Santa Catarina e Argentina estreitam laços voltados o turismo e comércio
SANTA CATARINA & ARGENTINA

No verão de 2024-2025, Santa Catarina teve uma invasão de turistas argentinos que vieram para férias nas praias, mas também aproveitaram preços mais baixos do comércio no Brasil. Com o objetivo de melhorar as condições para receber ainda mais visitantes do pais vizinho no próximo verão, o governador Jorginho Mello se reuniu na última terça-feira, em Buenos Aires, com o secretário de Turismo, Esporte e Meio Ambiente da Argentina, Daniel Scioli. Também participaram da reunião com o governador de SC, o secretário de Articulação Internacional e Projetos Especiais Paulo Bornhausen, o diretor da InvestSC, Rodrigo Prisco Paraíso e o secretário-adjunto de Infraestrutura, Ricardo Grando. Chamou a atenção o interesse comum manifestado pelas lideranças. Tanto Daniel Scioli, que está à frente dessa nova secretaria que, na prática, é considerado um superministério, quanto as lideranças de SC manifestaram interesse em atrair mais visitantes e, especialmente turistas de maior renda, que tenham um consumo mais elevado. – “Gostaríamos de renovar a parceria na área de fronteira. Poder contar com policiais argentinos junto conosco, nos nossos postos de atendimento, para facilitar a entrada e saída dos turistas argentinos”– disse o governador Jorginho Mello.

Daniel Scioli destacou que a Argentina quer atrair mais brasileiros. Em julho deste ano, a Aerolíneas Argentinas (empresa estatal) lançou uma campanha de passagens mais acessíveis para motivar mais brasileiros a visitar o país. Um valor de US$ 160 dólares (em torno de R$ 850) ida e volta. Desde que o presidente Javier Milei assumiu, em dezembro de 2023, os preços ficaram mais caros na Argentina e menos turistas estrangeiros estão visitando o país. Isso inclui menos brasileiros que respondem pelo principal fluxo. Nos primeiros meses deste ano, o recuo no total de visitantes superava 20%, segundo órgãos do governo argentino. O governador esteve na Argentina para participar de missão empresarial do Estado ao país, uma iniciativa da Federação das Indústrias de SC (Fiesc) para elevar as exportações de móveis, para empresas afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos.

“SANTA CATARINA CANTA”

A reabertura do Teatro Pedro Ivo será celebrada em grande estilo na próxima terça-feira (18), às 20h, com o espetáculo “Santa Catarina Canta Campeões” — um encontro entre a Camerata Florianópolis e os vencedores das edições 2024 e 2025 do Festival SANTA CATARINA CANTA. O concerto é gratuito mediante a retirada de ingresso – dois por CPF – no site da Blueticket, a partir de segunda-feira (17), às 12h, e a doação de 1kg de alimento não perecível. Não haverá assentos marcados. Após a abertura solene com a presença de autoridades, subirão ao palco os cantores da categoria Infantojuvenil (2024/2025): Kyara e Thaís (1º lugar), Maju Garcia (3º lugar), Gabrielly Scotton (1º lugar), Kyara Isabelli (2º lugar) e Taciana Baixo (3º lugar). E os vencedores da categoria Geral (2024/2025): Bachega (1º lugar), Duda e Camila (2º lugar), Endrios Rodrigues (1º lugar), Jeff Marino (2º lugar) e Raquel Saragoça (3º lugar). Sob a regência do maestro Jeferson Della Rocca e produção executiva de Maria Elita Pereira, o concerto guiará o público por uma viagem musical que celebra a diversidade das canções brasileiras. A noite contará ainda com a participação especial da cantora Bia Barros, âncora do festival, e dos músicos da Camerata Florianópolis. O “Santa Catarina Canta – Festival de Música Brasileira” é uma realização do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção geral da Camerata Florianópolis. A edição 2025 mobilizou milhares de pessoas em audições, semifinais e apresentações por todo o Estado, fortalecendo o compromisso de revelar e valorizar o talento catarinense.

FLORIPA AIRPORT

O Floripa Airport iniciou esta semana obras de melhorias na área de espera destinada aos motoristas da plataforma Uber, com o objetivo de tornar o espaço mais confortável, seguro e funcional para quem utiliza o local diariamente. Entre as principais intervenções está a pavimentação que proporcionará mais comodidade ao espaço, principalmente nos períodos chuvosos. A área também contará com reforço na segurança: além das duas câmeras fixas já existentes, será instalada uma câmera de vigilância móvel. As imagens são monitoradas pelo aeroporto e compartilhadas com os órgãos de segurança, trazendo mais tecnologia a serviço do monitoramento. Nos banheiros, está sendo realizada uma revisão completa das instalações elétricas e hidráulicas, garantindo mais conforto e funcionalidade para os motoristas. A previsão é que todas as obras sejam concluídas ainda esse ano. A Zurich Airport Brasil, concessionária do aeroporto, esclarece que não é permitido nenhum tipo de comércio no local – um bolsão exclusivo e rotativo para motoristas da plataforma Uber e não para estadia ou outras atividades. A concessionária também reforça a importância do apoio dos motoristas que utilizam a área no cuidado e zelo com as instalações do local. Falando nisso, já está na hora de ampliar o próprio aeroporto com novos slots e fingers. A tendencia obvia é crescer o fluxo de voos e turistas.

Venha viver essa experiência aqui na Terra da Maçã. O Hotel Renar te espera de braços abertos com uma programação incrível. Clique no baner e confira!
ABIH-SC CELEBRA 60 ANOS

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina (ABIH-SC) vive um momento histórico. No último dia, 13 de novembro, a entidade foi homenageada em Sessão Solene na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). A solenidade reconhece o trabalho da ABIH-SC ao longo de seis décadas de contribuição para o desenvolvimento da hotelaria e do turismo catarinense. O ato celebrou o associativismo, a profissionalização e o papel fundamental da entidade na construção de um setor mais competitivo e inovador, consolidando Santa Catarina como referência nacional em hospitalidade. As comemorações pelos 60 anos da entidade seguiram ao longo do dia, no Majestic Palace Hotel, junto com a realização do Dia do Hoteleiro 2025. Um encontro que reuniu empresários, gestores, fornecedores e representantes do trade turístico para brindar as conquistas, reencontrar amigos, debater os rumos do setor e celebrar uma história de sucesso. Confira todas as fotos aqui.

A programação iniciou às 17h30, com a recepção dos convidados, seguida do pronunciamento da diretora-presidente Margot Rosenbrock. Já às 18h15, ocorreu a palestra “Reforma Tributária e os impactos reais para a hotelaria”, conduzida pelos especialistas Gustavo Amorim e Luísa Wiethorn, sob mediação de Margot Rosenbrock. O painel teve como objetivo esclarecer as mudanças trazidas pela nova legislação e orientar os empresários sobre estratégias de adaptação, gestão fiscal e eficiência tributária no setor. Na sequência, foram realizados o lançamento do Encatho & Exprotel 2026, o lançamento da 8ª edição da Revista ABIH-SC, além da apresentação dos fornecedores e apoiadores e das homenagens as pessoas que construíram os 60 anos da ABIH-SC. A noite encerrou com o tradicional Jantar Comemorativo, promovendo integração, reconhecimento e celebração entre hoteleiros e parceiros. Confira todas as fotos aqui.

PARABÉNS ABIH/SC
É pra frente que se anda. Que venham mais 60! Sessenta anos se passaram, e a ABIH/SC continua a brilhar como uma constelação que guia o turismo catarinense. São seis décadas de mãos que constroem, de vozes que defendem, de olhares atentos ao futuro — um futuro que hoje existe graças ao trabalho incansável de ontem. A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina nasceu do sonho de unir, fortalecer e inspirar. Cresceu entre desafios, amadureceu entre conquistas e transformou-se na grande referência que é: a melhor e mais atuante do Brasil. Seu legado é feito de pontes: entre a hotelaria e a comunidade, entre o empreendedor e o visitante, entre a hospitalidade e a inovação. É uma trajetória que ecoa em cada recepção iluminada, em cada equipe bem treinada, em cada hóspede que deixa o estado com a alma leve e o coração agradecido. Hoje, Santa Catarina celebra não apenas uma entidade, mas uma história de grandeza — construída com seriedade, ética, visão e paixão pelo turismo. A ABIH/SC não apenas acompanha o desenvolvimento do setor; ela o impulsiona, o inspira, o transforma. Parabéns, ABIH/SC, pelos seus 60 anos. Que os próximos capítulos sejam ainda mais luminosos, tão grandiosos quanto a sua contribuição para este estado que respira hospitalidade e encanta o mundo. Longa vida à associação que fez, e segue fazendo história. Este jornalista foi convidado do evento, hospedando-se, a convite no cinematográfico Majestic Palace Hotel.

NATAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Enquanto as principais cidades turísticas de Santa Catarina permanecem as escuras sem as luzes do Natal, a exemplo de Urubici, São Joaquim, Bom Jardim da Serra…, Balneário Camboriú sai na frente e atraindo ainda mais turistas. Iniciou no último sábado (15), com espetáculo Simplesmente Natal na orla da cidade. Darte Entretenimento apresenta versão especial do espetáculo que já conquistou o público na Serra Gaúcha. A empresa ainda assina os Desfiles de Natal que acontecem às quartas e sábados até 27 de dezembro, na Avenida Atlântica. O Viva o Natal BC 2025, primeira grande temporada de Natal de Balneário Camboriú, inicia no próximo sábado (15), às 20h, na Praça Almirante Tamandaré (na Avenida Atlântica – orla) com a apresentação da Orquestra Filarmônica da cidade, e uma versão especial do espetáculo Simplesmente Natal, da Darte Entretenimento. A noite será também de apresentação dos carros alegóricos do Desfile de Natal, e de um dos pockets shows que o público poderá conferir às quartas e sábados, até 27 de dezembro. Artistas de diferentes modalidades como bailarinos, cantores, atores e acrobatas, integram o elenco e dão vida ao show. O público que acompanhar a cerimônia no sábado vai conhecer os carros alegóricos construídos com exclusividade para os desfiles da programação do “Viva o Natal BC 2025” e conferir um pocket show. Os Desfiles de Natal começam oficialmente na quarta-feira (19) e seguem até 27 de dezembro, às quartas e sábados, a partir das 20h.

SIDNEY A NOVA YORK SEM ESCALAS

A companhia aérea australiana Qantas divulgou na sexta-feira as primeiras imagens da aeronave Airbus de ultra longo alcance. Espera-se que o avião A350-1000ULR conecte viajantes de Sydney a Londres e Nova York pela primeira vez a partir de 2027. A aeronave A350-1000ULR (Ultra Long Range) foi representada na linha de montagem em Toulouse, França, com suas seções de fuselagem, asas, seção de cauda e trem de pouso já instalados. A aeronave, projetada para conectar viajantes de Sydney a Londres e Nova York pela primeira vez, será transferida para um novo hangar esta semana, onde receberá motores e instrumentos de teste de voo, informou a Qantas. A transferência ocorre antes de um extenso programa de voos de teste que deverá começar no próximo ano, com os primeiros serviços comerciais programados para o primeiro semestre de 2027. A CEO da Qantas, Vanessa Hudson, afirmou que o progresso aproxima o “Projeto Sunrise” da realidade. O nome do projeto faz referência aos voos de resistência “Double Sunrise” da companhia aérea durante a Segunda Guerra Mundial, que permaneceram no ar tempo suficiente para testemunhar dois nasceres do sol. A Qantas afirmou que a aeronave A350-1000ULR será capaz de voar por até 22 horas sem escalas, graças a um tanque de combustível central traseiro adicional de 20.000 litros e sistemas aprimorados.

FUTURO DO TURISMO CORPORATIVO
O diretor executivo da Abracorp (Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas), Douglas Fernandes e Camargo, participou da 37ª edição da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), e apresentou uma análise sobre o Futuro do Turismo Corporativo no Brasil. Durante sua participação, Camargo compartilhou projeções para o mercado de viagens corporativas em 2025, incluindo dados sobre a distribuição regional das viagens de negócios e a expectativa de faturamento do setor brasileiro, estimada em R$ 14,3 bilhões. O executivo destacou a retomada consistente do segmento, impulsionada pela inovação, sustentabilidade e integração de novas tecnologias na gestão de viagens. “O turismo corporativo brasileiro vive um momento de consolidação e transformação. Novos processos e a busca por experiências mais personalizadas estão moldando o futuro do setor”, afirmou Douglas Fernandes e Camargo. A edição 2025 do Festuris registrou crescimento de 15% em relação ao ano anterior, reunindo cerca de 17 mil profissionais e movimentando R$ 552 milhões em negócios. Considerando hospedagem, alimentação e consumo dos visitantes, o evento gerou ainda R$ 80 milhões na economia local. Com o tema “Reimaginando o Amanhã”, o Festuris se consolidou como uma das principais plataformas de negócios turísticos da América Latina, reunindo 64 destinos internacionais, 2.500 marcas expositoras e mais de 400 estandes. A programação contou com 110 palestrantes, 60 horas de conteúdo e recorde no número de reuniões agendadas.

GRAMADO GANHA ZIGOO
Esse é o melhor caminho a ser seguidos em todos os lugares, principalmente nas capitais e destinos turístico, melhorando a vida de todos, já que o monopólio do Uber e 99 levam mais de 35% do motorista. O mercado de mobilidade urbana de Gramado e Canela acaba de ganhar um novo player. A ZIGOO, uma nova plataforma de transporte por aplicativo, anunciou o início de suas operações na região, trazendo uma proposta focada em redefinir a relação com seus principais parceiros: os motoristas. Com o slogan “A nova rota do seu sucesso”, a empresa entra na disputa prometendo “valorizar o motorista de verdade e transformar seu faturamento”. O principal atrativo econômico destacado pela ZIGOO são as “melhores taxas da região”, um ponto sensível e frequentemente debatido por quem trabalha no setor. A plataforma não se limitará apenas ao transporte por carros, incluindo também opções para motocicletas, ampliando o leque de serviços tanto para passageiros quanto para oportunidades de renda. A ZIGOO está em fase inicial de implementação (“Estamos começando AGORA!”), com canais de comunicação recém-ativados, incluindo um perfil no Instagram e um grupo oficial de motoristas. Para impulsionar o lançamento e atrair os primeiros parceiros, a plataforma lançou uma campanha agressiva: os 50 primeiros motoristas que se cadastrarem terão prioridade e acesso a vantagens exclusivas no lançamento oficial. A chegada da ZIGOO aquece o cenário de tecnologia e transporte na Serra Gaúcha, apresentando uma nova alternativa de renda para motoristas e mais uma opção de escolha para os usuários locais e turistas que visitam Gramado e Canela.

NOVA ROTA PARA GRAMADO

Ainda sobre a Serra Gaúcha e bem ao contrário da Serra Catarinense, onde chegar a nossa região serrana tornou-se um sacrifício demorado e perigoso por conta das BRs 282 e 116 estarem congestionadas e perigosas com acidentes constantes, o governo do Rio Grande do Sul detalhou seu mais ambicioso projeto de infraestrutura dos últimos anos: a concessão do Bloco 1 de rodovias. A proposta extingue as atuais praças de pedágio, introduz um sistema de cobrança por quilômetro rodado (free flow), e prevê investimentos de R$ 6,41 bilhões em 454 quilômetros de estradas. A mudança impactará diretamente a rotina de 27 municípios na Região Metropolitana, Vale do Sinos e Serra Gaúcha. Enquanto o governo defende a medida como a única forma de modernizar a malha viária, o novo modelo trará mais pontos de cobrança e custos que já geram debate, como a projeção de R$ 51,54 (ida e volta) para a viagem entre Porto Alegre e Gramado. Vem aí a nova ERS-010: Uma nova rodovia de 41 km, já duplicada, que ligará a região norte de Porto Alegre a Sapiranga, no Vale do Sinos, servindo como alternativa à congestionada BR-116. As principais obras são: 213,7 km de duplicações; 12,5 km de terceiras faixas; 363,4 km de acostamentos; 88,48 km de vias marginais; 31 passarelas para pedestres. Diga adeus também às cancelas e às praças de pedágio físicas. O modelo implementado será o “Free Flow” (fluxo livre).Pórticos eletrônicos serão instalados sobre as rodovias. Eles farão a leitura automática das placas ou tags dos veículos, sem a necessidade de parar. A Região das Hortênsias, segundo maior destino turístico do Brasil, será uma das mais impactadas. Na prática, não será possível entrar ou sair de Gramado ou Canela sem pagar pedágio. Como contrapartida, o projeto prevê a duplicação total da RS-115 (ligação com o Vale do Paranhana) e da RS-235, entre Nova Petrópolis e Gramado.

TURISMO EM GRAMADO

A propósito, a economia de Gramado (RS) segue colhendo os frutos da forte retomada do turismo. O 13º Boletim do Observatório do Turismo, referente a setembro, revelou um crescimento expressivo no fluxo de visitantes, consolidando a tendência de alta e impactando diretamente indicadores econômicos vitais para o município, como a geração de emprego e a formalização de negócios. Os dados mostram que o turismo nacional (visitantes de outros estados) disparou 116% em relação a setembro de 2024, marcando o sexto mês consecutivo de avanço. O fluxo internacional não ficou atrás, com um robusto crescimento de 42% no mesmo período. O relatório aponta que o crescimento não é apenas em volume, mas em qualidade, com um aumento notável de 13% no número de visitantes que pernoitam na cidade. Este é um indicador crucial para a economia, pois representa maior gasto médio no comércio, hotelaria e gastronomia. O município manteve um patamar elevado, superando a marca de 600 mil pernoites mensais em oito dos nove primeiros meses de 2025.

GERAÇÃO DE EMPREGOS EM ALTA

O impacto mais significativo do aquecimento do turismo reflete-se diretamente no mercado de trabalho. O setor de hospedagem de Gramado registrou o sexto mês seguido de crescimento no número de empregos formais em 2025. No comparativo anual (2025/2024), a média mensal de empregos formais nos setores de Hospedagem, Alimentação e Agenciamento apresentou um crescimento de 1,9%. Paralelamente, o município atingiu um recorde histórico de empreendimentos regulares no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos). Esse avanço indica uma maior formalização da rede de serviços, resultando em maior arrecadação e fortalecimento da infraestrutura turística local. Mercado Internacional: Pelo sexto mês seguido, o fluxo internacional cresceu. O destaque foi o mercado uruguaio, que respondeu por 37,3% do total de visitantes estrangeiros, superando a Argentina, tradicionalmente o principal emissor. Mercado Nacional: São Paulo (SP) se consolidou na liderança entre os emissores nacionais pelo quarto mês seguido, aproximando-se da liderança no acumulado do ano. Esse dado reforça o sucesso das ações de promoção nacional e a reconexão aérea. Mercado Regional: Caxias do Sul (RS) também demonstrou força, com 15 meses consecutivos de crescimento, registrando alta de 13% sobre 2024. Para o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato, os números demonstram a solidez do destino, que cresce mesmo em cenários com menos feriados prolongados.

Leia ainda: COP 30 e o futuro do turismo sustentável: a visão de Guilherme Paulus sobre o papel do Brasil

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @turismoonline.net.br
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
“Reimaginando o Amanhã” – 37º Festuris celebra crescimento de 15% e projeta futuro
37º Festuris – inovação, sustentabilidade e experiências transformadoras
Pagamos por passagens, bagagens despachadas, escolha de assentos, wifi e até lanchinhos
Floripa Airport deverá receber 2,1 milhões de turistas no verão
Sistema de passaporte eletrônico é implantado na União Europeia
Ricos e inteligentes estão trocando bolsas por passagens aéreas
Turismo ecológico enfatiza sustentabilidade e a conexão com a natureza
Rede hoteleira é estratégica e poderá representar economia de bilhões
Quando a ganancia explora o turismo, quem perde é o turista
Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo: Lazer, Conforto e Tradição no Coração do Campo
As nossas maiores heranças são a imortalidade e o tempo
EH Boutique Experience: Design, bem-estar e acolhimento no coração de El Calafate
Florianópolis é um dos destinos mais buscados por turistas latinos
Gelo y Aventura oferece experiências inesquecíveis na Patagônia









