As atividades previstas foram apresentadas pelo presidente do Instituto na Embaixada da Rússia, em Brasília
Alberto Alves, no MTur, e Marcelo Lima Costa, presidente da Embratur
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e o Ministério do Turismo participaram do evento “Football for Friendship” (Futebol pela Amizade) realizado pela Fifa e pela Embaixada da Rússia, nessa quinta-feira (19), em Brasília. O evento faz parte das ações que antecedem a Copa do Mundo, realizada entre os dias 8 e 18 de junho, em Moscou. O presidente do Instituto, Marcelo Lima Costa, participou do evento, com o ministro-interino do Turismo, Alberto Alves, para divulgar as ações da Embratur no maior evento de futebol do mundo.
Para Lima Costa, a Copa do Mundo na Rússia é a oportunidade de promover o turismo brasileiro para mais de 1 bilhão de pessoas, que estarão acompanhando o evento ao vivo ou pelas transmissões da imprensa. “A Embratur investiu em ações de divulgação das experiências que o turista terá ao conhecer o Brasil. A Copa da Rússia é uma vitrine para mostrarmos ao mundo o que temos de melhor”.
Durante os dias do evento, a Embratur fará uma grande ação de divulgação promocional no principal shopping de Moscou, localizado na Praça Vermelha, em um corredor de 160 metros. Os visitantes terão acesso a várias opções, como música, artesanato, dança e gastronomia. A ideia principal é apresentar as diversidades que o Brasil oferece aos turistas, com experiências sensoriais em ritmos, paisagens e, principalmente, sorrisos.
“A Copa do Mundo na Rússia é a oportunidade de mostrarmos o que temos de melhor do turismo ao mundo e, com isso, aumentarmos o fluxo de turistas russos e, também, de outros países que estarão no local”, destaca Lima Costa. Em 2017, o Brasil recebeu 18,8 mil turistas russos, sendo o 32º em visitantes ao pais. Hoje, a Argentina é o país que mais envia turistas ao Brasil, cerca de 2 milhões ao ano, seguido de Estados Unidos 635 mil.
Football Friendship
O Football Friendship (Futebol pela Amizade) é um programa infantil de âmbito internacional e está em sua sexta edição. O programa reúne crianças de 211 países, em 32 equipes, em que vão disputar O Campeonato Mundial de Futebol pela Amizade e mais de 5 mil veículos. Em uma iniciativa ecológica, as equipes terão nomes em homenagens animais em extinção.