Feriados impactam vendas de viagens e abrem espaço para novos produtos.
De fato os feriados são poucos neste ano, todavia, informação, segurança e flexibilidade de reservas são pontos fortes para que vendas com embarques futuros possam crescer. Assim, a exemplo do ano passado, por conta da pandemia da COVID-19, 2021 está se configurando como mais um ano com poucas oportunidades para viagens nos feriados. Depois do Carnaval e da Semana Santa, onde os hotéis foram obrigados a operar com quantidade limitada de hóspedes, o turismo deixa de contar com um importante aliado para a venda de viagens. É o que mostra o mais recente levantamento da BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), que representa cerca de 90% das viagens de lazer comercializadas no Brasil.
Estive em em Urubici neste final de semana, cidade que cresce a olhos vistos e que tem no turismo ecológico/rural potencialidades infinitas. Todavia, o absurdo foi tanto que bares e restaurantes, além de respeitarem o número de turistas dentro do estabelecimento, com o devido distanciamento, tinham que fechar suas portas às 22 horas. Às 21hs já não se podia entrar mais ninguém, medidas que beiram o absurdo e o desconhecimento completo da prefeita da cidade.
Sem dúvidas, diante do cenário atual da pandemia e da série de lockdowns que restringem a circulação chega a ser catastrófico para o trade e, dessa forma, os resultados do setor de turismo são os piores possíveis. Naturalmente os feriados são grandes impulsionadores de vendas de viagens e, inclusive, por outro lado os decretos municipais ilógicos poem tudo a perder.
Segundo a Braztoa, para 52% das operadoras, o faturamento do primeiro semestre de 2021 não atingirá 50% em comparação com o mesmo período anterior, que também foi grandemente impactado. Já em relação ao segundo semestre deste ano, há uma pequena melhoria na percepção e o número de empresas que espera um faturamento que não chegue a 50% cai para 48%. E 20% das pesquisadas espera um faturamento maior que o que ocorreu no mesmo período em 2021, ou seja, as expectativas são mais positivas. Sendo assim, o setor acredita no início de uma recuperação ainda no segundo semestre deste ano, que deverá se fortalecer, gradativamente, no decorrer de 2022.
Além disso, a demanda reprimida de viagens ganha cada vez mais corpo e é acompanhada de um movimento de extremo conhecimento das necessidades dos clientes por parte das operadoras, além do estreitamento da relação com fornecedores para oferecer o que as pessoas mais anseiam neste momento: boas oportunidades e segurança. Assim, neste contexto, as operadoras de viagens ganham ainda maior relevância e valor, se colocando a serviço de seus clientes para compartilhar informações claras e precisas sobre o status dos destinos e dos prestadores de serviços locais, para ajudar a conciliar as brechas de descanso nas agendas com oportunidades para a escapada tão sonhada e necessária – sozinho ou em família, para relaxar ou para aproveitar o home office de um lugar diferente – para customizar roteiros, valores, flexibilidade para reagendamentos, forma de pagamento e assim ajudar no planejamento com maior antecedência, enfim, para cuidar de tudo e proporcionar o descanso tão almejado, após tantos desafios.
“Certamente o Turismo segue se moldando à atualidade. Sem sombra de dúvidas, os feriados são importantes para a receitas das operadoras, mas nos diferenciamos pela nossa experiência, capacidade de adaptação e empatia. Para atender bem e agregar valor ao cliente aqui na ponta, movimentamos uma longa e dinâmica cadeia de parceiros e esse relacionamento, construído ao longo de anos ou décadas nos possibilita seguir em busca de alternativas que mantenham as empresas ativas e preparadas para esse novo ciclo que vem pela frente. Diante disso, desenvolvemos novas habilidades, experiências, um novo olhar, estamos nos reinventando para atendermos com excelência e humanidade as viagens que cada indivíduo está ansioso para fazer em breve”, comenta Roberto Haro Nedelciu, presidente da Braztoa.
A saber, a BRAZTOA (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) reúne operadoras de turismo, colaboradoras e empresas de representação de produtos e destinos, além de convidados, responsáveis por estimados 90% das viagens organizadas de lazer, comercializados pela cadeia produtiva no Brasil. Em 2019, as operadoras associadas à Braztoa faturaram R$ 15,1 bilhões e embarcaram 6,5 milhões de passageiros durante todo o ano. Essas mesmas empresas geraram um impacto econômico de R$ 14,9 bilhões para a economia nacional, neste mesmo período (quantia que contempla a soma do valor dos pacotes comercializados para destinos nacionais, com o gasto médio diário com extras do turista nos destinos).
