TROFÉU SILVIA ZORZANELLO
A Câmara de Vereadores de Gramado realizou ontem, dia 5 de novembro, às 18 horas, uma sessão solene para a entrega do Troféu Silvia Zorzanello, uma das mais tradicionais homenagens do município. A cerimônia foi realizada no plenário do Legislativo gramadense e marca o reconhecimento às personalidades que contribuíram de forma relevante para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Gramado, com destaque especial para o fortalecimento do turismo. Nesse ano, o reconhecimento será à Elza Ruth Volkoff, que dedicou sua trajetória ao fortalecimento do turismo e da hotelaria gramadense, e ao empresário Clécio Gobbi por sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico do município. Instituído em 2011, o Troféu Silvia Zorzanello chegou à sua 14ª edição celebrando trajetórias que, assim como a da empresária que dá nome à honraria, ajudaram a consolidar Gramado como um dos principais destinos turísticos do país. Silvia Zorzanello, cofundadora do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, é reconhecida como um ícone da economia do turismo.

A premiação foi criada como forma de perpetuar o legado de Silvia e valorizar aqueles que mantêm vivo o espírito empreendedor e inovador que caracteriza o turismo gramadense. O troféu, cuja escultura representa duas araucárias, símbolo do Rio Grande do Sul, é entregue tradicionalmente na véspera da abertura oficial do Festuris. Silvia Zorzanello nasceu em Gramado e, desde jovem, demonstrou liderança e envolvimento com a comunidade local. Formada em Letras, Silvia iniciou sua carreira no turismo ao lado de Marta Rossi, com quem fundou a Rossi & Zorzanello Eventos e Empreendimentos. Juntas, idealizaram o Festuris em 1989, com o objetivo de profissionalizar o setor turístico da Região das Hortênsias e colocar o Rio Grande do Sul no mapa do turismo nacional. Além do Festuris, Silvia foi responsável pela criação de outros eventos de sucesso, como o Chocofest e o Acorde Musical, que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do turismo em Gramado e região.

MEETING FESTURIS
O futuro do turismo começa agora. E ele será desenhado nas manhãs dos dias 7 e 8 de novembro, durante o Meeting Festuris, um dos grandes destaques de conteúdo da 37ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado. Serão duas manhãs intensas, provocadoras e profundamente inspiradoras, reunindo mentes brilhantes, vozes influentes e lideranças atuantes em diferentes frentes do setor. No palco, temas que importam e que impactam diretamente o presente e o futuro da atividade turística: turismo social, astroturismo, turismo regenerativo, experiências de luxo, inovação, hospitalidade e sustentabilidade. Figuras como o filósofo Luiz Felipe Pondé, a campeã mundial de ginástica Daiane dos Santos, o futurista Luiz Candreva e o presidente da ABRASTUR Michel Daros integram o time de especialistas que vão compartilhar suas visões e provocar reflexões profundas sobre como podemos construir um turismo mais inovador, humano e conectado com os novos tempos.

ESPAÇO LUXURY

O Espaço Luxury do 37º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado celebra em 2025 uma década de sucesso e consolidação como um dos principais ambientes dedicados ao turismo de alto padrão na América Latina. Para marcar a data, o espaço vem totalmente remodelado e apresentará um novo conceito, inspirado na tendência mundial do quiet luxury, com tons navais e ornamentação baseada na hortênsia, flor símbolo de Gramado. A ambientação especial também celebra o lançamento do Projeto Hortênsia, iniciativa que busca promover um resgate histórico e valorizar a essência que projetou a cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil e do mundo. Com todos os 115 espaços ocupados e 130 marcas confirmadas, o Espaço Luxury chega à sua 10ª edição reafirmando sua força no mercado internacional. A curadoria reúne destinos, hotéis e experiências exclusivas que representam o melhor do turismo de luxo global.

A programação especial contará com ações culturais e gastronômicas ao longo dos dias do evento. No inbício da tarde do dia 7 de novembro, Portugal, que neste ano vem como País Convidado de Honra do Festuris, assinará a recepção oficial do espaço, oferecendo aos convidados vinhos e petiscos portugueses, além de intervenções artísticas com interação do público. No dia 8, será a vez da Argentina promover um happy hour ao final da tarde, com vinhos e receitas típicas. Neste dia, também acontece uma apresentação com arpistas. Entre os destaques deste ano está a estreia da Turquia no Espaço Luxury, representando o segmento de turismo de luxo do país, que se junta a marcas já consolidadas e tradicionais neste ambiente. Outro momento de destaque será a homenagem às empresas e destinos que participam desde a criação do espaço, reconhecendo sua contribuição para o fortalecimento do setor. “O turismo de luxo vive um momento de expansão em todo o mundo, e o Festuris acompanha esse movimento com olhar estratégico e inovador. Gramado se consolida como palco privilegiado para que marcas globais e profissionais realizem conexões, troquem experiências e gerem negócios de alto valor. O Espaço Luxury é uma vitrine desse segmento que cresce pautado pela exclusividade, sustentabilidade e autenticidade das experiências”, destaca Marta Rossi, CEO e fundadora do Festuris.

