DE CARRO OU DE AVIÃO ?
De carro ou de avião? Crescimento contínuo na demanda turística. Se não fossem os preços altos das passagens aéreas, cujos preços tendem até a dobrar para os próximos feriadões, natal, réveillon e férias, a tendência do brasileiro seria voar pelo Brasil. De acordo com estudo da Booking.com, o avião é o meio de transporte favorito para viagens no verão, sendo a opção escolhida por uma média de 60% dos entrevistados. Essa preferência alcança seu maior índice no Natal, com 64% dos brasileiros optando por viagens aéreas, seguido pelo Ano Novo, com 62%. Até mesmo no Carnaval, que apresenta uma distribuição mais equilibrada entre as opções de transporte (automóveis, ônibus, cruzeiro), o avião se destaca com apenas 54% das escolhas. Além disso, mais da metade dos participantes (55%) disse que pagaria mais caro para evitar escalas ou conexões, abusivas, priorizando viagens diretas e sem interrupções. Encarar uma viagem do sul para o nordeste e vice e versa chega a levar mais de 24horas. Vale comentar também que o desejo por conforto também se mostra nos benefícios mais desejados pelos passageiros que viajam de avião: 22% gostariam de ganhar transfer gratuito de e para o aeroporto, 17% desejariam upgrade para classe executiva e 16% prefeririam acesso livre a refeições feitas por um chefe e a um bar a bordo, o que jamais acontece em voos nacionais. Apenas bolachinhas, agua ou refrigerante. Portanto, na prova dos noves, o transporte de carro ou de ônibus irá superar novamente o transporte aéreo.

VIAGENS PELAS AMÉRICAS

Falando nisso, não é à toa, como sempre, que o brasileiro prefere viajar para o exterior, em voos diretos, muito mais rápidos e baratos do que viajar em nosso próprio país. Tanto que de acordo com o relatório divulgado pela Amadeus em parceria com a ONU Turismo, revelou um crescimento contínuo na demanda por viagens para destinos nas Américas, apesar dos desafios econômicos e geopolíticos. De acordo com os dados do Amadeus Navigator360™, a América do Norte continua sendo o destino mais popular da região, com um crescimento de 13% entre setembro e dezembro, em comparação com o mesmo período do ano passado. A América Central também registrou um crescimento significativo de 12%, à medida que os viajantes buscam destinos ensolarados. O terceiro relatório da série, Travel Trends and Outlook 2024 – Focus on the Americas (setembro a dezembro), destaca as principais tendências de viagem na região e foi elaborado para auxiliar as Administrações Nacionais de Turismo (NTAs), as Organizações Nacionais de Turismo (NTOs), as Organizações de Gestão de Destinos (DMOs) e as empresas do setor privado a impulsionar o turismo em suas áreas. Os dados fornecem informações valiosas para a tomada de decisões estratégicas visando atrair viajantes interessados em visitar as Américas.

FLORIANÓPOLIS LIDERA A LISTA

Os 10 destinos mais procurados permanecem os mesmos de 2023, com os Estados Unidos, Canadá e México no topo da lista. A demanda por destinos de praia durante a temporada de férias continua em alta, com as buscas no México crescendo 19% no período analisado. O Chile registrou a maior taxa de crescimento de destinos, com 29%, seguido pela Colômbia (27%) e Peru (24%). Com as lows costs saindo de Florianópolis a preço inferior a R$ 300,00, fez a festa dos brasileiros em Santiago e nas estações de esquis chilenas. O relatório apresenta algumas informações sobre as sub-regiões nos últimos quatro meses do ano: América do Norte: Estados Unidos, Reino Unido, Canadá e Brasil são os mais procurados, com a cidade de Nova York sendo o destino mais popular. América Central: Costa Rica e Panamá continuam no topo da lista dos destinos mais buscados. El Salvador teve um crescimento significativo de 25%. Caribe: Porto Rico tornou-se o segundo destino mais pesquisado, atrás da República Dominicana, enquanto Curaçao teve o maior crescimento, impulsionado pela demanda dos viajantes sul-americanos. América do Sul: O interesse dos viajantes permanece forte, com o Brasil como o principal destino e Florianópolis liderando a lista de cidades com o maior aumento no interesse a partir de 2023.

PRINCIPAIS DESTINOS

Uma tendência digna de nota é o ressurgimento dos viajantes chineses, em grande parte devido à melhoria da conectividade aérea e à redução das restrições de viagem. Na América do Norte, a China está entre os 30 principais mercados de origem, com um crescimento de 53% nos viajantes que buscam visitar as Américas em comparação com 2023. O Japão também registrou um crescimento significativo, de 40%. Francisco Perez-Lozao Rüter, presidente da área de Hospitalidade da Amadeus, afirmou: “Estou otimista com a demanda contínua por viagens na região das Américas. Este terceiro relatório sobre as Américas, em parceria com a ONU Turismo, continua a demonstrar o papel e o impacto dos dados para ajudar os destinos a se promoverem e a alcançarem os viajantes certos. Ter transparência sobre os destinos que as pessoas estão buscando permite que os locais lancem campanhas para capitalizar esse interesse. Também ajuda a identificar onde pode haver declínios em determinadas regiões, permitindo que as DMOs, organizações de viagens e outras partes interessadas reavaliem suas estratégias para alcançar novos e antigos mercados. Essas informações são inestimáveis para direcionar os viajantes de amanhã.” Zurab Pololikashvili, secretário geral da ONU Turismo, declarou: “A ONU Turismo tem o prazer de, mais uma vez, fazer parceria com nosso membro afiliado Amadeus para fornecer informações essenciais sobre tendências de viagens para as Américas. Os dados de pesquisa e reserva são uma ferramenta fundamental para todas as partes interessadas na região, aprimorando estratégias de turismo sólidas e orientadas por dados.”

BEACH TÊNIS FESTURIS

Festuris vai integrar esportistas no dia 10 de novembro. Inscrições se encerram em 30 de outubro. O esporte que está expandindo e virando sensação mundo afora, o Beach Tennis, terá um torneio entre os players credenciados no 36ª Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorre de 7 a 10 de novembro. O evento esportivo será no dia 10, nas quadras do Curta Beach Tennis, em Gramado. Abrir espaço para esta modalidade é uma das novidades deste ano. O objetivo é proporcionar momentos de descontração entre os participantes e fortalecer o networking. As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, e para participar não precisa ter uma dupla formada, é possível se inscrever de forma individual. As vagas são limitadas. Serão disputadas quatro categorias, duas no masculino (iniciante e intermediário) e duas no feminino (iniciante e intermediário). Cada competidor ganhará uma camiseta do certame. Para participar é necessário apresentar credencial do Festuris. Abav/RS e Curta Beach Tennis são os apoiadores do torneio. O patrocínio é do país Aruba, que se tornou referência mundial no Beach Tennis. A coordenação e organização técnica está a cargo de Gabriel Morales. Mais informações pelo contato (54) 98146.7069.

FUTEBOL DO FESTURIS

O tradicional torneio de futebol de campo vai colocar frente a frente a Seleção Gaúcha e o Resto do Mundo no dia 9 de novembro. O duelo de integração está marcado para começar às 10h, no complexo da Vila Olímpica, na Várzea Grande. Após o jogo haverá um almoço de confraternização. O Festuris – Feira Internacional de Turismo é um evento que acontece em Gramado desde 1989. É um palco de debates de temas relevantes da atualidade e uma feira de negócios, considerada a mais efetiva em resultados para os expositores. Para este ano, o Festuris estima um crescimento entre 10% e 15%, com mais de 400 estandes na feira e mais de 50 destinos internacionais. Mais de 2.500 marcas devem participar.

DIA DO HOTELEIRO

As comemorações ao Dia do Hoteleiro estão chegando e prometem ser memoráveis. Uma noite de celebração da indústria hoteleira, com uma programação repleta de atividades, networking, palestras e lançamentos emocionantes, além da ação social que tem como objetivo ajudar entidades beneficentes. É vital destacar a importância da ação social que está sendo promovida. A arrecadação de enxoval e alimentos não perecíveis é um gesto de solidariedade que demonstra o compromisso da ABIH-SC e da hotelaria catarinense com a comunidade. Esse é um momento em que muitos hoteleiros trocam a rouparia, uma ótima oportunidade para doar e fazer parte dessa corrente do bem. Juntos, podem proporcionar conforto e esperança para aqueles que mais necessitam. Essa ação representa a essência da hospitalidade: o cuidado com o próximo, o amparo e a preocupação com o bem-estar alheio. Os hoteleiros têm uma afinidade inata com o acolhimento, e agora têm a oportunidade de estender essa hospitalidade àqueles que mais necessitam em Santa Catarina. A arrecadação de enxovais e alimentos não perecíveis é um gesto que irá impactar positivamente as vidas daqueles que perderam tudo nas enchentes, proporcionando um novo começo com dignidade e conforto. Então não se esqueça! No dia 05 de novembro leve sua doação para o evento. Se você é fornecedor e quer participar do evento faça contato através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659. Se você é hoteleiro ou imprensa e quer mais informações do evento faça contato através do e-mail abih@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7711.

