Argentinos em Uruguaiana - turismoonline.net.br

MINISTÉRIO DE TURISMO E POLÍCIAS FEDERAL INICIAL PROCESSO QUE AGILIZA A ENTRADA DE ARGENTINOS NO BRASIL

Argentinos na Aduana - turismoonline.net.br

 

Era simplesmente caótico os argentinos entrarem no Brasil por Dionísio Cerqueira  (SC) e Uruguaiana (RS). Sem infraestrutura, sem saneamento, filas quilométricas embaixo de um sol de rachar … que os “hermanos” enfrentavam para passar a temporada de verão em Santa Catarina. Era simplesmente desumano, vergonhoso.  Agora, ao que tudo indica, a entrada deles no Brasil ficou mais fácil. Um cadastro preliminar promete agilizar a entrada dos turistas dos nossos principais turistas por meio de uma checagem eletrônica simplificada. O ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, esteve reunido esta semana com a diretora executiva da Polícia Federal, Silvana Borges, para discutir os detalhes do sistema. Ainda em fase piloto, apenas os visitantes argentinos no posto de controle terrestre de Uruguaiana podem passar pelo procedimento. Após o teste, a facilidade pode ser expandida para outras portas e nacionalidades. Ressalto, em Dionísio Cerqueira era ainda pior.

 

Aduana de Uruguaiana - turismoonline.net.br
Aduana de Uruguaiana Foto: Isabel Malheiros

 

“Na fase inicial, o sistema passará a funcionar apenas em Uruguaiana para os argentinos. Após os ajustes finos no software a ideia é expandir para outros pontos de controle e outras nacionalidades no próximo ano”, comentou a diretora executiva da PF, Silvana Borges.

 

Vinicius Lummertz - turismoonline.net.br

 

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, a iniciativa da Polícia Federal é extremamente importante para movimentar o turismo. “Quando um turista tem de ficar por mais de 10 horas num engarrafamento para acessar um destino, ele tende a buscar outras opções. Precisamos desses visitantes para gerar empregos e movimentar a economia do país”, comentou o ministro. Os documentos exigidos para o pré-cadastro são os mesmos do acesso convencional e não há custo adicional para o visitante internacional fazer o registro preliminar.

 

Argentinos em Uruguaiana - turismoonline.net.br

 

O Brasil recebeu 2,67 milhões de turistas argentinos em 2017, o que representa 40% do volume total dos visitantes internacionais que estiveram no país. Mais da metade (1,38 milhões) dos turistas do país vizinho entrou via terrestre e Uruguaiana (RS) é o principal ponto de acesso dos argentinos no Brasil. Outra novidade no sentido de facilitar a entrada de turistas estrangeiros no Brasil é o acesso rápido para os visitantes dos países beneficiados pelo visto eletrônico: Austrália, Japão, Canadá e Estados Unidos. Nos aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e Campinas (SP), os viajantes dessas nacionalidades podem entrar no Brasil em filas específicas equipadas com leitor ótico, num sistema totalmente automatizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *