O Aeroporto Internacional Hercílio Luz – Floripa Airport, alcançou nesse mês de outubro, um marco inédito: 1 milhão de passageiros internacionais em um único ano. Até então, apenas os aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e Galeão, no Rio de Janeiro, haviam alcançado esse patamar no país em um único ano, o que reforça a relevância crescente de Florianópolis no mercado internacional. O destino que mais impulsiona esse recorde em 2025 é Santiago, no Chile, à frente de Buenos Aires, tradicional mercado do aeroporto catarinense. A diversificação das opções de viagens internacionais, a partir de Florianópolis, também contribui com a expansão, com a adoção, desde o ano passado, dos voos direto para Lisboa, com a TAP, e para o Panamá, com a Copa Airlines – rotas que proporcionam também conexões rápidas para, respectivamente, Europa e América do Norte e Caribe.

O fato marcante também reflete a força do turismo catarinense: “O recorde de passageiros internacionais atesta que o turismo de Santa Catarina atingiu um novo nível de maturidade. Esse resultado não é apenas um número: ele é o fruto da união estratégica entre o Governo do Estado e a administração privada do aeroporto, que garantiu mais rotas e maior competitividade. Nosso compromisso é consolidar Santa Catarina como o novo hub internacional do Sul do Brasil, garantindo que o investimento em conectividade continue a ser o motor do desenvolvimento catarinense,” afirmou a Secretaria de Turismo de Santa Catarina. Até o final do ano, as projeções indicam que o Floripa Airport deve alcançar 1,2 milhão de passageiros, um crescimento que chega 580% se comparado a 2022, ano de recuperação do pós-pandemia. A gestão privada competente no aeroporto de Florianópolis, aliada agora a uma política pública sólida por parte do estado, encurtou a distância de Florianópolis e de Santa Catarina com o mundo.

Santa Catarina já é o terceiro maior destino internacional do Brasil. O resultado é fruto de uma trajetória de crescimento acelerado. Em 2018, ano em que a Zurich Airport Brasil iniciou a administração do Aeroporto de Florianópolis, em 3 de janeiro daquele ano, o aeroporto registrou pouco mais de 273 mil passageiros internacionais, um crescimento acumulado de 356% em sete anos: Com a chegada da temporada de verão a expectativa é de um movimento ainda mais intenso. O Floripa Airport projeta 819 mil passageiros internacionais entre dezembro e março, um crescimento de 19% em relação ao período anterior, além de 2,1 milhões de passageiros totais, impulsionado pelo aumento da oferta de voos e pela forte demanda turística em Santa Catarina.

DESPACHO GRATUITO DE BAGAGENS

Falando nisso, Como a cobrança de despacho de bagagens nunca deixou o preço das passagens mais baratos, nada mais juntos do que o despacho gratuito. Finalmente a Câmara aprovou a volta do despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos nacionais ou internacionais operados no país. Agora o texto será enviado ao Senado. A emenda contou com o apoio de 361 parlamentares contra 77. O autor da emenda destacou que, desde 2017, quando a cobrança começou, as empresas faturaram cerca de R$ 5 bilhões até 2024, mas isso, segundo ele, não gerou diminuição do preço da passagem. Com o substitutivo aprovado, o passageiro poderá levar, sem custo adicional, uma mala de bordo de até 12 kg em voos domésticos e uma bolsa ou mochila debaixo do assento. As mudanças serão no Código Brasileiro de Aeronáutica. O regulamento da Anac prevê franquia de 10 kg para a bagagem de mão, considerada assim aquela levada na cabine da aeronave, sem diferenciar entre mala e mochila, por exemplo. O contrato de transporte é que define as dimensões e a quantidade de peças. Outro procedimento comum adotado pelas companhias também passará a figurar no código. É o caso da bagagem de bordo que não puder ser acomodada no bagageiro da cabine por restrição de segurança ou de capacidade. Nessa situação, o despacho será gratuito. O texto determina que as regras sobre o transporte de volumes de bagagem de mão devem ser apresentadas nos canais de venda mantidos pelo transportador, de forma que sejam facilmente compreendidas pelo público.

MARCAÇÃO DE ASSENTOS GRATUITOS

Outra roubalheira que tem seu fim decretado é a cobrança por marcação de assento. A Câmara dos Deputados também aprovou o fim da cobrança pela marcação de assento padrão. “Essa proposta corrige um desequilíbrio que penalizou o consumidor sem gerar queda real de tarifas”, afirmou o relator Ronaldo Carletto. Já o deputado Da Vitória, classificou a decisão como “uma conquista simples, mas que fala diretamente à vida do passageiro comum”. O projeto aprovado ainda proíbe que companhias cancelem automaticamente o trecho de volta de uma passagem caso o passageiro não embarque na ida, prática comum e amplamente criticada. O texto inclui dois novos blocos temáticos: regras para passageiros indisciplinados e acessibilidade no transporte aéreo. No primeiro, empresas poderão suspender por até 12 meses o transporte de passageiros que cometam atos considerados “gravíssimos”. A identificação desses viajantes poderá ser compartilhada entre as companhias, impedindo o embarque durante o período de punição. Na parte de acessibilidade, as empresas e operadores de aeroportos terão de garantir assistência gratuita a passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, respeitando sua autonomia e segurança. O texto prevê ainda a possibilidade de oferecer até dois assentos extras sem custo para acomodar o passageiro e seus equipamentos médicos, quando necessário. Se aprovado pelo Senado, o projeto representará a maior mudança nas regras de transporte aéreo dos últimos anos, e um respiro para quem anda pagando caro até para escolher onde sentar.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
“VIVA O NATAL BC”

Nesta última terça-feira (28), a Prefeitura de Balneário Camboriú fez a apresentação da programação do Viva o Natal BC 2025 à imprensa e trade turístico do município, com prévias das apresentações artísticas e o planejamento detalhado dos eventos que irão compor a temporada natalina. O lançamento teve a condução do Secretário de Turismo do Município, Evandro Neiva, no auditório do Sibara Spa & Hotel, com a presença da Darte Entretenimento, empresa contratada para produzir e realizar todas as atrações do projeto Minha Noite de Natal, que integra o Viva Natal BC 2025. O encontro serviu para preparar o trade turístico – entre hotéis, atrativos temáticos, bares e restaurantes – para a temporada de natal. A ação foi planejada como novo produto turístico de Balneário Camboriú, com o objetivo de colocar a cidade entre os principais destinos natalinos do Brasil nos próximos anos.

A programação contará com atrações de 15 de novembro a 27 de dezembro. Além da decoração e iluminação natalina – que serão instaladas em ruas, praças e pontos turísticos de Balneário Camboriú -, o Viva Natal BC terá 12 desfiles, três paradas natalinas, o espetáculo Minha Noite de Natal e um pocket show de abertura da temporada natalina, conforme adianta o secretário de Turismo, Evandro Neiva. “Estamos construindo um produto turístico que já começa relevante e será ainda mais conforme formos consolidando essa nova temporada turística em Balneário Camboriú”.

RIO DO TASTRO TOP ADVB 2025

O turismo da Serra Catarinense volta a ganhar destaque no cenário estadual e nacional. Duas indicações feitas pelo Conselho de Turismo da Serra Catarinense (Conserra) foram confirmadas entre os finalistas do Troféu Beto Carrero de Excelência no Turismo e do Prêmio Top Turismo ADVB/SC 2025. O Rio do Rastro Eco Resort concorre na categoria Empreendimento Turístico e o município de São Joaquim disputa o reconhecimento como Destino Turístico. O Rio do Rastro Eco Resort, localizado em Bom Jardim da Serra, é reconhecido pela hospitalidade de alto padrão e pela integração com a natureza junto à icônica Serra do Rio do Rastro. Já São Joaquim consolida sua vocação turística com enoturismo. As premiações são promovidas pela Secretaria de Estado do Turismo (SETUR-SC), pela ADVB/SC e pelo Beto Carrero World, com o objetivo de reconhecer iniciativas que contribuem para o fortalecimento do turismo catarinense.

As categorias contemplam empreendimentos, destinos, eventos, produções jornalísticas e personalidades que impulsionam a imagem do Estado como referência turística. O resultado final será anunciado durante a cerimônia. A cerimônia de entrega dos prêmios foi realizada no último dia 30 de outubro, no Parque Beto Carrero World, em Penha (SC). O evento reuniu autoridades, empresários e profissionais do trade turístico. Sem dúvidas, a Serra Catarinense vive um momento especial de fortalecimento turístico, com atrativos consolidados e visibilidade crescente a exemplo de Bom Jardim da Serra, Urubici com suas mais de 1000 pousadas e gastronomia internacional e Lages, a Princesa da Serra, com o ícone do Turismo Rural, o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo. Bom Jardim, Urubici e Lages estão no caminho certo.

