TURISMO & NEGÓCIOS
Centenas de profissionais do turismo acompanharam na noite da última quarta-feira (30), no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu (PR), a solenidade de abertura do 17º Festival das Cataratas, um dos maiores eventos do turismo nacional cujas fotos estão TODAS AQUI.

O otimismo deu o tom dos discursos das autoridades, que reforçaram o momento de plena retomada vivenciado pelo setor, que segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT) se encaminha para fechar o ano de 2022 com 65% dos ganhos do período pré-pandemia. Na realidade local, os números também são animadores. Ainda em outubro, as Cataratas do Iguaçu já haviam recebido mais de um milhão de visitantes, atingindo quase o mesmo nível de 2019, ano em que houve recorde visitação. Já o Complexo Turístico Itaipu está prestes a alcançar 25 milhões de visitantes em sua história, conforme anunciou o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Anatalício Risden Júnior. “A retomada tem demonstrado que é possível ultrapassar aos patamares anteriores aos da pandemia”, acrescentou, ressaltando que a contribuição para o desenvolvimento do turismo é uma das prioridades da instituição.

O anfitrião da noite, o idealizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, citou o alto volume de inscrições desta edição do evento, o que também demonstra um aquecimento do setor. “Isso não podia ser diferente pelo apoio de todos e pela cidade de Foz do Iguaçu, com todas as suas maravilhas que chamam a atenção”. Já o diretor superintendente do Sebrae Paraná, Vitor Roberto Tioqueta, classificou o Festival das Cataratas como “referência para o trade turístico nacional e internacional”, reforçando o papel do Sebrae nas áreas de capacitação, network e fomento aos pequenos negócios do turismo paranaense”.

Darci Piana, vice-governador do Paraná, destacou as diversas ações desenvolvidas pelo Estado no desenvolvimento do turismo, exemplificando o trabalho de formação realizado pelo SENAC, as divulgações da TV Paraná Turismo e os atrativos religiosos ofertados pelos municípios paranaenses. Fabio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, pontuou o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Turismo ao longo dos últimos anos e a criação de quatro mil serviços digitais que trouxeram facilidades para o cidadão. Também participaram da mesa de honra o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio; o secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Lourenço Kuerten; o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos; e o presidente do Visit Iguassu, Felipe Gonzalez.

Paulo Angeli aproveitou a solenidade de abertura para confirmar a próxima edição do Festival das Cataratas para os dias 30 de maio e 1º e 2 de junho de 2023. Anteriormente, a organização do evento chegou a anunciar outra data, porém a decisão foi revista em virtude do feriado de Corpus Christi. Angeli explicou que o Festival, quando foi criado, acontecia no mês de junho por ser um período de baixa temporada. “Tínhamos mais facilidade para acomodar os participantes na hotelaria e pela conectividade aérea. Nos últimos três anos, com o advento da pandemia levamos o evento para dezembro, mas informo que voltamos à data original a partir do ano que vem em decisão tomada pela Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu”, informou.

TROFÉU AMIGO DO FESTIVAL

Como já é tradição, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido no setor, a organização do Festival das Cataratas entregou o Troféu Amigo do Festival a cinco personalidades durante a abertura do evento. Foram homenageados Fabio Pinheiro, secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Vitor Roberto Tioqueta, superintendente do Sebrae Paraná; Anatalício Risden Júnior, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional; Darci Piana, vice-governador do Paraná; e Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação. Na quinta-feira (1º), as atividades do Festival das Cataratas ocorreram no Rafain Palace Hotel & Convention, com a abertura da tradicional Feira de Turismo e Negócios às 14h. Um pouco antes, às 10h30, ocorreu uma entrevista coletiva para a imprensa com a presença de Paulo Angeli, Irapuan Cortes Santos e Felipe Gonzalez.

Guaratuba, litoral paranaense, esteve presente no 17º Festival das Cataratas, aqui em Foz do Iguaçu (PR), um dos maiores eventos do turismo nacional que terminou na última nesta sexta-feira (2). Pelo segundo ano consecutivo, a cidade litorânea tem seu próprio stand, este ano com um telão gigante mostrando as mais belas imagens da praia guaratubana, da baía, do ecoturismo e também dos grandes eventos como carnaval, natal e réveillon. Guaratuba também traz para os visitantes do festival um espaço “instagramável” para fotos com balanço e a praia ao fundo. Uma novidade desse ano é o material de divulgação impresso, o Turismo Guaratuba editou uma revista turística de alta qualidade de imagens, diagramação e conteúdo selecionado dos principais segmentos do trade de turismo do município. Esse é o 11º ano que Guaratuba participa da feira e como já se tornou tradição, na quinta-feira Guaratuba apresentou sua gastronomia pelas mãos do chef renomado na cidade, Vandir Esmaniotto, com um prato de frutos do mar que gera fila para degustação. Os empresários do setor pesqueiro colaboram com essa ação com a doação dos frutos do mar.

Também, às 17h, a Sala Conexão 3 do Festival das Cataratas foi palco da palestra “Goiânia – Capital da Moda!”. Além de ressaltar as potencialidades da região dentro do tema, a apresentação contou com um pequeno desfile de peças confeccionadas no destino. Vale ressaltar que Goiânia é conhecida como uma grande produtora de moda do Brasil e por deter o segundo maior polo do segmento: a região da Rua 44, que abriga mais de 15 mil pontos de vendas. A “Região da 44” começou a se expandir e se consolidar por volta de 2001, com a construção dos primeiros shoppings e galerias nas proximidades da Feira Hippie. O local já era conhecido por atrair revendedores de moda de todo o país pela facilidade de acesso e preços atrativos.

Paraná apresentou as novas regiões turísticas e potencial do Estado no Festival das Cataratas

A Paraná Turismo, as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), representantes de destinos turísticos e trade do setor apresentaram o potencial do Estado e as novas regiões turísticas formadas da região Noroeste. Para o diretor-presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes, a missão da instituição é voltada à divulgação dos potenciais turísticos do Estado ao trade, operadoras e agentes do setor. “Temos que enaltecer aqui no Paraná os segmentos que temos como destinos, como o turismo religioso, náutico e de aventura, por exemplo”, disse. O Paraná, como Estado anfitrião do evento, ocupou dois espaços importantes para atender aos visitantes. Um deles possuía 96 metros quadrados com produtos, destinos e empresas que promovem o turismo. O outro, de 110 m², foi dividido para a divulgação dos atrativos das 19 regiões turísticas. Recentemente, o Conselho Paranaense do Turismo (Cepatur) aprovou a criação de cinco novas regiões turísticas no Noroeste do Estado, melhorando a atuação das IGRs na promoção do turismo local.

Uma das novas regiões formadas se chama “Encontro das Águas e Biomas”, composta por 12 municípios. O presidente da IGR que coordena essa região, Fabio Santana, ressalta que a parceria com a Paraná Turismo é fundamental para expor os atrativos paranaenses no FIT. “Neste ano, a nossa IGR estará presente no FIT e consideramos uma grande oportunidade para divulgar os produtos turísticos dos nossos municípios, realizando prospecções e buscando novas parcerias”, disse. Para a presidente da IGR e região turística Ecoaventuras Histórias e Sabores, Deviani Paz, o evento abriu as portas para expor o Estado ao País. “Estamos muito felizes de fazer parte do Festival das Cataratas porque sabemos da relevância dele para o turismo brasileiro e, principalmente, para vender os nossos destinos e pontos turísticos regionais”, afirmou.

Outra novidade é que o Estado do Paraná terá Caminho Iniciático de Santiago de Compostela, o primeiro fora da Espanha. “A FIT Cataratas é uma feira muito importante para o cenário internacional. Temos estandes, expositores de várias operadoras, companhias aéreas, hotéis, agências de viagens, destinos além de outras reuniões importantes para fomentar o turismo no estado do paraná, como a com o país vizinho e a 94ª reunião do Cepatur”, afirmou a diretora de Marketing da Paraná Turismo, Patrícia Gusso. Para aproveitar melhor as potencialidades, Paraná conta com cinco novas regiões turísticas.

Já na sexta-feira, a partir das 18hs; o espaço também pode ser visitado gratuitamente por moradores de Foz do Iguaçu e região. A ação já foi realizada em outras edições do evento, como forma de integrar a comunidade ao Festival, que movimenta diversos setores da economia. Nos estandes, o público pode conferir as principais novidades de destinos, companhias aéreas, hotelaria, operadoras, atrativos, entre outros. Para ter acesso aos espaços, os moradores realizaram sua inscrição a partir da site do evento. Outra novidade do Festival foi a parceria com a Certames de Beleza que, durante a feira, realizou o 1º Concurso Rainha e Princesas do Turismo Internacional, com o objetivo de escolher a mais bela representante do turismo e de seus atrativos em nosso evento. As vencedoras receberam a faixa de Rainha e 1ª e 2ª Princesas, além de outros prêmios de participantes do Festival das Cataratas. Elas terão sua imagem divulgada nas mídias sociais do Festival. Mais do que um dos maiores eventos de turismo da América Latina, o Festival das Cataratas tem como missão desenvolver o destino, apresentando todas as suas potencialidades aos participantes, que nesta edição poderão visitar gratuitamente os principais atrativos de Foz do Iguaçu. Para isso basta apresentar o crachá e o cartão de visitas! CONFIRA TODAS AS FOTOS DO PRIMEIRO DIA DE FEIRA AQUI.

ITAIPU BINACIONAL

A usina que mais gerou energia limpa e renovável do planeta nos convidou para uma experiência enerjisante: desde a contemplação da grandiosidade de ITAIPU até aprofundar-se nos projetos de conservação do Refúgio Biológico, e sentir de perto toda a energia que move duas nações e é considerada uma das Sete Maravilhas da Engenharia1 além de ser considerada umas das Maravilhas da Engenharia Civil do Mundo. A Itaipu Panorâmica é feita em ônibus, contempla toda a área externa da usina, incluindo avenida dos Condutos Forçados (Tubos Brancos) e Topo da Barragem. Também inclui dois pontos de paradas: Mirante Central e Mirante Vertedouro. Seu conteúdo inclui a história de construção da usina, bem como curiosidades sobre sua operação e comparativos com outras obras. Conta com áudio-guia e monitores de turismo para dúvidas e complemento da experiência. Já a Itaipu Especial , além do trajeto panorâmico (que inclui paradas em dois Mirantes e área externa usina), contempla uma parada a mais no topo da barragem a 255 metros de altura em relação ao nível do mar – e visitação à área interna da barragem e da casa de máquinas, onde é possível observar de pertinho os Condutos Forçados (Tubos Brancos), as Catedrais de Concreto, Sala de Comando Central, Galeria das Unidades Geradoras e o Eixo da Turbina. O passeio é todo conduzido por uma equipe de Monitores de Turismo que contam detalhes da história da construção e da operação atual da usina.

ITAIPU REFUGIO BIOLÓGICO

Dividido em duas partes – Na primeira parte, o trajeto é feito em um carro especial para o passeio. Após embarque no Centro de Recepção de Visitantes, o grupo segue em direção ao Refúgio Biológico Bela Vista, passando pela Barreira de Controle da Área de Segurança Binacional de ITAIPU e pelas margens do lago de descanso do Parque da Piracema. No caminho é possível observar áreas de mata reflorestada, zonas reservadas às Torres de Transmissão de ITAIPU, bem como pelos fundos do Bairro ITAIPU C. Na segunda parte o percurso é realizado a pé por um trecho de aproximadamente 2km, no qual os visitantes participam da atividade do Plantio de uma árvore nativa, conhecem o portinho do Refúgio às margens do lago de ITAIPU, e passam pelo Zoológico, que conta com mais de 15 recintos. Por sua vez a Itaipu Iluminada sai do Centro de Recepção, e os visitantes vão de ônibus até o Mirante Central, onde ocorre a maior parte da visita (com apresentação de vídeo, show de músicas ao vivo e apreciação da iluminação). Após, o passeio continua com o retorno aos ônibus para contemplação da barragem iluminada, passando na Avenida dos Condutos Forçados e retornando ao Centro de Recepção de Visitantes para desembarque. O passeio é uma homenagem aos barrageiros de ITAIPU. Conta com áudio-guia no ônibus e apresentação musical temática, com músicas da fronteira, no Mirante Central. Após o show ocorre a iluminação monumental da barragem acompanhada por trilha sonora.

FESTIVAL DE EXPERIÊNCIAS

Os visitantes do Festival das Cataratas, tiveram acesso a uma agenda especial voltada aos negócios e empreendedorismo. Isso porque, dentro do estande do Sebrae, palestras e workshops foram ofertados gratuitamente e, além disso, houve exposição de produtos, serviços e soluções, rodadas de negócios e pitches (apresentações rápidas para despertar o interesse em um negócio ou ideia) de empreendimentos ligados ao trade turístico. Segundo a coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, tudo foi preparado para fomentar os negócios turísticos e promover os destinos paranaenses. “Mais uma vez, o estande do Sebrae dentro do Festival foi um espaço para que os visitantes conheram inovações, tecnologias e experiências de todo o Brasil e trocaram contatos e experiências. No local, também oferecemos capacitações e potencializamos a geração de novos negócios”, afirmou Patrícia.TURISMO RELIGIOSOAinda dentro da programação do Festival, foram apresentados alguns dos resultados do projeto piloto de formatação de produtos turísticos religiosos que aconteceu a partir de iniciativa do Sebrae/PR, da Fecomércio PR e do Grupo Técnico do Turismo Religioso no Paraná. O projeto desenvolveu experiências turísticas na Rota de São Miguel Arcanjo, na região de Prudentópolis. Vinte e oito empresários estiveram envolvidos na Jornada de Formatação de Produtos Turísticos Religiosos. Sete novos produtos foram criados e todos visam fortalecer o turismo religioso e a conexão entre experiências culturais, gastronômicas e apreciação das belezas naturais que existem na região.

GUIAS & EXPERIÊNCIAS

Durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo, o Catálogo de Experiências Turísticas do Paraná foi oficialmente lançado. O material, que foi disponibilizado em formato físico e virtual, reuniu informações sobre o turismo paranaense, trazendo experiências, atrativos, rotas e dicas para quem quer conhecer o Estado. São mais de 80 experiências, segmentadas por setores, das mais diversas regiões. Outro projeto que foi apresentado durante Festival foi a Jornada de Formação de Produtos Turísticos da Rede de Agentes de Turismo. O cronograma contemplou 248 empresários paranaenses, que participaram de um diagnóstico de destino turístico inteligente em 15 destinos, sendo eles: Antonina, Morretes, São José dos Pinhais, Lapa, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Apucarana, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Umuarama, Pato Branco, União da Vitória e Foz do Iguaçu. “Os produtos foram validados e mais de 80 novas experiências foram criadas, por cem dessas empresas que participaram de toda a Jornada. São, na prática, produtos que promovem um conjunto de facilidades e serviços turísticos, que têm preço e estão disponíveis no mercado. São vivências genuínas sobre saberes, histórias e sabores, com pitadas de inovação, categorizadas nos segmentos de gastronomia; cultura e história; ecoturismo e natureza; saúde e beleza, e experiências rurais”, descreveu Patrícia.

Nesse sentido, para que os visitantes do Festival pudessem conhecer o projeto e experimentar algumas dessas vivências, o Sebrae/PR e a Fecomércio PR promoveram nos dias 1º e 2 de dezembro, uma visita técnica em três iniciativas que foram desenvolvidas em Foz do Iguaçu: a Vila A Inteligente, que contempla práticas de inovação e tecnologias; a Craft Beer 277, que produz cervejas artesanais com produtos que possuem Indicação Geográfica; e a Oficina do Sorvete, que desenvolveu a linha Sabores do Iguaçu, feita com ingredientes nativos da região de Foz do Iguaçu e dos países vizinhos, Argentina e Paraguai. “Foi uma oportunidade de mostrar para a cadeia turística e aos operadores, que a região oeste tem um potencial enorme, não só em Foz do Iguaçu, mas em outras cidades da região. Nesta vivência, passamos por locais que têm produtos bem formatados e prontos para o mercado. Esperamos que muitas pessoas possam conhecer, replicar a ideia em outros lugares e, principalmente, divulgar as iniciativas daqui”, enfatizou Elaine da Luz, coordenadora da regional oeste da Paraná Turismo.

Ainda de acordo com o assessor da presidência da Fecomércio PR e vice-presidente do Conselho Paranaense de Turismo, Giovanni Diego Bagatini, o Festival funcionou como uma vitrine do turismo brasileiro, com foco nos potenciais turísticos do Paraná. Nesse sentido, a vivência é mais uma oportunidade para destacar o que há de melhor no Estado. “Queremos que os destinos construam experiências memoráveis para que o turista permaneça mais tempo na localidade. Foz do Iguaçu está se consolidando como um destino de experiências diversas e são imprescindíveis a criação e a promoção de novas iniciativas de produtos que venham a somar aos consolidados. Hoje, você precisa ficar vários dias em Foz para conhecer boa parte do que a cidade tem a oferecer ao viajante e este benchmarking é extremamente importante para que os empresários de outras regiões possam conhecer e inspirar ideias que poderão se tornar novos produtos ou melhorias em experiências existentes em suas regiões”, finalizou Giovanni.

WONDER PARK
Para encerrar literalmente o dia com chave de ouro, já que a nossa Seleção Brasileira de Futebol mais uma vez foi uma vergonha, agentes, operadores de turismo, imprensa que estavam cobrindo o evento, autoridades e demais convidados tiveram a gigantesca surpresa e imensa satisfação de participar na inauguração de um espetáculo jamais visto no Brasil. Trata-se do maior e mais tecnológico show das águas do Brasil, que conta com uma incrível dança das águas e projeção 3D. O Wonder Park Foz está localizado no principal corredor turístico de Foz do Iguaçu e está a menos de 900 metros do Parque Nacional do Iguaçu (Cataratas) e a dois quilômetros do Aeroporto Internacional da cidade. Neste período natalino, o espetáculo está funcionando com o emocionante Natal Show, que traz a magia do Natal para a dança das águas. O Natal Show ocorre até o dia 08 de janeiro de 2023 e é simplesmente imperdível, inacreditável, emocionante, inesquecível. CLIQUE AQUI E CONFIRA. De fato falta adjetivos para tal primoroso espetáculo que fui aplaudido efusivamente. O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Eventos & Empreendimentos, com patrocínio do Fundo Iguaçu, Fecomércio PR, Confederação Nacional do Comércio (CNC) e Sebrae, com parceria estratégica da ABEOC, Braztoa, Visit Iguassu, COMTUR e Ministério do Turismo. CONFIRA TODAS AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DE FEIRA AQUI.
FOTOS DA ABERTURA
FOTOS 1º DIA DE FESTIVAL
FOTOS DO SEGUNDO DIA DO FESTIVAL
Leia ainda: Parcerias governamentais em pauta entre líderes mundiais do turismo
Turismo em Foz do Iguaçu em alta com o Festival das Cataratas

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Turismo em Foz do Iguaçu em alta com o Festival das Cataratas
Viajar de avião dentro do Brasil é caro, complicado e demorado demais
Festival das Cataratas apresenta posicionamento digital do turismo
Resorts alcançaram 63% de ocupação, alta 12% em relação a 2019
A passos lentos e gradativos turismo vem superando a crise pandêmica
Ecoturismo e Turismo de Aventura darão o tom no ABETA Summit 2022
Pesquisa aponta crescimento de 67% na taxa de ocupação hoteleira
Natal Luz de Gramado, o mais iluminado do Brasil, transforma a Serra Gaúcha
Tudo obedece a ciclos de evolução, aperfeiçoamento, maturidade intelecto moral
Seja Você – Diversidade no ambiente corporativo traz diversos ganhos
Jornalistas de turismo, profissionais que constroem estratégias de comunicação
Massagem tântrica é perfeita para se conectar profundamente
Hotel Fazenda Vale das Águas passa por completa renovação
Ville de France, um fantástico jardim francês em Urubici
Tantra uma filosofia comportamental, de princípios matriarcais, sensoriais e desrepressores