Isso fica claro quando chegamos em um hotel que sequer tem black out. Portanto o quarto não fica escuro, uma desgraça que acaba com qualquer férias, trabalho, lazer e descanso. Isso sem contar com travesseiros inadequados e roupas de cama cheirando a mofo. Sim isso existe por grandes hotéis, resort e pousadas não tem uma governança adequada que verifique isso e que sequer coloque um aromante de ambiente
Falando nisso, um estudo global encomendado pelo IHG® Hotels & Resorts, uma das principais empresas hoteleiras do mundo, revelou que a falta de sono é uma preocupação primordial para os viajantes, com quatro em cada cinco (80%), indicando possuir problemas para dormir quando viaja para longe de casa. O lançamento dos dados coincide com o Dia Mundial do sono, um dia dedicado a abordar questões importantes do sono. As conclusões da pesquisa indicaram: O viajante de negócios perde cerca de 58 minutos de sono acada noite quando fica longe de casa, com uma média de apenas 5 horas e 17 minutos de sono
Além das que que citei acima por experiência, o estudo apontou também ambiente diferente (44%) e ruídos desconhecidos (35%), como causas de uma noite de sono agitada para quem viaja. Dr. Steven W. Lockley, Professor Associado de Medicina da Escola de Medicina de Harvard e consultor da Healthe disse: “Não é nenhum segredo que viajar pode ser um desafio para a nossa saúde, principalmente quando se trata de manter os nossos padrões de sono normais. A luz é a grande mestra ambiental que reinicia o relógio circadiano em nosso cérebro a cada dia, o que fica desregulado facilmente ao viajar.”
Mais de dois terços (67%) dos entrevistados afirmaram que se sentem mais cansados quando estão longe de casa. Para ajudar a dormir, quase metade tenta ouvir música (47%) ou assistir televisão (45%) para tentar adormecer. Para ajudar os viajantes a combater uma noite agitada longe de casa, a IHG testou o uso da portátil e versátil JOURNI™ Mobile Task Light. Desenvolvida pela Healthe by Lighting Science, uma empresa líder global em soluções inovadoras de iluminação LED, a luz portátil de trabalho LED foi criada para ajudar a regular o sono durante a viagem.
O Dr. Lockley continua: “A luz também pode ser um estimulante, alertando diretamente o cérebro, ou promovendo o sono antes de dormir, dependendo do espectro e da intensidade da exposição à luz. Ter maior controle da exposição à luz ao viajar pode ajudar a promover o sono na hora certa ou acordar na hora certa, preservando certa sensação de normalidade do sono quando estiver viajando. ”