DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – TEMA DE DEBATE DO FÓRUM GRAMADO DE ESTUDOS TURÍSTICOS
Conhecida um dos principais polos do turismo brasileiro e berço do FESTURIS, Gramado também quer fazer história na vanguarda de estudos sobre a “indústria sem chaminés”. É o que propõe o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril de 2018, em uma realização do SindTur Serra Gaúcha, com o apoio da Prefeitura de Gramado e Câmara de Vereadores de Gramado. O foco central do encontro é o turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País.
O Fórum Gramado envolverá três eixos básicos: Desenvolvimento Sustentável, Entretenimento, Legislação e Destino Turístico. No primeiro dia do evento, haverá o Colóquio “Turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País”, estruturado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que é coordenado pela professora Márcia Cappelano. Entre as atribuições da Universidade está a definição do programa, elaboração e divulgação de Edital específico, definição do processo para submissão digital de trabalhos, constituição de Comissão Científica para avaliação dos trabalhos, organização do processo de avaliação, organização da mesas redonda com palestrantes convidados e das mesas temáticas para apresentação e discussão dos trabalhos aprovados.
O Fórum Gramado vem recebendo apoio dentro e fora do Rio Grande do Sul. O governador do Estado, José Ivo Sartori, e o Secretário de Turismo, Victor Hugo, já garantiram presença no evento, e o lançamento ficou pré-agendado para depois do Carnaval – entre 18 e 20 de fevereiro – no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Da mesma forma, nesta terça-feira (5), em encontro com o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Luia Barbacovi, o ministro do Turismo Max Beltrão, garantiu que estará presente no Fórum Gramado.
O presidente da Câmara, aliás, é um dos coordenadores do Fórum, e esteve recentemente com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes. O ministro garantiu o apoio do TCU ao evento, disponibilizando a apresentação de um trabalho de governança voltado para o Turismo. Assim, os representantes de secretarias municipais e estaduais de Turismo de todo o país terão acesso a uma espécie de manual elaborado por técnicos do TCU, podendo evitar apontamentos e glosas no futuro. Da mesma forma, durante o Fórum, será disponibilizado um banco de leis em relação à atividade turística que podem ser implantadas em Estados e Municípios. “Noto que as pessoas estão entusiasmadas com a ideia do Fórum”, comenta Luia Barbacovi.
Entre os palestrantes, já estão confirmadas as presenças de Daren Libonati, vice-presidente do MGM Resort Las Vegas, de Nuno Sousa Pinto, vice-presidente de operações do Rock In Rio USA e do publicitário Luiz Grottera, especializado em elaborar o branding de destinos turísticos.
Além de contar com a coordenação de importantes lideranças empresariais e políticas de Gramado, o Fórum Gramado de Estudos Turísticos contará com organização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos, empresa que criou e realiza o FESTURIS – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que completa 30 anos em 2018 e que foi um marco para a profissionalização do turismo em Gramado e no Rio Grande do Sul, sendo considerado um dos mais relevantes eventos do setor na América Latina.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.forumgramado.com.br.