Busca por reservas hoteleiras cresceram quase 50% nos últimos dois meses
Definitivamente falando, desde o início da pandemia, o setor de turismo tem seguido uma trajetória de retomada paulatina das atividades e, apesar das restrições em relação à capacidade de ocupação nos empreendimentos, as buscas por reservas hoteleiras têm crescido a passos largos. Segundo o mais recente levantamento da Nemo, uma das maiores empresas de Inteligência de Dados da América Latina, especializada soluções para a indústria do Turismo, os sistemas de reservas de hotéis no Brasil tiveram um salto de 49% entre os bimestres julho/agosto (300 mil buscas) e setembro/outubro (447 mil buscas).
Naturalmente, como estamos as portas do verão, o destaque vai para os destinos de praia, que dominaram o ranking dos mais procurados no período, evidenciando Florianópolis, Rio de Janeiro, Búzios, Porto de Galinhas, Natal, Salvador, Maceió, Praia do Forte, Maragogi e Imbassaí.
“De fato, ao logo dos últimos meses, percebemos os hotéis têm apresentado políticas mais robustas de protocolos de saúde e também mais flexíveis para remarcações, o que tem dado certa tranquilidade para as pessoas, agentes e operadores fazerem suas reservas sem muitas onerações. Além disso, nossos softwares trabalham com um sistema de busca inteligente por opções de hospedagem com melhores preços, sempre dentro do padrão adquirido, ampliando a margem de lucro dessas empresas de intermediação e consultoria de viagens, o que também possibilita ampliar as vendas”, explica Eduardo Batista, diretor comercial da Nemo no Brasil.
INTERIOR CATARINENSE
Todavia, justamente por conta da pandemia, o interior catarinense tem se mantido a frente inclusive do litoral. Certamente, por ser a Bela Santa Cantarina o melhor destino do Brasil, uma vez que num raio de 200km o turista tem praias, montanhas, turismo rural, águas termais, roteiros de charme, aventura e a mais pura tranquilidade. Enfim, uma diversidade infinita de belezas naturais que encantam a todos.
BRASILEIROS MAIS ATENTOS
Sem dúvidas o brasileiros está mais atento a essas promoções furadas da Black Friday aqui do Brasil, onde a gigantesca maioria das lojas aumenta, 300% seus preços e depois dão 50% de desconto. Coisa pra trouxa. Da mesma forma para os “pacotes turísticos”. Para as viagens é a mesma coisa. Tanto que, no Brasil, oito em cada 10 viajantes (84%) ficarão mais atentos aos preços na hora de pesquisar e planejar uma viagem. Porquanto, uma pesquisa realizada pela Booking.com revelou que os brasileiros estão muito mais atentos aos preços e promoções na hora de pesquisar e planejar uma viagem. Segundo o levantamento, o impacto da pandemia fez os turistas valorizarem ainda mais o custo-benefício de uma viagem.
Ainda segundo a pesquisa, à América Latina será a região com mais viajantes preocupados com preços, pois, além dos números referentes aos brasileiros, 77% dos colombianos, 76% dos mexicanos e 74% dos argentinos estão de olho nos valores. Os viajantes com menos probabilidade de se importar com valores são os da Dinamarca (34%), Países Baixos (37%) e Alemanha (38%). Além disso, quase metade (46%) dos viajantes brasileiros dizem que preferem fazer uma viagem com desconto para um lugar que talvez não tivessem escolhido em vez de pagar mais caro por um destino dos sonhos. Da mesma forma, a pesquisa também revelou que seis em cada 10 (63%) viajantes brasileiros afirmam que vão preferir fazer uma viagem que podem pagar imediatamente em vez de economizar para fazer uma viagem dos sonhos, porém incerta.
Definitivamente, o desconforto com a ideia de ter que cancelar uma viagem significa que a flexibilidade será um ponto crítico para 82% dos viajantes brasileiros. Diante disso, eles afirmam que, para melhorar o custo-benefício, as plataformas de viagem precisam de mais transparência nas políticas de cancelamento, processos de reembolso e opções de seguro-viagem.
SELO INTERNACIONAL
A propósito, o Parque Beto Carrero World recebe selo internacional do Global Biorisk Advisory Council® (GBAC). A saber, trata-se da Certificação Internacional que vem da principal associação comercial da indústria de higienização a nível global. Além do Beto Carrero World, Hard Rock Stadium do Miami Dolphins, Arena da NBA Spectrum Center na Carolina do Norte e Aeroporto de Montreal também receberam o selo. Já são quase 30 anos de história onde a diversão, fantasia e a segurança, andam lado a lado.
Assim sendo, receber o selo internacional do Global Biorisk Advisory Council® (GBAC) significa que o Beto Carrero World implementou os protocolos mais rigorosos para higienização, desinfecção ambiental e prevenção de doenças infecciosas em suas instalações. Ou seja, isso prova ainda mais que é possível sim se divertir com muita segurança! De fato, foram mais de três meses de parque fechado, sem demissões, convertidos em muito trabalho para garantir que colaboradores e visitantes estivessem em um ambiente seguro e higienizado, evitando assim, qualquer disseminação contra o COVID-19.
Logo, para obter a certificação internacional, o Beto Carrero World teve que estar de acordo com os 20 elementos do programa baseados em três vetores principais: pessoas, veículos e animais. Naturalmente, esses vetores variam de procedimentos operacionais, estratégias de avaliação de risco, medidas de preparação e resposta a emergências. Portanto, são detalhes muito importantes que às vezes na adrenalina dos loopings da FireWhip nem se passam pela cabeça do visitante. Com toda certeza, é reconhecido como o único credenciamento de prevenção, resposta e recuperação de surto da indústria de higienização, o GBAC, uma divisão da ISSA (líder mundial na indústria de higienização), ajuda organizações a estabelecer protocolos e procedimentos, oferece treinamento dirigido por especialistas e avalia a prontidão de uma instalação para situações de biorrisco (fungos, vírus e bactérias).
Sem dúvidas, desde sua reabertura em junho de 2020, o Beto Carrero World é um grande exemplo de como é possível seguir em frente com muita diversão e segurança. Assim, são mais de 1.600 colaboradores, ou melhor, fiscais que monitoram diariamente os visitantes sobre os protocolos como: uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, higienização das mãos, nebulização de higienização por água ozonizada, fumigação ambiental, tapetes sanitizantes, rodolúvio, higienização dos brinquedos a cada ciclo, medição de temperatura de colaboradores e visitantes, entre muitos outros. Com misso, já diria o eterno cowboy brasileiro Beto Carrero: “o sonho continua”. Sem dúvidas, continua com ainda mais diversão, higiene, responsabilidade e segurança para que milhares de famílias possam continuar realizando seus sonhos.
EMBAIXADOR ARGENTINO EM FLORIANÓPOLIS
Com a finalidade de abrir as portas da Argentina para o Brasil, esteve em Florianópolis o Embaixador Argentino no Brasil, Daniel Scioli. Com uma agenda intensa e sempre acompanhado do Consul Argentino em Florianópolis, Gustavo Coppa, se reuniu com empresários na FIESC e depois recebeu o trade de turismo e demais autoridades pré-agendadas, no Consulado Argentino aqui em Floripa. Chegou em nossa Ilha em avião privado logo pela manhã, sob forte aparato de segurança, ele e sua comitiva. Junto ao trade fez grandes elogios ao Floripa Airport e afirmou que a Argentina está pronta para nos receber. “Os hotéis, restaurantes, shoppings… já estão todos abertos. Vamos levantar pronto ! Que venham os brasileiros”. Além disso afirmou que os voos para Argentina estão todos praticamente lotados. Ainda assim, nada comentou se as fronteiras terrestres argentinas estarão abertas.
BOING 737 MAX DE VOLTA AOS CÉUS
Finalmente a Administração Federal de Aviação (FAA) autorizou o retorno do B737 MAX ao serviço comercial de passageiros. Dessa forma a mudança permitirá que as companhias aéreas que estão sob a jurisdição da FAA, incluindo aquelas nos Estados Unidos, tomem as medidas necessárias para retomar o serviço e que a Boeing volte a realizar entregas. Além disso, o chefe da FAA afirmou estar “100% confiante” na segurança do MAX, mas disse que o fabricante tem mais a fazer para melhorar sua cultura de segurança. A saber, no fim de setembro, um teste de pilotagem foi realizado pelo próprio presidente da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), Steve Dickson, que foi conferir de perto como andam os processos para retomada das atividades da aeronave.
ALITALIA DE VOLTA AO BRASIL
A propósito, A Alitalia confirmou o reinício de suas operações no Brasil para o dia 17 de dezembro, entre Roma/Fiumicino e São Paulo/GRU, dois dias depois do originalmente previsto. Também diferente do que tinha sido anunciado em setembro, a companhia vai operar apenas voo semanal, com A330, pelo menos até 25 de março de 2021. Dessa forma, o voo AZ674 deixará Roma às 22h05 e chegará em São Paulo às 06h35 do dia seguinte (hora local) todas as terças e sábados, enquanto o voo de volta AZ675 deixará São Paulo às 15h45 e chegará em Roma às 07h15 do dia seguinte (hora local), todas as segundas e quintas, a partir de 17 de dezembro.
EMIRATES
Por outro lado, o gigante A380 da EmiratesA terá seu quarto voo semanal entre São Paulo e Dubai a partir do próximo dia 24 de novembro. Por certo devido a forte demanda. Além disso, os clientes no Brasil podem aproveitar as opções de parcelamento em 12 vezes sem juros na compra de passagens, condição válida até 31 de dezembro. Após a interrupção global dos voos devido à pandemia de Covid-19, a Emirates retomou os voos de passageiros para São Paulo no início de agosto.
“A prioridade principal da Emirates é cuidar de seus clientes e oferecer a eles uma experiência de viagem segura e sem estresse. No Brasil, por exemplo, fizemos parceria com duas redes líderes no país na área de saúde para oferecer teste PCR gratuito para clientes que compram passagens para Dubai, e estendemos essa oferta até 30 de novembro”, completou.
RECUPERAÇÃO DA AVIAÇÃO REGIONAL
Menos impactada pela redução das viagens corporativas e pelo fechamento de fronteiras, a aviação regional tende a se recuperar mais rápido do que a tradicional. Essa é a aposta de Marc Gordien, diretor Comercial do Salvador Bahia Airport, anunciada durante a quarta edição da live Aerotalks na última terça-feira (17). Segundo o executivo, a tendência é que haja uma reconfiguração da malha aérea no país, com as viagens para cidades de menor porte aumentando sua participação no mercado. De fato o turismo é justamente o grande propulsor dessa retomada da aviação do Nordeste. Assim, com o fechamento das fronteiras de vários países, os brasileiros têm feito viagens domésticas e a região mais ensolarada no país tem sido o destino preferencial.
BOULEVART 14/32 – FLORIPA AIRPORT
A princípio, um dos esportes mais queridos de Florianópolis ganha um espaço exclusivo no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Ou seja, uma arena de Beach Tennis, com quadra oficial, será instalada no Boulevard 14/32, praça coberta de lazer, serviços e compras em frente ao novo terminal. Assim, a partir de 21 de novembro, os apaixonados pelo esporte poderão usufruir da quadra gratuitamente, sendo possível realizar partidas seguindo a tradição mais descontraída do esporte: o rotativo de raquetes. Basta chegar ao Boulevard 14/32, colocar a raquete na fila e aguardar a sua vez para jogar.
Sendo assim, a arena ficará cerca de três meses no aeroporto e abrigará uma programação vasta de atividades, como aulas para iniciantes com instrutores profissionais e jogos demonstração com ícones do esporte. Haverá ainda workshops de preparação física, lançamento de raquetes personalizadas e demais acessórios do esporte. A saber, o Boulevard 14/32 é uma praça ao ar livre, e a Floripa Airport reforça que todos os protocolos sanitários de prevenção ao coronavírus serão seguidos. Só serão permitidos jogos com até 4 pessoas; o uso de máscara é obrigatório dentro da quadra; recomenda-se a higienização das mãos e equipamentos de jogo antes e depois do uso; e o distanciamento mínimo de 1,5m é obrigatório.
Leia ainda: Não estás e nunca estivestes sozinho na caminhada evolutiva
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos pessoais
Fonte: Assessorias de imprensa
Leia mais:
Viaje com responsabilidade e redescubra o nosso Brasil
A retomada do turismo de eventos também é realidade no Brasil
Garra, determinação, otimismo e resiliência na 32ª edição do Festuris
Destinos brasileiros em alta para feriadões, final de ano e férias
Confira os melhores hotéis e destinos recomendados para a retomada