LUXO EM EL CALAFATE

Um ano após a inauguração, o EH Boutique Experience consolida sua posição como um dos espaços mais exclusivos da Patagônia Argentina. Com uma filosofia que une design exclusivo, bem-estar e hospitalidade personalizada, o hotel comemora seu primeiro aniversário reafirmando sua missão: oferecer uma experiência sensorial única no coração de El Calafate. “O EH nasceu com o desejo de criar um lugar onde o luxo servisse ao bem-estar, onde cada detalhe inspirasse calma e conexão. Hoje, hóspedes exigentes do mundo todo nos escolhem por esse conceito, pela hospitalidade e serviço autênticos que combinam humanidade com sofisticação”, afirma Maria Eugenia Mata, fundadora e proprietária do hotel. Com sete suítes com design exclusivo, cada uma com identidade própria e comodidades premium — como terraços privativos, banheiros inspirados em spas e paredes de ioga — o EH Boutique Experience combina conforto e estética com profundo respeito ao meio ambiente. Sua arquitetura minimalista, projetada pela renomada arquiteta Viviana Melamed, integra-se harmoniosamente à paisagem patagônica, utilizando materiais nobres como pedra e madeira reciclada.

O atendimento personalizado é outra de suas marcas registradas: um serviço de concierge exclusivo acompanha cada estadia para criar experiências personalizadas, desde excursões privadas até rituais de bem-estar projetados para cada hóspede. A proposta é complementada com espaços projetados para descanso e contemplação: um pátio zen, aulas particulares de ioga, um bar especializado e uma boutique de design e loja virtual, onde os visitantes podem descobrir produtos selecionados, objetos exclusivos e experiências de bem-estar que estendem o espírito EH além da estadia. Durante este primeiro ano, o hotel se consolidou como referência em hospitalidade boutique e ponto de encontro para quem busca vivenciar El Calafate de uma perspectiva diferente: íntima, contemporânea e consciente.

TURISMO EM ALTA

A bem da verdade, depois da pandemia, o mundo se deu conta que é melhor viver do que ter, tanto que o turismo superou a compra de carro e voltou ao topo dos sonhos de consumo. Segundo a mais recente edição da Pesquisa Radar Febraban, realizada entre 21 e 26 de setembro, 11% dos entrevistados disseram que pretendem usar o dinheiro extra em viagens, um avanço de um ponto percentual em relação ao levantamento anterior. O resultado coloca o turismo novamente à frente da compra de automóveis, mencionada por 9% dos participantes. Em junho, o cenário era o oposto: o sonho da estrada superava o da passagem aérea. “O brasileiro voltou a valorizar experiências, lazer e descanso, depois de um período de incertezas econômicas”, destaca o relatório. A virada traz fôlego a um dos setores mais impactados nos últimos anos. Em junho, o desejo de viajar havia caído ao menor índice da série histórica, com apenas 10% das menções. Antes da pandemia, o turismo já chegou a representar mais de 20% das intenções de consumo ligadas ao orçamento familiar. Sem dúvidas, depois do que passamos, é um claro sinal de maturidade. Daqui nada levamos, a não ser vivências e experiências. Especialistas apontam que o consumidor está mais disposto a investir em experiências que tragam bem-estar, em vez de concentrar o orçamento em bens duráveis.

O NOVO DESTINO FAVORIDO DOS BRASILEIROS

Uma pesquisa feita na última semana mostrou que as buscas por viagens internacionais cresceram 26% neste ano. E quem lidera o ranking? A Argentina. Sim, o país vizinho voltou a ser o queridinho dos brasileiros que querem dar um tempo da rotina sem precisar cruzar o oceano (ou o limite do cartão). Buenos Aires está bombando de novo — e não é só pelo charme, mas pela praticidade. Em cerca de três horas de voo, você já pode repousar em solo internacional, mudar de cenário, e ainda voltar antes da segunda começar. A partir de Florianópolis em voos diretos e diários, são menos de duas horas. De Buenos Aires a Península Valdez e Chubut (as preferidas), é um pulo. Para quem busca destinos cinematográficos e experiências inéditas, a hora é agora.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
FESTIVAL TARTUFO BRANCO DA TOSCANA

Falando em experiências, daquelas bem inesquecíveis, as raras trufas brancas da Toscana chegam à mesa do Castelo Saint Andrews, em temporada única, dias 8 e 15 de novembro, acompanhadas de menu e vinhos premiados e palestra com especialista. Sem dúvidas, em virtude do sucesso das edições anteriores, o Castelo Saint Andrews, em Gramado (RS), apresenta duas noites especiais — 8 e 15 de novembro de 2025 — uma experiência inesquecível dedicada ao raro e fascinante universo das trufas brancas da Toscana. A programação contempla palestra no Pub Bar, jantar harmonizado no Restaurante Primrose com excelentes vinhos italianos como o “Sassicaia 2021 Tenuta San Guido – 100 Pontos RP” e uma experiência exclusiva de hospedagem em duas, três, quatro ou sete noites, reunindo o que há de mais refinado na gastronomia, hospitalidade e enologia internacional. Símbolo da alta gastronomia e cobiçadas em todo o mundo, as trufas brancas são encontradas apenas nas florestas italianas, entre raízes de carvalhos e árvores nativas. Seu perfume inconfundível e sabor inigualável transformam a culinária em uma verdadeira obra-prima. No Saint Andrews, elas assumem o papel de protagonistas em uma jornada sensorial inesquecível marcada por exclusividade e excelência.

O UNIVERSO DAS TRUFAS BRANCAS

Conduzida por Marcelo Toniollo, gastrônomo e sommelier e especialista em bebidas, a palestra leva os convidados a uma viagem pela história e curiosidades do tartufo bianco, uma rara iguaria da Itália. Durante o encontro, Toniollo irá apresentar um vídeo com as características que tornam a trufa branca um ingrediente tão singular — seu aroma terroso com notas de mel, nozes e queijo maturado — e propõe harmonizações que revelam toda a sua delicadeza e complexidade. A experiência é acompanhada pelo premiado rótulo Prosecco Buffon Método Tradicional e três canapés exclusivos com toque de trufa branca: Canapé de carpaccio com mel e mostarda, verrine de tartar de salmão com alcachofra e dadinho de tapioca com queijo de cabra e mel balsâmico. O jantar em seis tempos exalta a nobreza da trufa branca da Toscana em combinações que valorizam seus aromas e texturas. A harmonização será conduzida com rótulos da prestigiada Tenuta San Guido, produtora do lendário Sassicaia, e seleções especiais da adega do Castelo — reconhecida por sete anos consecutivos pela Wine Spectator como uma das melhores cartas de vinhos do mundo.

GTA – “A NOSSA ESTRELA É VOCÊ”

Terminou nesta quinta-feira, 30, o EAVEM, o Encontro Anual de Vendas e Marketing GTA 2025 no interior paulista! Todo o time da seguradora esteve reunido para acompanhar os principais resultados do ano, revisar e analisar seus indicadores, bem como compreender sua participação dentro da empresa e no mercado, com objetivo de alinhar estratégias e metas com seus parceiros. O tema escolhido para o EAVEM 2025 tem como princípio enaltecer quem faz a GTA ser a seguradora que é hoje para o mercado: única. Por isso, “A nossa estrela é você” é pensada em reconhecer seus colaboradores, representantes e parceiros. “A frase é uma metáfora que usa o conceito de uma estrela para descrever a importância e o brilho de cada pessoa. E aqui, todo mundo brilha. Todos brilham nessa importância. Ela indica que a pessoa a quem a frase é dirigida como o centro das atenções, a fonte de luz e o ponto de referência de forma semelhante ao sol, que ilumina a terra ou uma estrela que é a mais brilhante no céu”, destacou Celso. “Então, por que desse tema? Para dizer que vocês são o nosso grande potencial, que fazem a diferença. Nós temos no mercado cada dia concorrentes mais fortes. Mas a nossa equipe faz a diferença”, concluiu. O CEO fez questão de enfatizar a importância de todos que fazem parte da seguradora: “São os meus colaboradores, representantes e parceiros comerciais que fazem com que possamos superar tudo aquilo que o mercado e a vida nos desafiam. Eles devem vir primeiro porque um bom atendimento e uma cultura forte, levam à satisfação do cliente e ao sucesso do nosso negócio. Simples assim”.

SISTEMA BIOMÉTRICO OBRIGATÓRIO NOS EUA

Os Estados Unidos começaram a adotar um novo sistema de controle de fronteiras que torna obrigatória a coleta de dados biométricos e reconhecimento facial de todos os estrangeiros que entram e saem do país. A medida, publicada no Federal Register em 27 de outubro, faz parte de uma ampla estratégia do governo americano para reforçar a segurança, prevenir fraudes em documentos de viagem e reduzir o número de pessoas que permanecem no país após o vencimento do visto. O novo sistema será aplicado em aeroportos, portos e fronteiras terrestres, abrangendo visitantes de todas as idades e nacionalidades, incluindo crianças e idosos. Os dados coletados na entrada e na saída serão cruzados para identificar discrepâncias, o que pode levar à detenção, deportação ou até à proibição de reingresso nos Estados Unidos em casos de irregularidades. Apenas cidadãos e nacionais americanos estão isentos do processo. Mesmo os portadores de Green Card, que possuem residência permanente legal no país, estarão sujeitos à coleta de dados biométricos. Segundo o Departamento de Segurança Interna (DHS), a regra não prevê exceções com base em idade, idioma ou origem, tornando o procedimento obrigatório para praticamente todos os não cidadãos. A obrigatoriedade se estende a todos os estrangeiros, tornando o sistema americano um dos mais abrangentes do mundo em termos de controle biométrico. O governo argumenta que a mudança permitirá monitoramento mais eficaz de entradas e saídas, reduzindo riscos à segurança nacional e fraudes no sistema de imigração.

FESTURIS – FUTEBOL E CHURRASCO

Desde que o Festuris Gramado abriu suas portas pela primeira vez, em 1989, uma tradição se mantém viva e ganha novos capítulos a cada edição: o futebol. Em um campo onde o que está em jogo é muito mais do que a bola, profissionais do trade turístico nacional e internacional se enfrentam em uma partida onde a paixão nacional se mistura com o espírito de confraternização e networking. Independentemente do clima, o Centro Esportivo da Várzea Grande, em Gramado, será novamente palco do encontro entre a Seleção Gaúcha e a Seleção do Resto do Mundo. O jogo, que será no tradicional formato de 11 contra 11, celebra a integração do setor turístico de maneira única: com suor, risadas e laços que se fortalecem fora dos corredores da feira e mesas de negócios. Para Larri Doile, empresário e um dos organizadores da partida, a longevidade do evento se explica por um espírito que vai além da competição. “Nunca houve uma briga, e é por isso que o futebol do Festuris se mantém até hoje. Esse futebol é um encontro de amigos, é aquele momento de descontração, claro, mas também de conexão e networking. No fim, o futebol em si é uma consequência”, define. Ao longo de suas mais de três décadas, o jogo já teve em campo ícones do esporte como Denílson Show, Tinga, Washington Coração Valente e Formiga. No apito, nomes lendários como o irreverente Juiz Margarida e a árbitra Ana Paula Oliveira já deixaram suas marcas na história da partida. A edição de 2025 ganha ainda mais brilho com o apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur-RS), patrocinadora da iniciativa. A presença da Setur reforça o papel do evento como ferramenta de promoção do estado e da hospitalidade gaúcha. Ao final da partida, os craques do turismo seguem para um almoço de confraternização.

Leia ainda: Guilherme Paulus – As oito tendências que irão moldar o Turismo até 2030

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Pagamos por passagens, bagagens despachadas, escolha de assentos, wifi e até lanchinhos
Floripa Airport deverá receber 2,1 milhões de turistas no verão
Sistema de passaporte eletrônico é implantado na União Europeia
Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Quando a ganancia explora o turismo, quem perde é o turista
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia

Related Tags:
abih/scáguas de palmas resortboqueirão hotel fazendaboqueirão hotel fazenda & resort de campobrasileiros em ushuaiabrocker turismocastelo saint andrewsdi paolo galeteriaEH Boutique Experienceel calafatefestival das cataratasfloripa airportgta global insurancehotel renaropa bierpremio advb 2025restaurante shutzricardo gesseRio do Rastro Eco Resortsibara flat e conventionturismowikitravel




Comments are closed