SALGADO FILHO
Finalmente o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), reabrirá para voos de forma parcial a partir de outubro, segundo o CEO global da Fraport, Stefan Schulte. A primeira fase da reabertura incluirá apenas 50 voos diários, operando das 10h às 22h. A etapa é parte do processo para que o aeroporto volte a funcionar completamente até dezembro. A CEO da Fraport no Brasil, Andreea Pal, explicou que a retomada inicial não incluirá voos internacionais, focando-se apenas em voos domésticos de passageiros e cargas conforme a demanda das companhias aéreas. “Estamos comprometidos em restaurar completamente o aeroporto até dezembro de 2024, respeitando os termos do contrato de concessão”, destacou Andreea Pal. Para viabilizar a retomada, estão em andamento obras na pista do Salgado Filho, danificada pelas enchentes, com a expectativa de liberar 1.700 metros até outubro. O processo de reconstrução inclui a aplicação de um novo pavimento de concreto. A expectativa é que a retomada gradual das operações no Salgado Filho ajude a reduzir os preços das passagens, que subiram devido ao redirecionamento dos voos para a Base Aérea de Canoas.
VOA BRASIL
E a piada continua viva. O mal fadado plano do desgoverno atual, VOA BRASIL, que nunca decolou, agora está sendo reformulado e só valerá para aposentados. Essa é a nossa promessa petralha que oferecerá passagens aéreas por até R$ 200, focando apenas em aposentados. A previsão é lançar o programa até o fim de julho, dependendo da aprovação do presidente viajando da Silva. O Voa Brasil disponibilizará 3 milhões de bilhetes no primeiro ano. Para comprar, o aposentado deve não ter viajado de avião nos últimos 12 meses. Um site facilitará a busca pelos bilhetes, requerendo o cadastro no gov.br, que verificará o histórico de viagens. A compra será finalizada no site da companhia aérea, garantindo segurança e evitando golpes. No Brasil, existem mais de 23 milhões de aposentados. Embora o governo tenha considerado limitar o programa a quem recebe até dois salários mínimos, cerca de 85% dos aposentados já atendem a esse critério. Não haverá gasto do Orçamento federal, pois as passagens a preço reduzido resultam de um acordo com as companhias aéreas, que aproveitarão assentos ociosos. Eu outras palavras, nós iremos pagar essa conta. O programa foi inicialmente anunciado em março de 2023 mas sua implementação foi adiada para 2024 pelo atual ministro, Silvio Costa Filho, que não entende absolutamente nada do assunto.
MULTA DE 60 MILHÕES
Enquanto isso, uma vez que sem concorrência nós consumidores sairemos perdendo, como sempre, a Azul e Gol respondem a possível multa de R$ 60 milhões. A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) iniciou, na última segunda-feira (15), um procedimento para apuração de ato de concentração (APAC) relacionado ao acordo de codeshare entre as companhias aéreas Azul e Gol, anunciado em 23 de maio deste ano. Se houver condenação por consumação antes da apreciação do ato pelo Cade, a multa pode variar entre R$ 60 mil e R$ 60 milhões, além da notificação obrigatória do ato ao órgão. Ao término das investigações, o Cade pode decidir pelo arquivamento do APAC, pela consumação da operação em desacordo com a Lei da Defesa da Concorrência (Lei nº 12.529/2011), ou pela abertura de um processo administrativo. A Azul informa que o codeshare é uma parceria comercial habitual do setor aéreo e comumente celebrado por companhias aéreas ao redor do mundo, visando beneficiar o consumidor ao proporcionar maior conectividade e oferecer mais opções de rotas e destinos dentro do país, o que não é verdade, pois sempre acabamos pagando a conta. O APAC é um instrumento usado pela autoridade antitruste para averiguar atos de concentração que deveriam ser notificados antes ao Cade.
FESTURIS 2024
Os participantes dos programas de buyers da 36º Feira Internacional de Turismo (Festuris) já podem se inscrever, de forma gratuita AQUI, para os espaços Luxury, Wedding, Business, Innovation e LGBT+. O Festuris deste ano, ocorre com o tema “Conexão Futuro”, nos dias 7 a 10 de novembro no Serra Park, em Gramado/RS. Os organizadores esperam aumento nas negociações e no número de participantes, com destaque para o Espaço LGBT+, que projeta um crescimento de 20% em relação ao ano anterior. O Festuris possui um Núcleo de Projetos Especiais, coordenado por Kênia Jaeger, que se dedica aos diferentes espaços. O Espaço Luxury, em sua 9ª edição, se destaca pela sofisticação, exclusividade e atendimento personalizado. Expositores e buyers se conectam em reuniões exclusivas, buscando a efetividade nas negociações. A Abav/RS fará a curadoria desta área, selecionando as principais agências de alto padrão. O Espaço Wedding, pelo 6º ano consecutivo, facilita encontros e negociações entre fornecedores e compradores do mercado de destination wedding, eventos e celebrações sociais. Profissionais do segmento estarão conectados por agendamentos com fornecedores, incluindo cerimonialistas e agências de todo o país.
Business e Innovation abrange os segmentos MICE (turismo de negócios e eventos), divididos em ilhas segmentadas. Na Ilha de Tecnologia e Inovação, empresas que apostam na tecnologia para transformar o ecossistema de viagens e turismo se encontram. Na Ilha Business, diversos produtos e serviços voltados para o turismo são apresentados em um espaço compartilhado. Este é o local ideal para dar visibilidade às marcas e concretizar negócios potenciais. A área de conteúdo abrigará temas importantes com profissionais dos segmentos corporativo e de inovação. O Gramado, Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias coordenará o espaço.
ENCATHO & EXPROTEL
Referência em transformar projetos em realidade, por meio de financiamentos de longo prazo e taxas especiais, o diretor financeiro do BRDE (Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo-Sul), João Paulo Kleinübing, será o palestrante, dia 25 de julho, às 13h35, na sala Jurerê, do CentroSul, em Florianópolis. Na abordagem, Kleinübing vai tratar sobre as diversas linhas de crédito que a instituição disponibiliza com o propósito de promover o desenvolvimento, inovação e sustentabilidade. O objetivo é impulsionar a competitividade de empreendimentos de todos os portes na região sul, em especial os voltados ao desenvolvimento econômico e social, no caso de Santa Catarina por meio de incremento ao turismo. “Isso inclui empréstimos para micro, pequenas, médias e grandes empresas, agricultores, cooperativas, prefeituras, comércio e serviços”, afirma Kleinübing. De acordo com o diretor financeiro, a prova de que o BRDE é um importante agente de fomento no desenvolvimento econômico e social nos três estados do sul do país – Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná – é a aplicação em 2023 de mais de R$ 5,8 bilhões na economia da região. “O banco atua em áreas como agronegócio, indústria e comércio, contribuindo para transformar vidas por meio do desenvolvimento econômico”, afirma Kleinübing.
SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Em tempos de discussões climáticas, outra pauta a ser abordada pelo diretor financeiro do BRDE é a atuação como um “Banco Verde”, comprometido com práticas sustentáveis e responsáveis, com apoio a projetos socioambientais, como proteção da água, mitigação das mudanças climáticas e transição para economia circular. Além disso, o BRDE integra a Coalizão Life, que certifica negócios ligados à biodiversidade e ESG (ambiental, social e governança). O banco também tornou-se signatário oficial dos Princípios da ONU para a Responsabilidade Bancária – uma estrutura única para o setor bancário sustentável desenvolvida por meio de uma colaboração entre bancos de todo o mundo e a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os Princípios garantem que a estratégia e a prática dos bancos se unam com a visão que a sociedade estabeleceu para o futuro alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e no Acordo Climático de Paris.