PORTUGAL PAÍS CONVIDADO DE HONRA

Na 37ª edição da FESTURIS, o Espaço Luxury transforma-se num palco de experiências exclusivas — e Portugal é o grande protagonista. Como “País Convidado de Honra”, o destino ganha destaque com uma área inteiramente dedicada à sua essência: história vibrante, vinhos premiados, hospitalidade calorosa e uma cultura que encanta pela autenticidade. Sob o conceito “Portugal é Arte”, o VisitPortugal convida os visitantes a mergulharem num universo onde cada detalhe é uma expressão criativa. Em Portugal, a arte não está apenas nas galerias — ela pulsa nas ruas, nas ondas do Atlântico, nos sabores intensos da gastronomia e nas tradições que atravessam gerações. É uma celebração sensorial que une o clássico ao contemporâneo, o sagrado ao profano, o silêncio das paisagens ao ritmo dos festivais. Espaço & Conexões O espaço Luxury é o ponto de encontro para reuniões e networking entre as 15 entidades/empresas portuguesas presentes. O estande, com comunicação visual inspirada no conceito “Portugal é Arte”, reforça a identidade cultural do país e sua vocação para receber com elegância e autenticidade. Sabores que contam histórias No bar/café exclusivo de Portugal, os aromas e sabores da região da Bairrada tomam conta do ambiente. Vinhos encorpados, queijos artesanais, café e o irresistível pastel de nata compõem um cardápio pensado para despertar os sentidos e promover encontros memoráveis. A presença de Portugal é marcada por uma comitiva diversa: VisitPortugal, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Centro, Turismo do Alentejo, Vinhos da Bairrada, Windsor Travel Group, Dtravel DMC, HF Hotéis, Media Travel & Logística, MS Hotels – MS Collection, Portugal A27 Walking & Biking, Vila Galé Hotéis, Emotions Group e Living Tours.

HOSPITALIDADE

A primeira manhã começa com o painel “A hospitalidade que impulsiona destinos”, conduzido por Cris Mors, diretora de vendas e marketing da Rede Laghetto. Em seguida, o presidente da ABRASTUR, Michel Daros, traz um panorama atual e prospectivo do turismo social no Brasil. O painel “Turismo do Amanhã: perspectivas para o desenvolvimento sustentável dos destinos turísticos” será um dos momentos centrais da manhã, com Leônidas Oliveira (arquiteto e urbanista) e Ronaldo Santini (Secretário de Turismo do RS), sob moderação de Lu Thomé. Fechando o dia, a presença marcante de Daiane dos Santos com o talk “Ser presença e ser real”, onde ela traz reflexões poderosas sobre o impacto humano, a autenticidade e os caminhos possíveis para o turismo do amanhã.

ASTROTURISMO
A manhã de sexta começa olhando para o alto – literalmente. Diego Baeza Martignago, da Subsecretaria de Turismo do Chile, apresenta o case de sucesso do país em astroturismo, com a palestra “Um céu de oportunidades”. Na sequência, Luiz Candreva, head de inovação da Ayoo, compartilha “Sete lições sobre o futuro”, instigando o público a pensar fora da caixa e se preparar para as transformações que vêm pela frente. O turismo de luxo ganha espaço com a especialista Gabriela Figueiredo, da Matueté, que apresenta “Travel Design & User Experience – Insights do Mercado de Luxo”, revelando tendências e comportamentos do consumidor premium. O filósofo Luiz Felipe Pondé sobe ao palco com uma instigante provocação: “Como imaginar o futuro sem guru?”. E o encerramento fica por conta de Priscila Bentes, presidente do Instituto XIS, com a apresentação do SeloXIS, trazendo ao debate o conceito de turismo sustentável e regenerativo. A programação completa pode ser conferida no link: MEETING

BROCKER – 30 ANOS NO FESTURIS

Em um ano marcante, em que celebra três décadas de história, a Brocker Turismo participa de mais uma edição do Festuris em Gramado. A empresa, referência em receptivo turístico na Serra Gaúcha, vai apresentar ao trade a sua curadoria de experiências em passeios, gastronomia, ingressos e transfers, além das formas de se tornar um parceiro de vendas Brocker. Para receber operadores, agentes de viagens e imprensa especializada, estarão na feira a CEO Any Brocker, a diretora de Vendas B2B, Carlise Bianchi, além dos times Comercial e Marketing. Na agenda dos dias de programação, a Brocker promove também um coquetel de boas-vindas aos operadores de viagem, em ação conjunta com o Campo & Vinho, empresa parceira que assina o evento de chegada no dia 6 de novembro. Além disso, eles terão a oportunidade de participar de passeios para conhecer in loco as experiências da empresa. No dia 8 de novembro, um momento especial no estande da Brocker Turismo. Às 16 horas será cantado o parabéns pelos 30 anos da empresa, com direito a bolo, espumante e balões personalizados.

TROFÉU INFINITO – 18 ANOS

Em comemorações de seus 30 anos, a empresa realiza, no dia 7 de novembro, o tradicional Troféu Infinito, que chega à sua 18ª edição. A solenidade ocorrerá no Centro de Eventos Ritta Höppner, reunindo parceiros comerciais, autoridades e profissionais do turismo nacional. Criado pela Brocker Turismo há 18 anos, o Troféu Infinito é um reconhecimento anual aos principais operadores e players do Brasil que contribuem para o fortalecimento do turismo na Serra Gaúcha. Mais do que uma premiação, o evento simboliza o elo duradouro entre a Brocker, seus parceiros e o destino, celebrando o compromisso que todos têm com a Serra Gaúcha. Recebem o Troféu Infinito as top 10 operadoras que mais vendem o destino Serra Gaúcha através da Brocker Turismo, além de 2 empresas do segmento MICE parceiras da Brocker Eventos. Ainda, pessoas e entidades são homenageadas por sua contribuição para o desenvolvimento e fomento do turismo da região. O 18º Troféu Infinito conta com realização da Brocker Turismo, apresentação da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul e apoio da Rede de Hotéis Laghetto, reforçando a união entre iniciativa privada e poder público na valorização do turismo gaúcho.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
WORKSHOP ABRACORP & SINDETUR

A Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), em parceria com o Sindetur-SP (Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de São Paulo), realizará no dia 3 de dezembro o workshop “NR01 em ação: O novo cenário do gerenciamento de riscos ocupacionais”, voltado para gestores de Recursos Humanos das agências de viagens corporativas. O encontro tem como objetivo aprofundar o entendimento sobre a nova Norma Regulamentadora nº 1 (NR01) e seus impactos no Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), estimulando o debate prático e a troca de experiências entre profissionais do setor. A NR01 estabelece as diretrizes gerais para a segurança e saúde no trabalho, exigindo das empresas a adoção de medidas para identificar, avaliar e controlar riscos ocupacionais, incluindo os riscos psicossociais, como pressão, assédio e estresse no ambiente de trabalho. A nova versão da norma entrou em vigor em 26 de maio deste ano, em caráter orientativo, e a fiscalização com autuações referentes à inclusão dos riscos psicossociais no GRO passará a ocorrer a partir de 26 de maio de 2026. Mais informações sobre inscrições e programação serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Abracorp e do Sindetur-SP.

ALBERTO CESTRONE

Bom filho a casa torna! Com a movimentação do mercado hoteleiro na Região Serrana do Rio de Janeiro, o Le Canton Resort dá início a uma nova etapa em sua gestão. O empreendimento anunciou o retorno de Alberto Cestrone após 17 anos, que passa a atuar como diretor Operacional, reforçando sua estratégia de aprimoramento contínuo e foco em performance. Para o executivo, cuja primeira passagem pelo Le Canton aconteceu de 2007 a 2008, como gerente de Serviços, voltar ao hotel é motivo de entusiasmo. “Assumo a posição com uma animação ainda maior pela oportunidade de trabalhar lado a lado com a Mônica Paixão, nossa CEO. É uma honra compartilhar esta jornada com uma líder tão inspiradora. Juntos, com toda a equipe, vamos honrar o legado do Le Canton e construir um futuro brilhante”, diz.

ARGENTINA VISION

A Agência Argentina Vision é presença confirmada no Festuris. A agência presta serviços turísticos focados em criar experiências inesquecíveis, para todos os tipos de pessoas e necessidades. Quer se trate de um grupo de jovens amigos que procuram aventuras desportivas ou de pessoas mais velhas que preferem partilhar um almoço na natureza ou de um grupo familiar com crianças que podem visitar e percorrer diferentes pontos da península Valdés com a segurança de ter uma companhia com apoio. Fundada em 1994, Argentina Visión tornou-se a empresa líder em serviços turísticos na Península Valdés e sua região. Os mais de 40 anos de experiência do seu sócio fundador Willie Paats, garantem o prestígio e a seriedade dos nossos serviços. Com a ajuda da Argentina Vision, mais de 350.000 turistas puderam desfrutar de sua visita à Patagônia, transformando-a em uma experiência inesquecível. A agência convida você a continuar confiando e apostando na experiência e qualidade dos seus serviços.

