Destinos inteligentes – Divulgação em parceria com o Ministério do Turismo
Sem dúvidas o ano de 2021 começou com novidades para o turismo brasileiro. Sendo assim, o Ministério do Turismo firmou parceria com o instituto argentino ICF (Ciudades Del Futuro) e com a SEGITTUR (Sociedade Mercantil Estatal para Gestão da Inovação de Tecnologias Turísticas) para estimular o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes. Logo, a proposta é transformar cidades em locais que proporcionem experiências inovadoras aos visitantes. Além disso, objetiva a construção de um modelo metodológico que permita o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes no Brasil com vistas à melhoria da gestão e dos níveis de competitividade turística dos destinos.
A saber, um Destino Turístico Inteligente é um destino inovador. É caracterizado assim por ofertar a seus visitantes produtos e experiências inovadoras e de qualidade, tendo como base a estruturação e a convergência de cinco pilares: governança; inovação; tecnologia; sustentabilidade; e acessibilidade. Ou seja, quando se trata de destinos turísticos inteligentes, a tecnologia digital é apenas um dos pilares de melhorias necessárias na gestão dos destinos.
A priori, a metodologia desenvolvida pela SEGITTUR será adaptada à realidade brasileira pelo Instituto Ciudades Del Futuro. assim, a ideia é implementá-la, inicialmente, em cinco destinos do país, representando as cinco regiões brasileiras, em um projeto-piloto. Com isso, será possível analisar os procedimentos atuais e a implementação das estratégias, considerando as especificidades regionais. Dessa forma, a iniciativa deverá impulsionar o Brasil de forma competitiva em todo o mundo. Diante disso, passaremos a ter um referencial técnico para favorecer a melhora do posicionamento turístico dos destinos brasileiros em âmbito nacional e internacional, o que beneficiará todo o sistema turístico dos destinos brasileiros, incluindo gestores públicos, empreendedores e, por extensão, o conjunto de comunidades locais e seus residentes.
Da mesma forma, a iniciativa envolve, além do desenvolvimento de uma metodologia adaptada à realidade brasileira para o desenvolvimento de Destinos Turísticos Inteligentes, a realização de um diagnóstico situacional de cinco destinos que farão parte do projeto-piloto e a capacitação de gestores federais e locais. Está previsto ainda o acompanhamento da implementação das soluções relacionadas à eficiência na governança; a correta utilização de recursos públicos; o respeito às normas de acessibilidade e aos princípios de sustentabilidade e, também, a utilização da tecnologia a favor da valorização dos destinos e seus patrimônios, ao mesmo tempo em que atende às demandas dos turistas e visitantes.
FIM DO ESTADO DE CALAMIDADE
A priori, chega ao fim o estado de calamidade, aprovado pelo Congresso Nacional em 20 de março de 2020, que permitiu destinar, até dezembro de 2020, R$ 513,19 bilhões para gastos como: o auxílio emergencial (R$ 230,7 bi), o benefício emergencial de manutenção do emprego e renda (R$ 33,48 bi) e o auxílio financeiro aos estados e municípios (R$ 63,15 bi) entre outras despesas, além de garantir segurança jurídica e fôlego de caixa para prestadores de serviços turísticos. A saber, a norma tratava do adiamento ou cancelamento de eventos, serviços ou reservas nos setores de cultura e turismo devido à pandemia de covid-19.
Em outras palavras, o texto estabelecia que caso o evento, serviço ou reserva já feitos, até 31 de dezembro de 2020, fossem adiados ou cancelados, incluindo shows e espetáculos, a empresa vendedora ficaria desobrigada a reembolsar o consumidor. Isso desde que assegurasse a remarcação do evento, serviços ou reservas, ou disponibilizasse um crédito para uso ou abatimento na compra futura para outros eventos, serviços ou reservas. Com o fim da vigência, volta a obrigatoriedade de reembolso em caso de cancelamentos.