TÉCNICAS DE ATENDIMENTO

Falando nisso, já estão abertas as inscrições para o Curso – Técnicas de atendimento e vendas para recepção, comercial e reservas! Incluindo CRM e Nova FNRH Digital oferecido pela ABIH-SC, será realizado em Florianópolis no dia 19/11. No curso terão abordagens práticas e comportamentais com utilização de ferramentas e técnicas para auxiliar aos profissionais de recepção e reservas de meios de hospedagem a converter atendimento de qualidade a venda e fidelização do cliente. O objetivo é proporcionar ao colaborador participante, noções de comportamento, leis, regras de atendimento, técnicas e ferramentas para qualificar o trabalho e promover a qualidade profissional, o desenvolvimento e a ocupação no estabelecimento em que trabalha.
TURISMO SUSTENTÁVEL

O crescimento dos locais reconhecidos no Brasil pela prestigiada organização holandesa Green Destinations por boas práticas em responsabilidade e sustentabilidade confirma o esforço do Governo Federal em estimular o turismo sustentável. Este ano, a organização premiou 14 destinos nacionais no concurso anual TOP 100 Stories, que acontece desde 2014. É o melhor desempenho do Brasil, superando o ano de 2022, quando foram premiadas 10 cidades. A edição 2024 contou com mais de 190 histórias inscritas de 90 países, e os eleitos se destacam em critérios como soluções inovadoras e responsáveis para superar os desafios da gestão turística, com ênfase em áreas como educação, preservação ambiental e inclusão social. O Brasil tem um enorme potencial para desenvolver o turismo sustentável e temos incentivado que as cidades ofereçam opções de forma responsável, com a adoção de práticas que estimulem o consumo consciente, gerando desenvolvimento, renda, empregos, mas também respeitando a nossa diversidade natural, histórica e cultural, que são os nossos maiores ativos. No resultado divulgado em evento online da Conferência Global Green Destinations 2024, estão seis locais do estado de Santa Catarina (Bom Jardim da Serra, Bombinhas, Itá, Penha, Rota do Enxaimel e Treze Tílias); três do Rio Grande do Norte (Santa Cruz, São Miguel do Gostoso e Tibau do Sul); três de Pernambuco (Fernando de Noronha, Sirinhaém e Tamandaré), além de Barão de Cocais (MG) e Bodoquena (MS).

Além da importante visibilidade internacional por suas iniciativas, os 14 destinos brasileiros que integram o TOP 100 Stories irão concorrer ao cobiçado Green Destinations Stories Awards. A premiação será na ITB Berlin 2025, a maior feira de turismo do mundo, em Berlim, na Alemanha. Cada vez mais as pessoas buscam locais que oferecem atrativos sustentáveis para fazer turismo. Segundo antecipado pela pesquisa “Tendências de turismo: comportamento da população brasileira 2023”, realizada pelo Ministério do Turismo (MTur) no início do ano, a opção de viagem com destinos de “natureza/ecoturismo” estava no radar de 27% dos entrevistados, ocupando a segunda posição entre os preferidos e perdendo apenas para os de sol e praia, que ocuparam a primeira posição, com 59% dos que participaram do estudo. Somadas as opções de “natureza/ecoturismo” com a de “turismo de aventura”, por exemplo, o número sobe para 43%, confirmando que os municípios, cada vez mais, estão apostando suas fichas no turismo de aventura, investindo no incentivo a opções que respeitam a natureza e adotando práticas ambiental e socialmente justas, integrando, em muitos casos, guias locais e turismo de base comunitária.

