principal violoncelista do ensemble Concerto München e participa de concertos e gravações com os grupos europeus Hofkapelle München, B’Rock Orchestra (Bélgica),Ensemble Turicum (Suíça). Apresentou-se em importantes teatros como: Concertgebow de Amsterdam, BOZAR de Bruxelas, Tonhalle de Zurique e Die Glocke de Bremen, além dos festivais Fabulous Fringe Festival de Utrecht (Holanda), Esto ès Mozart (México),Haydn Festival (Hungria) e Ruhrtrienalle (Alemanha). É fundador do Danzi Duo e do Villa Duo e com estes atuou no Brasil e na Europa. Foi solista das orquestras Concerto München, Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra daHof-Akademie de Schwetzingen, Orquestra Barroca da Escola Superior de Música de Munique.Venceu o Concurso Jovens Solistas da Ospa (2012),Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio (2011) e Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP (2003). Recebeu bolsas de estudo da Associação Escola de Música de Videira, Fundação Ernst Widmer e Rahn Kulturfonds. Atuou como chefe de naipe da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Camerata Florianópolis, Nova Camerata da UFPR e Camerata Antiqua de Curitiba e Arcen Ciel (Zurique). Seus mestres foram Kristin von der Goltz, Roel Dieltiens, Gaetano Nasillo e Maria Alice Brandão. Obteve o títulode bacharel na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e de concertista da Escola Superior de Artes de Zurique. Em 2017 concluiu mestrado em violoncelo barroco na Escola Superior de Música e Teatro de Munique. Aperfeiçoou-se com Anner Bylsma, Jaapter Linden, Alexande Rudin, Gautier Capuçon, Midori Seiler e Antonio Meneses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *