TURISMO DE GOIÁS
Goiânia sediou a maior feira de turismo do Centro-Oeste, a Expo Turismo Goiás 2024. O evento aconteceu entre os dias 04 e 05 de julho, no Centro de Convenções da Capital do estado e reuniu quase 2.700 pessoas entre agentes, jornalistas e trade de turismo estadual, nacional e internacional. Foram mais de 160 expositores com novidades e tendências do setor. O Governo de Goiás estava com estandes para divulgar as potencialidades das 12 regiões turísticas do estado. “A Expo Turismo Goiás é a maior feira de turismo no Centro-Oeste. Já está no calendário nacional e temos intuito de levar aos agentes de viagem e pessoal do trade, gastronomia e hotelaria as novidades do mercado”, detalhou Eliene Meirelles, CEO do evento.
Eliene também afirmou, ainda sem os números finais, que são são esperados R$ 2,5 milhões em movimentação de negócios gerados na feira. “A conexão aqui é muito importante para colocar Goiás no topo nacional de feiras”, comentou Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo. Considerada a maior feira de negócios de turismo do Centro-Oeste e, em sua 4ª edição, o evento apresentou as novidades da área, não só de Goiás, mas do Brasil e de outras regiões do mundo, incluindo atrações e transportes. Presente durante a cerimônia de abertura, o presidente da Goiás Turismo e Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Fabrício Amaral, destacou a importância da união do setor e de eventos como o Expo Turismo. “Se não dermos as mãos, se não nos unirmos, não vamos avançar nesse país”, afirma. O presidente da Goiás Turismo também destacou que está satisfeito com os números do setor em Goiás no último ano. Entre janeiro e outubro de 2023, o turismo no estado cresceu 2,8% em relação ao último ano, com aumento de 11% na receita. Levando em conta que o setor estava em recuperação após o fim da pandemia da Covid-19.
Representando o Ministério do Turismo, o Chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da pasta, Caio Martins Franco, ainda ressaltou a alta do turismo no Brasil. “Foram R$ 162,2 bilhões gerados e R$ 3,2 milhões de turistas estrangeiros nos cinco primeiros meses deste ano. Um crescimento de 14,8% comparado ao ano passado”, aponta. O evento ofereceu inúmeros atrativos para os visitantes, incluindo estantes com degustação de alimentos e bebidas, telões e um espaço para praticar rapel. Outro que esteve no evento de abertura foi o prefeito Rogério Cruz, que pontuou a importância da redução do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) para o incentivo do turismo. “Essa diminuição não só estimula a economia, mas também promove o turismo, inovação e o bem-estar da comunidade goiana”, defende. Segundo o gestor, a medida presente na nova legislação busca transformar a capital em um dos principais destinos de negócios no Brasil. “Neste novo processo pós-tributário, Goiânia se torna um destino atrativo para os grandes eventos de vendas, a modernização do Código Tributário tonar o município competitivo e inovador”, explica.
PBTUR & CVC TURISMO
A Paraíba Turismo e a CVC viagem deram o ponta pé inicial um dia antes da abertura da feira de turismo reunindo os líderes de venda de Goiás e Distrito Federal da CVC, que tiveram a oportunidade de saberem e conhecerem/conhecer as últimas novidades da Paraíba. O encontro terminou com grande jantar. O que mais se via nos corredores da Expo Turismo Goiás são as camisetas amarelas da CVC e Paraíba, um espetáculo a parte. Aliás, o estande da Paraíba foi, sem sombra de dúvidas o mais movimentado e badalado com muito forró. Outro estande que chamou muita atenção e também esteve muito lotado era o de Minas Gerais, o mais bonito da feira. No primeiro dia de feira a PBT & CVC também realização capacitação seguida de almoço no Centro de Eventos.
