Até o final do ano Brasil terá cerca de 80 feira, congressos e eventos.
Por exemplo, a maior feira de turismo do Norte e Nordeste do Brasil, o Brazil Travel Market, acontece agora entre os dias 22 e 23 de Outubro em Fortaleza, no Ceara. Já em Novembro temos o Festuris em Gramado, na fantástica Serra Gaúcha e finalmente em Dezembro – Festival de Turismo das Cataratas em Foz do Iguaçu. Além desses, a União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios (Ubrafe), em levantamento junto os centros de convenções, congressos e pavilhões de feiras associados, confirma a realização de 80 eventos presenciais entre feiras, congressos e eventos de negócios, a serem realizados entre esse mês de outubro seguindo até dezembro deste ano.
A expectava é que para o ano de 2022, o Brasil tenha um calendário pleno com mais de 700 feiras e eventos de negócios. O Calendário Ubrafe 2022 tem previsão de lançamento e divulgação a partir da segunda quinzena de novembro.
ENCONTUR
Acontecerá do dia 14 a 23 de outubro, em Santarém e na Ilha do Marajó, o Encomtur – Encontro Nacional de Jornalistas de Comunicadores de Turismo. Com o tema “Roteiros sustentáveis, empreendedorismo e comunicação especializada: novos formatos ressignificando o turismo e promovendo experiências”, o evento atenderá a demanda de mais de 100 profissionais voltados à pauta da retomada das atividades do setor. A abertura oficial será dividida em três momentos, na Casa do Saulo, com as presenças de representantes do Governo do Pará, Prefeitura e Santarém, Ministério do Turismo, Confederação Nacional do Comércio/Diretoria de Turismo, Federação do Comércio do Estado do Pará (Fecomércio/PA), Sebrae Pará, Conselho Empresarial de Turismo, Hospitalidade, Bens e Serviços (Cetur/PA). A programação incluirá apresentação de carimbo e degustação de quitutes e drinques regionais e desfile de biojóias.
O evento conta com apoio do Governo do Pará, Prefeitura de Santarém, Fecomércio/PA, Cetur/PA, Secretaria Regional de Desenvolvimento do Marajó, Associação Comercial de Santarém, Conselho Municipal de Turismo de Parauapebas (Comtup), Fórum de Turismo do Estado do Pará (Fomentur), Conselho de Turismo do Município de Belém (Comtur), Coordenação de Turismo de Belém (Belémtur), Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav/PA); Associação Brasileira de Organização de Eventos, Congressos e Feiras (Abeoc); Associação dos Municípios do Arquipélago do Marajó (Amam); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PA); Sindicato dos Diretores Lojistas do Pará (Sindilojas); Associação Búfalos do Pará (ABF), entre outros parceiros.
PRÊMIO DÓLMÃ
Os chefs Pedro Segundo Rebollo Couto (esq), de São José, e Rafael Mastella (dir), de Criciúma, foram selecionados para representar Santa Catarina na grande final do Prêmio Nacional Dólmã, o Oscar da Gastronomia Brasileira, que acontecerá de 1 a 3 de dezembro, em Belém (PA). Ambos venceram a seletiva estadual Enchefs, realizada na Faculdade Senac de Florianópolis, nos dias 30/09 e 1/10. O grande vencedor foi Pedro, com o prato Sorrentino de camarão com trufas negras. Rafael ficou em segundo lugar, com a criação do prato Pie Memories – torta de ricota com goiabada. Essa foi a primeira vez que o Estado recebeu o Enchefs, uma iniciativa da embaixadora e coordenadora do festival no Estado, a renomada chef Janete Borges, vencedora do concurso de 2019 e participante do reality Mestre do Sabor.
36º NATAL LUZ DE GRAMADO
Uma das grandes atrações do 36º Natal Luz de Gramado já tem data para sua estreia. O Natalis – A Criação faz a primeira apresentação no maior evento natalino do Brasil dia 31 de outubro, um domingo, no palco do Lago Joaquina Rita Bier, um dos mais visitados pontos turísticos de Gramado. A Criação está com um elenco composto de 46 artistas entre eles cantores, performáticos, acrobatas (alguns deles dissidentes do Cirque Du Soleil e Circo Tholl). O espetáculo terá a tecnologia de projeção a laser em telas de água, conhecidas como “water screen”, fogos sincronizados e águas dançantes. Uma superprodução que tem a criação e direção geral de Sérgio Korsakoff.
