BRASILEIROS ESTÃO VOANDO CADA VEZ MENOS PELO BRASIL
Por conta dos preços abusivos no preços das passagens para voar dentro no nosso próprio país, além da cobrança pelo despacho de bagagens, o que não deixou a a passagem mais barata, muito pelo contrário, o número de passageiros em voos no país cai ao patamar do início da década. As companhias aéreas deram um tiro na própria asa e insistem nessa cobrança mais do que abusiva. Por disso e mais um pouco a recessão atingiu não só a AVIANCA, mas também as outras companhias aéreas que operam voos domésticos no país. O volume de passageiros atendidos por todas as empresas brasileiras de aviação comercial desabou desde 2014 para níveis do início desta década. Os dados de 2018 apontam para uma reação discreta.
Os preços praticados pelas lanchonetes, bares e restaurantes nos aeroportos também estão pela hora da morte
Trechos a exemplo de Florianópolis – Porto Alegre – Florianópolis (entre tantos), foram cancelados. Somente a AZUL está fazendo esse trecho cobrando o que bem entende. A dificuldade do mercado ficou explícita no caso da Avianca — com a recuperação judicial anunciada na semana passada. O mercado doméstico cresceu até 2014, mas a recessão no país, iniciada no governo Dilma Rousseff (PT), chegou a causar queda de 17% em um ano no número de passageiros que pagam por seus bilhetes, entre 2015 e 2016. A conclusão foi depurada no banco de dados do cabide de empregos da Agência Nacional de Aviação Civil, que fornece informações de cada voo no Brasil. Pelos dados da Anac, o nível atual de transporte doméstico é semelhante ao patamar de 2011.
Nos primeiros oito meses deste ano, ainda houve queda no número de passageiros em relação ao mesmo período de 2017. O ritmo da retração, porém, diminuiu para 2% —antes, fora de 6%— de 2016 para 2017. Com metodologia diferente, a associação das grandes empresas aéreas aponta que o mercado doméstico atual recuou para o nível de 2013, início de sua série histórica. Para se readequar à demanda reduzida, companhias restringiram a oferta de assentos e o porte de aeronaves, cortaram destinos e demitiram.
John Rodgerson, presidente da Azul, afirma que a companhia teve de vender 20 aeronaves após 2014. Para o advogado Bruno Werneck, sócio do escritório Mattos Filho e especialista no setor, as carências de infraestrutura nos aeroportos agravam atrasos e cancelamentos, que geram custos. “Se houvesse mais investimentos, por exemplo, em Santos Dumont e Congonhas, o que não é feito porque estão nas mãos da Infraero, resolveria grande parte dos problemas”, diz.
A Gol, que passou a cobrar ainda mais pelo despachos das bagagens, não se manifestou. Procurada, a Anac tira o corpo fora e afirma que os gargalos apontados pelas companhias como causadores de custos estão fora de seu escopo de atuação. A Latam afirma que “o setor aéreo nacional enfrenta barreiras estruturais que elevam seus custos, como gargalos de infraestrutura, a legislação trabalhista restritiva, com maior responsabilidade das companhias em prestar assistência aos passageiros”.
Repetindo, as aéreas estão dando tiros seguidos em suas asas e para nós, consumidores, a melhor coisa que poderia acontecer eram as companhias aéreas internacionais começarem a voar pelos céus do Brasil, suprindo a nossa demanda e falta de conectividade nacional.
TAXA DE COMBUSTÍVEL NO BRASIL
O preço dos combustíveis são tão caros, mas tão caros, não só para os nossos veículos, que a solução que a Turkish Airlines encontrou foi cobrar, partir do dia 1º de janeiro de 2019, a taxa de combustível (YR ou YQ) separada do valor da tarifa publicada em seus canais de venda. Ou seja, se antes a cobrança era embutida no preço do bilhete aéreo, com a mudança ela só será visualizada no momento da cotação da tarifa, no mesmo campo em que aparecem as demais taxas, como a de serviços aeroportuários e de bagagens.No caso de compras parceladas – a Turkish permite pagar em cinco vezes sem juros -, a YR não entra na divisão, sendo cobrada de forma integral na primeira parcela do bilhete. Por outro lado, em contratos de incentivo, a YR e as demais taxas aeroportuárias entram no valor da tarifa. Atualmente a Turkish opera voos diários de São Paulo para Istambul, na Turquia, e para Buenos Aires, na Argentina.
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FLORIPA AIRPORT
A Floripa Airport realizou exercício completo de atendimento de um acidente aéreo dentro do aeroporto. A maioria dos elementos de uma ocorrência deste porte esteve no exercício: 26 voluntários simularam as vítimas, distribuídas em grau leve, médio, grave. Equipes de bombeiros militares e da Floripa Airport, exército, base aérea, DTCEA e médicos participaram do exercício. Caminhões, ambulâncias e helicópteros foram usados. A avaliação da Floripa Airport é de que o exercício ocorreu conforme o esperado, com simulação real de tempos de resposta e integração positiva entre as diversas equipes envolvidas no atendimento. O exercícios é uma exigência da Anac e deve ocorrer a cada três anos.
Falando nisso, A Floripa Airport, empresa pertencente ao grupo Zurich Airport, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinaram nesta segunda-feira (17/12) o contrato de financiamento das obras do Aeroporto Internacional de Florianópolis. O valor financiado é de R$ 376 milhões, na modalidade Project Finance. O recurso será destinado para a construção de um novo e moderno terminal, quatro vezes maior que o atual e com capacidade para 8 milhões de passageiros, num total de 49 mil metros quadrados de área.
E-FUNBIKE CHEGOU A FLORIPA
Espetacular ! Finalmente chegou a Floripa o E-FUN, aluguel de bicicletas elétricas. Pensa numa bike rápida, segura, forte e rápida. A E-FUN é uma gestora de franquias que oferecem negócios de baixo custo e alto desempenho atuante no mercado de viagens internas que beneficiam de entretenimento e qualidade de vida trazendo uma tecnologia de apoio para o pagamento de um bônus de felicidade. Ao parar para almoçar na Lagoa Conceição, na esquina em frente ao posto de gasolina, via essas belezuras e não resisti. Testei. É só sair pedalando que não tem morro que segure essa bike.
As bikes propiciam lazer, saúde, praticidade, conforto e inovação em mobilidade, através de e-bike, com um aplicativo de descontos em compras, para um público de diversas faixas etárias. Em breve em demais pontos da Ilha. Começando pela Av. Beiramar. A bateria tem capacidade de até três horas de duração, recarregável em qualquer tomada. Sinceramente não acreditei em tamanha leveza, potência e comodidade. Quem se interessar em ter essa novidade por aqui e que já tem no mundo todo, é só entrar em contato com eles. Mergulhe em uma nova opção de vida. (11) 97288-1416.
Eu como ciclista, não tenho a menor dúvida que essa bike será a grande solução para a nossa infernal falta de mobilidade urbana. Quem investir nesse negócio irá se dar muito bem, além de quem um “brinquedo” desses é muito mais barato do que você possa imaginar. O fabricante dessas bikes é a EBMS Pedalla Bikes.
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A POESIA DE PIAZZOLLA
Com apoio do Consulado Argentino em Florianópolis, acontecerá nesta quinta-feira, 20, o espetáculo “A Poesia de Piazzolla”. Evento imperdível com a presença de convidados internacionais a exemplo de Pablo Rossi, Pablo Greco, Juan Rossi, Umberto Grillo e Thiago Faria, Esse grande evento acontecerá no Teatro Pedro Ivo Campos.