A Equipotel, feira sinônimo de hospitalidade na América Latina só termina dia 10 a 13 de setembro no São Paulo Expo. Com o tema “onde a hospitalidade se reinventa”, o evento traz diversas novidades no ramo da tecnologia, alimentos & bebidas, amenities, e muito mais no ramo da hotelaria e turismo.
Às 13hs teve início a Cerimônia de Abertura com a presença de Vinicius Lummertz, secretário de estado de turismo de São Paulo; Júlio Serson, secretário de estado de relações internacionais de São Paulo; Aline Cardoso, secretária municipal de desenvolvimento econômico de São Paulo; Orlando de Souza, presidente executivo do FOHB; Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Felipe Martineza, presidente da ABMotéis; Roberto Bertino, presidente do Grupo Nobile; Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel representando o setor de hostel e Paulo Octavio, vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado. No Auditório Hospitalidade, às 15h30, foram iniciadas as atividades do Hostel Hour, com a palestra “O projeto hostels na Equipotel” proferida por Marina Moretti, fundadora do Ô de Casa Hostel, Silvia Galiotto, arquiteta e urbanista na Paulo Lúcio de Brito, e Thaís Faccin, gerente da Equipotel.
Às 16h30, o tema foi “Panorama, conquistas e desafios para a hostelaria nacional” com Ian Papareskos e André Perotto, respectivamente presidente e vice-presidente da Hostelling International Brasil, e Leo Barroso e Francielle Zuffo, respectivamente presidente e vice-presidente da ABHostels. “Como a nova geração está viajando? ” foi o assunto a ser tratado por Stephan Leuenberger da Cloubeds, às 17h30. Ari Furman e Diego Baeza, respectivamente vice-presidente e diretor da Chilesertur – Associação Gremial de Empresários de Turismo do Chile, e Melina Saccal, proprietária do Milhouse Hostel, na Argentina falaou às 18hs sobre “Contexto latino: uma visão sobre os hostels do continente”. Mais um palestrante internacional falou às 18h30, “The ultimate Latin America party hostel” com Chester Dror, fundador do Loki Hostel. “De pequeno a grande: a trajetória de sucesso do Sant Jordi no mercado europeu” foi o tema de Rafael de Moraes Pereira, gerente de expansões do Sant Jordi Hostels, às 19hs. Encerrando a noite, “Trajetórias do mercado de hostels no Brasil” com Fabrizio Giulio, CSO do Hostelworld. Excepcionalmente, após o primeiro dia de feira, houve um happy hour de boas-vindas no Ô de Casa Hostel com acesso livre e gratuito para hosteleiros.
O Café do Saber começou sua programação no dia 10/09 e teve 4 principais pilares: implantação, tecnologia, gestão e pessoas.
Implantação:
14h30 “A iluminação inserida na arquitetura” com Luciana Guerra, arquiteta fundadora da Lu Guerra Luz & Desenho.
16h30 “Certificações de sustentabilidade em empreendimentos hoteleiros: mais do que um selo, uma ferramenta de gestão” com Luiz Henrique, engenheiro na Inovatech Engenharia.
18h30 “Como o projeto de interiores tem se posicionado no Brasil e no mundo” com Paulo Lúcio de Brito e Silvia Maria Galiotto, respectivamente arquiteto proprietário e arquiteta da Paulo Lúcio de Brito Arquitetura. 20hs “Novos processos construtivos (módulos prontos) a serem aplicados nos hotéis” com Edison Tateishi, diretor de operações na Lafaete.
Tecnologia:
14hs “Tecnologias on stay que ajudam a operação” com Osvaldo Julio Neto, da Transamerica Hoteis. 16hs “IPTV na hotelaria” com Jamyson Machado Gois.
17hs “Marketing digital sem atritos: conheça 30 ferramentas que ajudarão na atração, retenção e conversão de visitar em reservas diretas” com Allessandro Canella.
18hs “Guest experience: quanto vale a experiência?“ com André Noer, chief commercial officer da VEGA I.T.
20hs “Inteligência artificial para hotelaria” com Paul Dickson.
Gestão: