TAXA TURÍSTICA EUROPEIA
Ao que tudo indica, nós turistas termos que pagar taxas para conhecer e desfrutar à Europa. A princípio, a taxa se aplica apenas a viajantes provenientes de 62 países estrangeiros que atualmente desfrutam de acesso sem visto à União Europeia, como é o caso de nós brasileiros. A União Europeia, que ao que tudo indica está com a bola ou ou então quer sair do vermelho depois da imensa pandemia, começará a cobrar uma taxa aos visitantes que chegam às 26 nações da pertecentes à UE e ao espaço Schengen.
O planejamento inicial era de que a cobrança começaria no segundo semestre deste ano, mas o bloco anunciou o lançamento de seu tão esperado programa European Travel Information and Authorization System (Etias) para maio de 2023. Sendo assim, o Etias cobrará dos visitantes uma taxa de processamento e uma taxa de autorização para aqueles provenientes de países englobados pela medida. Sendo assim, o programa registrará, pré-selecionará e monitorará visitantes estrangeiros, cobrando uma taxa de cerca de € 7 (R$ 39). O processo é feito online e não requer informações biométricas, e as aprovações são recebidas em minutos, de acordo as autoridades.
A autorização Etias será válida para um número ilimitado de entradas ao longo de três anos. Embora uma data de início tenha sido anunciada como maio de 2023, nenhuma data para as inscrições foi definida. O “imposto do visitante”, segundo a União Europeia, tem o objetivo declarado do registro obrigatório da pré-triagem e das taxas associadas para assim ajudar a fortalecer a segurança das fronteiras da região. A taxa se aplicará apenas a viajantes que tenham entre 18 e 70 anos. Além disso, o Etias usará a tecnologia para registrar, pré-selecionar e monitorar os visitantes estrangeiros, com um software cruzando seus perfis com listas de vigilância e bancos de dados do governo antes de emitir autorizações de entrada. Isso visa adicionar outra camada de proteção contra ameaças como crime, terrorismo e “migração irregular”. As informações dos visitantes coletadas no processo também serão direcionadas ao rastreamento de dados para fins de negócios e turismo.
AMERICAN AIRLINES NO NORDESTE
Quanto mais concorrência melhor. Somente dessa maneira conseguiremos quebrar o cartel e termos preços mais justo. Portanto, esperamos colher bons frutos após a Embratur reunir-se com a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos,em Nova York, um dia depois de promover o roadshow Brazil Experience. Além disso, o presidente da Embratur, Silvio Nascimento, se encontrou com o diretor para o Brasil e Uruguai da American Airlines, Alexandre Cavalcanti, de olho na possibilidade de ampliar a conectividade entre Brasil e Estados Unidos. Na pauta do encontro, esteve a abertura de rotas diretas para o Nordeste brasileiro. A American Airlines se comprometeu a fazer um estudo e apresentar uma proposta sobre a viabilidade de passar a operar esses voos.
CANCELAMENTO DE VOOS
Mas é bom esperar sentado pra não cansar. O EUA estão numa pindaíba danada e com esse desgoverno Biden, vai de mal a pior. Tanto que as companhias aéreas dos Estados Unidos cancelaram quase 700 voos na última segunda-feira (27), enquanto lutam para acompanhar o aumento na demanda de viagens em meio à falta de funcionários, de pilotos a tripulantes. Foram cancelados às 07h07 (horário de Brasília) 669, de acordo com o site de rastreamento de voos Flightaware.com. Quase 860 voos foram cancelados no domingo. Até mesmo a agência de aviação dos Estados Unidos, a FAA, enfrenta escassez de mão de obra. A FAA aceitou na semana passada pedido da United para temporariamente reduzir voos no aeroporto de Newark. A Airlines for America, um grupo comercial, disse na sexta-feira que a FAA precisa garantir uma equipe adequada de controle de tráfego aéreo para evitar mais interrupções nas viagens de verão.
VIAGENS CORPORATIVAS
O setor de viagens corporativas manteve, em maio, a recuperação registrada desde o início do ano, com um faturamento no mês próximo aos números de 2019, antes da pandemia da Covid-19. Pesquisa da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) aponta que o segmento faturou em maio deste ano R$ 1,093 bilhão, apenas 2,4% abaixo do mesmo mês de 2019, quando atingiu R$ 1,120 bi. Em relação a abril de 2022, com quase R$ 875 milhões, houve um expressivo crescimento, de 25%. A Abracorp reúne as grandes agências de viagens corporativas e analisa 11 setores do mercado.
Caso o desempenho se mantenha em expansão nos próximos meses e no segundo semestre, tradicionalmente melhor para o setor, as projeções indicam um crescimento de cerca de 20% no faturamento deste ano em comparação a 2019. “As projeções são otimistas para o faturamento do ano, puxado principalmente pelo aumento das passagens aéreas, que tem um peso de 65% no total, mas ainda esperamos uma recuperação no número de viagens, que continua 35% abaixo a 2019”, diz Gervásio Tanabe, presidente executivo da Abracorp. Além disso, conforme Tanabe, esse maior faturamento ainda não chegou a mexer positivamente nos resultados das agências, devido ao grande aumento dos custos no segmento, principalmente em tecnologia e pessoas.
O destaque em maio foi o serviço de locação, que atingiu a marca de RS 33 milhões, ou seja, 3,4% do faturamento total do setor. “Locação teve bom desempenho mesmo nos períodos do auge da pandemia. O setor mais do que dobrou a representatividade no faturamento global”, afirma Tanabe, ficando próximo dos EUA, onde responde por 4% do total, no período pré pandemia. O setor de agências de viagens chegou a perder em torno de 50% dos empregos entre 2019 e 2021, em razão da retração das viagens corporativas. Em 2022, porém, na avaliação da Abracorp, já se espera uma recuperação dos empregos, que vêm sendo retomados desde o início deste ano, mas mão de obra está difícil. Um dos principais desafios pela frente, segundo Tanabe, é exatamente conseguir trazer esses trabalhadores de volta ao setor de viagens corporativas e alcançar o equilíbrio sustentável diante da alta dos custos na atividade. Isso tem forte impacto no custo dos serviços prestados pelas TMCs.
VIAGENS A NEGÓCIOS
Da mesma forma, um estudo de mercado publicado pela Global Industry Analysts, Inc. (GIA), chamado de “Business Travel – Global Market Trajectory & Analytics”, apontou que as viagens de negócios, domésticas ou internacionais, estão projetadas para atingir US$ 792 bilhões até 2026, crescendo a uma taxa de crescimento anual composta de 3%, o que envolve trabalho, hospedagem, alimentação, lazer e transporte. Estimado em US$ 674,5 bilhões no ano de 2020, o mercado global de viagens de negócio deverá atingir nos próximos quatro anos, apenas no segmento de Alimentação e Hospedagem, uma taxa de crescimento anual de 3,7% e atingir US$ 446,6 bilhões até o final do período analisado. Já o crescimento no segmento de Recreação é reajustado para uma taxa de crescimento anual composta revisada de 2,6% para o próximo período de sete anos.
A pesquisa foi compartilhada pela Onfly, que obteve um crescimento de 900% em relação ao período pré-pandemia. É evidente que o conceito de que viajar nessa modalidade é fundamental para o estabelecimento de parcerias e fechamento de novos contratos, e as plataformas de gestão de viagens on-line vieram para facilitar a vida dos empresários e aumentar a produtividade dos colaboradores. No segmento de Transporte global, EUA, Canadá, Japão, China e Europa irão impulsionar a taxa anual de 1,3%. Esses mercados regionais, responsáveis por US$ 93,2 bilhões no ano de 2020, atingirão US$ 101,9 bilhões até o final do período de análise, o que, somando aos outros mercados, chegarão a US$ 122,7 bilhões até 2026. A China permanecerá entre os que mais crescem neste cluster. Liderado por países como Austrália, Índia e Coreia do Sul, o mercado na Ásia-Pacífico deverá atingir US$ 15,1 bilhões até o ano de 2026, enquanto a América Latina se expandirá a uma taxa de crescimento anual composta de 1,8%.
VIAJAR, ESTUDAR E TRABALHAR EM ANDORRA
Que tal viajar para à Europa, estudar, conhecer, aprender línguas e culturas e ainda volta para o Brasil com dinheiro no bolso? O destino então é Andorra quando aqui no Brasil for aquele verão escaldante. Andorra é a capital mais alta da Europa, a uma altitude de 1.023 metros acima do nível do mar, Paraíso da neve nos Pirineus. A língua oficial do país é o catalão, embora espanhol, português e francês também sejam comumente falados. A economia andorrana está baseada no turismo, estimando-se que 10,2 milhões visitam anualmente o país. O “Hub Work and Travel” oferece aos estudantes universitários um serviço que inclui o processamento de um visto de trabalho (J1 no caso dos EUA), bem como um emprego em um centro de esqui. Terão prioridade aqueles que concluíram o curso auxiliar para centros de esqui. Você pode ver o curso clicando aqui, depois na bandeirinha do Brasil, se registrando e seguir o passo a passo. Então você deve escolher o curso. O pagamento é feito via PayPal.
PEDALANDO EM USHUAIA
Essa é para quem quer curtir Ushuaia de bike em sua altíssima temporada de inverno, cuja neve já é abundante por lá. Super bikes especiais para esses tipos de trajetos/pedaladas e que já está fazendo muito sucesso. Portanto, é bom você fazer a sua reserva desde já porque a partir de julho haverá uma verdadeira invasão de brasileiros a Ushuaia, cuja estação/temporada de esqui/esportes de inverno só termina em outubro. Clique aqui e faça sua reserva.
RALLY DA INCLUSÃO
Neste domingão, 03 de julho, acontecerá em Fraiburgo, a Terra da Maçã- santa Catarina, a segunda edição do Rally da Inclusão, ação destinada a crianças e adultos com algum tipo de comprometimento intelectual e cognitivo. Sem dúvidas, se há algo em comum entre os participantes do Transcatarina é a paixão pelo off-road 4×4: passear ou competir em trilhas e estradas de terra; atravessar regiões de beleza única e desbravar novos caminhos. O fora-de-estrada traz sensações maravilhosas a quem pratica. Justamente por isso é que foi além de seus horizontes e teve a ideia de proporcionar essas emoções a quem, até então, jamais teria contato com o off-road. Cerca de 60 crianças e adultos com algum nível de comprometimento intelectual e cognitivo participarão do Rally da Inclusão. Todos são atendidos pela AMA – Associação de Pais e Amigos do Autista – e pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais –, ambas de Fraiburgo (SC).
E não é só isso, as ações de cunho social do Transcatarina não se limitam ao Rally da Inclusão. Como se tornou tradição, o evento também fará uma importante contribuição a entidades assistenciais de Fraiburgo e região. Ao fazer a inscrição, cada participante doa o equivalente a 40 quilos de alimentos não-perecíveis. No ano passado, foram arrecadadas cerca de 12 toneladas. O 14º Transcatarina tem patrocínio de Santur, Governo de Santa Catarina, Hotel Renar, SFI Chips, Scherer AutoPeças, RH Brasil, Alfa Transportes e Romplas Laminados e Sintéticos. Apoio de Atacadão Pneus, Accert Transporte e Logística, DSTrac Performance 4×4, Grupo Gratt, Rede PMX – Posto Maçã, Orange Sun, 3RS Confecções, Lave Bem Lavanderia, Auto Elite VW, Cervejaria Holzbier, SCM Woodworking Technology, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de São Bento do Sul e Prefeitura de Jaraguá do Sul. A realização é do Caçador Jeep Clube.
