BNT MERCOSUL
BNT Mercosul muda de endereço e receberá trade de turismo em novo centro de eventos. De fato a A BNT Mercosul, que há 29 anos promove o encontro entre os principais players do mercado turístico do Brasil e Mercosul, será realizada em Balneário Camboriú nos dias 05 e 06 de maio de 2023. Portanto, é a primeira vez que o evento muda de endereço em mais de uma década, e será uma edição repleta de novidades e benefícios ao usufruir do novo local, o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco. O principal diferencial é a amplitude do novo local. A recuperação do turismo nos últimos anos traz mais e mais participantes ansiosos por bons negócios, e o Expocentro permite a realização de um evento repaginado.
Neste aspecto, também foi possível unificar atividades que antes ocorriam em diferentes locais. Um exemplo é a Rodada de Negócios, momento entre expositores e operadores, que será realizada no Expocentro Balneário Camboriú, proporcionando maior praticidade aos participantes. Além disso, o acesso foi facilitado. Dessa forma, diversos participantes da BNT Mercosul tradicionalmente ficam hospedados em hotéis parceiros do evento em Balneário Camboriú. Agora, com a mudança do evento para a mesma cidade, o acesso e transporte é facilitado, já que o Expocentro fica a apenas 10 minutos do centro de Balneário Camboriú. Sendo assim, a rota de transporte dos famtours, grupos de agentes de viagens também se beneficiam, evitando vias de muito fluxo.
Cabe ressaltar, que o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, é considerado o maior e mais moderno do Sul do país, são 33.534,71 m² de espaços versáteis, entre praça de alimentação, pavimento superior, e dois pavilhões com 4 e 8 mil m². Estrategicamente localizado às margens da BR-101, possui fácil acesso, mais de mil vagas de estacionamento, internet Wi-Fi. Além disso, o local ainda oferece sistema de ar-condicionado, acessibilidade com rampas e elevadores, e salas de apoio com capacidade entre 100 e 200 pessoas. Conheça em detalhes acessando o site oficial. A BNT Mercosul tem organização do Balneário Camboriú Convention & Visitors Bureau. Dessa forma, a edição conta com as Participações Especiais: Governo de Mato Grosso, Gruppe Tecnologia, Município de Porto Seguro, Governo de Mato Grosso, Sectur Blumenau e ViangensPromo. As redes sociais @bntmercosul estão disponíveis para mais informações. Já para ser um expositor na BNT Mercosul, a contratação de estandes é feita pelo contato comercial, no e-mail: comercial@bntmercosul.com.br ou pelo telefone/WhatsApp: (47) 99652-4561. Para saber mais, CLIQUE AQUI. Instagram / Facebook.
PBTUR SOB NOVA DIREÇÃO
O turismólogo Ferdinando Lucena, velho conhecido do trade de turismo paraibano é o novo Presidente da PBTUR, substituindo a competente Ruth Avelino. A cerimônia de posse aconteceu na última quinta-feira, 23, em João Pessoa/PB. Ferdinando Lucena assume com a proposta de ampliar o orçamento da autarquia para promoção e divulgação da Paraíba no Brasil e exterior. Lucena afirma que pretende incrementar e modernizar as ferramentas, e as ações de promoção e divulgação do Destino Paraíba e suas regiões turísticas. “Também iremos implementar a Inteligência de Mercados para potencializarmos as estratégias e ações de divulgação e promoção. Queremos garantir um legado de conquistas e trabalhar por mais”, garantiu. O novo executivo da PBTUR pretende ainda ampliar o diálogo com o trade paraibano e fazer conexões com os mercados nacional e internacional. “Tudo isso conjuntamente com a SETDE para que possamos executar políticas públicas em parceria com o MTUR e a Embratur”, prometeu.
Acredito que uma das primeiras ações deveria ser reunir o trade paraibano e trazer de volta o maior festival de turismo do Norte/Nordeste do Brasil, o Brazil Travel Market, legitimamente paraibano e que colocou João Pessoa e a Paraíba no mapa de turismo nacional e internacional. Um estado dessa grandeza não poderia perder um evento desses e, uma feira dessa categoria jamais deveria ser itinerante. Nesse sentido cabe ressaltar que 98% dos jornalistas especialistas nacionais de turismo deixaram de voltar a João Pessoa justamente pelo fim do festival de turismo. Com mais de 25 anos de atuação no setor, o novo presidente da PBTur tem capacidade de sobra para fazer tudo isso, pois também foi gestor de Centro de Convenções daquele Estado, Consultor de gestão e captação de congressos e eventos do SEBRAE, Secretário Executivo da Frente Parlamentar de Turismo da Câmara Municipal de João Pessoa, Conselheiro da Câmara Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio/CNC; Coordenador do Observatório da Economia do Turismo de João Pessoa, Diretor Executivo do Convention & Visitors Bureau de João Pessoa atuou na Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, como secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo e Coordenador Executivo do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR.
BONITO & TURISMO
O ecoturismo continua aquecido em Bonito, atraindo cada vez mais visitantes, conforme constata o Observatório do Turismo e Eventos (OTEB) do destino, que acompanha e afere o movimento da atividade na região desde 2015. Segundo o estudo, em janeiro, Bonito voltou a bater recorde de turistas em nove anos: 34.800 pessoas circularam pela cidade, número superior aos períodos de 2022 (30.220) e 2016 (28.414). Os dados foram divulgados pelo Bonito Convention & Visitors Bureau (BCVB), que integra 11 municípios das regiões Oeste e Sudoeste do Estado. A coleta de informações mensais pelo OTEB tem o apoio da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur) e da prefeitura de Bonito. O número de visitações aos mais de 40 atrativos também está em alta, com novo recorde em janeiro: 137.678, com turistas realizando entre dois e cinco passeios. No ano passado, no mesmo período foram registradas 123.989 visitas. Os atrativos mais procurados continuam sendo os balneários (63.919 visitações), flutuação (21.973), cachoeiras (14.950) e Gruta do Lago Azul (11.750, correspondendo a 82% de sua ocupação).
TURISMO BRASILEIRO
O faturamento do turismo brasileiro no ano passado foi de R$ 208 bilhões, 28% maior do que o registrado em 2021. No mês de dezembro, início das férias escolares e período de alta temporada, o crescimento foi de 14,4%. Os dados são do levantamento mensal do Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado do ano de 2022, todos os setores analisados pelo estudo registraram alta, com destaque para o de transporte aéreo, cujo faturamento foi de R$ 66,5 bilhões. O número foi 65,2%, superior ao registrado no mesmo período de 2021.
O estudo baseia-se na Pesquisa Anual de Serviços e dados atualizados da Pesquisa Mensal de Serviços, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números são atualizados mensalmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e foram escolhidas as atividades que têm relação total ou parcial com o turismo. No presente e desastroso desgoverno brasileiro, o bla bla bla se repete “tuar para reduzir o preço das passagens aéreas é um dos eixos de ações estratégicas para os primeiros 100 dias de governo, cujo objetivo seria de democratizar o acesso da população à aviação no país, dando a possibilidade de que mais pessoas possam se deslocar pelo país, impactando toda a cadeia produtiva do turismo. Todavia, foi justamente o contrário que aconteceu. Impossível uma família voar pelo Brasil em férias por conta dos preços dos aéreos. Muito mais barato, fácil e rápido viajar para o exterior.
FÉRIAS DOS STATES
Como VOAR pelo Brasil está extremamente caro, embarcar para o exterior é a melhor opção pela comodidade, segurança, voos diretos…. Tanto é verdade que o Brasil é hoje o sétimo maior mercado internacional emissor de turistas para os Estados Unidos, atrás de Coréia do Sul, China, Japão, Reino Unido, México e Canadá. No ano passado, 1,225 milhão de turistas brasileiros visitaram os EUA, um aumento de 412% em relação a 2021. Só no mês passado, janeiro, o Brasil enviou pouco mais de 137 mil passageiros para os EUA, um crescimento de 74% em relação ao enviado em janeiro de 2022. A previsão do governo dos EUA é receber 1,4 milhão de brasileiros em 2023, 1,75 milhões em 2024, 1,95 milhão em 2025, 2,1 milhões em 2026 e 2,27 milhões de turistas em 2027. Todos os dados foram divulgados recentemente pelo Escritório Nacional de Viagens e Turismo (NTTO) dos EUA.
Por conta dos preços dos bilhetes aéreos, fica fácil entender o estudo que ainda indica que no ano passado observou-se o transporte terrestre rodoviário encerrou o ano faturando R$ 34 bilhões, uma alta de 13,9% na comparação com 2021. Também houve uma mudança gradual do perfil do público consumidor, com famílias buscando destinos de curta e média distâncias, via ônibus ou veículo próprio, de forma a reduzir o custo médio da viagem. Outro destaque ficou por conta do grupo de alojamento e alimentação, que faturou no ano passado R$ 59,2 bilhões, um incremento de 23,3% em relação ao ano anterior. As demais elevações foram observadas no grupo de atividades culturais, recreativas e esportivas (16,7% no ano) e no grupo de locação de veículos, agências e operadoras de turismo (5,3%).
ATRATIVOS CULTURAIS
Falando nisso, o MTur, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), está com inscrições abertas para o curso de especialização em Atrativos Culturais para Guias de Turismo. Para concorrer a uma das vagas, os profissionais devem estar habilitados no Cadastur como “Guia Regional” e atuar em um dos estados da macrorregião Nordeste. Ao todo, estão sendo ofertadas 728 vagas com inscrições totalmente gratuitas que vão até o dia 06/03. Clique AQUI e faça sua inscrição. O curso tem carga horária de 160 horas de aulas teóricas e 40 horas de aulas práticas, totalizando 200 horas. Ao longo do curso serão desenvolvidas atividades como: estudo de caso; conhecimento do mercado e das empresas; pesquisas individuais e em equipe; elaboração de projetos; práticas durante aulas síncronas; até duas visitas técnicas in loco. O curso será realizado parcialmente à distância (modalidade EaD). Não esqueça de ter em mãos seu documento de identificação, como RG ou CPG e atentar-se aos requisitos para completar o processo de inscrição. O resultado preliminar será divulgado em março. O edital completo pode ser acessado no site da inscrição.
TURISMO EM ITAIPU
Enquanto isso, por conta da gigantesca infraestrutura, o Complexo Turístico de Itaipu (CTI), que concentra todos os atrativos da margem brasileira da usina, recebeu 12.443 visitantes durante o feriado prolongado de carnaval, entre os dias 18 e 21 de fevereiro. O número foi 24,43% maior que a expectativa, fixada em 10 mil pessoas para o período. Com a marca, Itaipu volta a registrar movimento próximo ao ano de 2020, último antes da pandemia, quando os atrativos receberam 14.185 visitantes. E quem passou pela Itaipu no domingo (19) pôde apreciar ainda mais uma atração especial. Depois de sete anos o vertedouro voltou a ter duas calhas com abertura simultânea, modificando a paisagem para a alegria dos turistas. A vazão chegou a mais de 12 milhões de litros por segundo, volume equivalente a oito vezes a média das Cataratas do Iguaçu.
CAPACITAÇÕES INPROTUR
2022 marcou o ano de recuperação pós-pandemia para o turismo receptivo argentino e o Brasil, com quase 800 mil turistas, foi um dos grandes mercados que possibilitaram este caminho ascendente. Para continuar as conquistas obtidas e ir por mais, o Instituto Nacional de Promoção Turística (INPROTUR) realizou junto às operadoras turísticas brasileiras Orinter e Diversa dois destacados roadshows pelas cidades de Vitória, Juiz de Fora, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Com um saldo de 350 agentes de viagem brasileiros capacitados, os encontros foram muito valiosos para gerar capacitações, rodadas de negócios e oficinas com diferentes incentivos em favor de produzir maior atração e vendas para a Argentina.
“Depois de apresentar as nossas ações deste ano para o Brasil, visamos não só recuperar a totalidade dos viajantes brasileiros que chegavam ao país antes da pandemia, mas pretendemos superar essa marca. Com este grande trabalho que já fizemos e que continuaremos fazendo, estimamos excelentes resultados para o fim do ano”, afirmou o Secretário Executivo do INPROTUR, Ricardo Sosa. Com vistas à próxima temporada de inverno, Segundo Sosa, o trade turístico do Brasil se mostrou muito otimista quanto às vendas. Já estão bloqueadas quase 3 mil reservas para grandes destinos, como Bariloche, Ushuaia e San Martín de los Andes. Cabe destacar ao turista brasileiro desinformado, a péssima conectividade, tempo de voos a esses destinos e os preços dos aéreos, o que dificulta ou quase inviabiliza tiras férias de inverno nesses espetaculares destinos, principalmente Ushuaia. Custa pelo pelo quatro vezes mais do que Florianópolis/Santiago do Chile/Florianópolis pela Sky. Todavia o destino é icônico e o nosso Real está supervalorizado. Só não use teu cartão de crédito na Argentina, em hipótese alguma.
BELLA DA SEMANA – PRISCILA PIRES
Ela é como vinho, quanto mais o tempo passa, mais gostosa fica! Prepare-se para a estreia de Priscila Pires que fotografou nua pela primeira vez para o Bella da Semana! Priscila Pires é o tipo de mulher que tem tudo para conquistar até mesmo o mais exigente dos homens. Formada em Contábeis, a beldade que está no auge dos seus 36 anos (exibindo um corpo de deixar qualquer novinha com inveja), atualmente trabalha como modelo, empresária e é apaixonada pelo mundo da moda. Cheia de ousadia, ela tirou a roupa para o Bella da Semana e posou nua pela primeira vez na sua vida: “a experiência foi libertadora, esse registro é uma homenagem a eternização da nossa própria beleza”, afirmou a musa. A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio inédito com Priscila Pires nua vai ao ar nesta quarta-feira (01). Não perca! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
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