Eventos de promoção mostram ao público brasileiro as vantagens e potencial para se investir no país e sua oferta exportável de alimentos de qualidade. A primeira edição da Semana do Uruguai no Brasil, promovida pelo Instituto Uruguay XXI (Instituto de Promoção de Investimentos, Exportações e Imagem País), reuniu 300 celebridades uruguaias e convidados com interesse em conhecer mais sobre os potenciais de investimento oferecidos pelo Uruguai em três ocasiões diferentes.
A manhã dessa quinta-feira, um café da manhã com a presença de investidores brasileiros no Uruguai, fechou a semana do país por aqui. A Consul Geral do Uruguai em São Paulo – Melissa Rosano deu a boas-vindas aos demais. Em seguida, as vantagens oferecidas pelo Uruguai para investimento no país foram apresentadas pelo diretor do Instituto Uruguay XXI, Antonio Carámbula. Também esteve presente o Embaixador do Uruguai no Brasil, Gustavo Vanerio, que falou sobre os benefícios das transações entre Brasil e Uruguai. E trazendo o exemplo prático aos 70 presentes, a diretora-proprietária da Viña Edén, Rosane Arkader, contou sobre a sua jornada ao empreender no país. “O governo é um grande parceiro, que por meio do Uruguay XXI, apoiou muito as exportações, e atualmente estamos 10 rótulos e 5 variedades de uvas” ressaltou Rosane.
Na quarta-feira, em um jantar no restaurante El Tranvia do Itaim, também em São Paulo, especialistas do setor cultural, arte e gastronômico contaram à mais de 150 convidados sobre a indústria de criativos e como tudo funciona por lá. Para isso, estiveram presentes Roberto Birindelli e César Charlone, profissionais uruguaios do audiovisual reconhecidos no Brasil, que num Talk Show debateram as vantagens do setor.
E no Sofitel, Rio de Janeiro, na tarde de segunda-feira, 24 de junho, o Instituto Uruguay XXI e a Embaixada do Uruguai receberam a 50 seletos convidados para um almoço típico uruguaio harmonizado com Tannat, Albariño, espumantes e dentre outras cepas, apresentando aos presentes as delícias, sabores, aromas e o talento futebolístico. O evento contou com a presença do jogador Diego Lugano, Roberto Birindelli, o sommelier Claudio Moreira Alves, a Consul Geral do Uruguai no Rio de Janeiro Maria Noel Reyes e o Embaixador Gustavo Vanerio. Aproveitando esse potencial de mercado e no âmbito da Copa América o Instituto Uruguay XXI contou com a parceria e apoio do Uruguay Wine, da Embaixada e Consulados do país no Rio de Janeiro e São Paulo e do Ministério de Turismo do Uruguai, para a realização da Semana do Uruguai no Brasil.
A afinidade cultural e complementaridade na hora de fechar negócios são pontos que diversas empresas brasileiras levam em consideração na hora da decisão de ampliar suas operações no Uruguai. Um dos casos mais recentes é das Lojas Renner, que inaugurou sua primeira loja de 1.500 metros quadrados em setembro de 2017 no centro da cidade de Montevidéu. A empresa, que tem mais de 300 lojas no Brasil e presença em todos os estados brasileiros, decidiu ampliar suas operações no Uruguai e implementar mais quatro lojas localizadas em Shoppings da capital e no interior do país. O investimento realizado pela empresa, além das fronteiras nacionais, ocorreu porque o Uruguai apresenta uma economia estável, um dos PIB per capita mais altos da América do Sul e um importante crescimento do consumo interno.