Entidade de vanguarda e sem fins lucrativos, a BRAZTOA promove ações e parcerias que valorizam as atividades empresariais dos associados, apoiando o desenvolvimento do mercado turístico de forma sustentável. A associação também tem realizado, desde o início da pandemia de 2020, levantamentos mensais sobre a comercialização e gestão de seus operadores de turismo, disponíveis no endereço www.braztoa.com.br.
ESTRUTURA DE APOIO AOS TURISTAS
Vem aí novas parcerias para fortalecer o turismo em Santa Catarina estão em andamento. O presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, esteve com o comandante da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), coronel Marcelo Egídio Costa, para discutir ações que possam ser realizadas em conjunto, visando melhorar a recepção de quem viaja pelo estado. Uma das iniciativas é o projeto “Sobre Rodas”, por meio do qual a Santur pretende criar um circuito envolvendo as 13 regiões turísticas do estado, disponibilizando nos Postos da Polícia Rodoviária pontos de apoio para quem viaja de motorhome, moto ou bicicleta. As estruturas contarão com banheiros, chuveiros, wifi, informação turística, entre outros serviços.
Está é uma providência que deveria ser tomada a muito tempo. Estive neste último feriadão pedalando de Serra Catarinense, fazendo o circuito Entre Urubici até a Serra do Corvo Branco. Caótico os últimos cinco quilômetros. Sem estacionamento, sem asfalto, sem sinal telefônico, sem segurança, sem policiamento algum. Nós ciclistas sequer conseguíamos pedalar. Empurramos as bikes entre os carros que não podiam seguir em frente ou voltar. Pensa numa tragédia anunciada em uma estrada que já foi fechada várias vezes para se arrumar e absolutamente nada foi feito. Muita gente ficou presa por horas na serra graças a tanta incompetência. Na SC 370 não existe qualquer policiamento.
– “Temos buscado ampliar as parcerias, visando otimizar o trabalho em prol do turismo. Essa aproximação com a Polícia Rodoviária é fundamental para melhorar o apoio logístico e de informação ao turista, seja ele do estado ou de fora. Uma melhor estrutura de apoio torna os destinos mais atrativos para os viajantes” – afirma o presidente da Santur, Leandro “Mane” Ferrari. De acordo com Ferrari, um outro projeto da Santur, em fase de elaboração, prevê a capacitação de policiais rodoviários com foco no turismo, para que este profissional esteja apto a prestar atendimento aos turistas, inclusive em outros idiomas. Além de manifestar apoio aos projetos da Santur, o comandante da Polícia Rodoviária Estadual informou que está em estudo a criação de uma central para o monitoramento de informações relevantes para quem está em viagem, como fluxo nas rodovias, rotas alternativas em caso de acidente, entre outros dados.
Lembrando a Santur e a PRF e PRE que Santa Catarina receberá maior evento de ciclismo de estrada do mundo, o Haute Route que irá acontecer entre os dias 22 e 24 de outubro. Em sua primeira edição no Hemisfério Sul, ciclistas de todo o Brasil e de vários outros países vão percorrer 238 quilômetros por estradas catarinenses, com dois estágios na Serra, incluindo também a Serra do Rio do Rastro, e outro na Capital. Esperemos, pois, que até lá tenhamos estradas, segurança e policiamento.
ENCATHO & EXPROTEL
A propósito, a diretora de marketing da ABIH-SC, Silviane Schffrath, esteve reunida na sede da entidade com Juliana Bossi Castro e Josiane Castilhos, membros da Comissão Organizadora do Encatho, para tratar da programação da 33ª edição do evento que, neste ano, acontece de 19 a 21 de agosto, no Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, Florianópolis, junto com o FesturSC. Na pauta, além das definições de temas e nomes de palestrantes para compor a programação, a formatação da pesquisa que foi enviada aos associados para a participação ativa na definição de quem estará no evento.
Focado no tema central do encontro “Mercado & Negócios”, a pesquisa foi subdividida em áreas temáticas de A&B, Finanças, Gestão, Pessoas, Marketing e Vendas, Negócios, Legislação e Inovação & Tecnologia. Todas focadas em oportunizar negócios, acompanhar o mercado e ampliar o conhecimento nas diversas áreas da administração de um empreendimento. Para os associados que ainda não responderam a pesquisa, segue o link.