LINHAS DE CRÉDITO PARA O TURISMO
O BRDE participa, ainda, do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que oferece recursos para o setor de turismo. Recentemente, lembra Klenübing, foram anunciados R$ 500 milhões via Fungetur, beneficiando empreendedores do setor. “Esses recursos podem ser usados para reformas, modernização, aquisição de equipamentos e capital de giro”, conclui o diretor financeiro. João Paulo Kleinübing é Diretor Financeiro do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Presidiu a instituição de junho de 2023 a julho de 2024. Sua gestão está alinhada com os propósitos de aproximação do banco com a sociedade, por meio de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, social e sustentável, para incentivo ao empreendedorismo, geração de renda e emprego. Essa expertise é resultado das ações como prefeito de Blumenau por duas vezes, deputado estadual, deputado federal e secretário de saúde de Santa Catarina. Também ocupou o cargo de presidente do Badesc e da Eletrosul, membro do Conselho de Administração da Celesc e presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale Itajaí, o que lhe confere amplo conhecimento e vivência em gestão pública.
INDÚSTRIA 5.0
O Encatho & Exprotel, promovido pela ABIH-SC, é um dos maiores eventos do setor hoteleiro e de turismo. O encontro proporciona uma plataforma para networking, aprendizado e inovação entre empresários, fornecedores, agências de viagens, operadoras de turismo, entidades do trade, órgãos governamentais, imprensa especializada, meio acadêmico e profissionais de ponta a ponta do turismo e gestão hoteleira. Este ano, o evento contará com uma programação intensa e mais de 40 especialistas, oferecendo uma oportunidade única para os profissionais do setor se atualizarem e se prepararem para os desafios futuros. Além da palestra de João Paulo Kleinübing, o encontro abordará temas como Marketing Digital: Táticas avançadas para multiplicar suas reservas diretas, com Danilo Carvalho; A Gestão Estratégia de Pessoas para o Crescimento Sustentável do Negócio, com Uiara Ramos Uller, Encontrando a alma da sua hospitalidade e criando valor com espaços memoráveis, com Liege Chiaradia, Segurança da informação na hotelaria e no turismo, em tempos de LGPD, com Alexandre Medeiros, Marco Antônio e Juarez Tavares, além de muitas outras. Confira a programação completa no site e garanta sua inscrição AQUI. Já a Exprotel, feira que acontece simultaneamente ao Encatho, oferece um espaço para fornecedores do setor apresentarem seus produtos e serviços mais recentes. Desde soluções de software e serviços até novidades em equipamentos e suprimentos, a Exprotel é uma oportunidade única para descoberta de novas tecnologias e realização de negócios.
DOBRANDO A LUCRATIVIDADE
Falando nisso, prepare-se para um painel imperdível no Encatho & Exprotel 2024! No dia 24 de julho, às 15h40, na Sala Joaquina do CentroSul em Florianópolis, três especialistas de renome irão compartilhar estratégias e ferramentas inovadoras que podem dobrar a produtividade de vendas do seu hotel. O painel será moderado por Alex-Sandro de Souza, CEO da Tribuzana Marketing Hoteleiro, e contará com a participação de Leonardo Silveira, CEO da Foco Tecnologia, e Vinicius Pavei, co-fundador e Diretor de Tecnologia e Produto na Asksuite. Durante o painel, os participantes terão a oportunidade de desvendar os segredos para otimizar seus processos de vendas e eliminar ineficiências. Descubra como as melhores ferramentas podem impulsionar seus resultados. A integração de tecnologias avançadas, como chatbots e sistemas de gestão de reservas, não só facilita a comunicação direta com os hóspedes, mas também aumenta a eficiência operacional, permitindo que a equipe de vendas se concentre em converter leads em reservas confirmadas. Implementar estratégias de relacionamento com automação eficazes pode aumentar a eficiência e liberar tempo valioso da sua equipe. Com as estratégias e ferramentas certas, você pode vender mais com menos esforço, melhorar a experiência do cliente e aumentar a lucratividade do seu hotel. Não perca essa oportunidade única de aprender com os especialistas e transformar a produtividade de vendas do seu hotel.
TURISMO NÁUTICO EM ITAIPU
O Fórum Permanente de Turismo Náutico no Lago de Itaipu reuniu-se na última sexta-feira (12) para prosseguir com as tratativas já iniciadas e validar ações que estão sendo projetadas para a região. Participam da iniciativa representantes da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur). A pauta incluiu a apresentação dos resultados dos trabalhos já iniciados, seguida de um debate sobre visitas técnicas e as experiências observadas, bem como a criação de comitês temáticos para o desenvolvimento do turismo no reservatório. A reunião teve, ainda, uma palestra com Oliver Híllel, que já foi coordenador do Programa de Turismo da ONU Meio Ambiente. Os participantes foram estimulados a pensar em ações regionais, nos municípios, e conjuntas. O próximo passo, segundo os participantes, é elaborar um diagnóstico estruturado para compreender o panorama geral e começar a atuação em prol do turismo náutico sustentável.
SHOW TOUR PORTO SEGURO
Porto Seguro, um dos melhores destinos turísticos do Brasil, está prestes a sediar o 4º Show Tour. Trata-se de uma feira nacional de turismo que promete movimentar o setor de viagens e negócios na região. Este evento, que teve suas primeiras edições em 2015, 2016 e 2019, retorna em 2024 com força total, sendo uma iniciativa da ABIH Regional Extremo Sul da Bahia, com apoio da ABIH BA, Governo do Estado, Conselho Municipal de Turismo, Sebrae, Braztoa e Secretaria de Turismo. “O Show Tour é voltado à geração de negócios e contará com a presença de aproximadamente 40 a 50 operadores de turismo e 800 agentes de viagens, reforçando a posição de Porto Seguro como um dos principais destinos de lazer do país. A programação do evento inclui capacitações para agentes de viagens, visa o fomento de networking e as parcerias comerciais, impulsionando ainda mais o turismo,” explica Vinícius Oliveira, diretor da ABIH Regional Sul da Bahia. Entre os dias 22 e 24 de agosto, o Show Tour oferecerá uma agenda focada no desenvolvimento do setor turístico. Nos dias 22 e 23, as atividades serão voltadas ao relacionamento e rodadas de negócios, proporcionando um ambiente propício à troca de experiências e oportunidades. No dia 24, sábado, os participantes poderão visitar os equipamentos turísticos da cidade, conhecendo de perto as atrações e a infraestrutura que fazem de Porto Seguro um destino especial.
SALÃO NACIONAL DO TURISMO
Falta menos de um mês para a abertura do Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que acontecerá entre os dias 8 e 11 de agosto no Rio Centro, Rio de Janeiro. A 8ª edição do evento já tem a presença confirmada de todas as Secretarias Estaduais de Turismo e deve receber cerca de 100 mil pessoas durante os quatro dias. Com o tema “Experiências do Brasil: o turismo responsável e inclusivo impulsionando o desenvolvimento sustentável”, o Salão busca promover destinos e impulsionar a atividade turística no país. Por meio de experiências imersivas, os visitantes poderão conhecer melhor as vivências turísticas que refletem a cultura e a natureza dos diferentes destinos, enfatizando a história, a memória, o respeito e a inclusão social. Em um espaço de 40 mil m², no Rio Centro, as unidades federativas serão organizadas em macrorregiões para apresentar ao público os atrativos turísticos de cada localidade, destacando cultura, gastronomia, atividades artísticas, diversidade natural e muito mais. No espaço “Vitrine Brasil”, área dedicada para artesanato, design, gastronomia, agricultura familiar, manifestações artísticas, vinhos e cafés do Brasil, o público poderá apreciar vários produtos nacionais e conferir grandes espetáculos e shows, entre outras exposições.
Haverá também muitos debates! No Núcleo de Conhecimento, o MTur e os demais parceiros se reunirão para promover um intercâmbio de informações e a troca de experiências, discutindo as políticas públicas do setor e projetos que impulsionam o desenvolvimento do turismo responsável e inclusivo. Com uma programação intensa, o Salão será uma oportunidade para promover e incentivar a estruturação, qualificação e comercialização da oferta turística brasileira, contribuindo para um melhor posicionamento e competitividade nos mercados nacional e internacional. O 8º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é realizado pelo Ministério do Turismo e outros órgãos do governo federal, em parceria com o Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, Sebrae, Sesc, Senac, a Secretaria de Turismo do Estado e a prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
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