Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração

Festival das Cataratas prova que é possível promover evento seguro mesmo durante a pandemia. Evento reuniu 3.578 participantes e encerrou a sua programação nesta sexta-feira (4).

O momento atípico exigiu cuidados redobrados por parte dos organizadores do 15º Festival das Cataratas, que encerrou nesta sexta-feira (4), em Foz do Iguaçu. Os 3.578 participantes de todo o Brasil e América Latina se depararam com um evento com uma série de medidas sanitárias. Com corredores espaçados, aferição de temperatura, totens com álcool gel espalhados por toda a feira, além de outras ações tecnológicas, a tradicional Feira de Turismo e Negócios serviu como vitrine de produtos e serviços de 103 marcas do turismo e suas áreas correlatas, além da geração de bons negócios.
Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração – Foto: Jefferson Severino
“Todos nós, organizadores e público, tivemos a coragem e a resiliência de promover essa edição do evento. Com responsabilidade, mostramos que é possível promover a retomada do turismo de forma segura. Muitas pessoas dependem do setor, uma fonte econômica muito importante do nosso destino e do Brasil”, destacou Paulo Angeli, idealizador e coordenador do Festival das Cataratas.
Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração – Foto: Jefferson José Severino
Para promover uma experiência segura aos participantes, as inovações estavam por todos os lados. Robôs com radiação ultravioleta do tipo C (UVC), capazes de destruir qualquer tipo de vírus, fungos e bactérias, ajudavam no processo de higienização dos ambientes. A inovação é resultado de um projeto executado em parceria pela Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com apoio da Receita Federal. Para evitar o contato com papel, materiais de divulgação puderam ser compartilhados por meio de uma ferramenta virtual.
Outra inovação ajudou a evitar aglomerações. Com o auxílio de cinco câmeras com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), distribuídas por toda a Feira, e conceitos de Inteligência Artificial, o software +AnalíticoEventos, desenvolvido pelas empresas Primer Analitycs e Prime Shopper, permitiu a contagem inteligente de pessoas, indicando a porcentagem de ocupação em relação à lotação máxima permitida, que no caso do Festival não ultrapassou os 65%.

Legado para a cidade

Os 20 totens de higienização das mãos com álcool gel, que foram utilizados no Festival das Cataratas, em breve estarão em outros eventos e ações da cidade. Os equipamentos são fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu – por meio da Diretoria de Assuntos Internacionais, pertencente a Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos – e o Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina), que foi responsável pela doação. A próxima edição do Festival das Cataratas deve voltar a ser realizada nada data tradicional do evento, em junho de 2021. O evento tem como parceiros o Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Paraná Turismo, Sebrae, o Visit Iguassu e CNC Fecomércio/PR.
Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Os participantes do 15º Festival das Cataratas estão sendo monitorados o tempo todo por cinco câmeras com a tecnologia IoT (Internet das Coisas), que estão distribuídas por toda a Feira de Turismo e Negócios, montada no Rafain Palace Hotel & Convention. O motivo é importante: evitar aglomerações neste momento atípico que vivemos. Os equipamentos fazem parte da tecnologia adotada pela organização do Festival, o +AnalíticoEventos, software desenvolvido pelas empresas Primer Analitycs e Prime Shopper, que permite realizar uma contagem inteligente de pessoas para eventos com a utilização de câmeras e conceitos de Inteligência Artificial.
Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração – Foto: Jefferson Severino
No caso do Festival, além de contabilizar o número de participantes, a ferramenta também permite detectar a taxa de atratividade de cada estande e gera mapas de calor em que é possível visualizar os espaços percorridos durante o evento, assim como horários de pico, sexo e idade média do público.
“Acreditamos que esta tecnologia será fundamental para trazermos mais segurança e informação, apresentando dados de comportamento do usuário, que são fundamentais para a tomada de decisão dos gestores”, destaca o diretor de Negócios da Prime Shopper, Leonel Rodrigues.
Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração – Paulo Angeli – Foto: Jefferson Severino
O idealizador e organizador do Festival das Cataratas, Paulo Angeli, ressalta que “com essa nova tecnologia de controle de acesso e densidade, temos como saber se em determinado local do evento existe excesso de pessoas para a nossa equipe sugerir a dispersão”. Para se ter uma ideia, até agora o pico de ocupação do evento nesta quinta-feira (3) foi de 65% da lotação máxima permitida para o espaço.