A participação de todos é muito importante, visto que o evento irá colaborar em novos conhecimentos para que a hotelaria possa enfrentar com mais ferramentas e informações este momento de retomada. O resultado será apresentado no dia 05/04, às 14h, quando acontece a reunião mensal da curadoria do Encatho & Exprotel – FesturSC. Além da área de palestras, o evento conta com uma feira de produtos e serviços para a hotelaria e o turismo, a Exprotel. Os espaços já estão à venda. Interessados em participar da feira podem solicitar proposta através do fone: (48) 98843-7659 | 3222-8492 ou pelo e-mail comercial@abih-sc.com.br.
PROJETO MINUTO FBHA
Por outro lado e buscando apresentar as ações realizadas em defesa dos setores de hotéis, bares, restaurantes e similares, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) lançou o “Minuto FBHA”, com o intuito de aproximar os sindicatos filiados à entidade, divulgando os projetos e iniciativas realizadas pela FBHA em defesa dos interesses do segmento. Na prática, Alexandre Sampaio, presidente da federação, produzirá vídeos para informar as principais atividades trabalhadas, interna e externamente, durante a semana. A proposta é que o material seja encaminhado toda sexta-feira, durante oito semanas, via WhatsApp.
“De fato, essa ação é muito importante para nós, pois queremos que os sindicatos e os empresários do segmento fiquem por dentro de todas as novidades que impactam o nosso setor. Com o ‘Minuto FBHA’, teremos a oportunidade de explicar, de forma dinâmica e direta, os principais destaques de cada semana”, informa Sampaio. O projeto também contará com um bloco destinado às perguntas do empresariado. Para encaminhar as dúvidas relacionadas ao setor, é necessário entrar em contato com pelo e-mail fbha@fbha.com.br.
A saber, a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) é uma entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas. Integra a chamada pirâmide sindical, constituída pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pela própria FBHA, pelos Sindicatos e pelas empresas do setor. É uma das maiores entidades sindicais do país e tem representação nos principais órgãos, entidades e conselhos do setor empresarial e turístico do Brasil, tais como o Conselho Nacional de Turismo (CNT), do Ministério do Turismo, ou o Conselho Empresarial do Turismo (Cetur) da CNC.
VOLTANDO A VIAJAR
A exemplo dos Estados Unidos, em breve o mundo voltará a viajar. Pessoas que foram “totalmente vacinadas” contra a covid-19 podem retomar as viagens sem se colocar em sério risco, desde que usem máscaras e tomem outras precauções, afirmou na última sexta-feira (2) o Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA. O anúncio marca uma moderação da CDC, que antes mantinha um postura geral contrária a viagens. A mudança ocorre depois que novos estudos mostraram que as vacinas anticovid têm sido eficazes na redução do risco de infecções com ou sem sintomas nas condições do mundo real. Logicamente nas últimas semanas, segundo as companhias aéreas, a demanda por reservas crescia à medida que aumentava o ritmo das vacinações. Alguns executivos de companhias aéreas disseram que seus negócios domésticos de lazer estão praticamente de volta ao normal.
ARGENTINA E BRASIL
Só falta a Argentina cair na real. Do nosso lado, desde a última segunda-feira, (5), a passagem de turistas na fronteira entre Brasil e Argentina ficou mais rápida e segura. Foi implantado na aduana brasileira, o Sistema de Transmissão Automática de Registro do Tráfego Internacional – START, resultado de uma parceria entre a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico Itaipu-Brasil e a Polícia Federal. Foram instaladas quatro estações de cadastramento (quiosques) e um portal de migração eletrônico (E-gate), visando a facilitar os processos de imigração realizados pela Polícia Federal. O equipamento assegura a autenticação de passaportes e verificação biométrica dos passageiros de forma totalmente automatizada. O projeto inclui também barreiras eletrônicas que utilizam tecnologia de reconhecimento fácil para verificar a identidade do usuário, confrontando com os dados armazenados no chip do passaporte biométrico.
BRENDA GONDACKI – A BELLA DA SEMANA
Brenda Gondacki com o corpo todo lambuzado de mel para deixar a nossa semana ainda mais doce, é um sonho que se torna realidade! Com 1,71 de altura, 91 de quadril, belíssimos seios fartos e naturais, a loira de 22 anos está de volta para abalar as estruturas… Clique aqui e assista agora nosso vídeo de divulgação! O ensaio completo com Brenda Gondacki nua vai ao ar nesta quarta-feira (07). Não se contente com pouco! Assine agora e tenha acesso ao ensaio COMPLETO. Clique aqui e escolha o plano que cabe no seu bolso!
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Fotos: Divulgação / Jefferson Severino / Assessorias de Imprensa / Arquivos Pessoais
Fontes: Assessorias de Imprensa
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