TURISMO INTERNACIONAL
Novamente por conta dos preços abusivos das passagens aéreas nacionais, falta de conectividade, conexões extremamente demoradas e geralmente canceladas, o turismo internacional para os Estados Unidos tem apresentado crescimento sólido ao longo de 2024. Entre janeiro e agosto, o país recebeu 48 milhões de visitantes estrangeiros, representando 90% dos níveis registrados em 2019. O aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2023 reforça a recuperação consistente do setor. No período de janeiro a setembro, os gastos dos turistas internacionais chegaram a US$ 189,3 bilhões, marcando um crescimento de 14% na comparação ano a ano e 6% acima dos números pré-pandêmicos. Não é à toa que o Brasil destaca-se como o quinto maior emissor de visitantes internacionais, com 1,523 milhão de turistas entre janeiro e outubro de 2024, um aumento de 13% em relação aos níveis anteriores à pandemia. A América do Sul, da qual o Brasil é líder, detém 15% de participação no mercado de turistas “overseas”, próxima dos níveis pré-pandêmicos, enquanto a América Central já ultrapassou os números de 2019. A Europa lidera o mercado, respondendo por 36% dos turistas internacionais, com 10,5 milhões de visitantes até outubro e um crescimento de 9%. A Ásia, que cresce a um ritmo acelerado de 25%, enviou 7,8 milhões de turistas, representando 28% do total do ‘overseas’. Os resultados foram apresentados durante reunião anual do conselho de administração do Brand USA, realizado na última semana. Durante a reunião, foram apresentados também dados da capacidade aérea para os EUA, entre outros importantes indicadores do turismo estadunidense, além do planejamento do órgão para 2025.
TURISTAS INTERNACIONAIS NO BRASIL
Enquanto isso o Brasil agoniza na praia. A diferença é brutal. Para se ter uma ideia, nos dez primeiros meses do ano, apenas 5,4 milhões de turistas internacionais chegaram ao Brasil. Somente em outubro, foram 508,7 mil chegadas, o maior número de entrada de visitantes estrangeiros no país registrado para o mês na série histórica (1989-2024). O montante foi 24,1% maior que o mesmo período do ano anterior, e quando comparado a outubro de 2019, apresenta crescimento de 23,1%. De acordo com o presidente da Embratur, a expectativa é de que o Brasil bata a meta de turistas prevista para este ano (ha décadas não ultrapassa os 6 milhões) e, para ele, ministro do desgoverno: “Existe uma chance real de superarmos 6,6 milhões. É evidente que pelas contas do desgoverno, a exemplo das pesquisas Data Folha, iremos até bater recordes. Em outubro, no Sudeste, São Paulo aparece como principal porta de entrada para os visitantes vindos de fora, com quase metade das chegadas (200.664). O Rio de Janeiro aparece logo atrás, recebendo 1,2 milhão ao longo do ano, sendo quase 131 mil apenas no décimo mês de 2024. No Sul, o Paraná lidera. Nos dez primeiros meses, aproximadamente 740 mil visitantes de fora desembarcaram no estado, sendo mais de 64 mil só em outubro. O Rio Grande do Sul vem em seguida, com 723.493 chegadas no ano e 29.301 no mês. Já Santa Catarina não aparece nas contas do desgoverno (por que será né, rzzz), se prepara mais uma vez para uma super invasão de turistas argentinos, chileno, paraguaios e uruguaios.
ABAV NACIONAL
Conversando com a Vice-Presidente da ABAV NACIONAL, Conceição Junckes, o turismo voltado para o público com mais de 60 anos está ganhando uma dimensão inédita no Brasil. Segundo a própria ABAV, o setor tem se beneficiado da crescente adesão de viajantes seniores que buscam experiências de viagem únicas e enriquecedoras, moldando um dos segmentos de turismo que mais cresce no país. O público 60+ não apenas quer viajar mais, mas também deseja novas experiências que ampliem seus horizontes culturais e proporcionem um convívio social enriquecedor. Esse segmento demanda pacotes que ofereçam segurança, conforto, flexibilidade e experiências exclusivas. Sem dúvidas, o público sênior prefere viagens que envolvam atividades culturais, gastronomia, ecoturismo e vivências locais. Esse perfil demanda roteiros que proporcionem interação com a cultura e o ambiente local, indo além do turismo tradicional. Pacotes que incluem suporte especial para locomoção, acessibilidade em atrações e planejamento cuidadoso de deslocamento têm tido alta procura. Com flexibilidade de tempo e orçamento, os viajantes seniores buscam experiências personalizadas que atendam seus interesses específicos. Desde rotas históricas e culturais até roteiros de bem-estar e saúde, o público 60+ valoriza programas que permitam ajustar o ritmo da viagem às suas preferências.