LUZES DE NATAL

A margem brasileira da Itaipu vai oferecer circuito drive-thru a partir deste sábado (5), para moradores e turistas poderem acompanhar o Natal de Luzes promovido pela empresa na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, na Vila A, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
Haverá um portal e um circuito sinalizado de aproximadamente 600 metros para a passagem dos carros, de onde o espetáculo poderá ser apreciado. Essa modalidade vale até a permanência do decreto do governo estadual que restringe eventos com mais de dez pessoas em lugares públicos.
Por isso, por enquanto, não será permitida a participação de forma presencial, a pé, fora dos carros. Depois, se houver alterações, haverá um comunicado sobre outras opções para participar da programação. A Itaipu está recebendo o apoio da Prefeitura para a realização do evento, com a sinalização e ordenamento do fluxo.
O destaque será a projeção mapeada nas fachadas da catedral, que será apresentada até o dia 23, das 20h às 22h30. Essa técnica permite lançar imagens em uma estrutura tridimensional, que é previamente mapeada por um software.

ABERTURA

A abertura do evento está prevista para este sábado (5), às 20h, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, o prefeito em exercício, Nilton Bobato, e o padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral. A solenidade restrita será transmitida ao vivo pelos canais da Itaipu no Youtube (youtube.com/itaipubinacional) e Facebook (facebook.com/ItaipuBinacionalOficial).
A poucos metros dali, o prédio do Centro Executivo da Itaipu também será decorado.
Silva e Luna diz que o Natal de Luzes é um presente para a população de Foz e turistas. “Sabemos que tem sido um ano atípico, com muitos desafios. Por isso, devemos celebrar e agradecer cada momento da vida. E o Natal é o resumo disso: a confraternização de todos os povos e religiões do mundo.”
O Natal de Luzes da Itaipu se integra ao Natal de Foz do Iguaçu, na Praça da Paz, que começa no dia 11, também pelo modelo drive-thru.
De várias partes da cidade, será possível ver o espetáculo projetado na catedral. O roteiro, em quatro atos, começa com uma estrela guia que passa pela cidade e pelos principais pontos turísticos, culturais e religiosos da fronteira, como as Cataratas do Iguaçu, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras, Ponte da Amizade, Templo Budista e Mesquita.
Os demais cenários serão surpresas, mas devem encantar quem assistir. A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo).
Com grandes apresentações no portfólio – como o “abraço do Cristo Redentor”, para a campanha Carinho de Verdade, no Rio de Janeiro (RJ) –, a Visualfarm transformará a fachada da catedral em uma tela de projeção mapeada, ilustrando uma narrativa que traz mensagens de esperança e promete encantar turistas e a população iguaçuense.
Não haverá cobrança de ingresso, mas quem quiser poderá levar um quilo de alimento não perecível. As doações serão repassadas para entidades beneficentes.

NA CATEDRAL

A escolha do local não aconteceu por acaso. O Gramadão da Vila A, tradicional palco do Natal de Itaipu, está passando por obras de revitalização. A Catedral Nossa Senhora de Guadalupe fica muito próxima e engrandece o espetáculo.

INOVAÇÃO

A festa de Natal promovida este ano por Itaipu será a mais inovadora e sustentável celebração natalina já preparada pela usina para presentear a cidade e a região de fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina. Além da projeção, a área da catedral terá decoração temática de luzes, com Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos, além de barraquinhas de artesanato.

Natal de Luzes da Itaipu também poderá ser visto em circuito de sistema drive-thru

Contagem inteligente - Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Contagem inteligente – Festival das Cataratas adota tecnologia anti-aglomeração
Para evitar aglomeração e aumentar a prevenção contra a covid-19, a empresa vai oferecer toda a estrutura de segurança sanitária e dois sistemas de visitação à Vila de Natal, junto à Catedral: presencial com distanciamento e drive-thru.
Haverá um portal e um circuito sinalizado para a passagem dos carros, de onde o espetáculo também poderá ser apreciado.

Para ver todas as fotos deste segundo dia de feira clique aqui.

Leia ainda: 15º Festival das Cataratas com ambiente seguro é case de sucesso

15º Festival das Cataratas com ambiente seguro é case de sucesso
turismoonline.net.br – O portal do turismo, hotelaria, gastronomia, cultura, destinos e viagens – Anuncie aqui: colunaonline@gmail.com

Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino

No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessoria de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte:  Assessoria de Imprensa

Leia mais:

Turismo junto a natureza vem batendo recordes e superando expectativas

Vem aí mais uma super edição do Festival das Cataratas em Foz do Iguaçu

Atividades que envolvem setor de turismo e hotelaria inspiram respeito

Busca por reservas hoteleiras cresceram quase 50% nos últimos dois meses

Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil

A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *