HOTELARIA EM ALTA
Crescimento hoteleiro provoca investimentos no setor. O setor hoteleiro brasileiro registrou crescimento de 1,2% na taxa de ocupação entre janeiro e agosto de 2024, segundo dados do Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB), que também prevê investimentos de R$ 8,4 bilhões até 2028. O avanço econômico é impulsionado pelo turismo em alta e a recuperação do segmento, especialmente nas regiões Nordeste e Norte. Os dados analisados, com base em 537 hotéis e mais de 85 mil unidades habitacionais, destacam o crescimento nas regiões Norte (3,3%) e Nordeste (8,1%), além de uma alta geral na ocupação. A diária média do setor aumentou 10,6%, e a Receita por Quarto Disponível (RevPar) cresceu 11,9%. O Norte foi a região com maior incremento, com avanços de 16,5% na diária média e 20,4% na RevPar.

Em termos de categorias, o segmento Midscale foi o que mais se destacou, com 2,2% de aumento na ocupação e 13,8% de alta na RevPar. O setor Upscale também teve avanços, com 0,3% na ocupação e 15,1% na RevPar. Esses números indicam uma retomada expressiva do setor, com destaque tanto para viagens de lazer quanto de negócios. Com projeções de R$ 8,4 bilhões em investimentos até 2028, o Brasil se consolida como um destino atrativo para investidores e turistas, nacionais e internacionais. Esses recursos permitirão a construção de 137 novos hotéis, adicionando cerca de 21.863 quartos à infraestrutura hoteleira do país, o que fortalecerá ainda mais a capacidade de atender à crescente demanda no mercado.

LAGHETTO

Exemplo disso é o Laghetto Hotéis que, celebrando 35 anos e com 24 unidades, deu um novo passo em sua estratégia de expansão, chegando também a Guarapari, no Espírito Santo, ampliando seu alcance para um total de oito destinos. A chegada ao Espírito Santo representa mais um importante marco na história da rede. A visão da Laghetto para o hotel em Guarapari é torná-lo um destino de destaque no turismo brasileiro, oferecendo luxo, conforto e uma localização privilegiada à beira-mar, além de levar a hospitalidade gaúcha para mais uma importante região turística do país. Ao longo desses 35 anos, a rede tem seguido um ritmo acelerado de expansão, com 10 novos projetos previstos para os próximos anos, reafirmando sua posição como uma das principais redes hoteleiras do Brasil. Segundo Plínio Ghisleni, sócio-diretor da rede: “A história da Laghetto é marcada por inovação e crescimento. Estamos extremamente orgulhosos ao celebrar 35 anos com uma expansão tão significativa. Nosso objetivo é continuar levando a hospitalidade gaúcha a cada vez mais destinos, sempre com foco no bem-estar e na experiência única dos nossos hóspedes.” Com a missão de manter seu DNA gaúcho em cada novo destino e sempre ratificando seu lema de paixão em servir, a Laghetto segue se destacando no mercado nacional, trazendo sua expertise em hospitalidade e inovação para cada novo empreendimento.

MEETING FESTURIS

O grande palco de conteúdo do 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo já têm definidos os conceitos que serão levados ao público durante o Meeting. Serão duas manhãs intensas com especialistas renomados que irão compartilhar pautas relacionadas a negócios, empreendedorismo, gestão pública, entre outros. No dia 8, às 8h45, o ex-ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, vai abordar o tema: “O que os setores que compõem a economia do turismo podem fazer pelo Brasil”. Lummertz é o atual presidente do conselho do Grupo Wish, foi presidente da Embratur e já atuou como diretor do Sebrae nacional. Em seguida, às 9h20, o fundador da Agência Formô, Michel Couto, vai palestrar sobre “Inovação social e turismo – novas luzes para o turismo”. O painelista também é assessor técnico na Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, e tem como objetivo levar inclusão e transformação para os territórios periféricos. “Turismo em movimento – O esporte como oportunidade para o mercado de viagens” é o tema que ganha o palco a partir das 9h45, com Alexandre Sampaio e Petrus Ravazzano. Sampaio é o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e membro do Conselho Nacional de Turismo (CNT) do Ministério do Turismo. Possui mais de 40 anos de atuação no mercado hoteleiro. Ravazzano é diretor e fundador da ASL, agência especializada em turismo esportivo. Tem formação em turismo e hotelaria.

Às 10h40 o case de destaque é o sucesso da Dengo Chocolates com a chocolatiére Luciana Lobo, que falará sobre “DNA ESG e o sabor de mudar o mundo! Case de sucesso da Dengo Chocolates”. A Dengo é uma empresa 100% brasileira de cacau e café, que possui mais de 40 lojas. Na manhã do dia 9, o primeiro palestrante será Luciano Fernandes e o tema de seu painel é “Crise econômica empresarial: tributação é mesmo meu problema”. A temática trará uma visão estrutural sobre os reais motivos que levam empresas a passarem por dificuldades financeiras. Fernandes é advogado e mestre em direito pela PUC/RS, especialista em Processo Civil e MBA em direito tributário pela FGV/RS. Ao longo da carreira, já atendeu mais de 500 empresas. Sua palestra começa 8h45. O segundo painel nesta manhã será às 9h10, com o fundador do Gramado Summit, Marcus Rossi. Sua abordagem terá a seguinte temática: “Inovação humanizada: construindo o futuro com propósito”.

“Hospitalidade regenerativa e o novo olhar para os anfitriões” com a painelista Beth Wada é o assunto das 9h45. Ela é coordenadora pedagógica da Radix – Escola Travel Design. Também coordena Pesquisa e Stricto Sensu na Universidade Anhembi Morumbi, onde responde diretamente por Mestrado e Doutorado em Hospitalidade. E para fechar a programação do Meeting, Fabrício Carpinejar, vai falar sobre “Inteligência natural: A potência da sensibilidade”. Carpinejar é escritor e cronista, tem 51 livros publicados e já ganhou mais de 20 prêmios literários. Nas redes sociais, possui mais de seis milhões de seguidores. Após sua palestra, ele fará uma sessão de autógrafos do livro “Se eu soubesse para maiores de 40 anos”. A temática central estará voltada a “Conexão Futuro”, e dentre os assuntos discutidos estão o turismo regenerativo e a sustentabilidade. A grade de conteúdo também dará destaques à informação, inovação, tendências do mercado, networking, promoção de destinos e aprendizado. Profissionais do trade turístico e da imprensa, gestores públicos e estudantes estão convidados a participarem do Meeting. O valor do passaporte é R$ 349 e, além do conteúdo programático deste palco, a credencial garante acesso à feira de negócios. Para os agentes de viagens, o valor de inscrição é R$ 190 + R$ 20 de transporte solidário. Para se inscrever CLIQUE AQUI.

FESTIVAL SETE LENDÁRIOS MIOLLO
“Temos sido presenteados pela mãe natureza. Ao colher uvas extraordinárias, somos desafiados a aplicar todo nosso conhecimento, tecnologia e sensibilidade para elaborar vinhos ícones”. A frase é do enólogo e diretor superintendente do Miolo Wine Group, Adriano Miolo, e define as condições que deram origem a uma coleção singular: Os Sete Lendários da Miolo, expressão mais autêntica dos quatro terroirs em que a empresa atua. Trata-se de um verdadeiro tesouro em forma de vinho que nasceu na espetacular vindima de 2018; evoluiu na Safra das Safras, em 2020; e chegou ao ápice em 2022 – ano da colheita dos sete ícones que serão apresentados pelo próprio Adriano Miolo em um jantar harmonizado no Restaurante Primrose, no luxuoso hotel Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), dia 23 de novembro, às 19h30.

Os sete vinhos que integram a coleção, todos nobres (com 15% de álcool), serão degustados em um menu especialmente elaborado para valorizar as características de cada terroir. A experiência terá início com uma breve apresentação da filosofia que resultou na criação de cada identidade. Para o brinde de boas-vindas será servida uma taça do melhor e mais raro espumante da Miolo, Íride, com 10 anos Surlie (evolução na garrafa em contato com as leveduras). Finalizando esse precioso jantar, todos degustarão um cálice do vinho de sobremesa Miolo Late Harvest Licoroso, feito com a uva Viognier colhida tardiamente para concentrar o açúcar natural da fruta. Será uma noite inesquecível, criada para um seleto grupo de apreciadores de grandes vinhos. Vale destacar que o premiado Restaurante Primrose, do Castelo Saint Andrews, foi eleito em setembro deste ano pela revista Prazeres da Mesa com o título de Excelência em Vinhos Brasileiros, assim como Melhor Carta de Vinhos de Grande Excelência. Para não ficar de fora, pois o evento é super concorrido, garanta já seu lugar!

BC – MELHOR ESCALA DE CRUZEIRO

Balneário Camboriú foi recentemente reconhecida como uma das melhores escalas de cruzeiros do Brasil, recebendo o Prêmio Krooze Awards na categoria “Melhores Escalas da Temporada Brasileira de 2023/2024”. Esta premiação inédita no país celebra as companhias, destinos e experiências que mais se destacaram no segmento de cruzeiros ao longo dos últimos doze meses. O Krooze Awards contou com a participação de mais de 50 concorrentes, organizados em diversas categorias conforme suas características. A seleção dos vencedores foi realizada por um painel de especialistas em cruzeiros e pela equipe Krooze, em colaboração com influenciadores, jornalistas e profissionais do turismo, que votaram entre agosto e setembro. Balneário Camboriú se destacou pela qualidade de sua infraestrutura portuária e pelos constantes investimentos em atrativos turísticos, que têm contribuído para consolidar a cidade como um destino de excelência. O prêmio Krooze Awards reforça o papel de Balneário Camboriú no turismo de cruzeiros, consolidando sua posição entre os destinos mais desejados e bem avaliados da temporada brasileira.

FESTIVAL BRASILEIRO DA CERVEJA

Já é possível garantir o acesso à maior edição da história do Festival Brasileiro da Cerveja. A programação acontece em Blumenau (SC), de 12 a 15 de março, e terá um formato inédito: através de um ingresso com degustação livre, o público poderá provar cerca de mil rótulos de 250 cervejarias diferentes, de todas as regiões do país. O primeiro lote, com número de ingressos limitados, está à venda AQUI. Os valores são de R$ 225,00 para um dia e R$ 599,00 para os quatro dias. Estão inclusas degustações de 250 cervejarias, das 17h às 21h, e acesso para a Festa Brasileira da Cerveja, que começa às 19h30min. É possível parcelar, e no site estão as mais de 100 marcas confirmadas. Além desta programação, a Capital Brasileira da Cerveja terá uma intensa programação dedicada à bebida, com um Circuito Cervejeiro que está sendo montado com brassagens colaborativas, cursos, certificações, confrarias e outras atividades tanto para os entusiastas quanto para os profissionais que atuam no setor.

A programação do Festival Brasileiro da Cerveja acontece em março de 2025 em Blumenau (SC). São cinco eventos: Festival Brasileiro da Cerveja: de 12 a 15 de março, das 17h às 21h, e tem o formato de degustação livre com 250 cervejarias; Festa Brasileira da Cerveja: de 12 a 15 de março, a partir das 19h e terá atrações musicais, praça de alimentação e estandes de 30 cervejarias; Feira Brasileira da Tecnologia Cervejeira: de 12 a 14 de março, com uma mostra de matérias-primas, equipamentos e outros insumos para o mercado; Concurso Brasileiro de Cervejas: de 9 a 12 de março, com especialistas brasileiros e estrangeiros para avaliarem e premiarem os melhores rótulos nacionais; Seminário Técnico Internacional de Cervejas: disseminação técnica de informações sobre o produto e o mercado. O Festival Brasileiro da Cerveja é uma organização da Associação Blumenau Capital Brasileira da Cerveja, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). Todas as informações estão nas redes sociais @festivalbrasileirodacerveja e no site.

W PREMIUM GROUP & GTA
A crescente demanda por serviços que proporcionem maior conforto e exclusividade durante as viagens levou o W Premium Group e a GTA a firmarem uma parceria inovadora. A partir de outubro, os clientes da seguradora terão a oportunidade de acessar salas VIP em diversos aeroportos brasileiros, elevando a experiência de viagem para um novo patamar. Essa colaboração une a expertise do W Premium Group em hospitalidade em aeroportos e a reputação da GTA como referência em seguros de viagem, prometendo oferecer mais comodidade aos passageiros. A parceria entre o W Premium Group e a GTA, que entra em vigor em outubro, vai proporcionar aos clientes da seguradora acesso a diversas salas VIP em aeroportos brasileiros, agregando mais conforto e conveniência às suas viagens. Os passageiros que optarem pelos seguros de viagem GTA nas categorias World e Planet , aplicáveis a lazer, intercâmbio e multiviagens, poderão acessar as salas W Premium em Belém, Guarulhos (T3 5th Avenue e The Píer) e Recife Frevo no momento do embarque. A GTA oferece um portfólio diversificado de produtos que atendem a diferentes nichos, como lazer, corporativo e marítimo, com coberturas médicas e hospitalares flexíveis. A empresa é amplamente reconhecida pelos agentes de viagem e conquistou, por 15 anos consecutivos, o Prêmio TOP-SP Melhores Parceiros, da Abav-SP | Aviesp, na categoria Seguro Viagem, o que reforça sua posição no mercado.

“Estamos com novos benefícios que complementam ainda mais nosso portfólio, com os planos mais completos do mercado. E temos orgulho de oferecer a sofisticação e conforto das salas VIP do W Premium Group aos nossos clientes. Estamos entusiasmados para agregar mais esta novidade àqueles que escolhem a proteção GTA para suas viagens, com tranquilidade, proteção e exclusividade”, afirma Celso Guelfi, CEO da GTA. As salas VIP do W Premium Group proporcionam um ambiente de excelência, com uma variedade de serviços para atender as necessidades dos passageiros. Os viajantes poderão desfrutar de alimentação ilimitada, um bar completo, mobiliário elegante e um espaço propício para relaxamento. Além disso, os serviços incluem assistência personalizada, Wi-Fi de alta velocidade e duchas, garantindo que cada cliente tenha uma experiência agradável e revigorante antes de embarcar.

HACKATOUR CATARATAS
O Hackatour Cataratas, que acontece de 1° a 3 de novembro, em Foz do Iguaçu e de maneira on-line, está com inscrições abertas. Com o tema “Codificando o futuro do Turismo”, o evento é focado na criação de projetos tecnológicos com duas principais demandas do mercado: captação/análise de dados e promoção turística. O objetivo é que essas soluções não apenas otimizem a experiência do viajante, mas também aprimorem a tomada de decisões estratégicas para empresas e destinos turísticos. Os responsáveis pelos melhores projetos receberão prêmios em dinheiro e brindes, além de terem a oportunidade de aperfeiçoá-los na etapa de aceleração e apresentar suas ideias ao público no Salão de Tecnologia e Inovação do Festival das Cataratas, que acontece em junho do próximo ano. A principal novidade desta edição do Hackatour Cataratas é a “Trilha do Conhecimento”, uma jornada de qualificação aberta à comunidade, promovida no pré-evento. O objetivo é aproximar os participantes e aprofundar os conteúdos em quatro áreas de atuação: Turismo, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Esses vídeos já podem ser acessados AQUI. Inscreva-se para o evento AQUI.

BELLA DA SEMANA – JULIA MARIA

Com seus 103 cm de bumbum, Júlia Maria está de volta para fazer você se perder nessas curvas irresistíveis! Ela tem 163 cm de altura, cabelos longos escuros, rosto sedutor, lábios carnudos, pezinhos tamanho 36 – a maravilhosa Júlia Maria é do tipo mulher gostosona, que a gente não sabe nem por onde começar… Agora ela vem aí para você se perder ainda mais nas suas curvas sinuosas. A última do ensaio exclusivo com Júlia Maria nua no Bella da Semana ja está no ar. Confira cada detalhe e aproveite! Nossa live em 4K também estará disponível. Não perca a chance de assistir a takes exclusivos, gravados com câmera profissional, oferecendo mais closes e qualidade. Ainda não faz parte da maior comunidade masculina da internet? Assine agora e se torne um membro exclusivo do Bella da Semana. É só clicar aqui e escolher o plano que melhor se encaixa para você!

Leia ainda: Alta no setor rodoviário e queda no setor aéreo, de novo!