TURISMO SOCIAL
O turismo social é outro destaque, com pacotes voltados para grupos de seniores que visam promover o convívio e a troca de experiências, algo especialmente valorizado por quem vê o turismo como uma oportunidade de ampliar sua rede de amizades. Além disso, agências estão incluindo assistência médica, suporte 24 horas e seguro-viagem aprimorado para garantir um passeio seguro e tranquilo. Dessa forma, “A Abav Nacional está comprometida em estimular o desenvolvimento de roteiros e experiências que respeitem as necessidades e o perfil do público 60+, para que as pessoas dessa faixa etária aproveitem o melhor do turismo. Vemos uma oportunidade única para o setor e para o público 60+ e estamos trabalhando em colaboração com nossos associados para oferecer pacotes que atendam a essas demandas, considerando que esse consumidor está cada vez mais interessado em viajar e aproveitar diferentes experiências”. Parcerias entre agências e operadoras de saúde também estão sendo estruturadas, buscando integrar atividades de bem-estar e prevenção de saúde às viagens, permitindo que essa faixa etária aproveite o máximo do que o turismo pode oferecer.
WIKITRAVEL
Sem dúvidas pra quem viaja para o exterior a Wikitravel é uma ajuda e tanto e, não é à toa vem vem crescendo exponencialmente. Conversando com o Aroldo Shultz, CEO da empresa, continua de vento em popa, em constante crescimento e desenvolvimento. Entre as grandes novidades, a espetacular possibilidade dos restaurantes colocarem seus cardápios na Wikitravel e nós poderemos acessá-lo em nossa própria língua. Por exemplo. você está na Alemanha e olha no cardápio isso: BADEN-WÜRTTEMBERG – Se o restaurante estiver no aplicativo, terá seu QR Code traduzido para 11 idiomas na plataforma da Wikitravel e saberá que o seu pedido nada mais é do que: “Iscas de mignon suíno ao molho de cerveja escura acompanhado de broa”. Simples assim! Outra novidade será o lançamento de um concurso nacional de fotografias, pois a imensa maioria dos destinos/cidades brasileiras não tem fotografias e, será você, turista, que acessará a plataforma e subirá sua(s) foto(s). Cada turista poderá postar 10/20 fotos, que passarão por uma curadoria e posteriormente serão publicadas. Depois disso feito, haverá um concurso e premiação. Fique atento então.
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS EM ALTA
E isso não é de hoje. Desde que os preços das passagens aéreas está extremamente abusivos, viajar de carro ou de ônibus, dentro do seu próprio estado ou estados vizinhos, é muito mais conveniente e, o setor, tem crescido constantemente. Isso pode ser confirmado na Expo Abla 2024, que terminou ontem, 28, no São Paulo Expo. De acordo com Marco Aurélio Nazaré e Paulo Miguel Junior, presidente e vice-presidente da Abla, respectivamente, relataram os dados referentes ao ano de 2024 para o setor de aluguel de veículos, relativos aos parceiros da associação. Entre os destaques está o crescimento de 5% no emplacamento de automóveis e comerciais leves em relação ao ano anterior, com projeção de 620 mil veículos, e o aumento de 5,1% da frota total. A idade média dos carros também deve diminuir, alcançando 17,8 meses, refletindo uma tendência de renovação motivada pelos altos custos de manutenção. Do montante total de locações, 30% são voltados ao turismo de lazer e negócios, destacando a importância do segmento para o setor turístico. O crescimento do número de locadoras também segue uma tendência positiva, reforçando a relevância da locação no cenário econômico. A Expo Abla continua a crescer ano após ano e trouxe quase 15 horas de conteúdo, mais de 45 palestrantes e 70 marcas, em um espaço de mais 8 mil metros quadrados, para suportar os mais de 2 mil participantes.
CAPELA SAINT ANDREWS
O cenário que já era perfeito para uma cerimônia de casamento inesquecível agora tem um apelo ainda mais exclusivo. Com a inauguração de uma capela em meio aos elegantes jardins que compõem o paisagismo inigualável do Castelo Saint Andrews, o hotel que é sinônimo de sofisticação na Serra Gaúcha passa a oferecer mais um atrativo para celebrações com muito requinte e exclusividade. Uma construção harmoniosa, com detalhes em madeira e vitrais decorados, reproduz as linhas arquitetônicas de um monumento histórico da Escócia, a Catedral de Saint Andrew, trazendo para Gramado todo a magia de uma construção religiosa singular. Concebida para proporcionar maior enlevo à realização de núpcias, à renovação de votos ou mesmo a pedidos de casamento, a Capela do Castelo Saint Andrews é também um local de evocação espiritual, onde cada hóspede pode ter um momento privado para manifestar e se conectar com a própria fé. Coincidindo com as vésperas do dia de Santo André, a inauguração da Capela aconteceu ontem, quando houve uma cerimônia com a presença de autoridades religiosas e figuras de destaque na comunidade gramadense.
Para consagrar sua dimensão espiritual, a Capela recebeu a bênção do padre Neimar Kunkel Pies, da Paróquia de São Pedro de Gramado. Em seguida, o empresário Guilherme Paulus, proprietário do Castelo Saint Andrews, fez um pronunciamento sobre o que o motivou a erigir um monumento religioso dessa dimensão. Hoje, sexta-feira, o Castelo receberá a visita de cerimonialistas e influenciadores que atuam na área de casamentos para que conheçam a novidade. Por fim, no sábado, 30, dia de Saint Andrew, será a vez de uma comemoração no melhor estilo escocês. O Pub Bar do Castelo sediará uma degustação de single malts de alta qualidade das destilarias escocesas Jura e Dalmore. Uma rara chance de conhecer versões premium da bebida que tornou a Escócia famosa. Primeiro Exclusive House do Brasil, o Castelo Saint Andrews é o único hotel de montanha do país a fazer parte do seleto grupo Relais & Châteaux, um selo de excelência reservado apenas aos melhores do mundo. Em localização privilegiada, dentro de um condomínio residencial no centro de Gramado, o hotel foi originalmente uma residência particular e preserva toda a privacidade e exclusividade destinadas a quem busca desfrutar de ambientes elegantes e intimistas.
NOVAS TENDÊNCIAS NO TURISMO
De acordo com os novos estudos da Boooking, o turismo para o ano que vem, 2025, será marcado por viagens transformadoras, com foco no bem-estar, tecnologia e experiências personalizadas. Entre as tendências destacam-se o turismo noturno, o uso da inteligência artificial para planejamento e um crescente interesse por megaviagens multigeracionais e práticas inclusivas. De acordo com Arjan Dijk, vice-presidente sênior e diretor de marketing da Booking, “os viajantes usarão as suas viagens para transformar a si mesmos, seus relacionamentos e, em última análise, o mundo ao seu redor. Trata-se de romper com a tradição para promover uma conexão mais profunda.” O turismo noturno, por exemplo, se populariza como uma maneira de explorar o universo e a astronomia. Na Colômbia, 78% dos turistas consideram visitar destinos com céus escuros para observar estrelas (91%), rastrear constelações (74%) e participar de eventos cósmicos únicos (75%). Além disso, 68% preferem hospedagens que minimizem a poluição luminosa, contribuindo para a preservação ambiental. Outro destaque é o conceito de “passaporte para a imortalidade”, com 81% dos entrevistados buscando experiências que promovam longevidade e bem-estar. Entre as prioridades, estão terapias e tratamentos que contribuam para um estilo de vida mais saudável.
A inteligência artificial (IA) também terá um papel relevante. Segundo o levantamento, 86% dos viajantes utilizarão tecnologia para tomar decisões informadas, e 49% usarão IA para criar itinerários personalizados, garantindo autenticidade e praticidade em suas viagens. As megaviagens multigeracionais também ganham força. Enquanto 55% dos entrevistados preferem investir em viagens ao invés de deixar heranças, 98% dos baby boomers afirmam estar dispostos a financiar férias para filhos e netos. Além disso, viagens exclusivas para homens se concentram no bem-estar e crescimento pessoal, como descanso mental (20%) e autodesenvolvimento (27%). No campo da inclusão, a pesquisa aponta para a navegação neuroinclusiva, com 80% dos viajantes neurodivergentes interessados em ferramentas de IA para acesso a espaços mais silenciosos e 79% procurando locais com salas sensoriais. Por fim, o estudo revela que a experiência aeroportuária também influencia as escolhas de destino. Serviços como cápsulas para dormir (45%), spas e restaurantes estrelados (18%) estão entre os preferidos dos viajantes.
CONECTION TERROIRS DO BRASIL
O evento Connection Terroirs do Brasil é uma das maiores vitrines de produtos de Indicação Geográfica (IG) do país, e neste ano levou aos participantes do Festuris – Feira Internacional do Turismo de Gramado, as riquezas dos produtos reconhecidos por sua identidade peculiar e exclusiva. Um produto ou serviço para ser reconhecido por sua Indicação Geográfica precisa passar por um rigoroso processo de avaliação pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O registro é conferido pelas características do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor intrínseco e identidade própria, além de os distinguir em relação aos seus similares disponíveis no mercado. E o Connection é um encontro anual onde os produtores/expositores têm a oportunidade de apresentar ao mercado e ao trade turístico o valor brasileiro da sua impressionante biodiversidade, que se expressa através dos terroirs que existem nos biomas Pampa, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Amazônia. Hoje, existem 122 produtos certificados pelo INPI em praticamente todas as regiões do país, como os vinhos da Serra Gaúcha, as balas de banana de Antonina (PR), o queijo da Serra da Canastra de Minas Gerais, o café do Espírito Santo, o guaraná de Maué (AM), o chocolate artesanal de Gramado (RS), entre outros locais.
Além de uma grande exposição e venda de produtos exclusivos na Rua Coberta, o Connection possui uma programação com imersão em conteúdo com palestras de especialistas, networking de negócios e cozinha show com produção de iguarias à base de produtos com IG. O Connection também abre espaço para as Agroindústrias Familiares, valorizando a produção rural do interior de Gramado. A Secretaria Municipal de Agricultura organizou a presença dos produtores para este trabalho de divulgação dentro do Festuris. O secretário da pasta, Eliezer Lima, explicou que a participação envolveu a Casa do Colono, Emater, as Agroindústrias locais, os roteiros de Agroturismo e os agricultores que atuam nos fornos no centro da cidade. “O Connection é um evento incrível que coloca em evidência os produtos de origem e a Agricultura Familiar, dando a oportunidade de viabilizar seus negócios e dar visibilidade a eles. Estamos divulgando todo o potencial da produção rural e convidando os participantes do Festuris a retornarem à Gramado em maio, para o Connection”, convidou. O estande de divulgação estava dentro do Espaço RS. A próxima edição do Connection está marcada para ocorrer de 28 a 31 de maio de 2025, no centro de Gramado. O evento é realizado pela Rossi & Zorzanello com correalização do SEBRAE. Pelas redes sociais é possível ficar por dentro das novidades: @connection_experience.
NOVO MERCADO BARRAGEIRO
Já está funcionando o novo destino turístico e roteiro gastronômico de Foz do Iguaçu. Com 4,7 mil metros quadrados de área construída, o Mercado Público tem 55 boxes, sendo 12 sociais (com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar e pequenos produtores). A estimativa é que o mercado crie mais de 270 empregos diretos e mais de 180 indiretos, contribuindo com a geração de renda e o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu. O espaço conta com café, restaurante, pizzaria, pastelaria, sessão de hortifruti, doces e sobremesas, cervejaria, lojas especializadas, artesanatos e cooperativas, entre outros espaços gastronômicos. Além de apresentações artísticas, como musicais, contação de história e oficinas culturais, que acontecem sempre de quinta a domingo. Também estão previstos grandes eventos culturais e artísticos por meio de um convênio de R$ 4,5 milhões, assinado entre Itaipu e Itaipu Parquetec, para o Circuito Cultural, que irá garantir a contratação de artistas de peso nacional e a realização dos grandes eventos abertos para toda a cidade, por um período de três anos. O Mercado Público Barrageiro remete aos tempos da construção da Itaipu, quando funcionava no local a Companhia Brasileira de Alimentos (Cobal), que fornecia a refeição aos operários envolvidos com a obra. O Mercado Público Barrageiro está localizado na Avenida Araucária, 140, e funciona diariamente das 10h às 22h.
