RETOMADA DE EVENTOS EM SANTA CATARINA
O Grupo de Trabalho que discute a retomada de eventos no estado, formado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Secretaria de Estado da Saúde e representantes de entidades do segmento, teve mais uma reunião para avançar nas tratativas sobre a realização de eventos-testes. Uma proposta detalhada de quatro atividades e as medidas sanitárias aplicáveis a cada uma, foi encaminhada para análise de especialistas da Saúde.
Além da realização de um congresso, um evento cultural, uma feira e um jantar, será incluído nos testes uma atividade esportiva, promovida pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que também participou da reunião desta quarta-feira. Outro avanço importante foi o anúncio de que Santur está finalizando a contratação da ferramenta de rastreamento que será disponibilizada para monitorar a participação de público nesses eventos. Sobre a data dos eventos-testes, o grupo sinalizou a possibilidade de realizá-los entre julho e agosto, dependendo do panorama da pandemia no estado.
PESQUISA SANTUR
Falando nisso, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou, a nova edição da “Sondagem empresarial dos impactos da COVID-19 no turismo catarinense”. A pesquisa é direcionada a empresários do setor para avaliar os impactos da pandemia em todas as regiões do estado. O formulário eletrônico poderá ser respondido até o próximo dia 09 de junho. Para participar da pesquisa – clique aqui. Na primeira edição da pesquisa, da qual responderam o formulário 866 empresas com registro no Cadastur (Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos) e entidades de classe de diferentes segmentos, buscou-se conhecer o porte das empresas, tempo de atuação, volume de atendimento, preços praticados, número de funcionários e medidas adotadas para minimizar o impacto.
DIA DO HOTELEIRO
Tradicionalmente o dia 09 de novembro é uma data festiva na hotelaria nacional em virtude das comemorações ao Dia do Hoteleiro. Para celebrar a data, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Santa Catarina – ABIH-SC está preparando uma ampla programação que envolve o lançamento do Encatho & Exprotel 2022, rodadas de negócio, palestra, homenagens, jantar e muito networking. Neste ano, o evento será realizado no Hotel Majestic, em Florianópolis, no dia 09 de novembro, a partir das 15h30. O objetivo principal da entidade é proporcionar este momento de integração e networking, homenagear empresários e lideranças que fizeram a diferença no turismo e na hotelaria, além de aproximar a entidade dos associados das diversas regiões. Para encerrar a programação, um jantar festivo.
CONEXÃO CATARATAS
Na próxima quinta-feira (10), às 17h, o Festival das Cataratas promove, em parceria com o Sebrae Paraná e a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), a Arena de Negócios Cataratas. A atividade faz parte do Conexão Cataratas Online – programação prévia da Feira de Turismo e Negócios, que será realizada presencialmente em dezembro – e tem como objetivo apresentar brevemente os negócios regionais da Adetur em diversos segmentos do turismo, como gastronômico; rural; ecológico; de saúde e bem estar; e esporte e natureza, assim como hospedagem e plataforma digital. O evento on-line vai contar com iniciativas de Foz do Iguaçu, Matelândia, Santa Tereza do Oeste, Céu Azul, Guaíra e Medianeira. Os representantes terão até cinco minutos para apresentar os seus produtos e serviços para agentes, operadores de viagens e público em geral. Para conhecer os atrativos e ainda concorrer a diversos prêmios, basta realizar gratuitamente a sua inscrição.
Falando nisso, o clique perfeito da Via Láctea no céu noturno das Cataratas do Iguaçu, do fotógrafo Victor Lima, foi escolhido na última semana como uma das 25 melhores fotos do ano em um concurso internacional. Agora, o fotógrafo realizará workshops para grupos pequenos. “Se você ainda é fotógrafo e quer captar o universo sobre uma das sete maravilhas da natureza, será uma experiência fantástica participar deste workshop”, conta Victor.
MOVIMENTO SUPERA TURISMO BRASIL
O 1º aniversário da iniciativa, fundamentada na participação voluntária, começou a ser comemorado em 1º de junho. Contou com membros do Conselho Consultivo do Mercado, composto por dirigentes, lideranças e profissionais dedicados à atividade turística. Hotelaria, locação de veículos, cias aéreas e cruzeiros marítimos estiveram representados por executivos das respectivas empresas. Webinar foi coapresentado pelos jornalistas Luiz Henrique Miranda (Agência Amigo – Comunicação Integrada) e André Coutinho (Apresentador da BandNews FM e BandNews TV). Com foco no tema ‘Tendências para o turismo e papel de cada um no novo cenário’, evento foi marcado pela qualidade dos conteúdos, numa perspectiva nitidamente positiva e otimista. Detalhe: na abertura, o novo vídeo do movimento. E no fecho, o primeiro, quando do lançamento, há um ano.
ARGENTINA CONVIDA PARA A NEVE
As nevadas continuam intensas na Patagônia Fantástica Argentina. Ushuaia mesmo, estação preferida de esqui dos brasileiros, está simplesmente cinematográfica. Vamos pra lá? Só que não ! Aquele país continua, LAMENTAVELMENTE, fechado para os turistas, inclusive para os vacinados. Então é se contentar com um tour virtual. Através de suas redes sociais, o INPROTUR emitiu um spot em que se mostram os benefícios dos diferentes centros de esqui do país. o Instituto Nacional de Promoção Turística lançou uma nova ativação digital através das redes sociais do Visit Argentina na que mostra as atrações naturais dos centros de inverno. De fato são os oito centros de esqui da Argentina que estão a míngua, desesperados, que esperam abrir suas portas diante de um governo insensível, colocar em marcha os teleféricos e preparar suas pistas para voltar a receber visitantes.
DREAMS BUSINES
A Copa Airlines lançou duas novas classes em voos da Cidade do Panamá para Montevidéu, Buenos Aires, São Paulo e Los Angeles. A primeira delas é a nova Dreams Business Class, que dispõe de 16 assentos reclináveis, monitores de 16 polegadas com controle remoto e um programa de entretenimento, além de tomadas, porta USB e espaços para armazenar itens pessoais. Já a classe econômica passou a contar agora com a Economy Extra. Localizada no início da cabine, a seção é composta por 24 assentos com maior espaço para as pernas, monitores de 10 polegadas, com entrada USB e tomadas – para maior comodidade dos passageiros. Todos os passageiros a bordo ainda desfrutarão da variedade de conteúdo fornecido pelo sistema de entretenimento sem fio Copa Showpass, com filmes, séries de TV, revistas, documentários e músicas.
LATAM
Os dois últimos voos que fiz com a Latam os aviões eram muito velhos e barulhentos. Para tentar dar um upgrade, a LATAM Airlines Brasil começou a vender passagens para mais 10 novas rotas que fortalecerão a presença da companhia no aeroporto de Congonhas e na região Nordeste. Com as novas rotas, a LATAM deve ultrapassar a média de 250 voos diários no Brasil em junho e totalizar 91 rotas. Em maio de 2019, antes da pandemia, eram 115 rotas.As passagens estarão disponíveis em www.latam.com e www.latampass.com com preços a partir de R$ 568,87 (ida e volta com taxas inclusas) ou 7.300 pontos (ida e volta, mais taxas). Além do incremento de malha, a LATAM também vai alterar os seus voos de São Paulo/Congonhas com destino a Chapecó, Ribeirão Preto e Joinville. A partir de 1º de julho, os voos para as três cidades passarão a ser operados a partir de São Paulo/Guarulhos. Espera-se que as aeronaves sejam boas.
MTUR E ESPECIALISTAS EM GASTRONOMIA
MTur avalia criação de rede colaborativa com especialistas em gastronomia. A proposta foi levantada durante oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil”. Ao longo de toda a semana, o Ministério do Turismo e o Instituto Federal de Brasília (IFB) promoveram uma série de encontros virtuais com especialistas em turismo e gastronomia para identificar estratégias para estruturar e promover o turismo gastronômico. A oficina “Desafios e Oportunidades para o Turismo Gastronômico no Brasil” pode abrir caminho para a consolidação de uma rede colaborativa de especialistas em gastronomia.
Além da proposta de criação da rede colaborativa, os debates também fortaleceram a necessidade da construção de planos de ação para cada uma das cinco macrorregiões do país, considerando a diversidade de sabores e tradições locais. Foram apontadas, ainda, a importância da realização de ações de divulgação dos atrativos e destinos gastronômicos e de valorização da riqueza da gastronomia brasileira, além da necessidade de qualificação de toda a cadeia produtiva do segmento.
O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, reforça que o turismo gastronômico tem motivado cada vez viagens e atraído a atenção de países ao redor do mundo. “Somos um país com sabores e temperos únicos. Temos um potencial enorme para nos destacar no cenário mundial e é para isso que temos trabalhado, unindo esforços com outros atores e elaborando projetos que consigam transformar todo esse potencial em realidade”, completa Machado Neto.
Dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) apontam que a gastronomia é o terceiro maior impulsionador de viagens no mundo. No Brasil, o segmento já movimenta cerca de R$ 250 bilhões anuais, segundo cálculos da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e tem quatro cidades reconhecidas internacionalmente pela inovação na gastronomia: Belo Horizonte/MG, Florianópolis/SC, Belém/PA e Paraty/RJ. Elas integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco que, inclusive, está com inscrições abertas. No Brasil, outras seis cidades integram a rede nas seguintes áreas: design, artesanato e artes populares, música e cinema. Veja AQUI como se inscrever.
DIPLOMA DE SOZINHA BRASILEIRA
O Diplôme de Cozinha Brasileira reúne a tradição culinária do país, a autenticidade, a história em geral e das regiões em particular, a cultura, a riqueza dos produtos ”artesanais”, bem como o patrimônio técnico brasileiro pelo preparo diferenciado, pratos e receitas com foco no estudo e uso dos ingredientes locais, seguindo os princípios da sazonalidade e sustentabilidade, respeitando as técnicas de cada região brasileira. Faça parte da nova geração de chefs brasileiros, se inscreva já no primeiro curso de 2021 de Diplôme de Cozinha Brasileira do Le Cordon Bleu no Rio. INSCREVA-SE AQUI.
GJP INVESTE NO MERCADO DE CASAMENTOS
A GJP Hotels & Resorts anunciou uma parceria inédita de distribuição com a agência LoveTrips, líder no mercado de destination wedding, planejamento e produção de festas de casamento nos mais desejados destinos turísticos do mundo, incluindo mais de 250 eventos já realizados entre Caribe, América do Sul e América do Norte. A ideia do projeto GJP Wedding é explorar os mais diversos tipos de comemorações do matrimônio nos hotéis da rede, incluindo todo o planejamento que envolve esta ocasião tão especial. A nova parceria contempla pacotes especiais que vão desde o pedido de casamento ou elopment (para o casal), mini wedding ou bodas com jantar harmonizado, para até 10 convidados, passando por eventos de 20 convidados (com festa) ou até 50 convidados (com festa), sistema de som, gastronomia completa (brunch, coquetel, almoço ou jantar), bolo de casamento, pacote especial para a decoração dos quartos, visita técnica cortesia, quarto cortesia a cada 20 apartamentos vendidos no programa, 100% de cortesia para o casal de noivos na hospedagem, entre outras vantagens. Mais informações sobre os novos produtos e comercialização em gjpagentes.com.br/casamentos (canal para agentes de viagens) ou via e-mail eventos@gjphotels.com.
DHENELLE FERNANDES BELLA DA SEMANA
Chegou a hora de conferir o resultado do ensaio nu com Dhenelle Fernandes, nossa doce estudante. Dhenelle Fernandes não vai sair da sua cabeça! É impossível resistir aos seus seios fartos, piercing delicado no umbigo e um rosto perfeito… Gaúcha da cidade de Santa Maria e torcedora do Internacional, essa vestibulanda vem aí para fazer parte do nosso time de beldades. O ensaio completo com Dhenelle Fernandes nua entrou no ar nesta quarta-feira (09). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
Leia ainda: Pinhão, frio e comida campeira, maravilhas do turismo na Serra Catarinense
Siga este jornalista e fotógrafo no Instagran: @jeff_severino
No Youtube também!
Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
Leia ainda:
Pinhão, frio e comida campeira, maravilhas do turismo na Serra Catarinense
Em meio a tantas restrições trade de turismo busca sobrevivência
Seu empreendimento, cidade, destino… estão prontos para turismo pós pandemia?
Brasileiros viajam para tirar um tempo, descansar a mente e conhecer o destino
As cores do inverno dão o tom no outono da Serra Catarinense