Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento.
As palavras de ordem para o futuro do turismo brasileiro são esperança e otimismo. Isso é o que apontam os respondentes da segunda edição da pesquisa “Desafios das Agências de Turismo”, realizada entre junho e julho deste ano pelo Sebrae em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional). Representando um universo de 192 mil pequenos negócios, entre agências de turismo, operadores, e empresas de transporte rodoviário, aquaviário e de agenciamento marítimo, entre outros, a maioria dos empresários prevê um aumento de faturamento superior a 50%, contra apenas 14% que vislumbram queda, mantendo também expectativa de crescimento em novas contratações até dezembro de 2021.
Dentro do universo da pesquisa, os resultados do recorte referente às associadas à ABAV – cerca de 2,2 mil em todo o Brasil, entre agências de viagens, operadoras de turismo e consolidadoras – revelaram que o emprego de profissionais qualificados e maior preparo dos empresários na gestão dos negócios estão fazendo a diferença na travessia da crise. Na distribuição da prateleira dos associados ABAV, cinco produtos lideram a oferta – hospedagem em hotéis ou pousadas, pacotes com aéreo, bilhetes aéreos nacionais, seguro viagem e bilhetes aéreos internacionais. Entre os segmentos mais demandados estão sol e praia, cultural/histórico, natureza/ecoturismo, negócios e as viagens de luxo, com predominância para pacotes de lua de mel, ski e neve o que indica também valor mais alto do ticket médio. Nove em cada dez empresários apostam no crescimento das vendas online, embora apenas 36% deles tenham registrado mais de 50% de faturamento pelos canais digitais.
Ainda no grupo de associados ABAV predominaram empresas com mais de dez anos de atuação, e que têm à frente da gestão profissionais entre 36 e 65 anos, com alto grau de instrução, na maioria mulheres, revelando potencial do segmento para o empreendedorismo feminino. Na indicação dos desafios, os respondentes não divergem ao apontar o aumento no volume de vendas, a organização das finanças, e as incertezas em relação à abertura das fronteiras internacionais e ao perfil do consumidor pós-pandemia. Entre as ações de enfrentamento, apontam ser essencial a manutenção de medidas governamentais como a redução das taxas e impostos, e a extensão das linhas de crédito.
Já no grupo de associados ABAV é unânime a expectativa pela redução da alíquota do IRRF sobre remessas internacionais e a aprovação do PL 908 pela justa proporcionalidade da responsabilidade solidária das agências de viagens, dois pleitos que a entidade encampa diretamente em Brasília. A pesquisa envolveu amostra composta por 41% de microempresas, 29% de MEI e 21% de pequenas empresas. Entre as agências de turismo, 55% afirmaram trabalhar majoritariamente com emissivo.
FEIRAS & EVENTOS
A Associação Latino Americana de Gestão de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev) divulgou os dados da 3ª pesquisa “Tomada de Informações do Impacto do Coronavírus”. Os principais dados indicam que o retorno do setor começou a partir de julho deste ano, no entanto, muitos dos participantes afirmam que a retomada completa deve acontecer somente em 2022. A expectativa de 56% dos fornecedores é que os eventos retornem integralmente em 2022. Do total de entrevistados, 73% acreditam que os eventos presenciais retomam apenas em 2022. A maioria também sugere que nos próximos 12 meses os eventos devem continuar no esquema híbrido. Cerca de 93% dos gestores de viagem visam buscar oportunidades em locais abertos e ventilados, incluindo ao ar livre, o que denota que os modelos de espaços tradicionais precisarão se reformular para atender a demanda. Nesse sentido, vale dizer que 90% dos participantes da pesquisa são a favor de testagem no público dos eventos.
ARENA DE NEGÓCIOS
Na próxima terça-feira (31), às 17h, empreendedores de duas regiões turísticas do Paraná terão a oportunidade de apresentar os seus produtos turísticos na Arena de Negócios Cataratas. A iniciativa é organizada pela De Angeli Eventos e Empreendimentos e é uma ação do Festival das Cataratas, com o apoio da Paraná Turismo e Sebrae Paraná. Dessa vez, as duas regiões contempladas são “Vale do Ivaí” – importante destino de turismo religioso, rural e de aventura – e Terra dos Pinheirais – que reúne muita a história dos colonizadores europeus por meio da culinária, arquitetura, templos religiosos e museus.
Todas as 15 regiões turísticas do Paraná fazem parte da Arena, que segue até novembro em sete encontros virtuais. Nos anteriores, estiveram representadas as regiões “Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu”, “Vales do Iguaçu” e “Lagos e Colinas”. As gravações estão disponíveis no Youtube (https://bit.ly/3jb94Sn). Para participar da Arena de Negócios Cataratas, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do endereço https://conexaocataratas.festivaldascataratas.com/. Os participantes receberão certificado emitido pelo Festival das Cataratas. As arenas servem como preparativo para a tradicional Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas, que será realizada presencialmente nos dias 1, 2 e 3 de dezembro. Saiba mais informações em www.festivaldascataratas.com.
FLORIPA – FOZ DO IGUAÇU – FLORIPA
A partir do dia 10 de setembro, o Aeroporto Internacional de Florianópolis vai se conectar diretamente com um dos destinos mais visitados do país – Foz do Iguaçu. Com 3 frequências semanais, o voo operado pela Azul Linhas Aéreas acontecerá com aeronave Embraer 195, com capacidade para 118 lugares. A programação inicial inclui voos nas segundas e sextas-feiras, com partida de Florianópolis às 12h e chegada em Foz do Iguaçu, às 13h20, além de um voo no sábado, às 15h55, com chegada prevista para às 17h15.
“A ampliação dos destinos operados de maneira consolidada e não só na temporada de verão é uma das nossas estratégias para Florianópolis. Com Foz do Iguaçu, o Aeroporto de Florianópolis passa a ter mais rotas regulares domésticas do que tinha antes da pandemia, chegando a um total de voos diretos para 11 aeroportos. Antes da pandemia, eram 9. Trata-se da ligação direta entre 2 cidades importantes do cenário turístico nacional” observa Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil. Foz do Iguaçu, no Paraná, é uma ótima opção de destino para os turistas e conhecida mundialmente. Com diversidade de atrativos, a cidade e região reúne encantos para todos os gostos. Atividades ao ar livre, natureza, passeios radicais, excursões ecológicas, parques aquáticos, excelentes hotéis e resorts e muito mais a espera os visitantes.
Agências de turismo projetam crescimento e recuperação de faturamento – Com o avanço da vacinação, o setor turístico abriu novamente para novas propostas e tendências – principalmente na procura de hotéis, mesmo que esteja fora do período de férias. Para fugir da rotina, várias pessoas estão optando por lugares que tragam tranquilidade e paz. O BTM acontecerá em Fortaleza/CE nos dias 22 e 23 de outubro. Inscreva-se através clicando no baner acima.
VACINOU GANHOU !
As duas doses de imunização valem uma dose extra de adrenalina, emoção e diversão. Bora se vacinar?! Em parceria com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, o Beto Carrero World prorrogou a campanha “Vacinou, Ganhou!” para incentivar a população a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. É diversão com muita segurança! Quem já tomou a primeira dose da vacina e visitar o Beto Carrero World até o fim de setembro, ganhará o segundo dia para curtir as montanhas-russas, shows, personagens e muito mais no maior parque temático da América Latina imunizado! O retorno gratuito poderá ser utilizado depois que o visitante tomar a segunda dose da vacina, mediante comprovação. Confira o regulamento completo no site: https://www.betocarrero.com.br/promocoes/vacinou-ganhou.
