RETOMADA DA HOTELARIA BRASILEIRA
Desde a situação decretada de pandemia ocorrida em março de 2020, o impacto sentido foi imediato em diversas esferas da sociedade, tanto na evidente perda humana, como nas consequentes crises sociais, econômicas e culturais. Dentre os segmentos que foram prejudicados pela pandemia da COVID-19, está o turismo, que registrou no Brasil um prejuízo de R$ 270 bilhões de março a dezembro de 2020, segundo levantamento realizado pela CNN, com cerca de 3 milhões de pessoas que trabalhavam no ramo perdendo os empregos em todo o país.
Entretanto, com o início da vacinação em massa no Brasil em 2021, a visão do mercado quanto a uma possível retomada do turismo tornou-se mais otimista. De acordo com levantamento realizado pela rede Accor, 42% das pessoas tem intenção de realizar uma viagem até setembro. Além disso, uma pesquisa realizada pelo site de reservas Booking.com aponta que mais de 80% dos brasileiros entrevistados desejar viajar ainda em 2021. Nesta semana, o Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB), e representantes de diferentes religiões assinaram um termo de cooperação técnica focado no turismo religioso no Rio de Janeiro, com o intuito de destacar pontos turísticos históricos ligados à fé e incentivar a retomada do setor no estado em 2021.
SAZONALIDADE
Vale ressaltar, logicamente, que em nosso imenso Brasil, a sazonalidade sempre foi uma balança. Por exemplo, aqui no Sul do Brasil, principalmente nas regiões de serra, onde o inverno já chegou forte e com neve a exemplo desta última segunda feira, os hotéis, pousadas e resorts já estão lotados desde a liberação governamental que foi um gigantesco empecilho na hotelaria catarinense, gerando perdas irrecuperáveis. Alguns empreendimentos só podem operar com 50% de suas vagas.
No Rio do Rastro Eco Resort – Roteiros de Charme – em Bom Jardim da Serra, no topo da Serra do Rio do Rastro, que acabou de inaugurar sua nova piscina com borda infinita, desde a sua reabertura não soube o que é mais ficar vazio, de segunda a segunda. Pelo menos até o mês de setembro já está completamente lotado. Na Serra Gaúcha, também a beira do Aparados da Serra, exitem pousadas que só possuem vagas a partir do carnaval.
São hotéis, resorts, pousadas que oferecem um contato mais íntimo com a natureza e possuem atrativos que agradam a todas as idades e em qualquer estação do ano. Exemplo disso também é o Boqueirão Hotel Fazenda & Resort de Campo, em Lages – a Princesa da Serra de Santa Catarina, onde a reserva é fundamental com muita antecedência. Durante a semana o resort oferece toda a sua estrutura com preços super vantajosos. Portanto, se você não conseguir reservas para os finais de semana, pode desfrutar durante a semana com muito desconto e ainda ter a sorte de ver neve a exemplo desta semana super gelada.
SEGURO VIAGEM
A Comissão de Turismo aprovou o projeto de lei 5179/19, que torna obrigatória a aquisição de seguro-saúde por estrangeiros que ingressarem no país. O relatório favorável ao projeto, elaborado determina que o seguro de saúde e de repatriamento (em caso de falecimento) deverão ser válidos durante todo o período de permanência em território nacional e terá o valor mínimo definido pelo governo federal. O texto proíbe ainda a entrada de estrangeiros que estiverem sem ou com o documento vencido. A prática já é adotada em países como Estados Unidos e União Européia. A intenção é resguardar o Sistema Único de Saúde dos custos associados ao atendimento de emergência a essas pessoas durante a permanência no território brasileiro. O projeto tramita em caráter conclusivo e segue agora para as comissões de Relações Exteriores e de Defesa Nacional; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
MERCADO CORPORATIVO
Os integrantes da comissão também aprovaram o requerimento para realização de audiência pública que vai discutir o mercado de Viagens Corporativas. Segundo DOCUMENTO, o viajante a negócios representa cerca de 10% do volume total de passageiros das maiores empresas mundiais e gera mais da metade da receita, pois ele não só compra as passagens mais caras e rentáveis, como também gasta com hospedagem, transporte, alimentação, entre outros valores a pagar, que fazem parte da rotina de viagens. Logo no início da pandemia, estes setores viram eventos e serviços relacionados ao setor tendo cerca de 92% de cancelamentos. Sendo essa uma situação nunca antes vivida por estes profissionais. Por enquanto é desconhecido quando voltará a plena normalidade. Entretanto, é sabido que esse “novo normal” será cheio de adaptações para garantir a segurança de todos e também o sucesso do setor.
RODADA DE NEGÓCIOS
Com o principal objetivo de proporcionar o fechamento de negócios de forma direta e rápida com os principais fornecedores da cadeia produtiva do turismo, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC, realiza uma Rodada de Negócios durante a programação do Dia do Hoteleiro. O evento acontece dia 09 de novembro, a partir das 15h, no Hotel Majestic, em Florianópolis. A intenção é oportunizar que hoteleiros e profissionais do setor realizem negociação direta com fornecedores, fechem bons negócios e tenham uma excelente oportunidade para ampliar o seu network.
Ao todo estão disponíveis 20 espaços, sendo que uma parte deles já está em negociação, explica a responsável comercial do evento, Juliana Castro. “Desde que foi anunciado, estamos apresentando o evento à empresas de diferentes segmentos, realizando reservas e fechando contratos. Todos estão bem receptivos ao formato do evento e ansiosos por esta aproximação com o mercado consumidor. Certamente será uma grande oportunidade para todos”. Solicite hoje mesmo uma proposta para participar através do e-mail comercial@abih-sc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 98843-7659. O evento é gratuito para hoteleiros, sendo imprescindível o cadastramento prévio pelo e-mail: abih@abih-sc.com.br.
BRAZIL TRAVEL MARKET
Imperdível! As inscrições para um dos maiores eventos B2B do Brasil estão oficialmente abertas! O BTM será realizado nos dias 22 e 23 de outubro, em Fortaleza – CE. As inscrições são gratuitas até o dia 21 de outubro. Lembramos que o evento é exclusivo para profissionais do turismo. Com novas categorias, o BTM conta agora com a participação de compradores convidados e compradores luxury. Para as categorias de compradores convidados, o BTM fará uma avaliação da inscrição e, após aprovada pela direção do evento, serão disponibilizados alguns benefícios. Em relação aos compradores de Luxury, haverá também uma agenda de reuniões obrigatórias, com grandes empreendimentos de destaque no setor.
FÉRIAS DE INVERNO NO CHILE
Com a Argentina fechada e sem previsões de abertura, o brasileiro, a princípio, poderá curtir as estações de esqui chilenas a partir do dia 15 de julho. O anúncio anterior, previa abertura a partir de 30 de junho. A extensão das restrições determinada pelo presidente do Chile, Sebastián Piñera, foi aprovada pelo congresso chileno tendo como argumento a chegada ao país da variante Delta do vírus Covid-19 – detectada em uma mulher vinda dos Estados Unidos. Além disso, o Ministério da Saúde do Chile anunciou que para este fim de semana será implantado um cordão sanitário na Região Metropolitana de Santiago. As autorizações de viagens ao exterior só estão contempladas em situações extraordinárias, e com autorização das autoridades competentes.
BIG APPLE
Por sua vez, Nova York, lançou a primeira fase da campanha “It’s Time for New York City” de US$ 30 milhões, considerada a maior de todos os tempos para a retomada do turismo global. A campanha terá três fases e lembrará aos seus turistas a energia, o entusiasmo e o lifestyle da cidade, com experiências e a resiliência que fazem de Nova York ser um dos destinos mais procurados do mundo. O “It’s Time for New York City” terá como foco inicial cerca de 23 mercados dentro dos EUA, seguido pelo México, Canadá e América Latina. O início da campanha ocorre no momento de otimismo, em que a cidade espera receber 36,1 milhões de visitantes este ano – retomando mais da metade de seu recorde de 66,6 milhões de visitantes em 2019 e pouco mais de uma semana após acabar com todas as restrições relacionadas a pandemia.
HOTELARIA CARIOCA
Enquanto isso, hotéis cariocas planejam usar quartos para residências e escritórios. Assim, diante diante da crise provocada pela pandemia de Covid-19, 11 empresas hoteleiras já fizeram pedidos para transformar seus espaços. O Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio de Janeiro (HotéisRIO) estima que, em breve, 11 empreendimentos devem ocupar instalações de hotéis na capital fluminense. O interesse em diversificar o uso dos estabelecimentos cresceu após o anúncio de que o tradicional Hotel Glória, na zona sul do Rio, abrirá as portas novamente para turistas e pessoas que queiram morar ou trabalhar no local. As hospedagens estavam fechadas desde 2013.
RENATA MATOS – A BELLA DA SEMANA
Pula a fogueira, iáiá… A musa Renata Matos está de volta ao Bella da Semana, estrelando nossa Festa Junina! Cuidado para não se queimar… O retorno de Renata Matos ao Bella da Semana é um sonho realizado! Protagonizando um ensaio ao vivo memorável, com muita simpatia e ousadia, nossa gauchinha de olhos azuis está de volta e ainda deixou aquele recado especial: “Espero que gostem e fiquem cheios de tesão, até porque posei para esse ensaio só pensando em vocês!” (nós que só pensamos em você, Renatinha…)
Leia ainda: Pesquisa revela que brasileiros estão prontos e seguros para viajar
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Pesquisa revela que brasileiros estão prontos e seguros para viajar
Sustentabilidade e solidariedade em destaque na Semana Internacional de Turismo
O Brasil desponta como um dos três países mais desejados para se viajar