Equipe da Embratur participa de reuniões estratégicas na BTL 2019
O turismo começou 2019 em ritmo forte e o mês de março marca a participação do Instituto Brasileiro de Turismo em três grandes feiras de turismo: a Anato, em Bogotá, na Colômbia; a ITB, em Berlim, na Alemanha, e a Bolsa de Turismo de Lisboa, em Portugal. Nesta última, que acontece até o próximo domingo, a Embratur recebeu mais de 10 secretários de estado e municipais do setor, de todas as regiões do País, menos de Santa Catarina que não tem Secretaria de Turismo, cujo governador não dá importância a isso, mesmo tendo, até o final do ano, um super aeroporto que nos conectara com o mundo. Todos presentes para promover e comercializar o turismo brasileiro para o mercado europeu, em especial o português.
A participação do Brasil na edição de 2019 da BTL valoriza a conexão entre os dois países-irmãos, já que Portugal é o principal hub aéreo da Europa para o Brasil. Com as medidas já ativadas para ampliar a conectividade aérea brasileira, temos certeza que poderemos capitalizar melhor as nossas afinidades históricas e culturais e transformá-las em oportunidades para aumentar a atração de portugueses para o Brasil. Hoje, eles representam somente 2,2% dos visitantes estrangeiros em destinos nacionais, um número muito aquém de onde podemos chegar.
A Embratur, que é uma autarquia do Ministério do Turismo, e trabalha em conjunto com a pasta, promove o turismo do Brasil e objetiva ampliar a chegada de estrangeiros ao País. Em 2017, foram cerca de 6,7 milhões de visitantes internacionais, e, portanto, este contato com o trade e profissionais de todo o mundo, a fim de que conheçam ainda mais os destinos brasileiros, é muito importante.
“A grande presença dos secretários, municipais e estaduais, e também a vinda do governador do Distrito Federal, reforçam a importância que o turismo vem tomando na agenda política e econômica brasileira”, comenta a presidente da Embratur, Teté Bezerra. Para ela, este alinhamento com os órgãos regionais do setor é fundamental para ampliar a chegada de turistas estrangeiros. “O Brasil é um país continental, por isso, ações conjuntas e conversas integradas, com as que tivemos em Lisboa e também em Berlim, fazem surgir novas propostas para alavancar o turismo no nosso País”, complementa.
Nesta edição, são 23 co-expositores no estande brasileiro, sendo 12 destinos e 11 representantes do setor privado, entre operadores, companhias aéreas e meios de hospedagem. Quem também prestigiou a BTL foi o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. “É uma felicidade estar aqui no estande da Embratur, vendo a bela iniciativa do Brasil se colocando como destino turístico de todos os europeus”, celebrou Ibaneis.
Para o diretor de Gestão Interna da Embratur, Leônidas Oliveira, “é um momento importantíssimo para troca de experiências, conhecimento do mercado europeu, em um país com tantas ligações históricas com o Brasil”. “O encontro com vários setores é fundamental nestas feiras, porque traz muitas informações e marca a presença do País neste que é um mercado prioritário”, reforça o diretor.
Nesta edição, além do encontro com os secretários de Turismo, a Embratur participou do lançamento do stopover da companhia aérea TAP para destinos brasileiros. Com a iniciativa, turistas do mundo todo que voarem para Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e Rio de Janeiro poderão permanecer de 2 a 5 dias a mais, sem custo adicionais.
Na oportunidade, o governador Ibaneis Rocha ainda comentou sobre a novidade no País, afirmando que, “iniciativas como esta vão fazer do Brasil um destino cada vez melhor, cada vez mais conhecido, e não só as praias, que são muito belas, mas também o interior do Brasil, o Cerrado, o Pantanal, e a nossa capital”.