FLORIPA AMANHÃ
A preservação da nossa cultura, a proteção do meio ambiente e a promoção de hábitos sociais saudáveis dependem de conhecimento, aprendizado e troca de experiências. Além disso, essas são questões fundamentais para a promoção de mudanças necessárias e urgentes para nossa vida em comunidade. E foi pensando em tudo isso que o Jardim Botânico de Florianópolis foi escolhido para ser palco do “Encontro Floripa Amanhã”, um evento que visa discutir e propor novos rumos para a cidade e conscientizar a população sobre a importância da sustentabilidade e da preservação dos ecossistemas locais, bem como de políticas de inovação, de bem-estar social e cultural. O evento, com entrada gratuita, ocorre nos dias 13, 14 e 15 de dezembro. A Associação FloripAmanhã é uma das apoiadoras institucionais do evento, e será responsável pelo painel sobre os impactos do saneamento no Mangue do Itacorubi , sob a coordenação do José Menezes e Ike Gevaerd. O evento foi construído em quatro grande pilares que nortearão a programação: Inovação, social, cultural e ambiental e reunirá especialistas de cada área para discutir problemas reais da cidade. Ao final da programação, a meta é apresentar propostas práticas de soluções possíveis para cada uma dos pilares, registradas em uma Carta de Compromisso Floripa Amanhã. Temas como “Política e infraestrutura Cultural” e “Sistema de financiamento da Cultura da cidade”; “Direito à – nossa – cidade: caminhos para Florianópolis enfrentar o déficit habitacional e o aumento de pessoas em situação de rua”; e “Saneamento básico e os impactos no mangue”; são alguns dos temas já confirmados que serão debatidos por especialistas no assunto de Florianópolis, com convidados de renome nacional.
Além do rico conteúdo que será apresentado nas mesas-redondas, talks e apresentações, o Floripa Amanhã terá uma ampla programação cultural com música, artes plásticas, dança, teatro e expressões artísticas diversas. A entrada para o Floripa Amanhã será gratuita, e a organização espera atrair um público diversificado, promovendo um espaço de aprendizado e troca de experiências. “Este evento tem uma proposta de utilizar a Cultura como força central para um reencontro da cidade com sua qualidade de vida nacionalmente reconhecida, e aproveitar o rico espaço que será estruturado como uma oportunidade valiosa para a comunidade, setor empresarial e governo se engajarem em ações concretas que contribuam para um futuro mais sustentável da nossa cidade. Para isso, reunimos nomes fortes de cada área que compartilharão muito conteúdo, em um formato propositivo, e não de apenas críticas, para que possamos firmar um compromisso, através de uma carta aberta, e, posteriormente acompanharmos os desdobramentos das ações propostas durante o evento a cada nova edição do Encontro Floripa Amanhã”, destaca Lucas Arruda, um dos responsáveis pela iniciativa.
Leia ainda: Relatório prevê expansão do mercado de viagens na América Latina
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
É ilegal cobrança por marcação de assentos em companhias aéreas
Ecoturismo e Turismo de experiência crescem no Brasil e abrem novos mercados
Festival de Turismo de Gramado tem um olhar permanente para sua comunidade
Verão 2025 – Argentinos se preparam para invadir o Brasil !
De carro ou de avião? Crescimento contínuo na demanda turística
O avanço da vulgaridade, o cultivo da insensatez e a derrapagem nas condutas equivocadas
Novo faturamento recorde de viagens no setor corporativo
AIRBNB tem projetos de trabalhar com agentes de viagens
Choque de gerações: Avós criando e educando netos
Crescimento hoteleiro provoca investimentos no setor
O ontem passou, o hoje está sendo vivido e o amanhã virá qual sopro de primavera
Turismo de luxo integrando Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental