Turismo em alta: capacitação e profissionalização são urgentes para garantir sustentabilidade
Setor bate recordes de visitantes, mas especialistas da ABETA alertam para os riscos da informalidade e da falta de qualificação técnica
O turismo brasileiro vive um marco histórico. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, o país recebeu mais de 4,2 milhões de turistas estrangeiros, superando todos os registros anteriores para o período, segundo dados divulgados pelo governo federal. Em paralelo, os parques nacionais brasileiros contabilizaram 12,5 milhões de visitas em 2024, outro recorde que confirma a força do turismo de natureza e o crescente interesse pelas riquezas naturais do país.
Os bons números são comemorados pelo setor, mas acendem um alerta: o crescimento precisa ser acompanhado de profissionalização e qualificação técnica para que seja sustentável. A recente queda de um balão com 33 pessoas – e a morte de uma passageira – na zona rural de Capelo Alto, interior de São Paulo, torna evidente a necessidade de uma discussão mais ampla sobre os requisitos, leis, normas e obrigatoriedades de segurança no setor.

Comments are closed