Na coletiva à imprensa, já no encerramento da feira, foram anunciadas as datas para a quinta edição da feira, que acontecerá nos dias 3 e 4 de julho do ano que vem, retornando ao Centro de Convenções de Goiânia. As CEOs Rose Pascoa e Eliene Meireles, compartilharam suas expectativas, tendo como meta trazer ainda mais agentes e caravanas de todo o Brasil, seguindo o que fazem as demais feiras de turismo, a exemplo da ABAV e WTM que oferecem até caravanas aéreas, pois são os grandes alavancaladores do turismo, de outros estados, para enriquecer ainda mais a feira. Evidentemente que a única opção é crescer desde que se faça o trabalho bem feito pois a indústria do turismo, como se costuma dizer, não aceita desaforos. “Para 2025, está no no radar da feira, mudar a tática e focar no que ainda precisamos: atingir o público de todo o Brasil”, afirmou Eliene. “Já nos consolidamos em número de expositores. Uma outra ambição para o ano que vem é contar com o apoio do Ministério do Turismo e da Embratur, que estão presentes em todas as demais feiras do Brasil e exterior.”
Logicamente que para isso é preciso que tais órgão estejam na feira para que percebam a importância do evento. Corredores cheios é sempre uma prova de trabalho bem feito e prestígio junto ao trade. Goiás ficou fora do circuito por 15 anos e agora as CEOs, percebendo a força que o turismo da região possui e o seu consequente potencial de crescimento afirmou: “Algo que nos faria muito feliz é poder contar com o apoio desses órgãos e instituições”, revelou Rose.“Esse tema ‘Vem Brasiliar’ abrange a importância do Turismo para o nosso país e queremos que os estados façam jus e estejam presentes na nossa feira, assim como estão em outras. Queremos fortalecer também a presença dos estados. Já tivemos um salto muito grande no número deste ano, mas queremos conquistar cada vez mais. Estamos no coração do Brasil e queremos fazer ele pulsar”, concluiu Rose Pascoa. CLIQUE AQUI PARA VER TODAS AS FOTOS DO EVENTO. Este jornalista cobre o evento a convite da Expo Turismo Goiás, voando pelas asas da LATAM e com a garantia absoluta da GTA TRAVEL ASSISTANCE. Não viaje sem o melhor seguro viagem.
CONTRATAÇÕES & PROMOÇÕES
Falando nisso, no ano em que completa 35 anos de atuação, a GTA – Global Travel Assistance aposta na qualificação do time para difundir a cultura do seguro viagem no país. Rodrigo Inouye assumiu o cargo de supervisor de vendas. Há mais de 25 anos em atuação no segmento, o profissional é formado em turismo com especialização em gerência de projetos. Seu currículo reúne empresas representativas no trade, como Agaxtur, ClickBus, Submarino e Terramundi. Para comandar a área de marketing, a GTA apresenta Ariadne Pereira, respaldada por uma experiência de mais de uma década. Por quase 11 anos ela integrou a equipe de turismo da Promperú Brasil, onde atuou ativamente nos projetos e estratégias da instituição, contribuindo para a promoção do destino Peru no mercado brasileiro. Dando continuidade a essa nova fase, Fran Zerbetto assume o cargo de assessora da diretoria, apoiando a implementação de novas soluções e inovações. Desde 2013 atuando no comercial da GTA , a executiva esteve à frente de importantes prospecções e treinamentos. Pós-graduada em marketing e vendas pela ESPM, há 30 anos atua na área de vendas. “Queremos ampliar o acesso do público brasileiro a informações e recomendações sobre seguro viagem. Mas para que esse objetivo seja alcançado, é essencial preconizar a valorização do agente como principal porta-voz e embaixador desse produto”, pontua o diretor comercial Gelson Popazoglo .
PORTO SEGURO NA EXPO GOIÁS
Desde a manhã deste último sábado, 6 de julho, novos voos fretados VoePass foram incorporados à malha aérea, resultado direto do crescente interesse pelo destino, impulsionado pelas ações de mercado realizadas em feiras e eventos. “Essa expansão marca um importante passo para a economia turística local, demonstrando a eficácia das estratégias promocionais desenvolvidas em conjunto pela Secretaria de Turismo, trade turístico e a CVC”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones. “Lançando esta operação juntamente com Porto Seguro, aumentando a malha aérea com voos exclusivos”, declarou o Gerente de Produtos Bahia na CVC Corp, Aroldo Simões, informando que são ao todo cinco voos exclusivos além de Belo Horizonte a Porto Seguro, conta com voos de São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, Porto Alegre, Brasília, Goiânia, Londrina e Cuiabá.
Antes restrita a dois voos semanais de Belo Horizonte para Porto Seguro, a rota foi ampliada para cinco voos semanais, operados pelo ATR 72, com capacidade para 72 passageiros. Esta nova fase da operação, iniciada hoje, reflete a crescente demanda pelo destino, evidenciando o sucesso das ações promocionais do município em importantes eventos do setor. Os novos voos fretados estão disponíveis para venda até julho de 2025, com aterrissagens previstas para os sábados e domingos. Essa ampliação é um indicativo positivo para a economia local, visto que o aumento do fluxo de turistas impulsiona diversos setores, desde a hotelaria até a gastronomia e o comércio. O compromisso da CVC em ampliar sua operação reflete a confiança no potencial de Porto Seguro como um destino turístico de destaque no Brasil.
AEROLINEAS EM PORTO SEGURO
Falando nisso, Porto Seguro comemora a retomada turística na América Latina com ampliação do voo internacional da Argentina para a cidade. O voo parte do Aeroparque Jorge Newbery, em Buenos Aires, marcando uma conexão essencial para o turismo local. O primeiro voo com 161 passageiros, aconteceu no último sábado à noite, dia 6, trazendo uma nova onda de turistas internacionais para o destino baiano. A decisão de ampliar este voo no final do ano passado veio como resposta à crescente demanda reprimida. A Argentina sempre foi um dos principais mercados para Porto Seguro do Mercosul, com os argentinos demonstrando um apreço especial pelas praias e sol no destino baiano. “O histórico de Porto Seguro como campeão de vendas na Argentina reforçou a necessidade de ampliar esta rota”, destaca o secretário de Turismo, Guto Jones, acrescentando que o voo é fruto de um planejamento estratégico robusto pela gestão municipal, que envolveu a requalificação dos equipamentos aeroportuários e o fortalecimento das relações com o trade turístico, empenhando-se em cultivar parcerias sólidas com operadoras e empresas aéreas, promovendo ações conjuntas de mercado para garantir o sucesso do fluxo. O voo semanal, realizado com aeronaves modernas da Aerolineas Argentinas, tem a expectativa de aumentar para duas frequências semanais, a partir de 18 de setembro, utilizando o Boeing 737 MAX 8. Esta iniciativa não apenas facilita a chegada de turistas argentinos, mas também reforça o compromisso de Porto Seguro em ser um destino acessível e atrativo, estimulando a economia local e proporcionando experiências memoráveis para os visitantes.
DEMANDA MUNDIAL NA AVIAÇÃO
Enquanto no Brasil segue ladeira abaixo por conta dos abusivos dos bilhetes aéreos, a falta de conectividade e, conexões longas demais, a Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos) divulgou dados sobre a demanda global de passageiros em maio de 2024, destacando que a demanda aumentou 10,7% em comparação com maio de 2023. A capacidade total, medida em assentos-quilômetros disponíveis aumentou 8,5% ano a ano. A taxa de ocupação recorde para maio foi de 83,4% (+1,7% em relação a maio de 2023). Dessa forma, a demanda internacional aumentou 14,6% em comparação com maio de 2023, uma vez que é muito mais barato, rápido e fácil embarcar para o exterior do que voar em nosso próprio país. A capacidade aumentou 14,1% em relação ao ano anterior e a taxa de ocupação melhorou para 82,8% (+0,3% em relação a maio de 2023). A Iata também detalhou o crescimento de passageiros por região. As companhias aéreas da Ásia-Pacífico continuam liderando, com um aumento de 27,0% na demanda em relação a 2023. As companhias europeias viram um aumento de 11,7% na demanda ano a ano, enquanto as aéreas do Oriente Médio registraram um aumento de 9,7% na demanda em relação ao ano anterior. As companhias aéreas norte-americanas registraram um aumento de 8,1% na demanda ano a ano. As companhias aéreas latino-americanas tiveram um aumento de 15,9% na demanda em relação ao ano passado e as companhias africanas registraram um aumento de 14,1% na demanda em relação a 2023. Já o Brasil, evidentemente, ficou abaixo do crescimento mundial.
VIAGENS CORPORATIVAS
Ainda sobre os abusivos preços das passagens aéreas, recente pesquisa da BCD Travel revela que, as empresas reduzirem orçamentos e implementarem controle de custos em viagens nos últimos anos. O levantamento, realizado com 211 compradores em abril, mostra que 60% das empresas cortaram gastos com viagens e 96% adotaram políticas de economia. Já o mercado global de viagens de negócios, avaliado em US$ 245 bilhões em 2023, deverá retornar aos níveis pré-pandêmicos este ano, com crescimento anual superior a 11% até 2027. EUA, França, Itália, China e Áustria lideram, embora a capacidade reduzida na China por desafios econômicos locais. A pesquisa aponta ainda, que 67% dos compradores esperam aumento (39%) ou estabilidade (28%) nos orçamentos de viagem, refletindo otimismo moderado com foco em gestão de custos. Por exemplo, 62% priorizam estratégias de economia em viagens corporativas. Apesar do aumento nas tarifas de hotéis, empresas optam por acomodações mais simples para controlar custos, enquanto executivos mantêm padrões superiores. Esse equilíbrio reflete esforços contínuos para conciliar preocupações econômicas com necessidades essenciais de viagens de negócios.
ENCATHO & EXPROTEL
Em um mercado hoteleiro cada vez mais competitivo, a área de compras deve ser vista como uma função meramente operacional ou pode se transformar em um pilar estratégico essencial? Este será o foco da palestra “Boas Práticas de Compras na Hotelaria,” ministrada por Pedro Lopes Cardoso, agendada para o dia 25 de julho, às 15h05, na sala Jurerê do CentroSul, em Florianópolis. a palestra integra a programação da 35ª edição do Encatho & Exprotel, que ocorre de 23 a 25 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui. Pedro Lopes Cardoso acredita que a transformação da área de Compras de um simples centro de custo para um motor de crescimento estratégico é fundamental para aumentar o desempenho financeiro dos hotéis. Isso, segundo ele, implica em focar não apenas na redução de custos, mas também em impulsionar a qualidade e a inovação. O palestrante chama ainda a atenção para a importância das alianças estratégicas e otimização operacional. “Ao focar em parcerias estratégicas, eficiência operacional, sustentabilidade, uso de tecnologia e desenvolvimento da equipe, a área de compras não só contribuirá para a redução de custos, mas também, impulsionará a qualidade e a inovação, gerando um impacto positivo duradouro em toda a operação do seu hotel,” explica.
O FUTURO DAS COMPRAS NA HOTELARIA
O setor de Compras na hotelaria enfrenta desafios únicos, como a necessidade constante de inovação e a pressão por custos menores. Pedro Lopes argumenta que, ao adotar uma abordagem estratégica e integrando tecnologia e sustentabilidade, esses desafios podem ser transformados em oportunidades. Na visão do palestrante, o futuro das compras na hotelaria está ligado à capacidade de adaptação e inovação. A palestra no Encatho & Exprotel 2024 promete trazer informações valiosas para quem busca transformar sua área de Compras em um diferencial competitivo. “Estamos em uma era onde a tecnologia e a inovação são fundamentais para o sucesso. Aproveitar essas ferramentas é crucial para qualquer gestor de compras,” conclui. Executivo de Compras, com mais de 30 anos de experiência, Pedro Lopes Cardoso tem uma trajetória sólida que inclui passagens por empresas como Volkswagen, Accenture, Air Liquide e Pernod Ricard. Atualmente, lidera a área de Procurement para as Américas da Astore, onde tem se destacado pela implementação de práticas inovadoras e eficazes. Pedro é graduado em Engenharia Metalúrgica, possui mestrado em Engenharia de Materiais e pós-graduação em Administração de Empresas. É fluente em inglês, espanhol e alemão. Confira a programação completa AQUI.
A programação do maior encontro de Hotelaria e Turismo do Sul do país já está disponível no site (encatho.com.br). Além da palestra de Pedro Lopes Cardoso, mais de 40 especialistas compartilharão seu conhecimento sobre temas que variam de gestão empresarial e desenvolvimento do turismo a tendências tecnológicas e estratégias de marketing. Entre os palestrantes confirmados estão Ravell Nava, Cláudio Azevedo, Alexandre Weimer, Marco Tulio Quina e Diego Correa. Não perca a oportunidade de aprender e trocar experiências com esses profissionais. O evento também incluirá diversos painéis, como “Custos, controle, qualidade e comercialização na hotelaria: o que a tecnologia pode fazer pelo hotel?”, “Revelando o faturo do seu hotel através da análise preditiva de dados” e “Como dobrar a produtividade de vendas do seu hotel”. Promovido pela ABIH-SC, o encontro deste ano tem como tema central “Indústria 5.0: Tecnologia, Turismo & Hotelaria”. Para conferir toda a programação e garantir sua inscrição gratuita, acesse AQUI.
FLORIPA AIRPORT – SALA VIP INTERNACIONAL
Para receber com ainda mais conforto quem embarca em voos para fora do Brasil, o Aeroporto de Florianópolis passa a contar com uma sala VIP para voos internacionais. As obras já iniciaram e a inauguração está prevista para o próximo mês. O novo espaço será administrado pela The Loungue, que desde 2019 é responsável pela sala VIP do embarque doméstico do aeroporto da capital catarinense. A marca faz parte da Global Loungue Network, que está presente em aeroportos de 11 países. Com 165 m² a sala VIP internacional em Florianópolis contará com os seguintes benefícios: espaço kids; Business center; buffet estação de café; áreas de descanso; serviço de alimentação à la carte; banheiros exclusivos. A novidade atende a uma crescente demanda em voos internacionais. No primeiro semestre deste ano foi registrado um aumento de 103% no movimento de passageiros se comparado com o mesmo período de 2023. Atualmente o Aeroporto de Florianópolis conta com seis companhias aéreas operando voos internacionais regulares para os seguintes destinos: Buenos Aires (AEP e EZE), Santiago do Chile e América do Norte e Caribe, via Panamá. A partir de 3 de setembro inicia a operação da TAP Air Portugal, com três voos semanais para Lisboa.
BROCKER TURISMO & TRAVELLERS CHOICE
A Brocker Turismo foi premiada como uma das melhores atividades do mundo em 2023 pelo Travellers’ Choice. O prêmio é concedido pelo Tripadvisor, portal reconhecido mundialmente por referenciar os melhores destinos de turismo e entretenimento. Entregue às empresas que são destaque na execução de seus negócios na área do turismo, o Travellers’ Choice premia os favoritos dos viajantes de todo o mundo, com base na qualidade e na quantidade de avaliações e classificações publicadas no Tripadvisor ao longo de um período de 12 meses. À Brocker ficou entre os 10% mais bem avaliados entre as atividades de turismo, em um ranking desenvolvido conforme taxas de satisfação feitas pelos clientes. “O Travellers’ Choice é um dos mais cobiçados prêmios do nosso setor. Por serem avaliações espontâneas de turistas no maior site de turismo do mundo, esse reconhecimento representa a confiança e preferência do público, o que nos enche de orgulho e alegria. Essa é uma amostra de que estamos no caminho certo em nossa missão de promover e valorizar as melhores experiências na Serra Gaúcha”, comenta Adriane Brocker Boeira Guimarães, CEO do Grupo Brocker.
ABAV NACIONAL – DESCONTOS EXCLUSIVOS NOS AÉREOS
Todos os credenciados na ABAV Expo têm 20% de desconto sobre as tarifas da “Família Plus”, “Família Max” e “Família Light” operadas pela GOL a partir de destinos brasileiros para Brasília, além de Argentina-Brasília, Miami-Brasília e Paraguai-Brasília, para embarques entre os dias 24/09/2024 a 30/09/2024. Para visualizar o desconto aplicado, que é válido para emissões emitidas até 30/09/2024 , clique no banner da GOL compartilhado no site da ABAV Expo , no botão “Benefícios e Parcerias”. Os credenciados também poderão se beneficiar, independente da categoria, de 15% de desconto nas tarifas regulares da AZUL (exceto Y) do Brasil para a capital federal, em viagens de ida ou de ida e volta entre os dias 23/09/24 a 29/09/24. O desconto é válido para emissões até 29/09/24 e a emissão do bilhete pode ser feita através de uma agência de viagens ou direto no site da Azul, com a utilização do código ABAV24 para Agências de Viagens e do código ABAV2024 para cliente comprando direto pelo SITE DA AZUL.
“Estamos comprometidos em oferecer uma ampla gama de benefícios para os visitantes do maior evento de Turismo da América Latina. Nosso objetivo é atrair para a ABAV Expo 51 profissionais do turismo de todas as regiões do Brasil e do mundo. A parceria com a GOL e a Azul tem sido fundamental, e os descontos proporcionados por essas empresas certamente ajudam a garantir a presença de um público diversificado.” Comentário da Presidente do Conselho da ABAV Nacional, Ana Carolina Medeiros. A ABAV também tem uma lista de hotéis parceiros que oferecem tarifas especiais aos credenciados. Para vê-la acesse aqui. A ABAV Expo será de 26 a 28 de setembro de 2024, no CICB, Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial do evento. A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades do Turismo do Brasil. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Foi fundada em 1953, e tem mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas responderam por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País.
ABAV EXPO 2024
A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde sua fundação e integrante da WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global. A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, o maior evento do Turismo brasileiro e um dos principais do calendário latino-americano. Uma reunião de profissionais do Turismo do mundo todo, e é uma grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. É também o único evento itinerante no país, promovendo destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023. Foi considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes. Para saber mais sobre a ABAV Expo, CLIQUE AQUI.
BELLA DA SEMANA – LUANA BONATTO
Espetáculo de mulher! Luana Bonatto, nossa princesa dos olhos azuis encantadores, está de volta com a última parte do ensaio nu para o Bella da Semana. Olhos azuis hipnotizantes, lábios carnudos e rosados, cabelos escuros, pele delicadamente branca e um corpo deslumbrante. Estamos falando da incomparável beleza da modelo Luana Bonatto, essa princesa dos tempos modernos que encantou os assinantes. Ela está de volta com a última parte do ensaio para o Bella da Semana, agora em um clima mais intimista vestindo uma lingerie preta super sexy e se entregando a um refrescante mergulho na piscina… Veja TUDO e delicie-se! Nossa live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. Não perca, anote na sua agenda: o ensaio inédito com Luana Bonatto nua já está no ar.
Leia ainda: Santa Catarina é um estado com um potencial turístico extraordinário
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Copa Airlines inaugura operação em Florianópolis para tornar classe mundial a experiência dos passageiros
Cadastur garante mais segurança e excelência no atendimento aos turistas
EUA – Capacidade de competir de forma mais eficaz por viajantes globais
Faturamento de viagens corporativas ainda não superou o recorde histórico
Expo Turismo Goiás reunirá mais uma vez o trade de turismo nacional
Festival das Cataratas reforçou a importância de investir no turismo
Pib nacional recebe impacto de 169,3 bilhões somente do turismo
Gente cuidando de gente reabilitando criaturas humanas que perderam tudo
Passagens aéreas caras, setor rodoviário deslancha!
Floripa Airport inaugura rotas entre Florianópolis, Amsterdam e Bruxelas
Investimento em turismo é sempre garantia de retorno garantido
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental