BTN MERCOSUL
Terminou em Balneário de Camboriú, o maior evento de turismo de Santa Catarina, a BNT Mercosul, evento destinado aos profissionais de turismo, que começou na última sexta-feira, 05, e seguiu até sábado, 06, das 14h às 20h, com uma programação repleta de atividades para o trade, agentes de viagens e operadoras, com feira de turismo, capacitações e Rodada de Negócios. Além disso, até o domingo, dia 07, os participantes tiveram tempo livre para realizarem visitas a atrativos turísticos da cidade litorânea.
A principal novidade desta edição de 29 anos foi o local. É a primeira vez que o evento muda de endereço em mais de uma década, e foi uma edição repleta de inovações e benefícios ao usufruir do novo local: o Expocentro Balneário Camboriú Júlio Tedesco, considerado o maior e mais moderno do Sul do país. Além da Feira, que reuniu cerca de 90 estandes, com a presença confirmada de mais de 350 marcas, o evento contou com duas atividades principais: as Capacitações, e a Rodada de Negócios. A Rodada, por exemplo, foi um momento focado em networking e com acesso restrito, onde os expositores fazem contato com algumas das principais operadoras do Mercosul em reuniões cronometradas e mediadas pela equipe BNT Mercosul.
Já nas Salas de Capacitação, expositores realizaram apresentações periódicas exclusivamente para agentes de viagens, que qualificam e preparam o profissional para o contato com o consumidor final. Os destinos com apresentação realizadas foram: Blumenau, Costa Verde & Mar, Fortaleza, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Oceanic Aquarium, Pernambuco/Ipojuca, Porto Seguro e Rio Grande do Sul. Anunciado em 2022, a campanha Campeão de Vendas Grupo Oceanic x BNT Mercosul realizou sua primeira premiação durante o evento. O projeto teve como objetivo premiar e valorizar as operadoras parceiras dos atrativos administrados pelo Grupo Oceanic. Os vencedores receberam o título de especialistas, proporcionando reconhecimento e fortalecimento dos mesmos em suas regiões.
APP BNT
Para os participantes, o evento disponibilizou o Aplicativo BNT Mercosul, que permitiu aos agentes de viagem tivessem o controle dos estandes visitados e aos expositores recebessem todas as informações captadas, além de ambos terem acesso à programação completa do evento e das Salas de Capacitações. Durante os dias 05, 06 e 07 de maio os participantes da BNT Mercosul puderam visitar oito atrativos turísticos gratuitamente (mediante apresentação da credencial) sendo eles: Aventura Pirata; Barco pirata; Classic Car; Cristo Luz; FG Big Wheel; Oceanic Aquarium; Parque Unipraias; e Zoo Balneário Camboriú.
O governador Jorginho Mello participou nesta sexta-feira, 5, da abertura da 29ª edição da BNT Mercosul, um dos principais eventos do calendário turístico do país. Profissionais de turismo de todo o Brasil e da América do Sul estarão reunidos no Expocentro Balneário Camboriú até este sábado, 6. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), está presente com um estande para promover importantes atrativos das 14 regiões turísticas catarinenses.
“Santa Catarina recebe vocês com muito amor. A BNT Mercosul é um evento muito importante do Turismo que movimenta negócios, gera empregos e faz com que a nossa economia seja mais forte. Quero abraçar todos vocês e dizer que estou muito feliz de estar aqui como governador. Aqui na BNT o mundo acontece. Que surjam muitas e muitas experiências. Vida longa para o evento e contem com o Governo do Estado para valorizar cada vez mais as nossas belas riquezas”, disse o governador na abertura. Jorginho Mello visitou o estande de Santa Catarina e outros, em especial, os dos municípios catarinenses presentes na Feira. “Gestores e trabalhadores e turismo de todo o Brasil estão aqui, para discutir, fazer negócio, preparar temporada e são eventos como esse que precisamos incentivar”, reforçou.
Para o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, a presença do governador no evento mostra que o Governo do Estado acredita no setor turístico. “Isso mostra como Santa Catarina hoje está enxergando esse planejamento turístico, para que possa evoluir ainda mais e ter um estado cada vez mais confortável para quem visita”, destacou. No estande da Setur, o visitante pode conferir de perto material promocional de atrativos turísticos das regiões. Durante os dois dias do BNT Mercosul, das 15h30 às 17h, ocorrerá a apresentação do Almanach, ferramenta que reúne dados abertos relacionados ao turismo. Ela facilita a organização, a apresentação e a compreensão sobre atividades características do turismo no estado, como ocupação hoteleira, acesso terrestre, empregos no turismo, pesquisa do Floripa Airport, entre outras. A secretária adjunta do Turismo, Catiane Seif, também esteve presente na abertura do evento. CONFIRA TODAS AS FOTOS DO 1º DIA DA BNT AQUI.
100% DE CRESCIMENTO
Dessa forma, A BNT Mercosul 2023 se despede desta edição com expectativas nãoi só alcançadas, mas também superadas. A feira reuniu 5.632 participantes, batendo recorde de público neste ano, com visitantes de 23 estados brasileiros, 299 cidades brasileiras, 39 cidades estrangeiras e seis países da América do Sul. Além disso, o evento contou com a presença de mais de 350 marcas expositoras, 229 representantes de operadoras, 40 capacitações para agentes de viagens realizadas durante os dois dias de programação e rodada de negócios que geraram 1.230 contatos comerciais. “A BNT é um momento único do ano, é a melhor oportunidade que um agente tem de fazer contato com os representantes das principais marcas do país e do Mercosul. É a chance dele de fazer uma capacitação que só vai estar disponível aqui, e em mais nenhum lugar. Assim ele se torna um profissional qualificado, e multiplica em muitas vezes o crescimento do turismo, porque é ele quem faz o contato direto com o turista”, disse o idealizador da BNT Mercosul, Geninho Goes. A edição de 2024 já foi confirmada e a expectativa é que no próximo ano, a feira conte com ainda mais destinos nacionais, novas capacitações e um público ainda maior que esta edição. CLIQUE AQUI E CONFIRA AS FOTOS DO SEGUNDO DIA DA BNT 2023.
A 30ª BNT Mercosul já tem data marcada. Em 2024, a feira acontecerá nos dias 24 e 25 de maio, novamente no recém-inaugurado Centro de Convenções de Balneário Camboriú, que sediou pela primeira vez a feira neste ano. “Ano que vem, a BNT completa 30 anos. Nós temos uma parceria muito forte com o CV&B de Balneário, que hoje funcionam como organizadores do evento. Este ano, o evento que começou em Balneário lá atrás, nasceu aqui, retornou para suas origens e é muito bom estar aqui, trazendo novos expositores e conteúdo. É um evento voltado 100% pro turismo nacional e já temos a data da nossa próxima edição”, comentou o fundador da BNT Mercosul, Geninho Góes. Para a próxima edição, de acordo com o fundador da feira, a expectativa é que tenha ainda mais destinos nacionais e que continuem mantendo a qualificação do profissional de turismo.
Segundo a avaliação de Geninho, a edição foi um sucesso e deve alcançar todas as metas previstas. “A gente sempre vem num crescimento, desde que iniciamos com a BNT. Um ano é sempre melhor que o outro e hoje alcançamos nosso auge em infraestrutura, com este novo espaço tão moderno. Nós sempre avaliamos também a qualidade do profissional, muito mais do que a quantidade. O agente de viagem que participa tem que ter Cadastur. É uma feira para gerar negócios, com capacitações, visitas técnicas, rodadas de negócios e muito mais. Estou muito satisfeito com o resultado”, afirmou Góes.
Neste ano, houve também 52% mais famtours se comparado ao ano passado. Com inúmeras caravanas nacionais e internacionais, a feira contabilizou participantes de cerca de 283 cidades brasileiras de 24 estados. Há ainda visitantes do Paraguai, Uruguai e Argentina, de acordo com a organização do evento. “Diferente das outras feiras nacionais, nosso foco não é trazer empresas estrangeiras para divulgar os destinos internacionais e levar turistas para fora. Fazemos o caminho inverso. Queremos trazer profissionais do turismo estrangeiros, para divulgar tudo o que o Brasil tem a oferecer. Vender o Brasil aos brasileiros, mas também ao público internacional”, finalizou Geninho.
A secretaria de Turismo de Santa Catarina apresentou, durante a BNT Mercosul 2023, a sua ferramenta tecnológica de dados, a Almanach. A plataforma online, que lançou em 2020, está na sua 3 edição e traz dados sobre o turismo no Estado, de forma simples e interativa. O Almanach é um sistema de dados do turismo de Santa Catarina, sempre trazendo novos insights, com recortes relevantes para os gestores de viagens e profissionais de turismo. Hoje já se tem a disposição dados, divididos em três categorias: Econômica, Acessos e Equipamentos e Atrativos Turísticos. O painel foi desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e é alimentado de forma colaborativa, condensado dados de forma transparente e relevante para o setor. O objetivo da ferramenta é ser um facilitador para o estudo e reconhecimento de dados das atividades características do turismo (ACTs). A plataforma conta com um mapa dinâmico que mostra dados como valor adicionado do Turismo, ICMS Turístico, número de empregos gerados no setor, localização geográfica, entre outras informações voltadas ao turismo e aos turistas.
CONHECENDO O BRASIL
A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 4537/21, que institui o programa “Conhecendo o Brasil”, para incentivo ao turismo doméstico. O projeto, que ainda tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho; de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, criaria o vale-turismo, de adesão facultativa por trabalhadores e empresas, mas irretratável no período de 12 meses. O objetivo é fomentar o turismo nacional, criando meios financeiros específicos para que as pessoas tenham acesso a bens e serviços dentro do País. O vale-turismo corresponderia a até 15% do salário, mediante desconto em folha, e seria acrescido pelo empregador no equivalente a 25% do valor reservado pelo empregado (entenda abaixo). Segundo o projeto, a parcela do trabalhador seria isenta da contribuição à Previdência Social e o total dado pelas empresas poderá ser deduzido em outros tributos. Em outras palavras, como diz Otavio Leite ao M&E, é no mesmo formato do vale-alimentação ou vale-refeição.
Mais de 20 entidades representativas do setor turístico contribuíram para a construção desta proposta, que apresenta um texto muito bem elaborado na busca de uma ferramenta de fomento efetivo do turismo nacional. Vale ressaltar que este projeto foi sugerido pelo G20 do Turismo. Essencialmente, esta proposta visa fomentar o fluxo interno do Turismo no Brasil mediante a criação um fundo específico para cada trabalhador. Ele deixa bem claro, desde já, que essa espécie de poupança é algo totalmente facultativo! Ou seja, a adesão não seria obrigatória nem para trabalhador e nem para empresas. Haverá uma poupança específicamente destinada para custear viagens dentro do Brasil. Mas, dá onde viriam os recursos? Do trabalhador e da empresa onde trabalha, caso ambos concordassem e aderirem ao programa. Por exemplo: se o trabalhador deposita R$ 100 do seu salário nesta poupança por mês, a empresa colocaria mais R$ 125”. É um benefício que se cria para estimular viagens. Cria-se um funding, um poupança individualizada para fortalecer o consumo de produtos turísticos de viagens.
Além disso, o dinheiro do trabalhador não entraria na base de cálculo da empresa para contribuição de INSS, então o trabalhador pagaria menos INSS em função desta redução proporcional ao acordado. Por outro lado, a empresa que depositou o valor também pode abater do imposto de renda e/ou contribuição social. É verdadeiramente um procedimento de estímulo a formação de uma poupança para o Turismo, na qual o próprio trabalhador e a empresa aderem juntos. É um benefício que se cria para estimular viagens. Cria-se um funding, um poupança individualizada para fortalecer o consumo de produtos turísticos de viagens.
GTA & AGENTE DE VIAGENS
O melhor seguro de viagem do mundo, GTA, contempla mais uma agente de viagem com diárias no Enjoy Solar das Águas em Olímpia, e cobertura de seguro viagem. Pela campanha de incentivo da GTA – Global Travel Assistance, em parceria com a rede Enjoy Hotéis & Resorts, mais uma agente de viagem foi contemplada. Dessa vez, Theresa Cristina Douay Brandi, da Swiss Xplorer, foi responsável por aumentar em 18% as vendas de seguro viagem da empresa durante o mês de março. A agência está situada na capital paulista, na região de Interlagos. Além disso, Carolina Trindade, a executiva de contas da GTA, entregou o prêmio à profissional. Ela ganhou quatro diárias em suíte luxo no Enjoy Solar das Águas Park Resort, em Olímpia (SP). Com direto à acompanhante e duas crianças de até 11 anos. Ainda, a hospedagem inclui café da manhã, jantar e quatro seguros viagem no Plano Nacional 60 mil, com a cobertura Covid Basic 50K durante a estada. Para saber mais, CLIQUE AQUI.
FIM DA COVID
Já vai tarde esse gigantesco circo que matou mais pelo medo, isolamente e medidas inúteis, do que a própria doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) finalmente declarou, nesta última sexta-feira (5), antes do início da BTN Mercosul, que a Covid-19 não configura mais emergência em saúde pública de importância internacional. De acordo com a entidade, o vírus se classifica agora como “problema de saúde estabelecido e contínuo”. Desde março de 2020, o Comitê de Emergência do Regulamento Sanitário Internacional da OMS se reunia periodicamente para analisar o cenário global provocado pela doença. Membros do comitê destacaram a tendência decrescente de mortes por covid-19, o declínio nas hospitalizações e nas internações em unidades de terapia intensiva (UTI) causadas pelo vírus e os altos níveis de imunidade da população. “Ontem, o comitê de emergência contra a Covid-19 se reuniu pela 15ª vez e recomendou a mim que declarasse o fim da emergência em saúde pública de importância internacional. Aceitei a recomendação. Com grande esperança, declaro o fim da Covid-19 como emergência sanitária global”, anunciou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
CONECCTION TERROIR BRASIL
Cinco operações gastronômicas da Rua Coberta são parceiras do Connection Terroirs do Brasil. No período do evento, de 17 a 21 de maio, os participantes que apresentarem a credencial terão 20% de desconto nas refeições. Os restaurantes parceiros são Casa Madre Gourmet; Gau Cozinha Ítalo Gaúcha; Récolte Restaurante; Neni Café Bar Restaurante e Cantina Pastasciutta. O Connection Terroir do Brasil vai conectar, por meio de conteúdos e experiências, os produtos com Indicação Geográfica e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade e valorização a regiões. Além disso, assuntos como empreendedorismo, marketing, posicionamento de marca, turismo e competitividade serão alguns dos debates nas palestras que ocorrem no Palácio dos Festivais. Gerar conexões e proporcionar novas possibilidades de negócios entre cadeias produtivas são os principais pilares do evento. Na Rua Coberta, no espaço Alameda Terroirs haverá exposição e degustação de produtos com IG, além de demonstrações gastronômicas na arena Origem Brasil. Na Sociedade Recreio Gramadense acontecem as Rodadas de Negócios. Mais informações e inscrições CLIQUE AQUI.
NOVA PETRÓPOLIS
Falando nisso, cenários com paisagens deslumbrantes farão parte das experiências proporcionadas pela 6ª edição do Connection em Gramado. O intuito do Connection é conectar, por meio de conteúdos e experiências, produtos dos terroirs brasileiros e mostrar, através deles, como dar mais visibilidade às regiões. Os lugares que fazem parte da programação, proporcionada pela Sicredi Pioneira, são: Casa Sander, Esculturas Parque Pedras do Silêncio, Jardim do Moinho e a Cervejaria Edelbrau. Todos os locais promovem a valorização e resgate da cultura germânica nos diversos setores da região. O evento também vai proporcionar a interação do segmento turístico com outros setores econômicos por meio de experiências sensoriais. O ingresso para o conteúdo e experiências na Rua Coberta e em Nova Petrópolis custa R$599,00.
FLORIPA MOTO WEEK 2024
Motociclistas do Brasil inteiro e da América do Sul já podem se preparar, porque ano que vem o Floripa Moto Week está confirmado para mais uma edição na Capital catarinense. A segunda edição do festival será realizada entre 2 a 5 de maio de 2024 e seguirá os moldes da primeira, mantendo o mesmo espirito da pura amizade e sinergia. Este ano, o FMW foi realizado no Stage Music Park, em Jurerê, e contou com a participação de mais de 40 motoclubes, shows de rock e dezenas de outras atrações. Entre os 15 espetáculos musicais, destaque para as bandas nacionais Ira! e Raimundos, além de personalidades do mundo do motociclismo, como Dauzelei Benetton, Mauro Mamute e Sininho (do Ronko’s BAR). O festival movimentou também o comércio local, incluindo redes hoteleiras, gastronômicas e agências de viagens. Mais de 400 postos de trabalho foram gerados antes e durante o evento. De acordo com o Denatran, há 27 milhões de motociclistas no Brasil, sendo que 4 milhões se encontram na região Sul. Santa Catarina registrou um aumento de 60% de motocicletas em uma década. Além disso, o Estado tem tradição em eventos de moto, porém pequenos em comparação com o Floripa Moto Week. Reunindo todas essas informações e o forte apelo turístico de Florianópolis, o festival veio para ficar e entrar no calendário oficial de eventos da cidade.
DIA DO TRABALHADOR EM ITAIPU
Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional receberam 8.085 visitantes durante o feriado do Dia do Trabalhador. O movimento foi próximo ao registrado no final de semana prolongado de Tiradentes (8.412) e superou a Páscoa (5.388). Ao todo, turistas de 27 países, além dos brasileiros, passaram pela Binacional. Argentinos (69), chilenos (34) e paraguaios (33) foram a maioria, seguidos por viajantes dos Estados Unidos (18) e Alemanha (11). Entre os brasileiros, além dos paranaenses (3.778), os vizinhos de São Paulo (1.310) e Santa Catarina (774) estão entre os principais visitantes. O passeio Itaipu Panorâmica, que contou com um charme a mais pelo vertedouro aberto durante todo o feriado, foi a atração mais procurada, com um total de 6.334 pessoas.
BELLA DA SEMANA – LEISE BACH
A loirinha furacão está de volta! 10 em cada 10 assinantes do Bella da Semana estão caidinhos pela irresistível. Leise Bach já provou que veio para deixar a sua marca na maior revista masculina do Brasil. A loira sensual conquistou os assinantes entregando tudo em um ensaio pra lá de tentador, agora está de volta pra deixar a gente babando ainda mais (será que vai ser possível?) Nós não temos nenhuma dúvida disso! A Live 4K também vai estar disponível. Aproveite para assistir takes exclusivos, captados em câmera profissional com muito mais closes e qualidade. O ensaio inédito com Leise Bach nua vai ao ar na quarta-feira (10). Não perca! Provoque ainda mais seus instintos masculinos assinando o Bella da Semana. Um lugar reservado para quem realmente gosta e entende de mulher!
Leia ainda: Queda na atividade turística acende a luz vermelha no setor
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais – Fontes: Assessorias de Imprensa
Saiba mais:
Foz do Iguaçu se mobiliza para o 18º Festival das Cataratas
Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu
Oito centros de esqui já estão preparados para receber brasileiros
No Brasil, isenção de vistos aumentou o fluxo de turistas
Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking norte-americanos de emissão de vistos em 2022
Desejos e sonhos simples fazem parte do imaginário de milhões
A indústria do turismo vem demonstrando crescimento gigantesco
Turismo, é urgente investimentos em energias limpas e de fácil acesso
Turismo junto a natureza é responsável por uma a cada quatro viagens
O estágio de conhecimento científico de que dispomos na atualidade
Ações de estruturação do Turismo e de inteligência de mercado
Estamos todos impactados pelas transformações do milênio ora vivido
Massoterapia Tântrica, sistema completo de tratamento para expansão da sensibilidade
Priorizar a divulgação do seu empreendimento e destino é fundamental
Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.