36º FESTURIS 2024 – R$ 480 milhões em negócios gerados – Os CEOs do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, confirmaram que a edição que se encerrou no último sábado, dia 10, teve crescimento de 9% em relação ao ano passado. Outro dado relevante é com relação ao montante financeiro em negócios efetivados entre os participantes credenciados. A expectativa era alcançar os R$ 400 milhões, mas a meta foi superada e as negociações chegaram a R$ 480 milhões. Outra marca superada é a participação do público. No ano passado, foram cerca de 15 mil pessoas que circularam pelos pavilhões do Serra Park durante o Meeting e Feira de Negócios. Para esta edição a meta era chegar a 12 mil, por conta das tragédias climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul em maio, entretanto, a marca dos 12 mil foi superada ainda antes de começar o evento, e finalizou com mais de 15 mil participantes. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
O número de destinos internacionais também cresceu, foram 40 no ano passado e chegaram a 53 nesta edição. Países de toda a América Latina estiveram em Gramado. Da Europa vieram países como Portugal, Espanha e França. E de outros continentes vieram países como África do Sul, Coreia do Sul, Nepal, Tailândia, Israel, Maldivas, Tibet, Turquia, etc. e entre as novidades estava Dubai dos Emirados Árabes, que veio pela primeira vez. A República Dominicana foi o país Convidado de Honra desta edição do Festuris. O vice-ministro do Turismo, Roberto Henríquez, acompanhou a programação do início ao fim e se rendeu à grandiosidade do evento e aos encantos de Gramado. “Nosso país recebe milhares de turistas do Brasil. Temos aqui um mercado promissor. É minha primeira vez no Festuris e estou impressionadíssimo com o que vejo acontecer aqui. Eu não imaginava encontrar uma cidade tão bonita e um evento tão bem organizado e com uma participação de público tão qualificada. Eu nunca mais quero participar de outra feira que não seja o Festuris”, testemunhou. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
“Que grande evento. Superamos todas as nossas expectativas. Nosso estado sofreu muito neste ano, tivemos uma tragédia histórica e ainda assim nunca cogitamos não realizar o Festuris, mas entendemos que haveria um recuo nos resultados por conta de tudo que aconteceu. O retorno das operações no aeroporto foi um alento muito grande e ali passamos a acreditar que seria possível atingir a nossa meta, mas fomos além e superamos. Conseguimos entregar um Festuris grandioso e qualificado exatamente como merece o nosso estado e a nossa cidade”, comentou Marta Rossi. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
ABERTURA DA FEIRA
Já na largada da feira percebia que seria gigante por conta de todo o trade. Voos lotados, cidades cheias (Gramado e Canela), movimentando toda a indústria do turismo na região. Feira Internacional de Turismo de Gramado teve tua abertura com descerramento da fita inaugural na tarde da sexta-feira, dia 8, em frente ao pavilhão Araucária, do centro de eventos do Serra Park. O ato contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, do secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini, do deputado estadual Joel Wilhelm, do prefeito de Gramado Nestor Tissot e do secretário de Turismo do município, Ricardo Bertolucci Reginato, entre outras autoridades, que acompanharam os CEOs do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Na ocasião, o governador destacou a grandeza da feira e a importância de sua realização à nível nacional e internacional. “Muito boa a expectativa para esse Festuris, superimportante para nós, o turismo é algo que nos orgulha muito. Vamos trazer o Brasil inteiro para mostrar os seus destinos aqui nessa, que é a maior feira de turismo do País, é um grande orgulho. Vamos fazer uma grande campanha de promoção turística, vamos trazer esse povo para cá“, reiterou. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
Para o prefeito Nestor Tissot, é uma alegria sediar um evento com tamanho impacto para o município e Estado. “O espaço totalmente lotado, com recorde de público, para os negócios turísticos é fundamental. Parabéns a Festuris, por esse grande trabalho, que dá tanto retorno para nossa cidade”, pontuou. Em seguida, a comitiva de autoridades fez um percurso pelos corredores dos pavilhões. O governador foi muito requisitado por veículos de imprensa e pelo público, que solicitava fotografias. O primeiro espaço visitado foi o do Ministério do Turismo. Após, dirigiu-se até o ambiente do Mini Mundo, onde teve a oportunidade de conhecer a miniatura da Usina do Gasômetro e foi presenteado com um laçador em miniatura, na escala 1 por 24, a mesma cujas construções são feitas no empreendimento turístico. Leite também foi o primeiro a assinar um painel de homenagens, uma novidade que será inserida no parque nas próximas semanas. O governador recebeu, ainda, um Guia das Aves de Gramado, das mãos de servidores da Secretaria do Meio Ambiente, assim como chocolates e outros mimos de localidades do Rio Grande do Sul e de fora do Estado, como do Pará e Amazônia. A visitação do chefe do Executivo Estadual ainda teve uma coletiva de imprensa, no palco RS, onde jornalistas questionaram sobre a importância da feira para a retomada, a sua projeção para os próximos meses com o retorno do Aeroporto Internacional Salgado Filho e apontou as dificuldades enfrentadas nos últimos meses, desde que houve a tragédia climática. Os CEOs da Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, receberam os representantes e o acompanharam durante cerca de duas horas. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
37º FESTURIS 2025
Nesta edição o Festuris preparou uma área para atendimento aos expositores que investem no Festival de Turismo de Gramado e conforme a gerente comercial Andréa Oliveira, ainda durante a feira de negócios, 40% dos expositores já confirmaram presença na edição do ano que vem, que ocorre no mesmo local de 6 a 9 de novembro. Neste ano, foram montados 400 estandes, que abrigaram a exposição de 2.500 marcas privadas e públicas. Todos os estados brasileiros estiveram representados na Feira de Negócios. Já o Palco de Conteúdo oferecido pelo Festuris reuniu 120 palestrantes e somou 53 horas de palestras, workshops, bate-papos e aulas shows. Além do Meeting Festuris que possui programação matinal, outros sete palcos tiveram atividades simultâneas durante a tarde, na Feira de Negócios, onde eram abordados assuntos segmentados. A economia regional teve uma movimentação financeira de R$ 72 milhões. A imprensa nacional e internacional marcou presença em peso, com mais de 400 profissionais. O Festuris mobilizou cerca de 2.100 colaboradores. 600 deles foram contratados pela organização do evento para formação das equipes de recepção, segurança, limpeza, motoristas, controladores de tráfego, carregadores e os funcionários das três montadoras contratadas para montagem dos palcos e estandes especiais. Cerca de 1.500 profissionais atuaram para as 68 montadoras que foram contratadas pelos expositores para montagem e desmontagem dos seus estandes. Para ver todas as fotos do evento CLIQUE AQUI.
ESPORTE & FESTURIS
O último dia do Festuris teve mais uma modalidade esportiva sendo incluída na programação. No domingo, dia 10, teve a estreia da disputa de Beach Tennis. O 1º torneio contou com participantes credenciados na Feira nas modalidades feminino, masculino e mista. A competição aconteceu nas quadras do Curta Beach Sports e foi aberta aos profissionais de turismo e imprensa do evento. Cada inscrito recebeu uma camiseta, para utilizar durante os jogos. A iniciativa tem patrocínio de Aruba, país que se tornou o destino número 1 dos praticantes do esporte. Também, teve o apoio da ABAV-RS e do Curta Beach Tennis, local que recebeu os competidores, no bairro Carniel. A organização técnicafoi de Gabriel Morales. Ao final da competição, os participantes tiveram a possibilidade de ganhar uma raquete de fibra de carbono, em sorteio realizado.
MEETING
O grande palco de conteúdo do Meeting na 36ª edição do Festuris – Feira Internacional de Turismo, proporcionou uma imersão em assuntos relevantes para os profissionais do turismo que estiveram em Gramado neste final de semana. E um dos nomes que atraiu bastante público foi Denilson Oliveira, que participou de um bate-papo com o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello, e com o CEO do Gramado Summit, Marcus Rossi. Carismático e com bastante humildade, Denilson falou destacadamente da família, de valores morais, reinvenção e gratidão. “Não importa o que a gente faz, temos que fazer sempre o melhor. Alguém sempre está vendo, eu fui parar na seleção assim. Quem trabalha com turismo, trabalha diariamente com o sonho das pessoas. Um pequeno detalhe pode destruir o sonho de uma família que trabalhou o ano inteiro para fazer uma viagem no Natal. E quando a gente fala em entregar o melhor, são muitos os detalhes que precisam ser levados em conta”, disse. Na conversa, Denilson também contou sobre a sua trajetória no esporte, até chegar a comunicador e comentarista esportivo de sucesso. Natural de Diadema (SP), contou que veio de um lugar onde as oportunidades eram escassas. Quando tinha 12, foi para São Paulo para jogar futebol. “Me viram jogando bola e me chamaram lá no São Paulo. A gente vê na TV os jogadores famosos, os que deram certo, mas mais de 85% não consegue chegar. É muito difícil. Eu era um menino que jogava bola se divertindo e com 16 anos tive uma chance no futebol profissional, com 18 para 19 anos fui convocado para a seleção brasileira e com 20 anos fui convocado para a Copa do Mundo de 1998”, relata.
Ele conta que logo que começou a jogar profissionalmente, pegava todo o dinheiro do “bicho”, premiação que é paga aos atletas pelas vitórias, e entregava tudo para os pais. Seu sonho era conseguir terminar de construir a casa dos pais em Diadema. “A gente celebrou muito quando conseguimos terminar a casinha deles”, relembra. Na Copa de 98, o Brasil foi vice-campeão do mundo. Na Copa do Mundo de 2002, Denilson novamente estava convocado para vestir a amarelinha e desta vez o Brasil alcançou o lugar mais alto do pódio sagrando-se pentacampeão mundial com atuações destacadas de Denilson, que incendiava os jogos toda vez que entrava em campo. Dos gramados, se aposentou cedo, precisou parar de jogar em 2010, aos 30 anos, foi quando precisou se reinventar profundamente. Com dúvidas do que fazer da vida, acabou sendo convidado para comentar a Copa do Mundo de 2010 com a equipe esportiva da Band. Humilde e pensando em fazer um trabalho, buscou qualificação para se comunicar em programas esportivos. E a partir dali nunca mais parou e se tornou um case de sucesso na comunicação, especialmente pela participação no programa Jogo Aberto apresentado por Renata Fan. Após a participação no Meeting, Denilsou foi até a Vila Olímpica, na Várzea Grande, onde foi realizado o Futebol do Festuris. Ali conversou com os atletas, tirou fotos e deu o pontapé inicial do jogo. O secretário de Esportes de Gramado, Lucas Roldo, presenteou o ex-jogador com uma camisa do Gramadense.
ÁRVORE DA INTEGRAÇÃO
A 14ª Árvore da Integração do Festuris foi plantada. Em cerimônia especial realizada na tarde do ultimo sábado, dia 9 de novembro, a empresa reconhecida nesta 36ª edição com a homenagem foi a Localiza & Co. A CEO Marta Rossi destacou a parceria entre a feira e a Localiza. “Esse momento para nós é emblemático, porque aqui se solidificam as relações, através das raízes e dos frutos que o pinheiro dá. Isso é o fortalecimento daquilo que falamos do Festuris, que é muito mais que uma feira de negócios”, disse. O gerente de sustentabilidade da Localiza, Fernando Vilela, foi quem recebeu a homenagem. “Em nome da Localiza, gostaria de agradecer esse reconhecimento, para a gente é muito importante. Lá em 2017, nós tornamos o ESG uma escolha estratégica. E hoje estamos colhendo esse reconhecimento”, comentou.
ESPAÇO LUXURY
Portugal compareceu em peso na Feira Internacional de Turismo de Gramado. Com cinco expositores no Espaço Luxury e mais quatro pela feira de negócios, o país ocupou grande parte do segmento dedicado ao luxo. Porto e Norte, Centro de Portugal, Alentejo e Madeira estão entre as sete regiões presentes e destacaram nesta 36ª edição a diversidade de negócios e experiências voltadas ao setor turístico. Ainda, no estande está a TAP Air Portugal, que deve retomar em breve no Aeroporto Internacional Salgado Filho, os voos internacionais entre os dois países. Quem esteve presente também no sábado a tarde, dia 9 de novembro, foi o diretor de Turismo de Portugal, Bernardo Cardoso. Ele chegou a Gramado na quinta-feira, dia 7. “Comecei a vir em 2016. Na primeira vez que viemos foi com a ETC (European Travel Comission) e depois começamos a vir sozinhos. Iniciamos com um estande pequeno e fomos propondo sempre algo maior, e desde o ano passado, estamos no Espaço Luxury”, revela
TURISMO & SAÚDE
Saúde e turismo se complementam. Esta foi a tônica dos painéis realizados no Palco Pompéia, durante o Festuris. A instituição de Caxias do Sul é a assistência médica oficial e marca âncora do Espaço Health And Wellness, novidade deste ano, que aborda a saúde e o bem-estar de maneira holística, refletindo a crescente demanda por experiências que promovam qualidade de vida. A CEO do Pompéia, Lara Vieira, participou de um dos painéis e coordenou outro que teve a participação dos secretários estaduais de Saúde e Turismo, Arita Bergmann e Ronaldo Santini. “Estamos cada vez mais seguros dos nossos investimentos que unem saúde e turismo”, afirmou Lara, citando como exemplo o hospital que está sendo construído em Canela e que será operado pelo Pompéia.
ABRINDO PORTAS AOS IMIGRANTES
Os imigrantes de todas as nacionalidades que chegam na Região das Hortênsias para iniciarem uma nova vida, estão tendo a oportunidade de aprender a língua portuguesa e aproximar-se da cultura brasileira por meio de um projeto de inclusão oferecido pela unidade de ensino superior da Unopar Anhanguera. O projeto denominado “Abrindo Portas aos Imigrantes: Linguagem, Inclusão e Cultura” foi apresentado no 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo, no Serra Park, em Gramado. No estande, a instituição apresentou o projeto que está sendo desenvolvido desde 2020 e que já beneficiou mais de 80 imigrantes, e também os cursos de graduação EAD direcionados às áreas de turismo e eventos.
DANÇA CARIBENHA
Os participantes do Festuris foram surpreendidos com duas atrações bem animadas quando chegavam ao Serra Park. No início da tarde de sábado, dia 9, os dançarinos do Balé Folclórico da República Dominicana, país Convidado de Honra deste ano, se apresentavam no saguão principal quando chegaram os artistas de uma escola de samba da cidade de Joaçaba, no oeste catarinense. Além de muita descontração e alegria, o momento integrou duas culturas artísticas com música e dança e proporcionou um momento ímpar para os participantes do Festuris.
GTA – 35 ANOS
Empresa referência no mercado nacional de seguro viagens, a Global Travel Assistance (GTA) celebra 35 anos de atuação em 2024. Celso Guelfi, fundador e CEO da empresa, reitera que manter um CNPJ por todo esse tempo no Brasil não é nada fácil, mas a marca conseguiu superar as adversidades e lidar muito bem com a concorrência. Seus funcionários, o combustível que move a GTA, serão os protagonistas dessa comemoração. Entre os emissores, haverá uma campanha para premiar um carro zero km para aquele que mais emitir seguros. Conversei e gravei uma live com o amigo Celso Guelfi, CEO da GTA, durante o FESTURIS e, em síntese: “35 anos de CNPJ no Brasil não é facil, mas conseguimos. Vamos fazer uma festa fechada para os meus funcionários, para a imprensa e alguns órgãos que vamos chamar. Tenho que agradecer aos meus funcionários que trouxeram essa empresa até esse momento. Tenho funcionários com 35 anos de empresa. É um agradecimento à equipe”, afirma Guelfi.
Também como forma de celebrar e reconhecer o trabalho da equipe, a GTA criou uma campanha de premiação que se inicia neste mês de novembro. Será dado um carro zero km para aquele que mais emitir seguros dentro de quase três meses. “A GTA dependeu, nesse tempo todo, das agências de viagens e de seus colaboradores que são emissores. E esses colaboradores são aqueles que dedicam tempo para que a gente possa treiná-los, qualificá-los, para que eles possam oferecer produtos e assistência, e os benefícios que essa assistência tem”, explica Celso Guelfi. “Esse ano nós já qualificamos cerca de 10 mil emissores. Foi um ano muito bom. E em comemoração aos 35 anos e em agradecimento a esses emissores, a GTA vai premiar o emissor que mais emitir seguro de viagem entre o dia 11 de novembro e até o dia 31 de janeiro de 2025, 80 dias, vamos dar um carro zero km”, detalha o gestor. Desde setembro deste ano, a GTA tem como parceira de negócios tecnológicos a Iza Seguradora, a primeira plataforma 100% digital aprovada pela Susep (SUSEP – Superintendência de Seguros Privados). Para Celso Guelfi, a união entre as duas empresas “não poderia estar melhor”. As vantagens são visíveis, diz ele. “Quando ocorre um reembolso (geralmente de farmácia, remédios), que é mais ou menos 2% e o restante nós pagamos no local pela central, levávamos entre 30 e 32 dias, determinados pela SUSEP. Agora diminuímos para 20 dias. A ideia é trazer para 10 após a ocorrência”, explica o empresário. “Ela (Iza) é rápida, totalmente digital. O mais importante é que os processos são muito rápidos para que a gente possa resolver. Novos produtos e precificação também é tudo rápido. E também diminuímos as tarifas e criamos novos planos. É uma seguradora que trouxe muito benefício para nós”, declara.
POVO GAÚCHO – POVO AGUERRIDO
O presidente da GTA não disfarçou sua satisfação em estar presente nesta edição especificamente, pois nela está escancarado ainda mais o poder de superação do povo gaúcho. “Já faz anos que somos parceiros. Fiquei muito emocionado na abertura do Festuris, cheguei a chorar. É um povo aguerrido, que não se curvou, se levantou, passou pela pandemia, que foi muito pesada. Foi um ano e meio sem faturar e as pessoas se viraram, se reergueram e depois em cima disso, quando estava mais ou menos já teve outro problema (as enchentes ocorridas em maio de 2024). Afetou o turismo, pois ninguém podia vir. E também afetou o turismo de exportação, pois não tinha aeroporto. As agências sofreram muito, estão se recompondo. E não digo só no turismo, no comércio, na agricultura, na economia do estado, de forma geral”, manifesta Guelfi. Após as fortes chuvas e trágicas enchentes que devastaram o solo gaúcho de norte a sul, a GTA se uniu para ajudar agências de viagens atingidas. “É invejável a resiliência e a perseverança que esse povo gaúcho teve. Estou entendendo que eles estão mostrando isso aqui, é uma das feiras mais movimentadas que eu vi até hoje. Estava falando com o Eduardo (Zorzanello), que se você reunir Rio Grande do Sul, Paraná e parte de Santa Catarina 90% do público que está aqui é do Sul. Arrisco a dizer que 60% é do Rio Grande do Sul”, avalia. “Eles (gaúchos) dão muito valor para aquilo que acontece aqui. E às vezes você faz uma feira no Rio de Janeiro e o carioca não vai à feira. Aqui, não. É uma massa mesmo. O povo gaúcho é firme nas convicções”, finaliza.
FLORIPA AIRPORT
Os investimentos e avanços nas áreas de logística e infraestrutura no Aeroporto Internacional de Florianópolis foram reconhecidos com o Prêmio Líderes Regionais Santa Catarina 2024. O Floripa Airport conquistou o primeiro lugar na categoria Logística/Infraestrutura. Organizado pelo Sistema LIDE Santa Catarina, o evento reuniu ontem (06/11), cerca de 200 empresários e executivos, celebrando a 11ª edição da premiação, entregue a líderes e empresas em diversas categorias, como Prêmio Líder Setorial, Prêmio Líderes ESG, Prêmio Destaque Empresarial e Liderança Empresarial. Presente no evento, Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Florianópolis, recebeu o troféu e destacou que “o desempenho do Floripa Airport Cargo em 2024 consolida o crescimento que levou nosso terminal de cargas a ter o melhor ano de sua história e se tornar o maior de Santa Catarina. Isso reforça nossa posição de desenvolvedores das regiões onde estamos presentes”. De janeiro a outubro de 2024 o terminal de cargas do Floripa Airport Cargo movimentou 4,6 mil toneladas de mercadorias, entre importação e exportação. Foram aproximadamente 13 mil embarques aéreos e cerca de 700 importadores passaram pelo terminal da capital catarinense. Um crescimento de 80% por cento se comparado com o mesmo período do ano passado.
Um dos destaques deste ano foi a chegada, em março, da primeira rota cargueira ligando Santa Catarina à Europa, são dois voos por semana operados pela LATAM Cargo entre Florianópolis e Amsterdã, na Holanda, e Bruxelas, na Bélgica. Além disso, desde setembro a rota comercial da TAP, ligando Floripa a Lisboa, movimenta em média 300 toneladas de mercadorias por mês em suas 3 frequências semanais. Pelas rotas europeias já passaram este ano 978 toneladas. O Floripa Airport Cargo conta também com três rotas cargueiras operando regularmente entre Miami e Florianópolis, com LATAM Cargo e Avianca. Para atender às crescentes demandas do mercado logístico foi inaugurado em setembro o novo terminal de cargas. A Zurich Airport Brasil investiu cerca de R$ 8 milhões na ampliação e construção de novos espaços e mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos. A obra triplicou a capacidade total de armazenamento do terminal catarinense.
MEIO AMBIENTE & EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS
Dados da EMBRATUR mostraram que apenas no mês de setembro Santa Catarina recebeu mais de 355 mil turistas internacionais, um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado. A cidade de Penha, sede do Parque Beto Carrero World, uma das seis do estado que ganhou recentemente a certificação Green Destinations e com mais de 30 km de praias, deve ocupar alta posição no ranking de recepção de estrangeiros, segundo especialistas. Com o crescente fluxo de turistas internacionais no Brasil, a expectativa do Governo Federal é de atingir mais de 8 milhões de pessoas de outros países por ano até 2027. Santa Catarina tem demonstrado não só aumento desse público, mas também expansão das fronteiras além da América do Sul. É o caso dos Estados Unidos, que enviaram mais de 514 mil visitantes desde o início do ano para o estado, além de outros países como França, Portugal, Alemanha, Reino Unido, Itália e Espanha que somaram, juntos, 741.614 turistas este ano. A cidade de Penha, “vizinha” do aeroporto internacional de Navegantes e da região industrial e portuária do Vale do Itajaí, que detém o maior PIB do estado, deve se tornar um destaque em turismo. Entre brasileiros e estrangeiros, estima receber mais de 600 mil visitantes nesta temporada 2024/2025, conforme informações da Secretaria de Turismo. Porém, o público do exterior deve crescer de forma considerável nos próximos anos.
“Além de uma localização privilegiada, temos uma orla exuberante com mais de 19 praias para todos os perfis de público e, nos últimos dias, recebemos a certificação internacional Green Destinations, o que nos posiciona em destaque diante das opções de turismo sustentável no exterior, além de 3 praias com certificação Bandeira Azul. Somos também sede do maior parque multitemático da América Latina. Novos investimentos atrairão ainda mais turistas à cidade como o Amazon Parques e Resorts, em construção, o único do mundo com o temática da Amazônia, atrativo brasileiro amplamente difundido no exterior”, explica o presidente da Associação Comercial e Industrial de Penha, Márcio Piccoli, que também é diretor do Amazon Parques e Resorts, complexo turístico, residencial e hoteleiro. “Além de um complexo com inúmeras atrações, o Amazon Parques e Resorts vai impactar de forma significativa na infraestrutura com aumento de leitos disponíveis na cidade. Nesta primeira fase do projeto, irá gerar mais de 200 apartamentos para atender 1056 hóspedes. O gerenciamento hoteleiro feito pela Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquias hoteleiras do mundo, também contribuirá na vinda de novos visitantes, assim como a filiação com a intercambiadora RCI, que possibilita que os clientes Amazon desfrutem da sua cota de hospedagem aqui ou em outros milhares de resorts pelo mundo. Isso significa que o público estrangeiro que tem filiação em outros países também poderá escolher a cidade de Penha”, comenta o CEO do Amazon Parques & Resorts, Roberto Kwon.
BELLA DA SEMANA – VANESSA VAILATTI
A loira que excita seus desejos. Prepare-se para perder o fôlego. A deusa nórdica dos seus sonhos mais ardentes está de volta, e desta vez, ela veio para incendiar sua imaginação. Vanessa Vailatti, a musa que faz o termômetro explodir, presenteia o Bella da Semana com seu quarto ensaio nu – e garanto, cada clique é mais provocante que o anterior. Desde 2015, Vanessa tem sido o sonho febril de todo homem com pulso. E agora, mais sensual do que nunca, ela confessa: “A intimidade com as câmeras só melhorou com os anos”. Imagine o que isso significa para você, caro leitor… Vanessinha Vailatti não é apenas uma visão – ela é uma experiência. E para os verdadeiros apreciadores da beleza feminina, nossa live em 4K oferece uma experiência quase tangível. Closes íntimos, ângulos ousados – é como se você estivesse lá, respirando o mesmo ar que essa deusa encarnada. o ensaio já está no ar, é só conferir. Não se contente com migalhas quando pode ter um banquete. Assine o Bella da Semana agora e mergulhe em um mundo onde suas fantasias mais ousadas ganham vida.