SEGURANÇA NOS AEROPORTOS
Reconhecimento facial através das câmeras não são mais novidades. Os aeroportos estão entre os ambientes mais movimentados do mundo, e a tendência é que isso cresça cada vez mais. De acordo com a International Airport Service Association, a previsão é que, em 2036, o número de passageiros aéreos seja de 7.8 bilhões. Para atender a um número tão alto, os aeroportos modernizar é preciso, já que, com o aumento do fluxo, cresce também a preocupação com segurança e bem-estar dos viajantes. Alguns gestores de aviação já identificaram ferramentas poderosas para monitorar e controlar esses ambientes, utilizando imagens coletadas de câmeras espalhadas pelos terminais.
E as possibilidades de tomar decisões mais rápidas e assertivas com esses dados são muitas. Com o sistema de detecção facial, é possível verificar quem são as pessoas que circulam pelo local, melhorando não só a segurança, mas também reduzindo o tempo de espera em filas de controles de imigração. Além disso, existem centenas de situações específicas que podem ser resolvidas, como por exemplo, a perda de bagagens e a localização de crianças perdidas. Com o uso de monitoramento com câmeras, IoT e ferramentas de análises, as unidades de gerenciamento de aeroportos têm mais aliados para agir em situações comuns, como atrasos, aglomerações, quedas de sistemas ou mesmo verificação de objetos suspeitos. Isso pode fazer uma grande diferença quando existem situações de emergência ou, até mesmo, em situações simples, como cancelamentos, por exemplo.
Terrorista em BruxelasAo mesclar dados coletados de diversas fontes (e aí não há limites – até um tweet pode ser investigado), as possibilidades aumentam ainda mais. Isso porque, as ferramentas não trabalham de forma isolada, mas são integradas em um dashboard que utiliza a inteligência artificial, fazendo correlações e cruzamento de dados que podem ser essenciais em situações críticas. Utilizando as ferramentas corretas, é possível agir preventivamente, e não apenas reagir quando o problema já aconteceu. E assim, as autoridades podem simplificar o funcionamento dos aeroportos e garantir que as pessoas tenham mais segurança e conforto em suas viagens. Portando, você que está com a ficha suja, queimado, e só coloca asneira nas redes sociais, pode nem embarcar e ser preso.
VOAR NO BRASIL É CARO DEMAIS
Segundo estimativa do Ministério do Turismo, de dezembro do ano passado até fevereiro deste ano, seriam realizadas cerca de 75,5 milhões de viagens. Só que não! Viajar de avião ficou mais caro em 2018, segundo o cálculo da inflação oficial, IPCA, realizado pelo IBGE. O custo da passagem subiu 16,9%, segundo ano consecutivo de forte alta. Em 2017, o aumento foi de 22,3%.
Já viajar pelo mundo é mais barato. Triste e surreal isso
Por isso as crises nas aéreas que estamos vendo e por isso o brasileiro viajando mais de carro e a destinos mais perto para aproveitar os meses de verão e sair de férias. E não adianta comprar passagem antecipadamente. Na hora pode sair muito mais barata. A nossa melhor opção e “marcar um alerta” nos sites buscadores de passagens aéreas. São plataformas que juntam vários fornecedores e oferecem o melhor preço.
Mas preste atenção, alguns voos até o Norte/Nordeste do Brasil, saindo aqui do Sul, ou ao contrário, pode ter conexões absurdas e levar mais de um dia para você chegar lá ou voltar. Uma pilantragem sem limites. A falta de conectividade aérea no Brasil ainda está muito, mas muito longe do necessário, que dirá do ideal. E as companhias insistem em acreditar que o consumidor é imbecil e continua afirmando que os preços caíram com a cobrança das bagagens.
FLORIPA AIRPORT
Planejar a operação e o uso da infraestrutura aeroportuária para os pousos e decolagens em data e horário específicos. Esse é o objetivo da Conferência de Slots Florianópolis – Summer 2019, que acontece de 22 a 24 de janeiro no Visitor Center da Floripa Airport, concessionária que promove o evento. Participam do evento 43 representantes de companhias aéreas (Azul, Avianca, GOL, Latam, Aerolíneas Argentinas, Cabo Verde Airlines, TAP, além das cargueiras Modern Logistics e Atlas) e de aeroportos brasileiros. Entre os aeroportos estão os de Brasília, Confins, Galeão, Guarulhos, Natal, Porto Alegre, Salvador e Viracopos e representantes da ANAC. Durante três dias de evento os coordenadores de slots definirão a alocação de pousos e decolagens em todo país para a próxima temporada, que vai de março a outubro.
A cada seis meses a Conferência é realizada em uma cidade. Essa é a primeira vez que Florianópolis recebe a conferência. A ideia da Floripa Airport é também apresentar aos participantes o potencial de mercado e turístico de Florianópolis além das obras da construção do novo Aeroporto Internacional de Florianópolis que seguem aceleradas com previsão de inauguração no segundo semestre de 2019. Um slot aeroportuário pode ser entendido como uma vaga, obtida a partir de uma autorização dada por um coordenador para uma operação planejada de voo. Isso permite usar a infraestrutura aeroportuária necessária para os pousos e decolagens em uma data e hora específicas.
NOVA BALNEÁRIO CAMBORIÚ
Década de 70
Foi a minha praia e a de muita gente. Passávamos o verão lá desde pequenos. O hotel era em Itajaí e chamava-se Touring Hotel. A estrada até o Balneário ainda era de areia com bananeira dos dois lados. No alto se avistava um azul jamais sonhado. Hoje um mar escuro, sujo e com prédios de quase 70 andares. A areia suja e sombra demais. A ganância/exploração imobiliária acabaram com a praia e hoje Balneário Camboriú tem 80% dos pontos impróprios para banho. Será que isso um dia irá melhorar?
Agora a ideia é aumentar a faixa de areia. O Prefeito Fabrício Oliveira já tem garantia dos recursos pelo Banco do Brasil. E garante que a cidade ficará mais moderna e “humana” com novos empreendimentos que estão sendo instalados. Segundo ele, o alargamento será uma obra de recuperação ambiental, com reposição da areia nativa, que será reposta na praia, e o retorno da restinga que existia há mais de 50 anos. O licenciamento prévio está autorizado. Vamos lançar a licitação no final de janeiro, início de fevereiro, e com início das obras previsto para maio. Promoveremos, também, o saneamento do canal do Marambaia e outras obras de infraestrutura. Balneário Camboriú vai dar um salto.

Haverá ampliação das calçadas, construção de ciclovias, banheiros decentes, chuveiros melhores e quiosques, que possam preservar as características de Balneário Camboriú: a proximidade com a praia. Ainda segundo ele, não haverá novas pistas para veículos. Somente qualidade para os moradores e turistas, garantindo mais espaço de convivência na praia. E não se trata de uma obra urbanística. É, fundamentalmente, ambiental, porque tem-se o monitoramento da água. Balneário é hoje a cidade mais saneada de Santa Catarina. Estou levando saneamento, que nunca tivemos, nas praias agrestes.
