Evento promoveu ações de comemoração dos 30 anos da entidade e Lançamento do Anuário Braztoa 2019
O 51º Encontro Comercial Braztoa São Paulo comemora recorde de público com a contabilização de 2.611 profissionais circulando pelos corredores do Centro de Convenções Frei Caneca, na última quinta-feira, 14 de março.Um dos fatores que contribuíram para esse número expressivo foram as caravanas rodoviárias e aéreas, que tiveram 100% de ocupação e trouxeram agentes de mais de 30 cidades.
No discurso de abertura, Magda Nassar, presidente da BRAZTOA, mostrou a importância do setor com os números do Anuário Braztoa 2019, como o faturamento de R$ 13,1 bilhões das associadas à entidade, o que representa um aumento de 7,4%. “Um pequeno grupo de empresas movimentou mais o turismo brasileiro que um País inteiro. O Brasil não sai dos 6 milhões de turistas internacionais enquanto nossos associados, 61 operadoras, movimentam 6,5 milhões de passageiros no ano. É a iniciativa privada que faz o Turismo no Brasil e precisamos que reconheçam essa importância”, disse Magda Nassar.
BRAZTOA 30 anos
Para contar um pouco dos 30 anos da Braztoa, Magda Nassar convidou ao palco dois ex-presidentes: Marco Ferraz e José Zuquim, durante a cerimônia de abertura. Ambos citaram o papel essencial de Monica Samia, CEO da entidade e que está na associação há 15 anos. Agradecida, Monica Samia enfatizou a importância de todas as pessoas que fazem parte da entidade. “Ninguém faz nada sozinho e isso é fundamental. Quando temos um time engajado e que dá o melhor para as coisas acontecerem, conseguimos vencer”, finalizou.
Outras ações celebraram os 30 anos da Braztoa. Logo na entrada, os agentes de viagens foram surpreendidos por um túnel sensorial com frases, imagens e sons impactantes. O texto motivacional buscava revelar o melhor do agente de viagens, sua capacidade de transformar sonhos em realidade, posicionando-o como um especialista em viagens. Um painel interativo, parte da campanha “Viaje com um Especialista”, lançada recentemente pela entidade, disponibilizou duas fotos gigantes como cenário, se tornando um ponto perfeito de interação dos agentes, que poderão fazer fotos e posts nas redes sociais. Para completar, ainda em comemoração aos 30 anos, um imenso painel, de 8 metros de comprimento, trará mais de 80 fotos com as associadas BRAZTOA. O dia terminou em festa com o coquetel temático oferecido pela Aeromexico.
Lançamento Anuário Braztoa
O evento contou com o lançamento do Anuário Braztoa 2019, estudo com dados inéditos do setor das operadoras de turismo no país, que mostra, em números, o impacto do contexto econômico nacional e internacional no segmento de viagens de lazer e no comportamento do turista. Em 2018, as empresas associadas à BRAZTOA, que representam estimados 90% das viagens de lazer comercializados pela cadeia produtiva do Brasil, foram responsáveis por um faturamento de R$ 13,1 bilhões, um crescimento de 7,4% em relação ao período anterior. Mesmo sendo considerado um ano ainda desafiador, percebe-se um crescimento real, ou seja, descontada a inflação, de 3,5%.
Destaque para o número de embarques de passageiros que teve um aumento de 17% em relação ao ano anterior e atingiu a marca de 6,5 milhões, bastante superior aos 5,5 milhões de 2017. Do total de passageiros embarcados, 5 milhões foram para destinos dentro do Brasil, 77,1% do total. A porcentagem de turistas para destinos internacionais foi de 22,9%, ou seja, 1,5 milhões de brasileiros viajaram para fora do país em 2018, contra 1,2 milhões em 2017 (23,3% de crescimento)
O turismo nacional apontou crescimento de 5,7% em faturamento (passou de R$ 7,18 bilhões em 2017 para R$ 7,60 bilhões em 2018). Já as viagens para o exterior mantiveram a tendência de crescimento e contabilizaram alta de 11,4% no faturamento, atingindo R$ 5,2 bilhões. Em 2018, os embarques domésticos da BRAZTOA geraram cerca de R$ 11,24 bilhões de reais de impacto para a economia nacional. A versão completa do Anuário para download está disponível no site da BRAZTOA: www.braztoa.com.br.
Os agentes de viagens tiveram à sua disposição uma grade com 13 capacitações gratuitas, ministradas pelos parceiros Argentina, At Travel, Cabo Frio, Cruise America, Instituto de Curitiba, Foz do Iguaçu, Fort Lauderdale, GVA, Hertz, Ifaseg, Kissimmee e Minas Gerais. Além disso, ao longo do dia, os agentes participaram de sorteios de prêmios oferecidos pelos expositores. Para completar, a campanha de arrecadação de alimentos também foi um sucesso. Ao todo foram reunidos 570 quilos mantimentos destinados para a Associação Vida Carrapicho, que presta Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes, na Zona Leste de São Paulo. Número surpreendente, frente aos 287 quilos angariados em 2018.
Associados expositores
Abreutur, Agaxtur, Ambiental, Banco DAYCOVAL, BRT Operadora, BWT Operadora, CT Operadora, Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Europlus, Flot Operadora, GTA Assist, Interamerican, Interpoint, Lusanova, MSC Cruzeiros, New Age, Norwegian Cruise Line, Polvani, Pomptur, Queensberry, R11 Travel, Raidho, RCA, Sanchat Tour, Trade Tours, Transeuropa, Transmundi, Travel Ace, TT Operadora, Turnet e Velle.
Parceiros expositores