FESTURIS – RESPONSABILIDADE SOCIAL
Começou o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. E os números desta edição que se inicia, sugerem uma boa comemoração, no comparativo com o ano passado, o crescimento é de 9%, confirmado no discurso oficial dos CEOs Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Houve ampliação no número de marcas novas que aderem ao Festuris para prospectar seus negócios, e de destinos internacionais que subiu de 40 no ano passado para 53 neste ano. “Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, pronunciou Marta.“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, reiterou Eduardo. Confira todas as fotos de hoje aqui.

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina. “Quando se fala em inclusivo, é preciso registrar, agradecer e aplaudir, as lideranças femininas que integram nosso palco na noite de hoje. É uma honra compartilhar este momento marcante de retomada do turismo gaúcho”, enfatizou. “O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, disse. Confira todas as fotos de hoje aqui

Marta recordou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.Após o discurso dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado Nestor Tissot. Confira todas as fotos de hoje aqui
REIMAGINANDO O AMANHÃ
Durante a solenidade, Eduardo e Marta também apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã. No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro. A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções. O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta. Confira todas as fotos de hoje aqui

Desde a constituição da empresa, há 36 anos, a Rossi & Zorzanello tem a responsabilidade social como uma prática intensa. Como consequência deste olhar para a comunidade, o Festuris tem disponibilizado espaço e recursos para entidades de Gramado. São vários exemplos, entre eles, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, participa do Festuris desde 2022. No estande, usuários da instituição comercializam peças artesanais produzidas por eles em oficinas terapêuticas. A participação dos usuários faz parte do processo de inserção deles no mercado de trabalho formal e informal através do Programa de Inserção no Mercado de Trabalho – PIMT. Para a feira, eles produziram peças artesanais utilizando materiais recicláveis. Também o Coletivo Valentinas participa do Festuris representando mulheres fortes. O Valentinas é uma iniciativa de geração de renda para mulheres impulsionadas pelos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS Vila Verde e Várzea Grande. Um dos objetivos do projeto é criar produtos através da reutilização de materiais, a maioria proveniente de fábricas e outros locais e desenvolver artigos como bolsas, ecobags, necessaire, estojos, bolsa para erva terapêutica e acessórios, através do dom da técnica da costura, crochê e bordados. Atualmente, o coletivo possui ateliê próprio que está localizado na Vila Joaquina, junto a Secretaria de Cultura. Confira todas as fotos de hoje aqui

MULHERES EMPREENDEDORES

Outra instituição contemplada com espaço no Festuris é a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo – AMAE de Gramado. É uma instituição sem fins lucrativos que vem apoiando, levando informação, gerando renda e capacitando muitas mulheres. “Imagine o coração e empolgação de todas pela grandiosidade que é o Festuris na América Latina. Poder expor o trabalho de cada uma num evento para mais de 12 mil pessoas é surreal”, afirma Christiane Campo, presidente da AMAE. Também contemplada com um estande, a Mente Viva é uma Organização Não Governamental (ONG) que busca, através da meditação, gerar um mundo melhor para as crianças, com mais humanidade, afetividade e menos violência. A propagação da meditação acontece por meio de exercícios, livros, áudios e ações voltadas para crianças e orientadas por pais, professores ou pessoas que querem ajudar nesta missão. A ONG estará no Espaço Health and Wellness. Já à Escola Municipal Vicente Casagrande é contemplada com recursos oriundos do transporte de participantes do Festuris entre Gramado e os aeroportos de Porto Alegre e Caxias do Sul. O valor arrecadado tem sido utilizado em projetos que beneficiam diretamente os alunos, oportunizando inclusive experiências turísticas em Porto Alegre e em cidades da Região das Hortênsias.