ESPANHA PARA BRASILEIROS
Mais um país abre as portas para os brasileiros vacinados. Desta vez é a Espanha que anunciou que os brasileiros completamente imunizados contra a Covid-19 poderão viajar ao país sem precisar cumprir quarentena. A exigência é que estejam vacinados com as duas doses das vacinas Pfizer, AstraZeneca (incluindo Covishield), Coronavac e a dose única da Janssen com pelo menos 14 dias antes de sua chegada à Espanha. As novas regras de flexibilização já estão valendo. Para entrar no país, o viajante precisará apresentar o certificado de vacinação traduzido ao espanhol, inglês, francês ou alemão. Se a autoridade da Espanha considerar necessário, serão realizados novos testes ou até mesmo barrada e entrada.
No site do governo espanhol há um formulário de saúde que deve ser preenchido pelo viajante antes de embarcar. O QR Code desse documento deve ser apresentado tanto no embarque quanto no desembarque. O certificado de vacinação pode ser obtido na versão inglês ou espanhol por meio do aplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde brasileiro. O Grande problema continua sendo o Conecte SUS que não funciona direito. Os não vacinados só podem entrar se forem espanhóis, nacionais da União Europeia, cônjuges, parceiros com uniões estáveis, filhos menores de 21 anos, viajantes por motivos imperativos, residentes ordinários em Espanha ou outros países da UE, entre outras.
MERCOSUL
Falando nisso, a importância do uso de um protocolo unificado de biossegurança no setor de turismo no Mercosul foi tema central da reunião realizada na última segunda-feira (23.08) entre representantes do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. Na ocasião, o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, e a secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Débora Gonçalves, apresentaram o “Selo Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, além de ações do Brasil em apoio a estruturação dos destinos para a retomada das atividades turísticas no país.
Até o momento, mais de 29 mil selos já foram emitidos no país. Trata-se de uma chancela conferida a empreendimentos turísticos e guias de turismo que se comprometem a cumprir protocolos de prevenção à Covid-19 e, desta forma, oferecem mais segurança a turistas e trabalhadores do setor. “O pioneirismo do Brasil nesta prática ajuda a posicionar o nosso país como um destino protegido e responsável”, avalia a secretária Débora Gonçalves.
Na última semana, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em reunião com o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, já havia tratado sobre a possibilidade da adoção de um protocolo de biossegurança único para o Bloco. “Acredito que o avanço da vacinação, juntamente com a adoção de um protocolo único de biossegurança, garantirá a retomada completa das atividades turísticas muito antes do previsto na nossa região”.
36º NATAL LUZ EM GRAMADO
A segurança dos espectadores, artistas e equipes de apoio tem sido uma das preocupações da Gramadotur, organizadora do 36º Natal Luz de Gramado. É o primeiro evento público que teve seus protocolos de prevenção ao coronavírus aprovados pelo Governo do Estado. Anteriormente, somente eventos privados tinham obtido esta autorização. Os protocolos de biossegurança preveem uma redução da capacidade de público para 30% do que seria previsto nos cinco principais espetáculos. Para o Nativitaten e o Natalis, por exemplo, será montada toda a estrutura que inclui arquibancadas com capacidade para receber até 6000 pessoas. No entanto, em função dos protocolos, a capacidade máxima recebida será de 2000 pessoas. A Gramadotur também demonstra preocupação com os artistas e equipes de apoio que deverão passar por controles que garantam a segurança de todos.
APOIO DOS VISITANTES
As pessoas que virão para o Natal Luz devem ter em mente que estas medidas contribuem para a segurança da saúde da coletividade. Por isso, devem também tomar todas as medidas de prevenção como o uso de máscara e distanciamento. O 36º Natal Luz de Gramado é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos de Gramado. O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e Stemac Grupos Geradores com apoio da Vinícola Miolo, Azul Viagens e Adylnet. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com o Natal Luz como ‘Receptivo Oficial”. A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
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