EMPREGOS
Da mesma forma, o fim do estado de calamidade pública interrompe também a validade das medidas previstas na Lei nº 14.020, de 2020, conversão da MP 936. Com isso, as empresas não podem mais adotar redução proporcional de jornada/salário e/ou suspensão temporária de contrato de trabalho de seus empregados. Isso porque a lei vincula a flexibilização dessas regras trabalhistas ao período de calamidade, estabelecido pelo decreto.
AVIAÇÃO
Todavia, com o aumento de casos de covid-19 e a possibilidade de novos cancelamentos de voos e passagens, o governo decidiu editar uma Medida Provisória (MPV 1.024/2020) para prorrogar até 31 de outubro de 2021 a permissão para a empresa aérea reembolsar o passageiro em virtude do cancelamento do voo contratado, mantendo os mesmos critérios definidos anteriormente pela Lei 14.034, de 2020: prazo de 12 meses, contado da data do voo cancelado, observada a atualização monetária calculada com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Sendo assim, o consumidor continua com direito a cancelar o voo contratado devido a imprevistos da pandemia.
CENTRO DE EVENTOS LHS
A princípio, dois processos de licitação foram abertos pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), ambos na modalidade de pregão eletrônico do tipo menor preço por lote. Ademais, os editais visam a contratação de empresas para prestação de serviços de agenciamento de viagens e para manutenção no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Florianópolis. Atualmente, o edital 002/2021 prevê a contratação de empresa para a prestação de serviços de agenciamento de viagens, incluindo cotação, reserva, emissão, cancelamento, remarcação, reembolso de passagens aéreas e rodoviárias, nacionais e internacionais, para atender as demandas de viagens da Santur para participação em feiras, congressos e outros eventos de turismo. Os interessados podem enviar propostas até as 14h do dia 18 de janeiro.
Ao mesmo tempo, o edital 03/2021 prevê a contratação de empresa para o fornecimento de materiais e realização de serviços de manutenção corretivas e preventivas no Centro de Eventos LHC, incluindo a reforma de pisos, substituição de forros danificados, manutenção do sistema de prevenção contra incêndio e conserto de elevador. Portanto, as propostas podem ser enviadas até as 14h do dia 20 de janeiro. Interessados em participar da seleção podem verificar os detalhes de cada edital no Portal de Compras do Estado (www.portaldecompras.sc.gov.br).
JURERÊ INTERNACIONAL
Certamente o Jurerê Open Shopping, em Jurerê Internacional, abre o ano de 2021 com uma programação especial, que reúne música, atividades físicas de bem-estar e apresentações para o público infantil – opções para toda a família vivenciar bons momentos num espaço aberto, arejado e seguro. Sendo assim, as atrações ocorrerão sempre aos finais de semana, de quinta-feira a domingo, com entrada gratuita. Dessa forma, músicos renomados como os ex The Voices Flora Cruz e Dudu Fileti, além de bandas consagradas como Crepe Suzette, estarão se apresentando dentro do Projeto Open Sound, na Plataforma Zero (palco principal) e na Plataforma 1.
Além disso, todos os sábados, às 9h da manhã acontece o projeto Open Wellness, com aulas de funcional e yoga, na Plataforma 1. A propósito, nos dias 10, 17 e 24 de janeiro haverá o Brinca JOS, com apresentações de teatro e música especialmente para as crianças, com destaque para o tradicional Boi de Mamão. De antemão, mesmo em caso de chuva, todas as atividades ocorrerão, pois serão transferidas para o palco coberto da Plataforma Zero. Acompanhe a programação nas redes sociais (@jurereopenshoppingji) e www.jurere.com.br/agenda.
FERIADÃO EM FOZ DO IGUAÇU
A priori, na retomada segura do turismo de Foz do Iguaçu, a usina de Itaipu recebeu no feriadão de Ano Novo um total de 4.885 visitantes. De fato, a maior parte é proveniente do próprio Paraná, seguido de Rio Grande do Sul e São Paulo. Também vieram visitantes do Acre, Alagoas, Amazônia, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba. Além disso, visitaram os atrativos da usina chilenos, paraguaios, peruanos, portorriquenhos, venezuelanos, argentinos, alemães, dinamarqueses, espanhóis, escoceses, chineses e até viajantes de Belize.
Sem dúvidas, a visita panorâmica, a mais disputada, foi a mais movimentada, seguida do Ecomuseu e Refúgio Biológico Bela Vista. Na sexta-feira, a panorâmica registrou 1.107 visitantes. O dia de maior visitação foi no sábado, 2, com 1.389 visitas. Já no domingo, foram 1.191 turistas. Além disso, uma das atrações no período foi o monitor barrageiro, que interagiu com o público guiando os visitantes e contando causos da época da construção da maior usina em produção de energia limpa e renovável do planeta. Para o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, “De fato, o turismo de Itaipu começou bem o ano. O nosso pessoal se preparou para receber o visitante de forma segura e os turistas aproveitaram. É só uma amostra de que 2021 será perfeito”.
NA FAIXA
A saber, os moradores de Foz do Iguaçu e região e os servidores da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), da Fundação Itaiguapy e da Fibra podem aproveitar a gratuidade nos atrativos da usina de Itaipu para curtir este período “no quintal de casa”. Atualmente, os visitantes têm três opções de passeios em funcionamento: diariamente, a Itaipu Panorâmica, o carro-chefe dos atrativos, que permite uma visão privilegiada da hidrelétrica. Além disso, de terça-feira a domingo, o Refúgio Biológico Bela Vista e o Ecomuseu. Dessa forma, além da visita presencial, o museu oferece a possibilidade de um tour virtual, disponível nos sites da Itaipu (https://www.itaipu.gov.br/) e do Turismo Itaipu (https://www.turismoitaipu. com.br/). Portanto, a isenção nos ingressos é oferecida diariamente aos moradores dos municípios da região binacional e lindeiros ao Lago de Itaipu, com obrigatoriedade de apresentação de comprovante de residência recente e documento de identificação.
ARGENTINA APOSTA NA ÉPICA
À Argentina, que está em seu pior momento, tipo inferno austral, completamente perdida e na contra mão do mundo, agora, através da INPROTUR, apresentou um ciclo que põe na mira os sentimentos que são gerados ao atravessar momentos que se experimentam no território nacional. Se o argentino for demostrar seus sentimentos hoje, a situação ficará pior do que está. Segundo o instituto, a ação buscará manter a interação com todas as audiências do @VisitArgentina nas diferentes plataformas que compõem sua estratégia digital. Além disso, detalharam que terá uma versão em espanhol, outra em inglês e uma terceira em português.
Basicamente visam a que os viajantes seguidores da conta oficial também contribuam buscando ampliar o conteúdo e chegar a mais pessoas através de variadas opções. Assim, como explicaram, a proposta estará disponível nas redes sociais do canal. Dessa forma, a estratégia, denominada #MomentosArgentinos, se baseia em resgatar aquelas situações que enchem a alma, que desafiam e mudam a vida.
Entretanto, quem irá para aquele país hoje? Sem conectividade, sem segurança, sem perspectivas? Que certeza temos em relação as nossas férias/temporada de inverno nas estações invernais daquele país? De fato, a Aerolineas Argentinas constantemente cancela voos e destinos deixando o passageiro literalmente a ver navios! Sem dúvidas o país é um grande risco diante das incertezas e exigências governamentais aos turistas brasileiros. Todavia, de acordo com o mesmo instituto, “São esses momentos os que se vivem apenas em nossa terra, com situações imperdíveis”. Neste sentido, explicaram que vão abrir ao público para que eles digam quais são esses “momentos” e sobre estas respostas criar conteúdos. Se eu for contar o sufoco que passei por lá, meus dias presos no hotel e sem voos para voltar para o Brasil, a história seria longa. Muito obrigado Turkish Arlines por me trazer de volta ao Brasil.
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Fonte: Assessoria de Imprensa
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