Despencam as temperaturas em Santa Catarina trazendo fartura para os pescadores no litoral catarinense.
De fato, hoje o estado catarinense completa 32 dias com temperaturas negativas. Segundo o Homem do Tempo, o Engenheiro Agrônomo do Clima Terra, hoje foi a terceira geada em junho (48 dias no ano) e outra marca negativa (32 dias no ano) com -9ºC, com uma sensação térmica absurda. Todavia, nada que um bom pala, uma fogão a lenha, pinhão na chapa e uma cuia de mate não espantem. A saber, as temperaturas dessa madrugada em Santa Catarina chegaram a – 1,5 São Joaquim*, – 0,6 Painel/G.Hugen e -1,5 Urubici.
Além disso, e para ajudar aqui no litoral, o frio associado ao nosso velho conhecido Vento Sul, fazem as nossas sempre turistas da temporada, as tainhas, encostarem em nossas praias. Sendo assim, desde Laguna, Garopaba (Praia do Vigia), Praia do Rosa ( Portinho no Canto Sul), Praia da Pinheira, Ilha do Campeche, Praia dos Ingleses, Praia do Santinho… fazem a festa dos pescadores que capturam centenas, milhares, toneladas do saboroso pescado.
Dessa forma, a atual safra começou no início do mês de maio com uma série de restrições por causa do novo coronavírus. Além disso, algumas praias são interditadas para os surfistas não atrapalharem ou espantarem o cerco.
Enquanto isso, na Praia da Joaquina, na Ilha de Florianópolis, um barco de pescadores não suportou tanto peso que veio a naufragar quase na beira da praia. Entretanto, todos os seis pescadores foram resgatados, com a ajuda do Corpo de Bombeiro e do Helicóptero Arcanjo. Do mesmo modo, outros barcos chegam completamente abarrotados do mar grosso. É bonito de se ver.
Segundo os pescadores, a safra da tainha, começou bem e segue rendendo resultados no litoral catarinense. Durante o dia, centenas de peixes também foram retirados do mar na mesma região, na Praia do Santinho. As imagens foram divulgadas por grupos de pescadores artesanais nas redes sociais.
Na quinta-feira (28), um cerco feito em Garopaba, no Sul catarinense, com cerca de 10 mil tainhas capturadas foi registrado na Praia da Vigia. Já no último dia 1º, segunda feira, começou a pesca industrial da tainha.
Leia ainda: Gatilhos sutis da lei de causa e efeito – Marta
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Whats.Link: Jefferson Severino
Fotos: Divulgação / Mídias Sociais / Arquivo pessoal
Fonte:
Assessorias de Imprensa
Leia mais:
Chef Raissa Ramos é finalista em competição mundial de gastronomia
Caixa Misteriosa – Desafio dos Chefs encerra especial de lives