Com programação gratuita, o evento acontece de 14 a 18 de maio na Fundação Cultural BADESC, sempre às 19h
A Associação de Uruguaios em Florianópolis organiza a 2ª Mostra de Cinema Uruguaio na capital. A primeira aconteceu no ano passado e contou com um público formado por brasileiros e uruguaios que lotaram todas as sessões de uma das salas de projeção da Aktoro, escola de arte dirigida pelo artista catarinense-uruguaio Gringo Starr. Para esta edição a ASURFLO firmou uma parceria com o cineclube da Fundação BADESC, que sediará o evento. Outro atrativo é a presença de Mauro Sarser, diretor e ator de “Los Modernos”, que encerra o evento com um bate-papo com o público após a exibição de seu filme na sexta-feira, 18 de maio.
O documentário “Tus padres volverán” tem um forte apelo emocional para os uruguaios, pois parte de um acontecimento histórico que comoveu todo o país. Já “El Bella Vista” tem como protagonista uma casa no interior do Uruguai que além de sede de um clube de futebol, também abrigou uma igreja e um prostíbulo. A ficção “Las toninas van al Este” é uma comédia que mostra o divertido reencontro de um pai, uma celebridade gay uruguaia, e sua filha. O documentário “Multitudes” reúne oito diretores para acompanhar diferentes eventos multitudinários no Uruguai e mostrar como as pessoas se comportam de maneira coletiva, dentre eles estão um clássico do futebol uruguaio e a marcha do silêncio, que acontece anualmente para relembrar os desaparecidos na ditadura militar. O evento se encerra com a exibição de “Los Modernos”, uma comédia dramática que apresenta os conflitos de três casais contemporâneos na faixa dos 30 anos.
Os filmes, premiados em vários festivais ao redor do mundo, foram cedidos para exibição por seus realizadores e pelo ICAU, Instituto de Cinema e Audiovisual do Uruguai. O evento é uma parceria da ASURFLO com a Fundação Cultural BADESC e conta com o apoio do Consulado do Uruguai em Florianópolis.