O Instituto Brasileiro de Turismo vai designar um grupo multidisciplinar para a criação de um programa de revitalização do ecoturismo brasileiro. O objetivo é verificar, junto com a Secretaria de Ecoturismo do Ministério do Meio Ambiente, destinos turísticos de grande potencial do segmento e angariar mais investimentos para os locais ainda pouco divulgados no Brasil. A ideia surgiu nesta terça-feira (3), durante conversa com o Embaixador do Ecoturismo Brasileiro Richard Rasmussen. Agora Bruno & Marrone. Ronaldinho Gaúcho e Amado Batista como embaixadores é de chorar em alemão. #PELOAMORDEDEUS!
De acordo com o diretor da Embratur Osvaldo Matos de Melo Júnior, a iniciativa visa fomentar atividades capazes de unir o turismo na natureza ao desenvolvimento sustentável do país. Atualmente, o ecoturismo e o turismo de natureza, que se resume a atividades de lazer em áreas verdes, segundo definição da Organização Mundial de Turismo (OMT), cresce de 15% a 25% ao ano.
Em todo o mundo, 10% dos turistas buscam esse tipo de atração e, no Brasil, os dados revelam essa tendência: Entre os turistas que visitaram o País em 2018 a lazer, 16% procuraram pelo ecoturismo, ficando atrás apenas de sol e praia”, destacou. É preciso fortalecer os destinos turísticos brasileiros ainda pouco conhecidos e apresentarmos no Brasil e no mundo, bem como atrair o olhar de investidores para estes locais.
Rico em biodiversidade, reservas de água doce, com um litoral extenso e florestas preservadas, o Brasil é o país mais competitivo do mundo em recursos naturais, segundo o Fórum Econômico Mundial. Em 2018, ao todo, foram gerados cerca de 80 mil empregos diretos, R$ 2,2 bilhões em renda, outros R$ 3,1 bilhões em valor agregado ao Produto Interno Bruto (PIB) e mais R$ 8,6 bilhões em vendas. Os resultados mostram que, a cada R$ 1 real investido, R$ 7 retornam para a economia. Além das vantagens econômicas, o ecoturismo aproxima as pessoas da natureza e contribui para o aumento da conscientização ambiental.
A bem da verdade, tanto a Embratur, Ministério do turismo, governos estaduais e municipais criam dificuldades para venderem facilidades. A carga tributária cobrada pelas prefeituras é abusiva e sequer providenciam acessos de qualidade, luz, internet e até mesmo telefone. mas cobrar, ahhh isso sim, cobram muito e o empresário acaba por ter diversos sócios desleais além de ladrões. Os empreendimentos dessa natureza sobrevivem graças ao empreendedorismo dos seus proprietários. Muitos deles já fecharam suas portas devido as taxas e exigências das prefeituras que vem nesses locais suas galinhas de ovos de ouro. Esse é mais uma conversa de vão de cerca de Embratur e seu sanfoneiro.
TECNOLOGIA DIGITAL HOTELEIRA DEIXA A DESEJAR
O viajante mudou e a imensa parte da hotelaria não acordou. Sequer investem em mídias e profissionais do turismo e pior, tem hotéis que ainda cobram pelo uso da internet. Outras acreditam que web é custo e não benefício/investimento. Não caíram na real onde vivemos a transformação digital no turismo, assim como em diversos setores da economia, e esse caminho não tem volta. Sabemos que essa transformação vai muito além de construir presença online e explorar as ferramentas digitais para atingir os objetivos de marketing das empresas e destinos turísticos. A transformação digital está relacionada com inovação, criação de novas estruturas, implementação de nova cultura, processos e tecnologias, partindo da premissa que o viajante mudou. O cliente hoje não é o mesmo de quatro anos atrás. Ele vive conectado, tem novas demandas e quer ser surpreendido.
No mundo digital é o cliente postando full time do seu empreendimento direto para o mundo e, quase sempre ele não tem internet de qualidade. A experiência do consumidor com os canais virtuais faz toda a diferença. Assim, todo processo de transformação digital deve começar com o foco no cliente. É fundamental definir a persona, mapeando suas características, necessidades do cliente. Isso é no mínimo a base para inovar na experiência do usuário. Então, pergunte-se: quem é o meu cliente, o que ele busca, quais são as necessidades atendidas, qual a melhor forma de comunicação, etc. Infelizmente uma grande barreira das empresas na busca da transformação digital é a resistência das pessoas envolvidas no processo e a própria cultura empresarial, muitas vezes recheada de burocracias.
RIO GRANDE DO NORTE TERÁ NOVOS VOOS DA GOL
Enquanto aqui em Santa Catarina permanece o marasmo e teme-se pelo não acesso ao espetacular Floripa Airport por parte do desgoverno atual, na tarde de ontem (04), a governadora Fátima Bezerra do Rio Grande do Norte, recebeu a visita do CEO da Gol Linhas Aéreas, Paulo Kakinoff, que veio anunciar o incremento de novos voos e da melhoria na conectividade da malha aérea do Rio Grande do Norte junto à Companhia. Na ocasião, foram apresentadas as novas saídas regulares ligando o Rio de Janeiro, via o aeroporto RIOGaleão, a Natal. Além dos dez voos já estabelecidos no RN, serão mais três novas frequências regulares partindo do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, às quintas, sextas e domingos, com retorno do Galeão nas segundas, sextas e sábados. Outra ampliação anunciada ao longo da reunião, foi a de voos diários durante a alta temporada de São Paulo (Congonhas), Brasília e duas vezes por semana Goiânia, além de mais uma frequência semanal partindo de Buenos Aires, que apenas aguarda aprovação das autoridades argentinas.
“Ainda temos espaço para avançar mais, sabemos do árduo trabalho que nós estamos fazendo. Atualmente foi a companhia que mais GOL incrementou a nossa malha aérea, entre voos permanentes e sazonais, e o imposto do QAV está em 5%, porém como a Companhia possui voos internacionais partindo daqui, caso a frequência de voos aumente, ela pode chegar a zerar o valor do QAV. Ou seja, ainda podemos expandir mais essa negociação. Assim o Rio Grande do Norte e o turismo potiguar ganham mais conectividade e o turista de várias partes do Brasil e da América do Sul terão mais facilidades para chegar ao nossos atrativos, hoje solicitamos um estudo de viabilidade para inclusão de mais um voo internacional da Gol, ligando Santiago, no Chile ou Montevidéu, no Uruguai, ao nosso estado”, contou a secretária de turismo do Rio Grande do Norte, Aninha Costa.