VIAGENS CORPORATIVAS
De acordo com um levantamento da Federação de comércio de São Paulo, em parceria com a Alagev, o setor de viagens corporativas encerrou o ano de 2022 com faturamento acumulado de 93,6 bilhões de reais, registrando um crescimento de 81,6% na comparação com 2021, porém ficando 4,7% abaixo do ano pré-pandemia de 2019. Levantamento mostrou uma recuperação em relação a 2021, mas números ainda abaixo aos níveis pré-pandemia.
No último mês do ano passado, houve um gasto estimado de R$ 6,5 bilhões em viagens corporativas por todo o país, alta de 15,7% no contraponto anual e já superando em 2,3% o nível pré-pandêmico. O ritmo no período sazonalmente é menos intenso por conta do início das férias. Os dados foram divulgados durante o Lacte18, que terminou neste último dia 28, e reuniu mais de 1,3 mil participantes. De acordo com o levantamento, o início do ano, sobretudo no primeiro bimestre, pelas consequências da variante ômicron, a qual provocou cancelamentos naquele período, tornando a recuperação mais lenta do que o esperado. Já no segundo momento, no segundo semestre, não havia mais sinais das restrições do coronavírus, havendo uma liberdade completa, o que provocou uma aceleração nos planejamentos de viagens e eventos.
Tanto que o setor atingiu um faturamento médio superior a 9 bilhões de reais por mês, similar ao que se via antes de 2020. Vale destacar, no entanto, que esse faturamento maior na segunda etapa do ano foi causado também pela escalada dos custos das viagens que as empresas tiveram que arcar, principalmente em relação às passagens aéreas, cujos custos foram e continuam sendo repassados aos clientes e consumidores finais, que estão deixando de voar, principalmente dentro do Brasil. Para este jornalista, 2023, as perspectivas não são nada boas por conta das incertezas geradas pelo desgoverno que até agora não se mostrou a que veio, muito pelo contrário, causando um caos no mercado e respostas negativos de todos os investidores nacionais e internacionais. Não precisa entender de “economês” para perceber essa desgraça.
Os preços, em média, continuam elevados, tornando a gestão de viagens, ao longo de um ano, muito desconfortável e com surpresas piores a cada dia. Todavia, ainda hoje, estamos melhores do que na semana que vem. Sem dúvidas, a não ser para os petralhas, os preços mais elevados alteraram parcialmente as dinâmicas, com concentração de demanda em destinos mais próximos e acessíveis por carro e ônibus, no caso de eventos e convenções, o que contribuiu com os bons resultados das regiões sul e sudeste. Para 2023, espera-se uma acomodação entre os eventos presenciais e as ações remotas com apoio de tecnologia, caso os preços não baixem. Por outro lado, o setor de eventos tem investido em inovação e criatividade, o que pode ampliar a concorrência e aumentar a demanda.
COMPANHIAS AÉREAS EM BAIXA
De fato, falta aeronaves para viajar não só pelo Brasil, mas pelo mundo. Todavia, pela atual política das companhias aéreas em pretenderem recuperar o prejuízo havido durante a pandemia, cobrando preços abusivos dos bilhetes aéreos, os resultados serão: aeronaves mais vazias, menos voos para tentar lotar ou, finalmente, falirem. Mais um exemplo disso é a Viva Air, companhia aérea colombiana de baixo custo, que suspendeu todas as operações na última segunda-feira (27) devido a problemas financeiros. Não há previsão de retorno. Essa suspensão inclui rotas da Colômbia para Buenos Aires e São Paulo. A Viva opera 35 rotas, com frota de 20 aviões, e tem uma subsidiária no Peru. A nota da Viva foi essa: “Informamos aos passageiros com voos vigentes com a Viva que não poderemos honrar agora seus planos de viagem. Informaremos oportunamente os passos a seguir depois desta decisão”.
Em nota, a Avianca disse que realocará os passageiros afetados pela paralisação da Viva em seus voos, de forma gratuita, conforme houver disponibilidade e por ordem de chegada. Essa crise poderia ser evitada, só não foi por grandes interesses escusos. “Agora é o momento para nós, como indústria, ajudarmos as centenas de milhares de passageiros que são afetados por uma crise que era claramente evitável”, disse Adrian Neuhauser, presidente da Avianca, no comunicado. A Viva foi fundada em 2009, pela Irelandia Aviation, mesma dona de empresas de baixo custo como a Ryanair. Atualmente, possuía 15% do mercado colombiano, segundo a AFP. Desde abril de 2022, a Viva busca a aprovação do governo para sua integração com a Avianca maior companhia aérea da Colômbia alegando que é a única maneira de superar seus problemas financeiros. Com a pandemia, as empresas aéreas tiveram grandes prejuízos com a suspensão de voos. No começo de 2022, Viva e Avianca fizeram um acordo para unificar seus direitos econômicos, mas sem que houvesse mudanças na administração e operação das empresas.
Todavia, o governo colombiano viu risco à concorrência e abriu um processo para analisar se autoriza a integração. Com a fusão, uma mesma empresa dominaria uma parcela muito grande do mercado do país. Assim, várias rotas poderiam ficar sem concorrência na prática. Para tentar obter a liberação, as empresas se comprometeram a abrir mão de slots no aeroporto de Bogotá, o principal do país, e manter as duas marcas ativas, sendo que a Viva seguiria como uma empresa de baixo custo. Depois de meses de debates, em janeiro, a Aeronáutica Civil anulou o caso. A Viva diz que a indefinição do governo faz com que os credores se recusem a renegociar dívidas da empresa, que está em recuperação judicial desde o começo de fevereiro. Por outro lado, a Avianca está em um processo de união com a companhia brasileira Gol. Em 2022, elas assinaram um acordo com a Gol para criar a Abra, uma holding que juntará as operações das duas marcas. A junção busca reduzir custos ao comprar insumos e ampliar possibilidades. As duas empresas concorrem em poucas rotas, e a união delas potencializa a malha: a Gol tem muitos destinos no Brasil e a Avianca traz conexões para a América Latina, EUA e destinos europeus.
TENDÊNCIAS DO TURISMO – REGIÃO SUL EM ALTA
De acordo coma última pesquisa da plataforma de viagens Booking.com, sobre previsões de viagem para este ano aponta que, para os brasileiros, sempre valerá a pena viajar (81%) e que investir nas férias continuará sendo prioridade neste ano (57%). Para descobrir quais destinos nacionais e internacionais estão na mira dos turistas brasileiros, a plataforma realizou um novo levantamento de dados baseado no aumento do número de reservas ano a ano por viajantes do Brasil. O ranking dos destinos tendência nacionais está centralizado nas regiões Sul e Sudeste e revela que as capitais e cidades no interior do país estão crescendo nas preferências de viagens. Já em relação aos lugares estrangeiros, a capital da Argentina, Buenos Aires, lidera o ranking de destinos tendência internacionais para os viajantes brasileiros. Em seguida, o top cinco apresenta apenas destinos europeus: 1) Buenos Aires, Argentina, 2) Paris, França, 3) Barcelona, Espanha, 4) Madrid, Espanha, 5) Porto, Portugal.
ICCABAV 2023
De acordo com Conceição Junckes, Presidente da ABAV/SC, o setor do Turismo possui constantemente atualizações e mudanças, por isso, é fundamental estar sempre atualizado. Portanto, agende-se. No próximo dia 16 de março, quinta-feira, às 10h, o Assessor Jurídico da ABAV Nacional, Dr. Marcelo Oliveira, irá responder às principais dúvidas dos agentes, além de apresentar atualizações e dicas. A capacitação é on-line e gratuita, aberta a todo os interessados em saber mais sobre o tema. Participe do ICCABAV Dicas e Atualizações sobre questões jurídicas no Agenciamento de Viagens! CLIQUE AQUI e inscreva-se.
JOINVILLE E REGIÃO CONVENTION & VISITORS BUREAU
O Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB) elegeu sua nova Diretoria Executiva, para o biênio 2023/2025. Em assembleia realizada nesta última terça-feira (28/2), o empresário joinvilense Giuliano Rodrigo de Mello, do Combray Gastronomia, foi eleito presidente e vai suceder Ozei Luiz da Silva. “Vamos dar continuidade ao brilhante trabalho realizado de forma contínua e que será potencializado com o convênio firmado com a Prefeitura de Joinville. A parceria vai permitir ampliar e maximizar as ações já desenvolvidas pelo Joinville Convention Bureau”, declarou Giuliano de Mello. Com modelo inédito em Joinville e investimento total de R$ 2 milhões, o termo de colaboração firmado entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville Convention Bureau, vai viabilizar ações e estratégias de promoção turística da cidade no Brasil e no exterior.
BETO CARRERO & HOT WHEELS EPIC
Beto Carrero comemora incríveis 2 mil apresentações do Hot Wheels Epic Show e presenteia os pilotos com novos capacetes. Desde a estreia, em 2018, quase 6 milhões de visitantes assistiram o espetáculo. A parceria entre Beto Carrero World e Mattel, uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo, prova que brincadeira de criança pode sim se tornar real! Um exemplo disso é que o Hot Wheels Epic Show é a única atração em tamanho real da marca no planeta inteiro. Sucesso absoluto entre visitantes de todas as idades, o show é a atração principal da área temática Hot Wheels. O espaço inclui restaurante temático, uma exclusiva loja da marca de carrinhos número um no mundo, e outras atrações pra toda família.
TROFÉU INFINITO BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo, referência em receptivo no Brasil e especialista na Serra Gaúcha, está contando os dias para a realização de mais um Troféu Infinito. A premiação, que nesta edição comemora 16 anos, prestigiará as empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha. O evento acontece de 13 a 15 de março, com programação que será divulgada em breve. “Preparamos uma programação exclusiva para os top 10 vendedores de Serra Gaúcha, com atrativos que contam a história da nossa região. Será uma viagem personalizada, de muita imersão, conexão com a natureza e experiências inesquecíveis”, revela a CEO do Grupo Brocker, Adriane Brocker Boeira Guimarães. Segundo a gestora, a lista dos top 10 baseada nas vendas de 2022 já está definida e o anúncio dos vencedores será na cerimônia de premiação, no dia 14 de março.
Além dos top 10 Operadores de Turismo, o Troféu Infinito premiará empesas, entidades e profissionais nas categorias Eventos Corporativos e Viagens de Incentivo, Eventos Científicos – Congressos e Amigo Parceiro. “Os prêmios contemplam nossos parceiros que unem esforços com a Brocker para fortalecer o destino nas áreas de lazer e eventos. É uma importante homenagem para quem nos ajuda a fazer da Serra Gaúcha um lugar tão desejado, seja para passear, relaxar e se divertir ou para trabalhar, se qualificar e ampliar contatos profissionais”, comenta Carlise Bianchi, diretora do Grupo Brocker. Desde a sua primeira edição, em 2006, o Troféu Infinito celebra os maiores vendedores da Serra Gaúcha junto a Brocker Turismo, colocando-os no ranking dos TOP 10 do Troféu para receber a homenagem. A premiação adquiriu reconhecimento em todo o trade nacional, como celebração e fortalecimento de laços com os maiores players do Brasil, entre operadoras e OTA’s.
BOLSA DE TURISMO DE LISBOA
Começou nesta última-quarta-feira, 01/03 e só termina neste domingo, 05, a BTL 2023, uma das maiores feiras de turismo da Europa. 1,4 mil expositores e até 45 mil visitantes, entre profissionais do turismo e público final, se encontram nos quatro pavilhões da feira. Como todos os anos, a exposição acontece no FIL – Parque das Nações e neste ano prevê superar o volume de 45 mil visitantes da edição de 2022. O Brasil está participando com 32 coexpositores, como Visit Rio, Foz do Iguaçu, Gramado, Canela, São Sebastião, Salvador, Amazonas e Circuito Litoral Norte de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estados como Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal, Ceará e Pará, além da cidades de Fortaleza e Búzios (RJ), investiram em estande próprio com parceiros de suas respectivas regiões.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
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Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
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