FESTIVAL GASTRONÔMICO ENCHEFS
O Festival Enchefs 2022 já tem os seus vencedores em Santa Catarina. Três profissionais (duas chefs de cozinha e uma profissional de coquetelaria) foram escolhidos nesta segunda-feira (27), numa prova que teve como palco a cozinha da Faculdade Senac Florianópolis. Os selecionados irão participar da grande final do Prêmio Dólmã, o Oscar da gastronomia brasileira, que acontece em agosto em Macapá (AP). A grande vencedora da categoria cozinha foi Maria do Nascimento Garcia (de Florianópolis), bacharel em gastronomia e professora de cozinha oriental. Tem experiência na área de gastronomia com ênfase em turismo e cozinha asiática. O segundo lugar foi para Camila Figueredo (de Joinville), que trouxe um prato pensado a partir do pirão, uma comida afetiva em Santa Catarina. A edição contou também com a categoria coquetelaria, que foi vencida por Carolina Feijó (de Florianópolis). O drink apresentado levou em sua composição vodka envelhecida, licor de maçã, xarope de maracujá e vermouth de pinhão.
TEMPORADA DE INVERNO EM CANELA
Nesta sexta-feira, dia 1º, os sertanejos Ruy & Mateus e, Leo e Amigos estarão no Multipalco da Praça João Corrêa, abrindo as atrações do fim de semana. Já no sábado, Bier Rock Band traz os principais clássicos do rock in roll através de uma performance enérgica e divertida; Pedro Jugles, porto-alegrense radicado em Canela há 3 anos, une a poesia à performance cênica em seus shows será o segundo show da noite, que encerrará com renomada Maria do Relento que tem 6 álbuns lançados, participação em diversas coletâneas e uma coleção de hits que empolgam o público em cada apresentação. Para encerrar o fim de semana, sobe ao palco o Projeto Recorda Som, que reúne artistas canelenses que proporcionam através da música uma viagem desde os anos 60 até o ano 2000. As apresentações ocorrem a partir das 20h, no Multipalco da Praça João Corrêa, em espaço coberto, caso chova.
Durante o dia Canela traz, nos pergolados da Avenida Osvaldo Aranha o projeto Música na Rua. Neste sábado os artistas serão Léo De Abreu e Bruno Rauber, às 11h, Érique Hanel – Sax, às 14h e Asafe Rodrigues, às 16h. O centro de Canela está todo decorado com pinguins, bonecos de neve, trenzinho e até lareira para receber o público que se encanta e não cansa de fotografar a acolhedora cidade. A Temporada de Inverno contará com shows musicais também nos dias 9 e 10 de julho e, de 15 a 31, ocorre a Festa Colonial, com muitas atrações culturais e produtos coloniais. O turismo representa 80% da economia de Canela e a Temporada de Inverno, um período de grande visitação turística espera receber, além da comunidade da região, cerca de 400 mil visitantes.
MUSEU DE ARTE INTERNACIONAL
O Governo do Paraná anunciou na última segunda-feira (27) a implantação do Museu de Arte Internacional de Foz do Iguaçu, em cooperação com o Centro Nacional de Arte e Cultura George Pompidou, de Paris, na França. O Centro Pompidou é um complexo multicultural que abriga uma das principais coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. Os protocolos de intenção para o novo espaço cultural foram assinados no Centro Executivo da Itaipu Binacional. A iniciativa envolve também a Prefeitura de Foz do Iguaçu, a Renault do Brasil, a própria Itaipu e o instituto francês.
De fato, Foz do Iguaçu recebe cerca de 2 milhões de turistas por ano. Se metade deste contingente ficar mais um dia para fazer turismo cultural, a estimativa é que sejam injetados mais R$ 400 milhões anuais na economia local. A unidade brasileira será a primeira da América Latina – hoje, o Centro Pompidou mantém “antenas” (como são chamadas as extensões) apenas na Bélgica, Espanha e China. Inaugurado em 1977, em Paris, o Centro Nacional de Arte e Cultura George Pompidou mantém em seu acervo mestres da arte moderna e contemporânea, como Picasso, Matisse, Kandinsky e Miró. Abriga ainda biblioteca, ateliê de escultura, cinema e centro de música e estudos acústicos, sendo um dos pontos de encontro mais procurados por parisienses e visitantes.
Leia ainda: Passagens aéreas – Gigantesco problema para a retomada do turismo
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Fontes: Assessorias de Imprensa
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