A primeira ação do dia aconteceu na Sala Verde do Expo Center Norte. O lançamento do maior São João do Mundo 2020 que acontece em Campina Grande – PB O Maior São João do Mundo deve registrar um crescimento de mais de 20% no próximo ano, conforme a previsão do consultor de marketing da Medow, empresa organizadora do evento, Ricardo Aragão. O projeto comercial do evento foi apresentado para empresários e jornalistas. O evento deste ano registrou a presença de mais de 2,5 milhões de pessoas nos 30 dias de festa (de 7 de junho a 7 de julho), tendo concentrado mais de 1,8 milhões de pessoas apenas no Parque do Povo, considerado o Quartel General do Forró. Aragão destacou que os números registrados durante o evento são bastante positivos para exposição de grandes marcas. No período, de acordo com a pesquisa realizada pela DataVox, foram gerados quase R$ 300 milhões – valor circulante na região -, com consumo médio de R$ 159 por dia.
“Mais de 63% das pessoas disseram na pesquisa que pretendiam continuar consumindo os produtos das marcas que fizeram algum tipo de ativação durante a festa”, revelou o gerente de marketing. Aragão disse ainda que uma dessas marcas teve um incremento de vendas diretas de 40% e, no mês seguinte ao evento, um aumento de 8% no seu marketing share. Aragão afirmou que o Maior São João do Mundo não é um evento que fica concentrado apenas no Parque do Povo, ele se expande para toda a região da Borborema, a exemplo do Distrito de Galante que, entre vários atrativos, é parada obrigatória para o Trem do Forró, um dos passeios mais procurados pelos turistas e os paraibanos. Ainda em Galante, outra atração muito procurada é a Casa de Cumpade, que reúne um misto de cultura popular de raiz e gastronomia regional. De acordo com a pesquisa da DataVox, Pernambuco foi o maior emissor de turistas para Campina Grande, com 18%, seguido pelo Ceará (11%); Rio Grande do Norte (9%); Bahia (5%); mas, sobretudo, o Sudeste, que teve São Paulo, com 8%, e Rio de Janeiro, com 7% de turistas no período da festa. A rede hoteleira teve um incremento de mais de 30% de ocupação.
Prefeito enaltece a parceria com a iniciativa privada.
O prefeito de Campina Grande (a esquerda), Romero Rodrigues, enalteceu a parceria público privada na organização do Maior São João do Mundo, enfatizando que esse modelo superou as expectativas. Na opinião dele, a festa está muito mais profissionalizada, a exemplo do próprio lançamento do projeto comercial ocorrido nesta quinta-feira, em São Paulo, de forma antecipada. “Essa ação dará, certamente, uma força de marketing ainda maior e a presença de mais e maiores empresas investindo na festa”, pontuou o prefeito.
SANTA CATARINA NA ABAV
O maior destino do Brasil, o fantástico Estado de Santa Catarina também apresentou diversas novidades, entre elas a hospitalidade, um dos itens mais bem avaliados pelos turistas internacionais que visitaram Santa Catarina em 2018. 99% dos visitantes estrangeiros aprovaram a receptividade e a atenção dos catarinenses. Foi o que apontou o Estudo de Demanda Turística Internacional, pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo (MTur) à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), divulgada em setembro. A boa notícia é mais uma razão para celebrar o Dia Mundial do Turismo, neste dia 27. A pesquisa do MTur ouviu cerca de 39 mil turistas de outras nacionalidades ao longo de 2018. Outro dado que comprova a boa avaliação é o índice de fidelização ao destino e a intenção de retorno: 79,1% dos entrevistados já havia estado em Santa Catarina anteriormente e 92,1% declararam que pretendem retornar. Em relação ao nível de satisfação com a viagem, 94,5% tiveram as expectativas superadas ou atendidas plenamente.
Quatro cidades de Santa Catarina estão entre as 10 mais visitadas pelos turistas estrangeiros: Florianópolis, Bombinhas, Balneário Camboriú e Itapema. Além de estar em destaque no ranking da pesquisa, esses quatro municípios integram a categoria A do Mapa do Turismo Brasileiro 2019. Esse estrato representa os municípios com maior fluxo turístico e número de empregos e estabelecimentos no setor de hospedagem. A categorização é um instrumento do Ministério do Turismo (MTur) para identificação do desempenho da economia do turismo dos municípios que integram o Mapa. A capital do Estado foi a segunda cidade brasileira mais visitada em 2018, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro. Na visão do superintendente de turismo da Prefeitura de Florianópolis, Vinicius de Lucca, esse resultado demonstra a força que o destino Florianópolis possui: “Conquistamos isso ao longo de mais de 40 anos de esforços de todo o trade e do poder público.
Pretendemos manter esses resultados e pulverizar os mercados de atuação”, pontua. “Queremos, além de receber bem, qualificar o turista, com maior tempo de permanência no Estado, renda e valores gastos na economia local. As empresas aéreas de baixo custo já estão começando a atuar no país e podem auxiliar nisso – afinal, quanto menor o gasto com passagens aéreas, mais recursos o turista dispõe para desfrutar dos atrativos”, destaca a presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo em Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico. “Pesquisas como essa nos fornecem subsídios para a elaboração de estratégias de marketing que contribuam para o aumento da permanência e gastos dos turistas e a ampliação da oferta de produtos turísticos de qualidade adequada à demanda”, pontua a presidente.
Os diversos roteiros e atrativos de Santa Catarina estão sendo apresentados ao público que visita o estande da Santur. A divulgação durante a ABAV é realizada por representantes de destinos, empresas, operadores de turismo, associações e Conventions & Visitors Bureaux de diversas regiões turísticas do estado. A delegação catarinense conta com cerca de 90 integrantes de diversas regiões, com destaque para a realeza de festas tradicionais, como a Tirolefest, Schützenfest, Festa das Flores e Festa Pomerana. Além do material promocional impresso, nesta edição o espaço da Santur trouxe duas inovações, buscando a interatividade com os visitantes da feira: A primeira é a SC Virtual Bag. Por meio da leitura de um QR Code, os participantes podem fazer o download de todo material promocional do Estado pelo celular. Para estimular a interatividade com os visitantes, o estande conta ainda com uma tela de Chroma Key para fotos em ícones de algumas regiões de SC. O usuário pode postar a foto diretamente em suas redes sociais, marcando o perfil promocional de SC, o @descubrasc. “Estamos inovando nas ações de promoção no estande para que nossos nossos parceiros, tanto da iniciativa privada quanto do setor público, possam se comunicar com o público da feira e apresentar melhor seus produtos”, explica a presidente da Santur, Flavia Didomenico.
A secretária municipal de turismo de São Joaquim, Adriana Cechinel Schlichting De Martin, está participando e levando o nome do município neste importante evento. “A ABAV promove um encontro inspirador, que estimula o crescimento do segmento de turismo. Certamente grandes aprendizados levarei para nosso município’’, frisou a secretária. Além da Adriana, outros secretários da Serra Catarinense estão presentes na ABAV prospectando demandas e de olho em possíveis empreendedores. Liderados pela assessora de turismo da Amures Ana Vieira, integram a comitiva as secretárias de Turismo de Urubici Simone Rodrigues, Bom Jardim da Serra Maria Lúcia Vieira Machado e o executivo de turismo de Lages Luís Carlos Pinheiro Filho.
Na tarde desta quinta-feira, foi realizado o pré-lançamento do aplicativo batizado de BPM – Brasil na Palma da Mão. Nova ferramenta conta com a chancela da Unedestinos e da Clia Brasil, em cujo estande se deu a apresentação do BPM ao público presente na feira. Dotado de tecnologia up-to-date, App desenvolvido pela Web Criativo estará disponível para os cruzeiristas da temporada 2019/2020, que se inicia em novembro. São esperadas 13 embarcações nos portos brasileiros. Durante o evento de lançamento prévio, para convidados e imprensa, foi demonstrado que o BPM – Brasil na Palma da Mão remete à tecnologia dos aplicativos nos celulares, onde todo mundo tem o hábito de consultar um App para obter informações, conteúdos e boas dicas sobre o que cada destino tem a oferecer.
Ao aportarem na costa brasileira, os passageiros dos navios poderão, via BPM, ter acesso a produtos e serviços ofertados no destino, incluindo pacotes formatados e postos nas prateleiras pelas operadoras turísticas. A iniciativa das entidades une os propósitos e papéis das duas instituições. Por um lado, a Unedestinos representa os Conventions & Visitors Bureaux (CVB), com toda sua capilaridade e alcance. Por outro, a Clia Brasil representa todos os armadores e gestores de cruzeiros marítimos. Os cruzeiristas terão, nesse primeiro momento, acesso – via BPM – a pacotes turísticos, que incluem passeios adequados para o período de escala dos navios, em média entre cinco e seis horas. Os pacotes oferecidos pelas operadoras terão opções diferenciadas para os diferentes perfis de consumidores – sejam viajantes ou moradores locais.
O presidente da Clio Brasil, Marco Ferraz, entende que “o App agrega valor ao modal representado pelos cruzeiros e contribui para aproximar viajantes, de forma ágil e descomplicada, dos melhores conteúdos de cada escala. E será um estímulo para a viagem se tornar mais agradável e proveitosa”. As 13 escalas já programadas incluem Rio de Janeiro, Santos, Búzios, Salvador, Angra dos Reis, Ilha Grande, Balneário Camboriú, Ilha Porto Belo, Florianópolis, Recife, Maceió, Ubatuba e Fortaleza. Cada destino será contemplado com uma página no APP, com programação sociocultural e de compras; fotos, vídeos, guias, agenda de eventos, onde ficar, onde comer e Redes Sociais de cada CVB.
Travel Ace participa da 47º ABAV e recebe o apresentador de TV e influenciador digital Rodrigo Ruas
A Travel Ace Assintance, líder em seguro aos viajantes na América Latina, é a seguradora oficial da 47º ABAV Expo 2019. Hoje a Travel Ace recebeu o apresentador do programa Viagens ao Redor do Mundo da TV Band e influenciador digital, Rodrigo Ruas. O serviço de Tele Assistência, já está disponível tanto para Android como para IOS, além da comodidade, é eficiente e rápido, em menos de 15 minutos, os clientes podem esclarecer dúvidas de qualquer lugar do mundo. É possível realizar uma consulta virtual, que vai desde tirar uma dúvida quanto à utilização de um medicamento, como a necessidade de procurar um pronto atendimento.
“Estamos orgulhosos de mais uma vez participar de maior e mais importante feira de negócios de turismo do Brasil. É uma oportunidade de apresentarmos o nosso novo serviço de Tele Assistência, além de fortalecer nossas relações comerciais”, afirma Federico Siri, presidente da Travel Ace.
Abracorp reedita Ilha Corporativa na 47ª Abav Expo
A Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas – Abracorp – marca presença no evento maior do turismo brasileiro, de 25 a 27 de setembro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A Ilha Corporativa da entidade, lançada na Abav Expo de 2012, no Rio Cento, evoluiu enquanto espaço de reuniões, network e negócios. E se tornou um ‘point’ apropriado e convidativo para se tratar da indústria de viagens corporativas.Na edição deste ano, a Ilha Corporativa Abracorp ocupa área de 312 metros quadrados, por onde se distribuirão 14 módulos de expositores. Além disso, abriga sala de reunião para as TMCs associadas receberem convidados e visitantes. Segue relação dos expositores na Ilha Corporativa: Windsor Hotéis; BMR; Grupo Bissuti; Wex; Sabre; Reserve; B2B Reservas; IHC; Wts; Ifaseg; Bolchoi; Gjp Hotéis; SG Mobile; CPV.
Nesta sexta Feira acontece o Black Friday de Viagens
Com venda de pacotes e serviços turísticos com descontos. Ação acontece no Dia Mundial do Turismo durante a ABAV Expo 2019. Tão bom quanto viajar é encontrar um produto sob medida para as suas necessidades e ainda economizar na compra. Amanhã, 27 de setembro, acontece em São Paulo a inédita Black Friday de Viagens, que terá ofertas nacionais e internacionais com descontos entre 5 e 50%. A ação será realizada no Expo Center Norte (SP), durante a ABAV Expo 2019, maior feira do setor de negócios de viagens e turismo da América Latina, que inova este ano com a abertura do último dia ao público final. Além do acesso a 500 ofertas, a iniciativa permitirá que milhares de consumidores também possam vivenciar a experiência de compra por meio de agentes de viagens, com toda consultoria, segurança e comodidade que eles oferecem. Os produtos serão comercializados exclusivamente por agências de viagens associadas à ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens) na área de vendas da Black Friday de Viagens. Todos os produtos à venda foram formatados por operadoras associadas à Braztoa (Associação Brasileira de Operadoras de Turismo), com a parceria de hotéis, companhias aéreas, locadoras de carros, empresas de seguro viagem etc. Veja o Vídeo do Dia Mundial do Turismo.
Confira todas as fotos aqui do segundo dia