Os ingressos para o espetáculo Natalis – A Criação podem ser adquiridos de forma antecipada pelo site oficial natalluzdegramado.com.br ao valor de R$ 150,00 (arquibancada e PNE) por pessoa, R$ 175,00 (arquibancada especial) por pessoa e R$ 280,00 (premium lounge) por pessoa. Também já está em operação o Call Center para atendimento ao público que pode tirar suas dúvidas pelo e-mail sac@natalluzdegramado.com.br. O telefone de atendimento é o (54) 3699-1061 e o WhatsApp é o (51) 9.9114-7868. O atendimento é de segunda a sexta das 10 às 20 horas. O 36º Natal Luz de Gramado que acontece de 28 de outubro de 2021 a 30 de janeiro de 2022 é uma realização da Gramadotur, Autarquia Municipal que é responsável pelos eventos públicos de Gramado.
TROFÉU INFINITO BROCKER TURISMO
A Brocker Turismo, referência em receptivo na Serra Gaúcha, anuncia que o próximo Troféu Infinito será realizado em março de 2022, em novo formato. O evento, que teve sua 14ª edição durante o Festival de Turismo de Gramado 2019, premia as empresas do trade turístico nacional que mais comercializaram o destino Serra Gaúcha. “O próximo Troféu Infinito terá um formato diferenciado, desta vez no mês de março, não mais nos dias do Festuris. A partir desta mudança de data, a proposta é oferecer uma programação ainda mais exclusiva, repleta de experiências únicas. Será uma viagem de imersão, interação e conexão com os melhores atrativos da Serra Gaúcha”, explica Any Brocker, CEO do Grupo Brocker. Ela explica ainda que a premiação terá como base os anos de 2020 e 2021, quando o evento não aconteceu em função do momento imposto pela pandemia.
Desde a sua primeira edição, em 2006, o prêmio celebra os maiores vendedores da Serra Gaúcha junto a Brocker Turismo, colocando-os no ranking dos TOP 10 do Troféu para receber a homenagem. De acordo com Carlise Bianchi, diretora do Grupo Brocker, a premiação adquiriu reconhecimento no trade nacional, não apenas como uma celebração, mas também como uma demonstração de relacionamento e negócios dos maiores players do Brasil, entre operadoras e OTA’s. “Com o passar das edições do Troféu fomos cada vez mais nos posicionando como uma curadoria completa do destino Serra Gaúcha, incluindo a criação de produtos próprios. Isso aproximou ainda mais nossos parceiros do que temos de melhor na região”, destaca. Os dias da programação do evento e da entrega dos prêmios, confirmados para março de 2022, serão divulgados em breve. Autoridades e imprensa também participarão do evento, bem como da cerimônia de premiação.
MARANHÃO NO FESTIVAL DAS CATARATAS
A história, a gastronomia e os atrativos naturais e culturais de São Luís e de todo o Maranhão serão apresentados ao público do 16º Festival das Cataratas. O evento, considerado um dos maiores do turismo nacional, será promovido presencialmente nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Foz do Iguaçu (PR). O destino é um dos patrocinadores do evento e estará com estande na feira, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Turismo de São Luís. No espaço, os participantes poderão saber mais sobre a vasta oferta de produtos turísticos locais: das praias ao Centro Histórico, passando pela gastronomia e atrativos naturais, sem deixar de lado o que há de mais moderno em bares, cinemas, restaurantes, shopping centers e luxuosos hotéis.
“O Maranhão tem muito o que mostrar e ser valorizado pelo turista nacional e internacional. O nosso evento será uma excelente oportunidade para essa divulgação, além de ser propício para a geração de negócios e oportunidades”, destaca Mayara Angeli, diretora do Festival das Cataratas. Ainda há espaços disponíveis para a Feira de Turismo e Negócios do Festival das Cataratas. Informações sobre valores e condições de pagamento podem ser obtidas pelo e-mail comercial@festivaldascataratas.com ou pelos telefones (45) 3029-6603 e (45) 99958-0025.
Considerado um dos principais eventos do turismo nacional, o Festival das Cataratas também vai servir como vitrine para a apresentação de soluções inovadoras aplicadas aos mercados do turismo, tecnologia e meio ambiente. Batizada de “Startup Go! Call to Tour”, o espaço da Feira de Turismo e Negócios vai selecionar projetos e startups por meio de uma Chamada de Propostas. As inscrições seguem podem ser realizada até o dia 1º de novembro, com o envio de uma apresentação (com até 10 slides) e um vídeo, com até dois minutos de duração, que deverá ser hospedado no Youtube. Durante a análise também serão avaliados a adequação aos temas propostos (turismo, inovação tecnologia e meio ambiente), a aplicabilidade do sistema para solucionar problemas do mercado e viabilidade da execução da solução desenvolvida. O formulário completo e o regulamento estão disponíveis no link https://festivaldascataratas. com/startup-go-call-to-tour/.
TURISMO EM ITAIPU
O mês de setembro fechou com o maior movimento turístico do ano na Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu (PR). Ao longo dos 30 dias, passaram pelos atrativos da usina um total de 35.460 visitantes, considerando as duas margens da hidrelétrica, brasileira e paraguaia. Os dados reafirmam a retomada do turismo na região trinacional, impulsionada por medidas rígidas de segurança sanitária nos atrativos e pela campanha Vem pra Foz!, lançada pela Itaipu. Mais de 90% da população adulta do município já está vacinada com a primeira dose para proteção contra a covid-19, o que tem colaborado para o reconhecimento de destino seguro.
ROTEIRO GASTRONÔMICO EM FOZ
Foz do Iguaçu também é um espetacular roteiro gastronômico, tanto que são de lá os quatro dos cinco restaurantes que conquistaram o Selo Ouro de Qualidade do turismo do Paraná. A nota máxima conquistada na disputa pelo Selo Ouro de Qualidade no Turismo no Paraná foi 97,12 e o responsável é o Sushi Hokkai, de Foz do Iguaçu, referência em culinária japonesa desde 2003. A consultora do Sebrae de Foz do Iguaçu, Amanda Fagundes, destaca que: “Ser uma empresa “selada” traz credibilidade, estimula o engajamento da equipe, gera visibilidade, além de promover a profissionalização e a sustentabilidade da empresa. Segundo ela, a busca pelo prêmio impacta diretamente no atendimento dado ao turista, mas também aos clientes locais. Todos ganham!”, conclui.
Outras três empresas do Grupo Capitão, especializado em empreendimentos na área de gastronomia, foram premiadas com o Selo Ouro: Capitão Bar (2ª melhor nota), Bona Trattoria (3ª melhor nota) e Maki Sushi (5ª melhor nota). Para Isabel Salvatti, uma das fundadoras do Grupo Capitão, “A premiação é resultado da busca constante por novidades no mercado da gastronomia e do engajamento do colaborador que vê, nessa disputa, a chance de crescimento profissional”. Nesta onda positiva, as empresas do Grupo Capitão também receberam o selo Travelers´ Choice, do site de viagens com alcance mundial, TripAdvisor. Isso indica que estão entre os 10% melhores perfis do mundo na plataforma que leva em consideração avaliações feitas por clientes. O Bona Trattoria, especialmente, recebe o selo pelo terceiro ano consecutivo.
Nesta onda positiva, as empresas do Grupo Capitão também receberam o selo Travelers´ Choice, do site de viagens com alcance mundial, TripAdvisor. Isso indica que estão entre os 10% melhores perfis do mundo na plataforma que leva em consideração avaliações feitas por clientes. O Bona Trattoria, especialmente, recebe o selo pelo terceiro ano consecutivo. O reconhecimento dos serviços de alta qualidade feito por entidades e empresas de renome nacional e internacional atesta que restaurantes instalados em Foz do Iguaçu despontam pelos diferenciais que oferecem. Isso é um aspecto importantíssimo para que o destino turístico fosse reconhecido pelo Ministério do Turismo como destino tendência para 2021. Portanto, se você está oi irá para Foz do Iguaçu, a dica está dada.
ABAV RETORNA A PERNAMBUCO
Os tambores do maracatu transmitiram toda a alegria da comitiva pernambucana, na tarde da última sesta sexta-feira, no Centro de Eventos do Ceará, quando foi anunciada a escolha do Estado como sede da edição 2022 da ABAV Expo & Collab. Promovido pela Associação Brasileira das Agências de Viagens, o evento voltará ao Recife após 20 anos. “Estamos muito felizes, sem dúvida, com esta conquista, que coloca Pernambuco no centro do turismo nacional. É um resultado que muito nos orgulha e só foi possível graças a uma articulação do Estado com o trade, tendo a participação fundamental do governador Paulo Câmara, e também da Prefeitura do Recife”. Estamos muito honrados e agora temos a grande responsabilidade de fazer um evento inesquecível, que entre para a história da ABAV e de Pernambuco”, declara o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.
A 49º ABAV Expo & Collab será realizada de 21 a 23 de setembro de 2022, e deverá atrair para o Estado mais de 40 mil pessoas. O evento ocupará todo o complexo do Centro de Convenções de Pernambuco e contará, além da feira de negócios propriamente dita, com programação de palestras, além de famtour e fampress para agentes e operadores de viagens e jornalistas.
De uma coisa eu tenho certeza, São Paulo perdeu um dos seus grande eventos além de que era muito fácil ir e voltar pra toda a mídia especializada (que não pode estar presente em Fortaleza, inclusive eu), e para o próprio trade. Torcemos para que Pernambuco faça um grande evento. Eu prefiro sempre à beira mar, a exemplo do Brazil Travel Market.
MALHA AÉREA EM PERNAMBUCO
Enquanto isso, o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, anuncia a maior malha de voos da Azul no Estado e na região Nordeste, já consolidada para a alta temporada desse verão. Ao todo, serão 628 voos semanais no Estado, sendo 593 deles partindo do Recife para capitais brasileiras, além de outras cidades do interior do País, com dez novas rotas operadas na capital pernambucana e cerca de oito mil movimentos, entre pousos e decolagens, totalizando uma oferta de um milhão de assentos. A operação é um marco histórico para a Azul e para Pernambuco, visto que nenhuma companhia aérea deteve uma operação dessa magnitude na história do Estado e da Região Nordeste.
TURISMO ESPACIAL NO FESTURIS
Com o auxílio da inovação e da tecnologia é que a primeira viagem ao espaço, formada por uma tripulação de civis, ocorreu recentemente, em setembro. O segmento do turismo espacial é explorado por bilionários e, em 2012, a inovação foi lançada no Festuris, pela operadora de viagens Sanchat Tour. A nave da Space X, de Elon Musk, foi fretada pelo bilionário Jared Isaacman, 38 anos, diretor de uma empresa de serviços financeiros e piloto experiente, e alcançou a órbita da Terra no último dia 15 de setembro. O passeio durou três dias e custou cerca de 200 milhões de dólares.
O Festuris chega em 2021 com um novo conceito e com a missão de trazer ainda mais novidades para o pós-pandemia. A Era da Transformação está movimentando o mundo e, a partir disso, expositores e assuntos pontuais para esse novo momento serão apresentados de forma inédita e exclusiva. Acompanhe a programação e inscreva-se em festurisgramado.com. O evento acontece de 4 a 7 de novembro, em Gramado, no Serra Park.
RUTE ROCHA – A BELLA DA SEMANA
Rute Rocha está de volta. Chegou a hora de conferir a última parte do ensaio nu com a nossa Rute Rocha. Essa loira maravilhosa está de volta para deixar você com gostinho de quero mais! Vocês não perdem por esperar! O ensaio com Rute Rocha entrou no ar nesta quarta-feira(13). Ainda não é assinante? Faça parte da maior revista masculina do Brasil e tenha acesso a mais de 32.000 modelos nuas e centenas de vídeos para download!
Leia ainda: Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Viajar pelo Brasil ou para o exterior, novos desafios para os turistas
Florianópolis, à Ilha da Magia, se prepara para a altíssima temporada de verão
Turistas esperam poder viajar mais do que viajavam antes da pandemia