PRESTÍGIO OPERADORES

Presenta nesta 36ª Edição do Festuris é a Operadora Prestígio, Prestigio Operadores Receptivos no Espaço Health & Wellness. Com mais de 26 anos de trajetória, a empresa de Turismo Receptivo oferece cobertura nos destinos mais visitados do Sul da Patagônia Argentina e Chilena. Possui moderna frota de transporte composta por vans, micro-ônibus e ônibus, além de serviços de trekking, caminhadas e escalada no gelo para individuais e grupos. Serviços recreativos e de aventura na neve, programas de esqui alpino, cross-country, de travessia e prática de freestyle. Nos oferece Hotéis de 3, 4 e 5 estrelas, All Inclusive e categorias especiais, um importante allotment e rápida resposta de confirmação. Além disso serviços de sobrevoo de helicóptero e avião e navegação pela Argentina e no Chile, tendo como destinos Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate, El Chaltén, Ilhas Malvinas, Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas. A operadora tem escritórios em El Calafate, Santa Cruz, Ushuaia, Tierra del Fuego, Argentina.

FESTURIS & ABAV/RS

A Associação Brasileira de Agências de Viagens do RS (Abav-RS) atingiu este ano seu recorde de associados, com 191 empresas. E a expectativa da entidade é aumentar ainda mais este número durante nessa 36ª Edição do Festuris que está acontecendo aqui em Gramado. O evento é um dos mais importantes para a Abav-RS, que assumiu pelo segundo ano a curadoria do Espaço Luxury, área com encontros cuidadosamente planejados entre os principais buyers nacionais e internacionais do mercado de luxo. Em conjunto com a organização da feira, a Abav-RS também colabora na coordenação do palco de conteúdo, o Meeting Festuris, conduzindo e mediando paineis. Com uma participação ativa ao longo da programação do evento, a diretoria espera integrar e capacitar ainda mais seus filiados, além de captar novas agências. “O Festuris é sempre uma excelente ocasião para encontrar parceiros, abordar sobre as atividades da associação, seus benefícios e ações sendo planejadas”, disse o Presidente da Abav-RS, João Augusto Machado. Durante a feira, o estande da associação terá localização estratégica e servirá de apoio aos agentes de viagens associados que estiverem participando. “Procuramos estar onde nossos associados estão e no Festuris temos esta oportunidade. Além de podermos junto com a organização, como apoiadores, discutir e trazer cada vez mais temas relevantes à nossa atividade, tanto no Meeting como na curadoria do espaço Luxury. É ainda uma forma de estar junto a grandes expositores e agentes de viagens de todo Brasil”, complementou a Vice-presidente da Abav-RS, Rita Vasconcelos.

AGÊNCIA BRASILEIROS EM USHUAIA

Presente nas principais Feiras de Turismo do Brasil e Exterior, à Agência Brasileiros em Ushuaia é presença sempre garantida no FESTURIS. É uma das principais operadoras focadas no atendimento de brasileiros que desejam explorar a região da Patagônia Argentina, com destaque para destinos icônicos como Ushuaia, Terra do Fogo e El Calafate. A agência se especializou em oferecer uma experiência completa e personalizada, organizando pacotes e roteiros para que seus clientes possam vivenciar ao máximo as belezas naturais da região e as atrações culturais desses lugares. Em Ushuaia, conhecida como a cidade mais austral do mundo, a agência leva os turistas a uma série de atrações que incluem o Parque Nacional da Terra do Fogo, onde é possível fazer trilhas em meio à natureza exuberante, observar a fauna local, e até chegar ao famoso Fim do Mundo, onde termina a famosa Rota Nacional 3. Além disso, oferece passeios de barco no Canal de Beagle, com vistas panorâmicas das ilhas, geleiras, e fauna marinha, como leões-marinhos e pinguins. Em El Calafate, conhecido como a “Terra dos Glaciares”, a agência proporciona passeios impressionantes ao Parque Nacional Los Glaciares, onde fica o icônico Glaciar Perito Moreno. Os clientes têm a chance de ver de perto essa grandiosa formação de gelo, que é uma das poucas no mundo que ainda cresce.

A agência organiza também passeios de navegação que passam por outros glaciares, como o Upsala e o Spegazzini, permitindo que os turistas contemplem essas maravilhas da natureza de ângulos espetaculares. O Park Austral, uma área ainda menos conhecida da Patagônia, também faz parte do portfólio de excursões da Brasileiros em Ushuaia. Esse parque é famoso por suas paisagens virgens, montanhas e biodiversidade única, e tem se tornado um destino cada vez mais popular entre os amantes de ecoturismo. Totalmente repaginado, oferece inúmeras opções de lazer, desde aulas de esqui, esqui nórdico, snow board, passeios de quadriciclos, passeios com raquetes pela neve, passeios em veículos 4×4, e, acima de tudo, uma gastronomia fantástica. É lá que você saboreia o melhor Cordero Fueguino. E não é só isso, um bufet completo da mais saborosa comida brasileira, inclusive feijoada! Dependendo o passeio que você escolher, ou horário, terminará num espetacular fondue a noite com excelentes vinhos. Com uma equipe de guias que falam português, a Agência Brasileiros em Ushuaia se destaca por entender as preferências dos turistas brasileiros, oferecendo um atendimento caloroso e garantindo que cada momento da viagem seja aproveitado ao máximo. Vale comentar que eles recém inauguraram uma imensa loja de três andares no centro da cidade, inclusive com aluguel de roupas e equipamentos para neve. Ao lado da loja e dentro do shopping, inauguraram um restaurante, o Del Fuego, como o melhor da comida brasileira e argentina. Sem dúvidas, não é à toa que a agencia que mais leva brasileiros para a Patagônia é constantemente premiada.

TURISMO DE DESTINATION WEDDING

A engrenagem econômica que movimenta todo o contexto do Destination Wedding, segue em ascensão acelerada e representa uma fatia cada vez maior para a indústria do turismo. Escolher um destino atrativo, seja no cenário inspirador de uma praia, o charme das regiões serranas, ou locais mais reservados como as vinícolas, têm se tornado cada vez mais tendência entre os casais que buscam proporcionar um momento ainda mais especial para o matrimônio. E o público que realiza o sonho de reunir seus convidados no seu destino de desejo, procura também oferecer uma experiência inesquecível. É por isso que os lugares mais visados, como Destination Wedding, buscam qualificação e inovação para proporcionar o melhor acolhimento. Esta é uma das propostas do Espaço Wedding dentro do Festuris. O segmento se aproxima muito do Espaço Luxury que foca no viajante de alto poder aquisitivo, mas com os detalhes das cerimônias matrimoniais e tudo que faz parte desse menu como lua de mel, pré-casamento, bodas, book fotográficos, entre outros. Um dos destaques deste ambiente o Castelo Saint Andrews, de Gramado, considerado um dos Destination Wedding mais desejados do Brasil. Além de apresentar destinos, o Espaço é o local ideal para prospectar novos negócios e conexões entre fornecedores e compradores. As novidades para 2025, serão apresentadas no Festuris. E quem está se posicionando com firmeza neste segmento é a Inesquecível Casamentos, o canal mais completo para quem está a caminho do altar. A curadoria do Espaço Wedding nesta edição do Festuris é assinada pela Abav/RS.

BROCKER TURISMO
Já a Brocker Turismo, a maior e a melhor, preparou uma programação especial para receber os operadores de viagens durante o Festival de Turismo de Gramado. Além de experiências imersivas em alguns dos principais atrativos da região: “Teremos uma programação com momentos inesquecíveis, fortalecendo ainda mais os laços de parceria e amizade entre os especialistas em Serra Gaúcha, sobretudo agora com a reabertura do Aeroporto Salgado Filho. Entre as novidades, destaque para o Chocobus, passeio temático que proporciona uma viagem ao universo do chocolate artesanal”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker. Uma das experiências para os convidados será a emocionante travessia pelo Vale da Lageana e a experiência única no Balanço Infinito, no Pé da Cascata do Caracol, que está apresentando novos decks com vista privilegiada da Cascata do Caracol. Entre as novidades deste ano, os convidados terão uma experiência exclusiva no Camarote Brocker, espaço VIP com uma visão exclusiva para um momento mágico: o Grande Desfile de Natal, espetáculo do Natal Luz. Além da vista, o camarote inclui um coquetel exclusivo no Espaço Class Brocker Turismo e interações com clowns natalinos. Ontem, quinta-feira, o grupo de convidados foi recebido no icônico Hard Rock Café Gramado. Nesta sexta-feira (8/11) terá passeio pela natureza no Pé da Cascata, seguida de almoço no Laghetto Hotéis, e a noite, jantar no Criamigos. No sábado (9/11), os convidados terão opções de atividades, incluindo passeio no Chocobus, Bustour e camarote da Brocker para acompanhar o Grande Desfile de Natal.

FESTURIS, BRAZTOA & SUSTENTABILIDADE

Nesta 36º edição do Festuris, a Braztoa está promovendo importantes ações voltadas ao turismo sustentável. A Braztoa assume nesta edição 2024, pela primeira vez, a curadoria e a programação do Palco ESG Festuris, apresentando uma edição especial do Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável. Nessa sexta-feira (8) e sábado (9), os participantes do evento poderão acompanhar ciclos de palestras dinâmicas e curtas, que promoverão debates, inspirações e reflexões sobre práticas sustentáveis, inclusive com apresentação de cases. Hoje, sexta-feira, Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa, apresentará o diagnóstico ESG das operadoras associadas. Na sequência, Rafaela Lehmann, supervisora de Turismo de Segmentos Turísticos da Embratur, falará sobre sustentabilidade e ESG nas ações da entidade; Cassio Garkalns, CEO da GKS Inteligência Territorial e consult da CNC, discutirá as conexões entre políticas públicas e o mercado, seguido pela apresentação de Fernanda Lopes, analista de Sustentabilidade na CNC, apresentando o comportamento do consumidor consciente no turismo. Já Bárbara Naves, Coordenadora-Geral de Articulação e Monitoramento de Assuntos Técnicos na Assessoria Especial do Ministério do Turismo, vai falar sobre a Nova Lei Geral do Turismo. Alexandre Garrido, Coordenador de Turismo Sustentável da ISO e da ABNT, Chefe da delegação brasileira no Comitê de Turismo da ISO e um dos jurados do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, vai trazer os princípios de turismo sustentável, e como as empresas e os destinos podem contribuir com a agenda ESG. O dia também será marcado por apresentações de alguns dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, com cases inspiradores.

Já no sábado, a programação abordará a Jornada ESG da Localiza&Co, e o Turismo Regenerativo, por Luciana Delamare. Seguido por cases e exemplos de destinos que são referências em boas práticas sustentáveis e têm sido reconhecidos como lideranças nesta pauta, com Bonito – MS, como exemplo de destino nacional e Costa Rica, como case internacional. Haverá também uma conversa sobre o preparo de Brumadinho/MG pela Teia do Turismo Sustentável, apresentação liderada por Daniele Teixeira, Turismóloga, e Gustavo Pinto, Instituto Rede Terra. O dia contará ainda com uma apresentação de como o trade turístico do RS construiu ativos a partir das enchentes, com Thomas Fontana, do Somos RS e Grupo G30 RS. Para finalizar, uma apresentação de boas práticas de evento, na qual o Festuris, contará um pouco sobre o cuidado e compromisso com a sustentabilidade que a edição deste ano teve, concluindo com um último painel da Braztoa, contando sobre as boas práticas e a jornada de sustentabilidade da entidade, painel que será apresentado por Rodrigo Ramos, Gestor de Projetos Estratégicos da entidade. Ainda sobre as ações que acontecem em Gramado, os finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024 terão a oportunidade de participar de uma Experiência de Benchmarking na manhã de domingo (10), um momento para integração, networking, e de muito aprendizado entre os finalistas e empresários locais. A visita parte da Praça das Etnias e a atividade inclui uma conversa com o secretário de agricultura de Gramado, Eliezer Lima, que falará sobre a dinâmica local e os roteiros de agroturismo, e como o turismo e o agro se conectam, gerando transformação. Em seguida, o grupo segue para uma visita à Vila da Mônica e um benchmarking especial sobre práticas sustentáveis, diversidade e inclusão do empreendimento, promovendo um rico intercâmbio de ideias e inspirações para todos os envolvidos.

Para encerrar a passagem da Braztoa em Gramado, a noite será marcada pela cerimônia de entrega do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2024, que acontecerá no Hotel Buona Vitta Gramado. O evento, revelará os 10 vencedores nas categorias Gestão/Governança e Experiência/Produto, confirmando aqueles que se destacaram por suas contribuições ao turismo sustentável. “Estamos extremamente orgulhosos de reconhecer os ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade em Gramado, em uma edição especial que deixa um legado significativo no destino. Além de destacar iniciativas alinhadas com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estamos promovendo diálogos fundamentais sobre práticas inovadoras no Palco ESG do Festuris e proporcionando experiências enriquecedoras de benchmarking”, disse Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa. “Nosso objetivo não é apenas inspirar mudanças positivas, mas também gerar impacto concreto por meio do compartilhamento de conhecimento, networking e valorização das práticas sustentáveis locais. Tudo isso reafirma o compromisso da Braztoa com o futuro do turismo responsável e com o fortalecimento da comunidade anfitriã”, finalizou.

GLOBAL TRAVEL MARKET

Por mais que o desgoverno atrapalhe, criando dificuldades para vender facilidades, o trade de turismo consegue sobreviver as próprias custas, tanto que o Brasil entrou para o ranking dos 15 maiores mercados de viagens do mundo, de acordo com o Global Travel Market Report 2024, da consultoria Phocuswright. A posição foi alcançada após superar a Escandinávia e destaca o país ao lado de outro mercado latino-americano, o México, que figura em 11º lugar. O crescimento do turismo nacional, refletido por uma alta na venda de pacotes domésticos e no interesse por destinos regionais, contribuiu para a inclusão. O avanço brasileiro acompanha o cenário global, dominado por Estados Unidos, China e Japão. Os Estados Unidos lideram como maior mercado de viagens, seguidos por países europeus como Espanha, que apresentou crescimento de 40%. A Rússia, afetada pelo conflito com a Ucrânia, caiu no ranking, ocupando agora a 14ª posição, ainda à frente do Brasil. Em 2024, o turismo no Brasil registrou um crescimento expressivo. Segundo a Polícia Federal e o Banco Central, 3,5 milhões de estrangeiros visitaram o país no primeiro semestre, um aumento de 9,7% em relação ao mesmo período de 2023, gerando R$20,9 bilhões em receitas, 15,6% a mais do que no ano anterior. O Fórum Econômico Mundial classificou o Brasil como o líder em turismo na América Latina, na 26ª posição global, ressaltando sua diversidade de recursos naturais e culturais. Imaginem se o Brasil tivesse conectividade, estradas boas e seguras, passagens aéreas com preços justos… estaríamos dominando o mercado, todavia, para nós brasileiros ainda é mais fácil, rápido, barato e seguro, viajar para o exterior.

BRASIL – MAIOR EMISSOR DE TURISTAS

Falando nisso, vale ressaltar que durante a reunião anual do Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB), na última semana, no Hilton Miami Downtown, foram divulgados os resultados do final do ano fiscal (outubro de 2023 – setembro de 2024) pontuando o desempenho estável e resiliente da Grande Miami e Miami Beach como um destino favorito entre os viajantes. O evento, que teve como tema central o futuro do turismo na Grande Miami, contou com a presença de mais de 700 parceiros do GMCVB, autoridades e membros da comunidade, a organização compartilhou as razões que mantém a Grande Miami e Miami Beach entre os principais destinos globais. O Brasil continua sendo um importante mercado emissor de turistas. O destino recebeu 254 mil brasileiros de janeiro a junho de 2024, o que representa um aumento de 14,3% em relação ao mesmo período do ano fiscal anterior. Os visitantes contribuíram com mais de US$ 20,6 bilhões para a economia local, um aumento de quase 3% na receita. A equipe de vendas e serviços de convenções do GMCVB gerou reservas acima de 103% da meta, beneficiando os parceiros hoteleiros com mais de 406 mil diárias, atingindo 111% da meta. Até agosto de 2024, as 10,6 milhões de chegadas de visitantes internacionais no Aeroporto Internacional de Miami representaram um aumento de 9,6% em relação a 2023; espera-se que o PortMiami ultrapasse 7,3 milhões de passageiros de cruzeiros.

RECORDE HISTÓRIO EM VIAGENS INTARNACIONAIS

Cabe ainda ressaltar que, de acordo com a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata), a procura por viagens aéreas cresceram, em setembro, 7,1% em relação ao ano passado, correspondendo a “um recorde histórico” para o nono mês do ano. A associação atribuiu esse crescimento às viagens internacionais. Os dados mostram que, em setembro, a oferta de assentos também cresceu 5,8% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a taxa de ocupação global chegou aos 83,6%, um aumento de 0,1 ponto percentual no mesmo período de 2023. “A alta temporada de viagens do ano terminou com a procura no nível mais alto de todos os tempos. Esta é uma boa notícia não apenas para os passageiros, mas também para a economia global”, comemora Willie Walsh, diretor-geral da Iata. Os bons resultados se devem, basicamente, à procura internacional, que aumentou 9,2% em relação a setembro de 2023, enquanto a capacidade subiu 9,1% e a taxa de ocupação passou para 83,8%, depois de um aumento de 0,1 pontos percentuais face a setembro do ano passado. Os dados da Iata mostram também que, em setembro, todas as regiões do mundo apresentaram um crescimento na procura internacional. Mais modestos foram os crescimentos no Médio Oriente e América do Norte, onde a procura internacional cresceu 4,4% e 0,5%, respetivamente. No Médio Oriente, a capacidade aumentou 4.6% e o load factor ficou nos 81.4%, depois de uma queda de 0,1 pontos percentuais, enquanto na América do Norte a capacidade cresceu 1.9% e o load factor ficou nos 84.4%, após uma queda de 1,1 pontos percentuais face a setembro de 2023.

CURAÇAO O NO FESTURIS

O Escritório de Turismo de Curacao também está presente no Festuris Gramado com uma numerosa delegação, o destino reforça algumas novidades e apresenta o recorde na chegada de visitantes até outubro. Desde agosto, assumiu o posto de Gerente America do Sul do Turismo de Curacao, Elaine Francisca, que já atuava como Gerente Regional Caribe na entidade. Elaine veio diretamente de Curacao com o diretor Hugo Clarinda e representantes dos produtos: Avila Beach Hotel, Marriott Curaçao Beach Resort, Papagayo Curaçao, Harbor Hotel & Casino Curaçao, LionsDive Beach Resort, kunuku Resort, Acoya Curaçao Resort, Renaissance Wind Creek Curaçao Resort e Curaçao Vacation Tours. No Brasil reuniu-se com representantes do Dreams Curaçao, Zoetry Curaçao, Sunscape Resort, Kontiki Beach Resort, Mangrove Beach Corendon Resort. Em Gramado, reuniu-se com o time da Leke, representante do destino no Brasil, sendo Janaina Araujo, Gerente de Operações, e Vinicius Dantas, Promotor. Desta forma Curaçao continua promovendo a Rota saindo de Florianópolis com escala no Panamá, pela Copa Airlines e a nova rota do voo da Azul desde Belo Horizonte. A partir de dezembro, passarão a quatro frequências semanais e com destino final em Fort Lauderdale (Estados Unidos) e escala em Curaçao na ida e na volta, o que permitirá que os curaçolenhos possam voar no trecho entre Willemstad e a Flórida. 2024 foi um ano em que a representação de Curaçao no Brasil realizou muitos treinamentos e capacitações com agentes de viagens, operadores e profissionais de turismo. Dentre os diversos projetos foram treinados mais de 700 agentes durante roadshows e capacitados mais de 500 agentes em treinamentos online e feiras da Azul Viagens pelo país. Além disso, foram realizados seis famtours. O desembarque de brasileiros tem registrado, cada vez mais, um aumento expressivo. Em 2023, foram mais de 27 mil turistas do Brasil e até outubro deste ano já entraram 35273 mil viajantes (sendo 3006 somente em outubro), o que deverá ultrapassar a projeção para 2024 que é de 41 mil.
Leia ainda: Verão 2025 – Argentinos se preparam para invadir o Brasil !