O reconhecimento global é uma oportunidade para que os destinos compartilhem suas histórias de sucesso. Além do foco na preservação ambiental, o desenvolvimento local e a geração de emprego e renda também inspiram outros municípios. Em Penha (SC), o circuito de trilhas ‘Caminhos do Pescador’ conecta turistas à história dos pescadores locais, enquanto os festivais da Quitanda e da Goiaba, em Barão de Cocais (MG), celebra a tradição das quitandas mineiras; e a Feira Agroecológica e de Economia Solidária de São Miguel do Gostoso (RN) promove a agricultura e o artesanato, além do empoderamento de mulheres. No ano passado, nove destinos brasileiros entraram para o TOP 100 Stories, rendendo ao município de Tibau do Sul (RN) o 1º lugar na 10ª edição da Green Destinations Story Awards, na categoria Comunidades Prósperas. A história ‘O Sorriso das Ostras’, sobre a criação da Associação dos Produtores de Ostras do Rio Grande do Norte (Aproostras), deu destaque ao local. A Green Destinations foi fundada em 2014 com objetivo de apoiar destinos e empresas a adotarem práticas mais responsáveis, por meio de um programa abrangente de certificação, relatórios de avaliação e ferramentas de suporte. No Brasil, o Instituto DEL é o parceiro responsável pela operação desse programa e pela promoção do turismo sustentável no país.

A propósito, muito bem lembrado pelo serrano Dr. Ernani Gamborgi, lembrando o que escreveu Dr. Rubens Altmann, ha mais de 20 anos, que o crescente afluxo de turistas nos meses de inverno, na Região Serrana Catarinense, nos prova que o italiano Domenico De Masi, estava certo quando afirmava que devemos falar em ócio no lugar de trabalho. As pessoas tem cada vez mais tempo livre e podem exercer o que ele chamou de ócio criativo”- mistura de estudo, trabalho e diversão. “As regiões catarinenses que recebem grande afluxo de turistas sabem da importância desta indústria sem chaminés” para o desenvolvimento local. Poucas alternativas econômicas são capazes, como turismo, de gerar tantos empregos por capital investido e de distribuir melhor a renda gerada. Quando o governo decide investir prioritariamente no turismo como política de desenvolvimento, demonstra ao mesmo tempo inteligência e sensibilidade para com os problemas sociais e merece todo o apoio e engajamento da sociedade, particularmente dos empreendedores.

“O Criador foi pródigo com com Santa Catarina, fazendo desta terra de mil jeitos de natureza e mil jeitos humanos”. É este conjunto diverso que faz rico nosso patrimônio turístico. Devemos ter sabedoria para conduzir a expansão da urbanização e das atividades econômicas de forma harmônica, resguardando nossas riquezas paisagísticas e arquitetônico de seu centro histórico! Ao turista de hoje não basta oferecer apenas uma boa infra estrutura hoteleira e bons restaurantes. Ele deseja encontrar também ambiente e paisagens preservadas, conhecer a cultura e culinárias regionais, visitar construções de valor histórico. Gramado, na Serra Gaúcha e Ouro Preto, nas Minas Gerais, são exemplos concretos de sucesso em turismo pela valorização seja de paisagens, seja de prédios históricos (conjuntos arquitetônicos) ou d cultura. O turismo no espaço rural, em rápida expansão por todo o Paíz pode representar para muitas regiões catarinenses importante alternativa de desenvolvimento e fonte complementar de renda para o homem no campo (mantendo-o em seu meio).

POBRE COXILHA ROCA

Com o reflorestamento, da forma como vem sendo conduzido no Planalto Sul e nos Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, está alterando profundamente aquela paisagem única no Planeta e levará à extinção a rica fauna e flora que integram seus campos naturais. A riqueza estará concentrada nas mãos de poucos e o espaço rural estará vazio de seres humanos e de vida. Pobre Coxilha Rica! Com tantas áreas mais apropriadas ao cultivo de essências florestais exóticas, foste tu a escolhida para o sacrifício! O fazendeiro, em seu cavalo, conduzindo o rebanho pelas coxilhas, será uma paisagem do passado; a fauna terá perdido seu território vital e a flora campestre, desaparecido. O mesmo fim poderá ter o queijo serrano, este saboroso patrimônio culinário dos lageanos. É preciso que se dê ao homem da Coxilha apoio para mantê-la. O incentivo através do turismo rural talvez seja, entre outras, a melhor forma. Ainda há tempo para salvar nossas coxilhas e evitar que as gerações futuras nos condenem por omissão e ignorância. O Ibama, a Fatma, as organizações ambientalistas, os operadores de turismo, os produtores rurais, as agências de desenvolvimento, entre outros atores, têm uma importante missão na defesa desta rica região. Como escreveu Fábio Brüggemann, “é preciso dar a ver a riqueza daquelas coxilhas, antes que os pinheiros americanos, invadindo os capões nativos, transformem aqueles mil tons de verde em um único e americanizado verde”.

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