EXPERIÊNCIAS SENSORIAIS

O Ministério do Turismo do Uruguai chega à 37ª edição do Festuris Gramado trazendo para a feira uma amostra de diversas experiências que fazem do país um destino surpreendente. Enoturismo, gastronomia, produtos com identidade territorial, cultura uruguaia e turismo inclusivo estarão na feira. Presente de forma ininterrupta no evento há 36 anos, o país aposta nesta edição em ativações sensoriais e programações presenciais para reforçar a nova campanha promocional “Uruguai Surpreende”, lançada em São Paulo dia 29 de outubro. A presença no Festuris tem como objetivo consolidar o posicionamento do Uruguai como destino competitivo e diversificado para os brasileiros, que representaram em 2024 um número de 575 mil turistas em território uruguaio. Por isso, este ano, o país destaca atrativos naturais, propostas de enoturismo, gastronomia, incremento da conectividade e os benefícios fiscais que oferece aos visitantes. Com 90 metros quadrados, o estande institucional tem a estética inspirada nas obras do artista Joaquín Torres-García (pintor, escultor, teórico da arte e de reconhecimento internacional) e reunirá 20 expositores.

FOOD & DRINKS EXPERIENCE

A programação foi desenhada para apresentar o país pelos sentidos: música, degustações e conteúdo técnico sobre rotas e produtos turísticos. Estão previstas apresentações musicais do percussionista Daniel “Tatita” Márquez, nos dias 7 e 8 de novembro, às 15h e às 17h. O artista é Embaixador da Marca País Uruguai e reconhecido por sua habilidade em fundir ritmo, tecnologia e consciência artística. Ele é o fundador do projeto Robotic Drums, uma iniciativa inovadora que une percussão e robótica. O estande também oferece degustação de queijos, azeites de oliva e vinhos uruguaios às 14h, em ambos os dias. Para reforçar a identidade e a excelência da produção uruguaia, hás também degustação de produtos com identidade nacional no dia 7, às 17h30, e no dia 8, às 16h. O Uruguai também participa do espaço sensorial Food & Drinks Experience, com degustações de queijos e vinhos e divulgação de roteiros e empreendimentos. A presença se estende à Arena Gastronômica, onde serão realizadas duas masterclasses dedicadas às marcas gastronômicas do país. Dia 7, às 16h40, será apresentado “Colonia en bocados”. No dia 8, às 17h20, “Saberes y Sabores del Norte”, conduzida pela Região Norte.

NOVAS CONEXÕES

Como parte da estratégia de promoção, o Uruguai reforçará no Festuris os principais incentivos e benefícios para turistas brasileiros, entre os quais: IVA 0% em serviços de hotelaria, em segmentos como gastronomia, aluguel de veículos sem motorista, catering para eventos e em serviços de organização de eventos; Reembolso de 9% do IVA em serviços de mediação de locações turísticas. O Brasil é um dos principais mercados emissivos para o Uruguai. Em 2024, o país recebeu mais de 575 mil turistas brasileiros, majoritariamente vindos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Esses visitantes permaneceram, em média, três dias, com gasto estimado de US$ 550 por pessoa. O aumento da conectividade aérea entre o Brasil e o Uruguai a partir de novembro e dezembro facilitará a chegada de turistas brasileiros para a temporada de verão desde São Paulo e Porto Alegre, em especial rumo a Punta del Este. Além disso, há uma importante rede de voos diretos para Montevidéu, incluindo rotas de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador e a nova rota de Fortaleza, que começará a operar a partir de novembro.

Leia ainda: 37º Festuris – inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Floripa Airport comemora marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025
Guilherme Paulus – As oito tendências que irão moldar o Turismo até 2030
Aprovado transporte de bagagens de mãos nas companhias aéreas
Pagamos por passagens, bagagens despachadas, escolha de assentos, wifi e até lanchinhos
Floripa Airport deverá receber 2,1 milhões de turistas no verão
Sistema de passaporte eletrônico é implantado na União Europeia
Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Quando a ganancia explora o turismo, quem perde é o turista
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia
Related Tags:
abih/scáguas de palmas resortboqueirão hotel fazendaboqueirão hotel fazenda & resort de campobrasileiros em ushuaiabrocker turismocastelo saint andrewsdi paolo galeteriafestival das cataratasgta global insurancehotel renaropa bierrestaurante shutzRio do Rastro Eco Resortsibara flat e conventionturismowikitravel






Comments are closed